Postado por Redação em 02 de novembro 2012

Como ficará o sobrenome do meu filho(a)?

Os casais a princípio se preocupam como ficarão os sobrenomes ao casarem. A esposa pensa se deve ou não por o sobrenome do marido. Hoje o marido pode assumir o da esposa também. Não precisa tanta preocupação porque com relação ao sobrenome de família a lei anda bem flexível. Hoje em dia a lei facilita bastante esse assunto com relação a acrescentar, suprimir ou trocar de sobrenomes quando se casam.

O registro civil de uma criança também sofreu muitas mudanças. Antigamente a mãe solteira só podia registrar podendo colocando apenas os nomes de todos ou declarando não haver pai. Assim a certidão de nascimento da criança ficava com uma declaração de pai não declarado na parte destinada aos dados paternos e era complicadíssimo de mudar. Hoje ela pode ser mudada a qualquer momento com declaração judicial.

sobrenome dos filhos
Como formar o nome dos filhos depois que casar

O nome dos filhos é de livre escolha do casal. Os pais decidem o nome e os sobrenomes. A antiga formação era “nome + sobrenome materno + sobrenome paterno”. Hoje a criança pode receber os sobrenomes dos avós, da mãe, só do pai ou de ambos, contanto que os nomes e os sobrenomes dados não sejam bizarros e totalmente sem sentido.

Há anos atrás os pais poderiam pôr quaisquer nomes em seus filhos, como exemplos: Xérox, Fotocópia, Um Dois Três de Oliveira Quatro. Hoje a lei avalia os nomes dados aos pequenos e, caso achem impróprios, aconselham os pais a mudar. Mesmo assim alguns casos acontecem e muitas crianças crescem e se tornam adultas detestando os seus nomes e sobrenomes.

escrever o sobrenome

Mudança de nome de uma criança

Às vezes alguns nomes associados aos sobrenomes escolhidos geram um duplo sentido que causam vergonha e constrangimentos ao serem ditos, virando motivo de risos e piadas perante outros membros da sociedade. Exemplo como: Paula Jacinto Leite, Fernando Coelho do Rêgo, André Pinto Salgado e mais uma infinidade existentes e espalhados por todo o país. A boa notícia é que ao alcançar maior idade o jovem mudar o seu nome, o que para a justiça ainda será encarado com mera alteração no documento.

4 Comentarios

  1. CLEBER 7 de junho de 2014 às 00:21

    meu nome e cleber dos santos silva o nome da minha esposa e jaciara dos santos alves e da minha filha e yasmim, como vai fica o nome da minha filha.desde de ja agradeço muito!!!!

  2. Josevaldo Pinto 21 de março de 2015 às 15:58

    Yasmim Alves dos Santos Silva seria um bom nome.

  3. Sinde 19 de julho de 2015 às 04:06

    Meu nome é Sinde Rodriguez do Sacramento jà o do meu marido é Diego Ponciano Alves teremos um filho que ja estão perto de nascer que vai sEr chamar Diego Arthur Filho como ficar restante .

  4. genilson 24 de julho de 2015 às 18:28

    meu nome é genilson apolinario vieira e a minha esposa erika regina da silva o meu filho é miguel como fica o nome do meu filho

Deixe um comentário