Postado por admin em 24 de novembro 2011

Família Abreu

Os Abreu estão presentes em grande parte da população brasileira. Se você é descendente dessa família, vai gostar de saber um pouco mais sobre suas origens, modelos do brasão, curiosidades e se há ou não variantes desse nome. Confira tudo isso logo abaixo.

O sobrenome Abreu, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Abreu

Este é um sobrenome de origem portuguesa. Por sua origem, ele é classificado como um toponímico, ou seja, de origem geografica. Não se sabe ao certo de qual região este nome foi derivado, uma vez que existem diversos lugares que usam Abreu para se identificar. Desse modo, quem vinha dessas regiões, poderia chamar “Fulano de Abreu”, o que posteriormente se tornou sobrenome.

A palavra deriva do gotico awi, que significa agradecimento, graças e red que designa proferir, dar.

Vasco Nunes de Abreu, ao que parece pode ter sido o primeiro deste sobrenome, que aparentemente surgiu no século XI. É seu solar a torre de Abreu, junto a Valença do Minho.

Alguns dizem que este também pode ser uma associação ao nome Abraão. Em alguns casos encontra se registros de que este pode ser uma abreviatura da expressão portuguesa “Abraão o Hebreu”.

Curiosidades

Há alguns registros na história que afirmam que Abreu foi sobrenome presente na nobreza. Por este motivo, alguns de seus antepassados podem ser nobres.

Variantes do sobrenome Abreu

Não existem muitas grafias para este nome. Desde que foi constituído, o mesmo foi disseminado como Abreu entre os descendentes dessa família. Qualquer mudança desse modelo disseminado pode ser proveniente de outra origem.

Brasão da Família Abreu

O brasão da família Abreu é feito de um escudo vermelho, com cinco asas de ouro, colocadas duas de cada lado e uma ao centro. Este é um brasão simples e fácil de ser reconhecido. Você pode conferir imagens dele logo abaixo.

É possível que existam outros modelos de brasão relacionados ao nome Abreu. Mesmo assim, é possível que nem todos estejam relacionados à família Abreu.

Deixe um comentário