Postado por admin em 24 de novembro 2011

Família Almeida

No Brasil existem alguns sobrenomes que são bastante comuns. Os Almeida são bem populares por aqui, assim como os Silva, Oliveira, etc. Confia logo abaixo algumas informações interessantes sobre este sobrenome e seu brasão.

O sobrenome Almeida, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Almeida

Este é um sobrenome que ficou popular em países de língua portuguesa. Surgiu em Portugual embora a sua palavra seja constituída do árabe. Seu significado é al (a) meida (mesa). Dessa forma, no seu sentido geográfico remete ao planalto, ao chão plano.

Ele tem a sua origem considerada toponímica, geográfica, uma vez que existia um castelo chamado Castelo de Almeida, onde passou se a adotar o sobrenome “de Almeida” que posteriormente foi passado aos descendentes.

Descendem os Almeida de D. Fernão Canelas, senhor das Quintas do Pinheiro e Canelas, pai de João Fernandes de Almeida. Procede também desta família Egas Moniz, conquistador de Almeida, da qual um de seus filhos tomou o nome pôr sobrenome.

Curiosidades

Os Almeida têm bastante influencia em todos os cantos. É possível encontrar um Almeida de sucesso como escritores, artistas em geral, grandes médicos, padres, além dos vários esportistas dentro e fora do Brasil.

Variantes do sobrenome Almeida

Desde o começo de sua história o sobrenome Almeida permaneceu o mesmo. Por esse motivo, não são encontradas variantes tão facilmente. É bem possível que elas nem existam.

Brasão da Família Almeida

O brasão da família Almeida tem suas cores fazendo referencia à riqueza e poder, representadas por ouro e vermelho. Ele é constituído por um dobre-cruz acompanhado de seis besantes, tudo feito de jalde. Ele também possui bordadura do mesmo. No seu timbre encontra-se uma águia estendida, carregada de nove besantes também feitos de jalde, com três no peito e três em cada asa.

11 Comentarios

  1. Maria das Graças 27 de junho de 2012 às 00:03

    gostaria de saber a origem árabe

  2. nilza de Almeida Andrade 13 de agosto de 2012 às 14:11

    Este sobre nome que possuo,vem da família de meu pai,me orgulho muito dele.

  3. Thiago 3 de setembro de 2012 às 19:45

    Eu tbm orgulho muito do meu pai

    :p

  4. silvania de Almeida 3 de novembro de 2012 às 18:59

    Silvania de Almeida
    Adorei saber a origem do meu sobrenome

  5. Elinar Almeida 1 de dezembro de 2012 às 16:05

    Adorei saber a origem do meu sobrenome,este vem da família da minha mãe

  6. Anita 1 de julho de 2013 às 17:49

    Adorei

  7. Fernando de almeida 17 de setembro de 2013 às 19:46

    Anita que tal casar comigo daí seu sobrenome seria Anita Almeida de Almeida :-)

  8. A Verdade 7 de março de 2014 às 20:34

    Almeida (por vezes Almeyda em português arcaico) é um apelido de família comum nos países de língua oficial portuguesa, nomeadamente em Portugal e no Brasil.
    O Genealogista português Manuel José da Costa Felgueiras Gaio em seu Nobiliário de Famílias de Portugal1 , dá a origem dos Almeida em Dom Palayo Amado 2fidalgo, que casou-se com D. Moninha Guterres, Dama da Rainha D. Thereza com quem teve um filho chamado Soeiro Paes Amado.
    Soeiro Paes Amado casou-se com D. Justa Pays, filha de Payo Guterres da Silva Alcaide Mor, e tiveram um filho, Payo Guterres Amado.
    Dom Payo Guterres Amado foi o responsável por derrotar os Mouros tomando o Castelo de Almeida de Riba Coa (Ribacôa), sendo ele conhecido como Almeidão por este feito, recebendo do Rei Dom Sancho I o titulo de Senhor do Castelo de Almeida. Dom Payo Guterres Amado legou o Castelo aos seus descendentes que tomaram o nome Almeida como sobrenome de família. O primeiro membro da família a receber o sobrenome Almeida foi Pedro Paes de Almeida, filho de Payo Guterres Amado. Por este motivo, Almeida é um nome de origem toponímico, ou seja, sua origem indica um local.

    Fonte: Nobiliário de Famílias de Portugal Índice H.G. 40102 V. II, Autor: Manuel José da Costa Felgueiras Gaio (1750-1831), Biblioteca Nacional de Portugal CDU 929.52(469).

  9. Valkuiria Bica 31 de março de 2014 às 01:11

    Estou procurando a minha família por parte de mamãe, sei que tenho um irmão com o nome de Aquiles Rainha de Almeida, o nome de sua mãe é a Sra. Maria Isabel Rainha de Almeida.

  10. Éric Almeyda 21 de janeiro de 2015 às 20:25

    Lindo sobrenome que tenho graças ao meu pai. Orgulho!

  11. Fernanda 27 de maio de 2015 às 12:04

    Adorei a história do meu Sobrenome.
    Obrigada por compartilhar!

Deixe um comentário