Postado por admin em 24 de novembro 2011

Família Alves

O sobrenome Alves passou a ser bem comum no Brasil. Isso se dá desde a época do descobrimento, quando Pedro Alvares avistou as nossas terras, já surgia ali um pedaço da história dos Alves no Brasil para ser contada.

O sobrenome Alves, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Alves

Este é um sobrenome de origem portuguesa e classificado como patronímico, pois é derivado de um nome próprio. Neste caso, Álvares é a origem do sobrenome que depois foi abreviado. Ele foi derivado de nome próprio Álvaro.

O significado de Alvares, que deu origem ao Alves, é filho de Álvaro. Vindo daí, o fundador disseminou o sobrenome aos seus descendentes.

Por Álvaro ser um sobrenome muito comum, acabou que muitas comunidades adotaram o nome e este passou a ser não só de um tronco familiar.

Curiosidades

No Brasil a família Alves se instalou inicialmente em estados como Minas Gerais, Pará, São Paulo e Rio de Janeiro. O sobrenome Alves em Minas gerou uma família de muitos políticos. Podem ser encontrados senadores, governadores, deputados e ministros.

Além de políticos, outra figura bastante importante para a história brasileira que porta este nome é o poeta Castro Alves.

Variantes do sobrenome Alves

Alves por si já é uma variante do sobrenome Álvares. Além disso não há registros de grandes mudanças com relação a grafia. Em todos os países onde é usado ele possui o mesmo jeito.

Brasão da Família Alves

brasao-familia-sobrenome-alves-portugal

O brasão da família Alves é cortado, lado esquerdo é de vermelho, com uma águia estendida de prata e duas cabeças coroadas de ouro. Do lado direito constitui-se de azul, com uma cruz de ouro cantonada de quatro memórias iguais. Em baixo é azul, com três faixas em ondas de prata. No timbre temos uma águia estendida e coroada de prata.

6 Comentarios

  1. jessica 14 de setembro de 2012 às 16:25

    eu tenho na fsmilia sobrenome alves adorei ter sabido a origen.

  2. Vitor Domingos Alves 1 de março de 2013 às 22:43

    meu tanbem

  3. adrilene r.alves 12 de junho de 2013 às 17:09

    ola eu me chamo adrilene rangel alves e gostaria de saber se sendo brasileira com sobre nome de origem portuguesa se posso fazer a cidadania de portugual?sou do espirito santo,bjs e obrigada

  4. guilherme 22 de agosto de 2013 às 22:04

    meus sobrenomes são lima ele vem da espanha minha bisa era é um sobrenome judaico e espanhol ,tambem tenho lourenço sobrenome portugues e espanhol e tenho alves que é de portugal tambem mas vc não pode tirar cidania portuguesa pq sua mãe não nem seu pai se sua vó fosse ai td bem,ou só se vc casar com uma portuguesa ou ir pra la e viver por ums 10 anos a 5 anos por ai

  5. ian alves quinzinho 22 de junho de 2014 às 22:30

    Procurei meu sobrenome e não achei ou melhor achei parte ( alves quinzinho )

  6. Bruno Vianna Alves 9 de novembro de 2014 às 13:00

    olá, meu Alves veio da cidade de Porto de Portugal da minha tataravô

Deixe um comentário