Família Antunes

Sobrenome utilizado principalmente pôr portugueses, mas encontrado também em outras regiões da Europa, trata-se de um patronímico, pois recorda o nome do pai do portador inicial, vem do nome próprio Antônio, assim o filho do Sr. Antônio era chamado de Antunes, assim como outros sobrenomes conhecidos, veja pôr exemplo : Marcondes, Lopes, Sanches, etc.



33 Comments

guilhermemarço 28th, 2013 at 1:43

preciso saber de onde vieram os antunes e pq migraram para o brasil

Édinaabril 28th, 2013 at 16:48

Também tenho curiosidade de saber de onde vieram os Antunes, e quem foi que usou esse sobrenome primeiro, ou seja, o fundador dos Antunes?

ALDO ANTUNESmaio 10th, 2013 at 0:00

OLA SOU UM ANTUNES E TAMBÉM QUERO SABER A ORIGEM.

eliseu antunesmaio 30th, 2013 at 16:03

tambem sou antunes quem souber diser

Lorejunho 10th, 2013 at 19:24

Antunes – Apresenta a raiz N-T-N-S = “dado, doado, entregue, oferecido, presenteado (por Deus)”. De acordo com o livro de Números 3.9 (Bemidbar 3.9), os levitas foram “dados aos cohanim” como seus auxiliares. O sobrenome Antunes guarda de forma críptica a leviticidade dos seus portadores. Em Esdras 2.43 os levitas são chamados de haNitinim, ou seja, “os entregues”. LIPINER, no capítulo VII de seu Os Judaizantes nas Capitanias de Cima, sob o título “Os Antunes, Descendentes dos Macabeus”, informa a chegada do primeiro dos Antunes às terras brasílicas. Foi ele Eytor Antunes, “Cavaleiro da Casa del-Rei Nosso Senhor”, tendo aqui chegado aos 28 de dezembro de 1557 juntamente com Mem de Sá. Esclarecedor, no entanto, é lembrar que os Macabeus foram uma família de cohanim, da casa de Levi, portanto, o que faz crescer ainda mais a convicção de que os portadores desse cognome conservam o críptico acima mencionado. Existem variantes em outras línguas, tais como o castelhano Antunez, Nation(s) e Natan em inglês; Nusan e Nusen como variações judaicas; Antoons em holandês.

Paulo Antunesagosto 18th, 2013 at 23:57

Algumas famílias dos Antunes residem no interior de SP, Itapetininga, Tatuí, Sorocaba.

José Antunes Cursinoagosto 23rd, 2013 at 10:16

Tambem trago Antunes em meu sobrenome. Sou de origem do Vale do Paraiba, SP. Meu avô materno, se chamava Manoel Antunes de Souza, nome e sobrenome muito comum em Portugal. Porem não tive a oportunidade de conversar com ele sobre isso.

JORGE LUIZ ANTUNES VIEIRAsetembro 1st, 2013 at 18:00

TEMOS FAMILIA ANTUNES NO RIO GRANDE DO SUL

Joao Antunessetembro 11th, 2013 at 2:28

Se confirma a lenda do gênio forte dos Antunes?

ricardosetembro 22nd, 2013 at 23:16

ricardo de oliveira antunes .. herdei o sobre nome antunes do meu pai , e o nosso genio é forte mesmo ..

Jéssicaoutubro 2nd, 2013 at 18:29

Sou uma Antunes de Itápolis, temos uma família grande no interior de São Paulo e nossa maior característica é mesmo o Gênio forte (muito forte) kkkkkkkkkkkk
Nossos descendentes vieram da Calábria, na Itália…

Zaíra e Maria do Céunovembro 12th, 2013 at 11:10

Somos eu e minha irmã Antunes de Niterói – RJ. Também herdamos o gênio forte dos Antunes. Meu pai António Antunes era de Prozelo – Arcos de Valdevez – Minho – Portugal.

Rodrigo Antunesnovembro 14th, 2013 at 18:41

Concordo com o João Antunes kkkkkk minha família fala muito sobre isso.. quando fico irritado ou algo do tipo, eles comentam: “É Antunes mesmo”. Piracicaba, Interior de São Paulo

Daniel Antunes Cardosonovembro 20th, 2013 at 3:48

Temos também uma família bem grande de Antunes aqui em Laguna, Tubarão e Imbituba em Santa Catarina

ÉLSON ALVES ANTUNESnovembro 20th, 2013 at 16:31

EU TAMBÉM SOU ANTUNES, Ñ SEI A ORIGEM DA FAMILÍA DO MEU FALECIDO PAI
JOÃO ANTUNES FILHO DE ANTÔNIO ANTUNES NA CIDADE DE ITAPEPA SP
HOJE MINHA RESIDENCIA ATUAL É ITAJAI SC
MEU EMAIL É tradutorlibras_elsonantunes@hotmail.com.br

Douglasnovembro 23rd, 2013 at 0:42

Sou da família Antunes de Itajubá-MG. O gênio forte também é bem característico em nossa família!

Carlos Eduardo Antunes Garcianovembro 28th, 2013 at 23:38

Sou da família Antunes também, somos de Itapira-SP, temos uma família grande no interior de SP e pelo que vi, a maior parte é de lá. Atualmente moro em Cuiabá-MT. Característica nossa é o gênio forte, sem dúvidas! hahahaha

Aline Antunesdezembro 2nd, 2013 at 14:41

Queria saber quem criou esse sobrenome

Gabriela Antunesdezembro 5th, 2013 at 19:18

Realmente o gênio forte é o mais relevante nos Antunes, pelo menos nos que conheço. Minha família que teve inicio sabido no PR, hoje vivem em suma no Estado de SP como um todo, mais presente no interior, Sorocaba, Bauru, etc. Cerca de 12 mil Antunes.

zizi antunesdezembro 6th, 2013 at 15:08

Minha fãmilia é do Goiás. Queria sabe como os Antunes chegaram aqui

Mariza Benta Vieira Antunesdezembro 7th, 2013 at 11:58

Meu nome é Mariza Benta Vieira Antunes, fico feliz em saber que têm muitos Antunes querendo saber a origem do nosso nome, sei que nossos antepassados tem Brasão e que foram cavaleiros da casa do rei e nosso senhor, Rei Henrique (Protugal) e que vieram para o Brasil logo após o descobrimento,na naus de Men de Sá para ajudarem nas defesas das novas terras. por isso o sangue quente e paviu curto do nosso nome . Primeiro a usaz esse nome foi um senhor feudal de nome Antão(Antonio) na regiao do Prazelo -Arcos de Valdevez – Minho Portugal, e que os segundos filhos da família recebem o nome Bento ou Benta, para resaltar a fé católica, e o repeito a doação divina do nome.Portanto o nome Bento ou Benta enfatiza a origen da nossa família, independente da igraja hoje professada.

Lia Antunesjaneiro 14th, 2014 at 14:36

Na minha família quando a gente faz maluquice eles falam : Tinham que ser parente de Antunes , pq a maioria da nossa familia louca é antunes .

aline de jesus antunesfevereiro 1st, 2014 at 23:13

entao tenho ca minhas duvidas herdei o nome do meu avo, que era argentino.

Maria do Carmo Antunesfevereiro 2nd, 2014 at 1:54

Sou ANTUNES. Moro em São João del-Rei. Meu avô materno era Aniceto Monteiro Antunes. O pai dele veio de Portugal e trouxe para esta cidade a maçonaria. ( ou ajudou a criá-la aqui) Gostaria muito de encontrar parentes que conseguissem me ajudar a montar minha árvore. está muito difícil. Quem puder ajudar; mariac@mgconecta.com.br

juliomarço 3rd, 2014 at 0:58

Eu sou Júlio César Moreira Antunes(*1993), filho de Mauro Antunes(*1970), que é filho de Jose Antunes(1930-1990) que era filho de Benedito Antunes(1897-????), que era filho de José Francisco Antunes(1870-1923)

Todos Nascidos Em Mogi Mirim SP, uma familia Gigantesca lá, e todos com genios fortes, sempre em Brigas, e alguns ja mortos!

Gostaria muito de saber de mais antepassados, sei q alguns vieram de MG

Eucinéa Antunes de Souzamarço 24th, 2014 at 12:09

Também sou Antunes – Itaguaí RJ. Nossa família chegou com a colonização, e se instalaram da localidade chamada Caçador em Itaguaí, após isso, espalharam-se pela região. Foram os primeiros a chegar, quando ainda havia índios na região. Eucinea.

Eucinéa Antunes de Souzamarço 24th, 2014 at 12:13

Me esqueci: muito interessante é que aqui na região de Itaguaí, os Antunes são Antunes de Sá, de uma certa forma, ratificando a informação de que os Antunes chegaram no Brasil, junto com a família Sá e se uniram em casamento.

Giovanna Antunesabril 17th, 2014 at 22:04

Eu sou Giovanna da Silva Antunes, sou de Manaus-AM.Fico muito contente que haja muitos Antunes.

KAYMMI ANTUNES COSTA SILVAmaio 7th, 2014 at 11:52

Caraca, fiquei realizado em saber que essa minha tendência a ter gênio forte é de longa linhagem. Moro em Sorocaba mais minha família é Antunes de Almeida e meu bisavó é português da cidade Atrás dos Montes e todos da minha familia são de Cesário Lange, alguns são Antunes de Miranda. Hahahaha ambos de gênio fortíssimo hahahaha meus amigos brincam comigo porque sou extremamente irritadiço e resmungao hahahaha sou da quinta geração(até aonde eu sei). Um abraço a todos os Antunes!!!

Jose carlos Antunesjunho 6th, 2014 at 17:11

Ola’. Estou indo a’ Portugal pra conhecer minha terra madre. Tambem tentarei conhecer um pouco da origem dos Antunes da parte do meu pai, Lara e Carvalho da parte de minha mae. Alguma ideia por onde comecar seria otimo. Abracos a’ todos os Antunes do Brasil.
zcantunes@yahoo.com.br

jose carlos antunesjunho 6th, 2014 at 17:17

Ola’. Estou indo visitar minha terra madre Portugal, e tambem investigar a origem e descendentes dos Antunes por la’. Tambem a familia Lara e Carvalho por parte de mae. Gostaria de alguma info por onde comecar ou qual cidade se originou o nome.
Abracos em todos os Antunes, Lara e Carvalho do Brasil.
zcantunes@yahoo.com.br

Irineu A Lopesjunho 20th, 2014 at 20:20

Sou filho de João Antunes Lopes, que era filho de Antonio Antunes Lopes, radicado na cidade de Juquiá est. S P, Vale do Ribeira, e Itapetininga.
Se houverem algum parentesco,
por favor entrem em contato comigo.

lope-alves2010@hotmail.com

Maria do Carmo Antunesjulho 3rd, 2014 at 17:39

Será que alguém MONTEIRO ANTUNES poderia me ajudar. Meu avô era ANICETO MONTEIRO ANTUNES. Obrigada.

Deixe um comentário

Seu comentário