Postado por admin em 24 de novembro 2011

Família Araújo

A família Araújo se disseminou pelo Brasil e hoje é bastante conhecida. Confira abaixo algumas informações sobre sua história de origem, curiosidades e o modelo de brasão.

O sobrenome Araújo, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Araújo

Este é um sobrenome bastante utilizado em Portugual e na Espanha, embora sua origem seja inicialmente espanhola. Como os países são bem próximos, ele se estendeu a Portugual com muita facilidade, primeiramente através de Pedro Pais de Araúja, alferes-mor do reino de leão e depois do reino de Portugal.

O sobrenome surgiu na Espanha através do Castelo de Araúja, localizado próximo ao rio Minho. Ele é considerado, por esse motivo, de origem geográfica, ou seja, um toponímico. Araújo é derivado de Araúja, uma árvore.

Rodrigo Anes de Araújo era senhor do Castelo de Araújo e foi o primeiro a adotar este sobrenome. Seus descendentes espalharam o sobrenome pela Espanha e foi Pedro, o seu bisneto já citado, quem levou o mesmo para Portugual.

Curiosidades

O Araújo tem o seu gênero masculino, principalmente por se referir, ao longo da história, frequentemente ao homem. Inicialmente Araúja, trocou-se a última letra por O justamente pelo mesmo motivo.

Variantes do sobrenome Araújo

As variantes que podem ser encontradas do sobrenome Araújo são bastante arcaicas, uma vez que elas foram a origem do sobrenome atualmente conhecido. Elas são: Araúja e Arujo.

Brasão da Família Araújo

O brasão da família Araújo é constituído de prata, com aspa de azul carregada com cinco besantes de ouro, também postos em aspa. Em seu timbre encontra-se meio mouro, sem braços, vestido de azul e fotado de ouro ou a mesma aspa utilizada no escudo.

É possível que sejam encontrados outros brasões dessa família, embora o modelo apresentado acima é considerado o mais oficial.

5 Comentarios

  1. jose roberto neves da costa 14 de janeiro de 2012 às 03:10

    este e a origem da mae da minha filha!

  2. Bruno Pacha 1 de abril de 2013 às 17:22

    Eu quero saber a origem do meu sobrenome que é Pacha

  3. ELISIANA 28 de dezembro de 2013 às 16:35

    quero saber qual a origem dos sobrenomes ARAUJO de meu pai e PEDROSO de minha mae

  4. neide b Consul 4 de março de 2014 às 23:55

    Nome de Origem da Familía de meu pai. Gostaria de saber a Arvore Genealogica desde os primórdios.

  5. Jairo 1 de outubro de 2014 às 16:07

    Você pode procurar sobre sua genealogia em http://www.familysearch.org é bem fácil de pesquisar, mas requer um pouco de prática. caso precise de ajuda busque um Centro de História da Família (CHF) próximo a você.

Deixe um comentário