Postado por admin em 24 de novembro 2011

Família Azevedo

A Família Azevedo tem curiosidades, histórias e informações bem interessantes. Veja abaixo algumas dessas informações que podem te ajudar a entender um pouco mais sobre você e seu sobrenome e seus ancestrais.

O sobrenome Azevedo, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Azevedo

O sobrenome Azevedo é de origem toponímica, isso significa que ele é derivado de uma localização geográfica. Este se origina de um distrito em Portugal, chamado Cravado. Assim, foi criado para identificar as pessoas que nasciam nesse local. Por se originar de um local, era muito comum se encontrar “Fulano de Azevedo”.

Provavelmente Azevedo é uma forma aportuguesada do castelhano “Acedido”, cuja sua derivação provém de um castelhano mais arcaico, que significa árvore sagrada. Nesse contexto, há hipóteses de que os primeiros descendentes dessa árvore genealógica moravam próximos a “Azebos” ou ”Acevos” que são arbustos espinhosos presentes na região já citada.

Segundo historiadores a história dessa família advém da época dos mouros e mulçumanos. E ao longo dos séculos esse sobrenome foi se transformando até chegar a Azevedo.

Um dos primeiros membros dessa nobre família foi Dom Edgas Gosendes. Outra figura importante foi Ignácio Azevedo, missionário jesuíta que veio para o Brasil para catequisar os indígenas.

Curiosidades

Os descendentes da Família Azevedo são cheios de energia, personalidade e estão sempre dispostos a se aventurar em algo novo. Eles conseguem atrair as pessoas por meio de seu entusiasmo. Os membros dessa família têm que tomar cuidado para não se tornarem pessoas teimosas, por causa de sua personalidade forte.

Variantes do Sobrenome Azevedo

Esse sobrenome sofreu diversas variações ao longo dos séculos, passando por diferentes localidades. Entre as principais grafias são encontradas: Acevos, Acevedo, de Acevedo, Aceval e Acebedo. Mesmo assim, no Brasil, a mais encontrada, popular é esta que estamos tratando: Azevedo.

Brasão da Família Azevedo

O brasão da Família Azevedo é representado por um escudo de ouro. No interior tem-se a figura de uma águia preta. O ouro presente neste brasão representa o esplendor, a glória, a soberania e a riqueza. A cor preta da águia faz referência à fortaleza, a tristeza, a obediência, o segredo e a fartura. Já a figura da água significa domínio, grandes empreendimentos. Confira abaixo algumas fotos de modelos do brasão.

1 Comentario

  1. Pietra 3 de abril de 2013 às 00:06

    N sei se esta legal mais botei no trabalho de origem dos sobrtenosmes tomara que de certo bjjs

Deixe um comentário