Postado por admin em 24 de novembro 2011

Família Bezerra

Os Bezerra são família bastante conhecida no Brasil Se você é um descendente dos Bezerra, vai gostar de saber um pouco mais sobre suas origens. Confira todas essas informações e curiosidades logo abaixo.

O sobrenome Bezerra, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Bezerra

Este é um sobrenome espanhol vindo de Becerra. Ele vem da alcunha (apelido) primitiva do feminino de Becerro (Bezerro). Este sobrenome já se encontra mencionado no Nobiliário do Conde D. Pedro. Acham-se Bezerras em tempo de el-rei D. Sancho II.

Esta é uma família originária do Reino da Galícia (Galiza). Ela já existia no século XII. Sua chegada a Portugal foi através de D. Afonso de Melo Bezerra. Este era um fiel escudeiro da rainha Izabel. Pelos serviços prestados a corte, foi lhe concedido pela realeza, o brasão oficial das armas.

No Brasil os Bezerra se instalaram inicialmente em Pernambuco, depois no Ceará, Piauí e os outros Estados. Suas ramificações acabaram por criar diversas outras famílias, como: Bezerra de Melo, Bezerra de Meneses, Bezerra Lages, Bezerra da Cunha, etc.

Curiosidades

O apelido dado ao primeiro Bezerra pode ter se referido ao fato de que o mesmo gostava muito de leite. Dessa forma, ele seria associado a um bezerro. Posteriormente, foram surgindo os filhos de Bezerra, que acabaram por adotar este como sobrenome.

Variantes do sobrenome Bezerra

Desde que se estabeleceu como permanece atualmente, o sobrenome Bezerra não sofreu mais alterações e assim foi passado aos descendentes. Esta forma foi provavelmente a única utilizada como sobrenome. Antes disso, somente fora criada e acertada para então ser espalhada.

Brasão da Família Bezerra

O brasão encontrado para a família Bezerra é bem simples e óbvio, levando em conta sua origem. Ele é constituído de um escudo verde com duas bezerras de ouro, uma sobre a outra.

Outros modelos de brasão podem ser encontrados para este sobrenome. Devido a sua origem, que já conhecemos, podemos prever que este pode ter surgido em várias localidades diferentes, cada um com suas caracteristicas particulares.

4 Comentarios

  1. Kleiton 28 de junho de 2012 às 12:36

    Por isso sou fã do Barça.

  2. ray costa 12 de setembro de 2013 às 15:26

    Nó meu meu sobrenome é um apelido kkk que idea é essa ddos portugueses tão loucos meu kkkkkk

  3. Assir Alves da Silva 28 de setembro de 2014 às 01:25

    Assír Bezerra- sempre tive vontade de saber a origem dos Bezerra, mas nunca me dispus pesquisar,hoje por acaso lancei a pergunta: a origem dos Bezerra no Brasil, foi uma surpresa descobrir, que os Bezerra vieram de além fronteiras, minha mãe era Aldorica Bezerra Alves, filha de Manoel Bezerra do Espírito Santos, e de Maria de Nazaré Vieira da Cruz; mamãe nasceu em Bom Jesus, no município de Araioses- MA. Brasil, meu pai era Francisco Porfiro Alves, atualmente assino Assir Alves da Silva, sou piauiense meu pai era cearense. Estou feliz.

    São Luís- Ma. 27/09/2014

  4. neide bezerra cassemiro dos santos 20 de junho de 2015 às 19:32

    gostaria saber sobre manoel bezerra dos santos

Deixe um comentário