Postado por admin em 24 de novembro 2011

Família Carvalho

A família Carvalho é bem conhecida aqui no Brasil e muitos de seus descendentes querem saber mais sobre suas origens. Confira então logo abaixo algumas informações sobre a história, curiosidades e modelo do brasão da família Carvalho.

O sobrenome Carvalho, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Carvalho

A família Carvalho teve sua origem em Portugual e é uma das 72 famílias da alta nobreza do país. Ele tem origem toponímica, ou seja, se origem geográfica. Este é um sobrenome que existe desde o século XII.

Em documentos antigos, nos primeiros registros foi encontrado o nome Cavalio. A família Carvalho tem solar no antigo Morgado de Carvalho, em Coimbra fundado por D. Bartolomeu Domingues, Concelho de Penacova, nas famosas serras do Carvalho, pai de D. Soeiro Gomes de Carvalho.

O primeiro indivíduo que se destacou dos demais através do uso deste nome provavelmente morava próximo a um carvalho que por sua altura, servia de referência na região ou pelos atributos da planta em comparação ao indivíduo. O carvalho é uma árvore muito conhecida pelo seu grande porte. No Brasil, é comum encontrar bastante dessas espécies.

Curiosidades

A árvore do carvalho que deu origem ao sobrenome é uma espécie que possui mais de 300 derivações. Ela é também muito resistente e por isso é bastante utilizada na construção civil e marcenaria. Por este fato, ela passou a ser muito valiosa comercialmente.

Variantes do sobrenome Carvalho

Em estudos antigos foram encontrados Cavalio. Esta é uma variante pouco, ou nada usada entre os descendentes dessa linhagem. Isso se deve ao fato de ser apenas a origem, um nome que deu origem e foi se desenvolvendo ao longo do tempo.

Brasão da Família Carvalho

O brasão da família Carvalho é constituído de azul, com uma estrela de ouro com oito pontas, encerrada numa caderna de crescentes de prata. Em seu timbre podemos perceber um cisne de prata, membrado e armado com ouro. No peito do cisne há uma estrela semelhante a do escudo.

10 Comentarios

  1. rejane carvalho 16 de maio de 2013 às 23:35

    Muito interessante o significado do sobrenome saber suas origens sempre quis saber…agora ja sei…

  2. Carlos Augusto Medeiros de Carvalho 26 de junho de 2013 às 20:11

    Muito interessante saber a origem e o significado do sobrenomes.

    Obrigado pela valiosa informação.

  3. sebastiao santos carvalho 30 de novembro de 2013 às 18:26

    sebastiao santos carvalho

  4. Henrique Carvalho 28 de janeiro de 2014 às 21:27

    ouwwhhh dahora descobri qual a origem do nome carvalho isso é dimais … curti esse site

  5. julia de carvalho 4 de fevereiro de 2014 às 18:42

    Gostei, mto interessante descobrir de onde veio o sobrenome carvalho

  6. Helton John Dias Carvalho 5 de março de 2014 às 20:18

    Qual a origem do Sobrenome Dias Carvalho

  7. maria helena parras garcia de carvalho 22 de maio de 2014 às 16:58

    gostaeia de saber a origem judaica para o sobrenome carvalho,pois gostaria de adotar meu sobrenome de origem,vistoque,nao tenho culpa de ter o sobrenome de origem trocado durante a perseguição aos judeus pelos cristão. grata maria helena parras Garcia de carvalho. como pode ver tenho mais 2 sobrenomes a descobrir a origem judaica,acho que tenho um trabalhao pela frente .

  8. cleiton carvalho 12 de julho de 2014 às 17:39

    gostei d+ valeu pela informação

  9. Henrique Carvalho 23 de dezembro de 2014 às 12:16

    O sobrenome carvalho é o melhor que tem né! Topissimo.

  10. Marcia Dalpra 17 de fevereiro de 2015 às 02:15

    Sou da família Ribeiro de carvalho do sul de Minas Gerais. Minha avò era marcionilia Ribeiro de carvalho sei o nomes dos meus bisavô e dos tataravos vou postar quem sabe somos parentes.

Deixe um comentário