Postado por admin em 24 de novembro 2011

Família Fernandes

A família Fernandes tem no Brasil uma grande parte de seus descendentes. Este é um sobrenome bem conhecido por aqui, embora não seja tão popular. Confira abaixo algumas informações sobre a história, suas variantes e brasão dos Fernandes.

O sobrenome Fernandes, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Fernandes

Este é um sobrenome de origem patronímica, por derivar de um nome próprio, que provavelmente, inicialmente pertencia ao fundador desta família. Ele é derivado do nome Fernando e a sua terminação “es” tem o significado de “filho de”.

Um dos primeiros Fernandes registrados na história seria Diogo Fernandes, que era o terceiro Conde de Portucale até o ano de 924.

Alguns registros indicam que o significado de Fernandes seja pessoa de boa família, honrado e vindo das colinas de Portugal. Este foi um sobrenome bastante conhecido em Portugual e posteriormente passou a se espalhar pela Europa com diversas traduções para outras línguas, como o espanhol.

Curiosidades

Diogo Fernandes Correia foi quem recebeu o brasão das armas da família Fernandes. Ele o mereceu graças aos serviços prestados ao imperador em 1488.

Variantes do sobrenome Fernandes

As variações mais comuns de Fernandes são as que foram traduzidas para o espanhol. Dentre elas, podemos destacar Fernandez e Hernandez. Essas são variantes que passaram a ser popular na Espanha e posteriormente se disseminou para diversos países hispânicos.

Brasão da Família Fernandes

O brasão da família Fernandes possui um escudo dividido em quatro partes. A primeira de ouro, com uma águia de duas cabeças de preto, armada de vermelho e carregada de um crescente de prata no peito. A segunda parte de vermelho, com três pequenos escudos de prata, com uma cruz de vermelho em cada um. A terceira também de vermelho, com um castelo de prata. Por fim, a quarta parte de vermelho, com três vieiras feitas de prata.

No timbre se encontra uma águia estendida de uma só cabeça, de preto, com um pequeno escudo igual ao do escudo no bico.

8 Comentarios

  1. Elida 2 de junho de 2012 às 23:13

    nao encontrei nada sobre o sobrenome Queiroz.

  2. bia 1 de março de 2013 às 11:00

    nao encontrei nada com o nome bernal nem cassão

  3. Maira 5 de abril de 2013 às 16:50

    Nao achei o sobrenome DIAS

  4. Cleyton 20 de abril de 2013 às 03:03

    nao achei o sobrenome Bibó

  5. luisa 22 de abril de 2013 às 21:33

    nao achei o sobrenome Abdo

  6. Pedro 2 de maio de 2013 às 00:33

    Não achei nada sobre o sobrenome Fortes

  7. Camila 22 de agosto de 2014 às 17:53

    Não achei meu sobrenome Dino

  8. cecilia 11 de setembro de 2014 às 23:49

    Não encontrei Moreira , nem Pires.

Deixe um comentário