Postado por admin em 24 de novembro 2011

Família Gomes

A família Gomes tem o seu espaço por aqui. Esta não é uma familia com o sobrenome mais popular, mas está entre os que costumam ser mais populares. Confira abaixo informações sobre a origem, o brasão e curiosidades da família Gomes.

O sobrenome Gomes, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Gomes

Sobrenome de origem portuguesa que provavelmente vem de uma abreviação do visigodo Gomoarius. Seu significado é Homem de guerra, o qual por vezes foi utilizado como nome próprio. Dessa forma, pode se classificar este como um patronímico, ou seja, derivado do nome do fundador deste tronco familiar ou de o nome próprio de uma pessoa.

O nome que deu origem a este sobrenome é Gomo ou Gome. Este, como já foi dito, pode ser ou não do fundador da família. O que pode acontecer também é de os descendentes de Gome terem adotado o sobrenome, uma vez que a terminação “es” pode significar “filho de”.

Curiosidades

O sobrenome Gomes é considerado relativamente popular no Brasil. Sua grande notoriedade é vista em países hispânicos, com a variante Gomez.

Variantes do sobrenome Gomes

Dentre as variantes que já foram registradas podemos destacar Gomizi, Gomiz, Gomez, Guemes, Gómez, entre outros. Os Gomez são bastante conhecidos em países hispânicos. As variantes mais conhecidas dentre estes são Gomez e Gomes.

Brasão da Família Gomes

O brasão da família Gomes possui algumas caracteristicas básicas oficiais. Fora isso, pode-se encontrar algumas diferenças nos modelos de brasão. Ele é constituído de um escudo em azul que possui em seu interior uma ave com o seu ninho e filhotinhos. Seu timbre possui a mesma ave do escudo dos dois lados com o que parecem ser gotas de sangue no bico. Em cima é possível ver uma armadura de ferro e vermelho.

3 Comentarios

  1. Henrique gomes 23 de dezembro de 2014 às 12:19

    Concerteza é um sobrenome de guerra, minha família eh bem batalhadora !

  2. nina 1 de janeiro de 2015 às 17:28

    vou concordar com vc, nunca vi uma família mais batalhadora que os gomes

  3. emily gomes 16 de abril de 2015 às 00:03

    Gomes!!!

Deixe um comentário