Postado por admin em 24 de novembro 2011

Família Martins

Se você é da família Martins, vai gostar de saber um pouco mais sobre suas origens, variantes e até mesmo conhecer o brasão de sua família. Este é um nome bastante conhecido no Brasil, também em outros países da Europa e em alguns países hispânicos.

O sobrenome Martins, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Martins

O sobrenome Martins é de origem espanhola. Considerado como um patronímico, ou seja, de origem derivada do nome do próprio fundador da família, este nome ficou conhecido no Brasil e está entre os mais populares por aqui.

Martins é uma derivação Martim ou Martino. Ele vem do latim Martinici ou Martinus e significa guerreiro ou inclinado à guerra. Em alguns livros o Martins é considerado diminutivo de Marte, o Deus da Guerra.

Variantes do sobrenome Martins

Martins tem algumas variantes conhecidas, como Martinez. Este não é tão usado no Brasil, mas não chega a ser raro de se encontrar. Além desse temos Martim e Martino, que também são usados como nome em alguns casos.

Brasão da Família Martins

A rainha Da. Caterina, na memoridade de el-rei D. Sebastião, concedeu as armas (Brasão) deste sobrenome a Diogo Martinez no ano de 1560.

O brasão é cortado ao meio na horizontal. O primeiro de preto com duas barras de ouro. O segundo de ouro, com três flores-de-lis de púrpura, em pala. O timbre contém uma das mesmas flores-de-lis do escudo.

Este é o brasão oficial da família Martins. O que acontece com os outros brasões encontrados é o fato de este sobrenome tem diferentes variações, por isso, é possível encontrar outros escudos com algumas caracteristicas diferentes, mas mesmo assim, ainda é possível ver as semelhanças entre eles.

24 Comentarios

  1. Filipe martins 3 de julho de 2012 às 23:50

    Sobrenome portugues, considerado como patronimico( ou seja derivado do nome próprio do fundador desta familia) de Martim ou Martino, nome que vem do latim Martinici ou Martinus significando belicoso , alguns livros consideram este nome como sendo o diminutivo de Marte ( o deus da guerra). A rainha Da. Caterina, na memoridade de el-rei D. Sebastião, concedeu as armas (Brasão) deste sobrenome a Diogo Martinez no ano de 1560.

  2. Filipe martins 3 de julho de 2012 às 23:50

    Sobrenome portugues, considerado como patronimico( ou seja derivado do nome próprio do fundador desta familia) de Martim ou Martino, nome que vem do latim Martinici ou Martinus significando belicoso , alguns livros consideram este nome como sendo o diminutivo de Marte ( o deus da guerra). A rainha Da. Caterina, na memoridade de el-rei D. Sebastião, concedeu as armas (Brasão) deste sobrenome a Diogo Martinez no ano de 1560..

  3. Filipe martins 3 de julho de 2012 às 23:51

    Sobrenome portugues, considerado como patronimico( ou seja derivado do nome próprio do fundador desta familia) de Martim ou Martino, nome que vem do latim Martinici ou Martinus significando belicoso , alguns livros consideram este nome como sendo o diminutivo de Marte ( o deus da guerra). A rainha Da. Caterina, na memoridade de el-rei D. Sebastião, concedeu as armas (Brasão) deste sobrenome a Diogo Martinez no ano de 1560…

  4. ROBERTA KELLY 29 de novembro de 2012 às 18:10

    É O SOBRENOME DA MINHA FAMILIA EU ACHEI O MAXIMO!!!

  5. Evelyn Martins 17 de dezembro de 2012 às 04:52

    Que legal !!!
    Agora sei de onde surgiu o sobrenome da minha familia …

  6. Arie Martins 10 de fevereiro de 2013 às 04:37

    Gostei muito de saber que a minha origem é de Portugal

  7. gilson martins 12 de fevereiro de 2013 às 02:29

    Eu me sinto ORGULHOSO de pertencer a esta FAMILIA, naquele seculo era o diminutivo do DEUS da GUERRA(MARTE) Se originou o MARTINS, deveria ser uma FAMILIA batalhadora e GUERREIRA por tanto seria CORAJOSA. Aqui em PERNAMBUCO os MARTINS são VALENTES. Mais eu sou Radialista aqui de ARCOVERDE. OBG

  8. Sueli Martins 1 de junho de 2013 às 13:39

    Meu avô se Chamava Francisco Martins era Espanhol e nasceu em um navio vindo para o Brasil em 1901 se não me engano, era casado com Maria Vieira uma portuguesa. minha família residia em Santos e São Vicente.

  9. luciana martins 11 de junho de 2013 às 00:50

    fico feliz por saber a origem de meu sobrenome.. mais fico triste por nao ser uma martins legitima… pois minha bisavó era india e ficou gravida soltrira ai um fazendeiro chamado henrique batista que morava em sao felixis pescador ai quando meu avó nasceu a mae dele morreu ai o fazendeiro o chamou de joao martins ….

    • Herbert Martins 14 de junho de 2015 às 01:51

      Você está falando de cidades de Minas Gerais?

  10. Murilo da Silva Martins Brito 2 de setembro de 2013 às 18:05

    Tenho o meu sobrenome de familia de Silva Martins Brito, parte herdado de minha mãe e claro de meu Pai.

    Minha Mãe era nativa de Belem do Pará e de Nome: Maria Romano da Silva Martins, meu pai era do Estado do Ceará e de nome: Gerardo de Brito, o que originou o meu nome alguns anos depois de:
    Murilo da silva martins brito. Antes eu chamava-me Murilo da silva martins, esse motivo se deu por haver encontrado o meu Pai com 15 anos de idade e foi nesta data que ele acabou por dar-me seu sobrenome BRITO, tenho tambem uma irmã que atende pelo nome de Tania Maria da Silva Martins, nosso “Pai” nunca quiz dar o nome dele a ela, alegando fatores pessoais para mim e minha irmã sem fundamentos porem ele assim o fez e não pudemos contestar.

    De qualquer forma fico contente em saber que meu nome de Familia vem de tres Brasões distintos.

    Os Silva de Portugal
    Os Martins tambem de Portugal
    E os Brito tambem de Portugal

    Sendo assim mas do que nunca sou um legítimo Brasileiro de origens portuguesa o que muito me honrra.

    Se alguem neste site conhecer alguem da Familia silva martins de Belem,
    ou dos Brito do Ceará; e puder me informar agradeceria muito pois eu nunca vi nenhum deles nem tios, nem tias nem sobrinhos nem avós, e sequer tive a chance de ver a foto de minha mãe, ok fica aqui o apelo.

    Um grande e forte abraço a todos do site.

  11. Maria Martins 27 de setembro de 2013 às 02:25

    Olá irmãos!

  12. Fabiano Martins 7 de fevereiro de 2014 às 13:07

    Olá Irmãos Martins!!! Me chamo Fabiano Bezerra Martins, sou filho de Antonio Vidal Martins e Raimunda Bezerra Martins, Avós Materno Antonio Cândido Bezerra e Francisca de Negreiros Bezerra; e avós Paternos: Raimundo Martins de Freitas e Clara Vidal Martins. Minha família é muito misturada com descendentes dela mesma, a maioria casara-se com primos etc, temos como patriarca principal Antonio Vidal de Negreiro Nascido em 1880. Somo do Ceará, mas a família espalhou-se por diversas partes dos País. Quem quiser entrar em contato : fabianomartins2003@gmail.com

  13. maria de lourdes 8 de março de 2014 às 22:46

    Ola ! O meu avô materno chamava Antônio martin e minha avó eles moravam no interior de São Paulo minha mae chama aparecida martin ,grande parte da família mora em Mato grosso ,gostaria de saber se tenho parentes que são descendentes dos Martin de são Paulo !!1

  14. diogo 19 de abril de 2014 às 03:05

    me chamo Diogo da familia martins

  15. fabiano martins 1 de junho de 2014 às 20:18

    ola sou fabiano martins meu avo se chama manoel martins nunca tive a chance de conhece-lo sei q ele mora no ceara gostaria de saber das minhas raizes…………

  16. Gabriela martins 19 de junho de 2014 às 02:57

    Meu namo e gabriela martins Olá irmãos

  17. Jaqueline Martins 11 de agosto de 2014 às 20:14

    Olá prazer em conhece-los meus irmãos!!

  18. janaina martins 18 de setembro de 2014 às 17:46

    ola… amei saber a origem e significado do meu sobrenome

  19. Marcelo Luiz Martins ribeiro 21 de setembro de 2014 às 23:00

    Gostaria de saber um pouco mais do meu antepassado, meus bisas são Antônio Martins e Blandina Martins e meus avós Walter Martins e Dolores Martins

  20. sandra 6 de novembro de 2014 às 22:33

    Sandra Martins mas o verdadeiro nome da familia é martinez . Família de ciganos sedentários vinda de Andaluzia na Espanha.

  21. george martins 25 de maio de 2015 às 02:17

    Ola pessoal meu nome é george luiz martins dos santos filho é uma hora e um prazer ser martins um primo do meu avô lançou um livro sobre toda a familia martins onde contém dos mais velhos e antigos ao mais novos de hoje , ,contendo o nome do primeiro martins de todos os patriarcas, filhos netos e bisnetos

  22. matheus 9 de junho de 2015 às 15:56

    meu nome e Matheus ribeiro Donato da silva mas minha mãe minha avo e outros parentes tem Martins então sera q eu sou descendente dessa família?

  23. Pedro Thiago Borges Martins 19 de junho de 2015 às 12:34

    Que legal saber a origem do meu sobrenome , e mais ainda por saber que é um diminutivo do modelo romano de ares o Deus da guerra que ganhou o nome de marte a partir da dominação da grécia pelo império romamo.

Deixe um comentário