Postado por admin em 24 de novembro 2011

Família Mendes

No Brasil existem variados sobrenomes. Alguns são mais desconhecidos, raros, enquanto outros são bem populares, como os sobrenomes Silva, Souza e Oliveira. A Família Mendes está entre as trinta famílias mais conhecida do Brasil. Este é um sobrenome que carrega muitas curiosidades. Veja algumas delas logo abaixo.

O sobrenome Mendes, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Mendes

Ele é um sobrenome é de origem portuguesa. É classificado como patronímico, ou seja, é derivado de um nome próprio de um antepassado. Geralmente este é derivado do nome do pai, do fundador da família, que neste caso se chamava Mendo.

Os filhos dos Homens chamados Menendo, Mendel e Mem eram conhecidos como os filhos de Mendo. E com as alterações gráficas transformou-se em Mendes. A terminação “es” presente nesse e alguns outros sobrenomes de origem patronímica tem significado de “filho de”.

Curiosidades

Uma das curiosidades mais interessantes sobre este sobrenome são os registros de que o sobrenome Mendes pode ser de origem judaica. Ele seria proveniente das comunidades judaicas da Espanha e Portugal que foram enviadas para a Península Ibérica quando os romanos conquistaram a nação judaica.

Existe também a possibilidade de uma origem Egípcia, onde Mendo era nome de uma divindade mitológica, cuja forma arcaica seria Mêendiz ou Menindiz.

Outra informação curiosa sobre os Mendes é o fato de alguns historiados considerarem que o sobrenome Mendes já poderia ter sido adotado por famílias hispânicas antes mesmo da independência de Portugal.

Variantes do sobrenome Mendes

Este sobrenome pode ser encontrado de duas maneiras: Mendes ou Mendez. A segunda é mais popular em países de língua espanhola, embora os dois possuírem a mesma origem. No Brasil o mais comum é se encontrar Mendes.

Brasão da Família Mendes

Foram encontrados vários brasões relacionados à família Mendes. Isso se dá pelo fato de ele se tornar um nome popular e algumas famílias criarem a sua própria identidade. A maioria deles possuem características semelhantes.

As cores na maioria das vezes são vermelho, amarelo e azul. Ele é constituído de um escudo dividido, às vezes em dois, outras vezes três. Uma característica comum para todos é mão segurando uma espada de ouro, com a ponta voltada para baixo.

1 Comentario

  1. Antonio Mendes 23 de maio de 2015 às 11:36

    Gostaria de saber,se posso ter Nacionalidade Portuguesa,Ja que meus bizavos vieram de Portugal.

Deixe um comentário