Postado por admin em 24 de novembro 2011

Família Motta

A família Motta tem sua popularidade no Brasil. Este não é um sobrenome tão popular quando Oliveira ou Souza, mas também não chega a ser raro quanto alguns sobrenomes mais específicos. Confira abaixo a história de origem, modelo de brasão e mais sobre a família Motta.

O sobrenome Motta, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Motta

Este é um sobrenome de origem italiana. Ele é classificado como um toponímico, ou seja, de origem geografica. Motta inicialmente era usado para denominar uma pessoa oriunda de uma das doze cidades ou de uma das varias localidades chamadas Motta.

O nome se origina do celta Mutt, que significaria saliência, elevação, colina ou acúmulo de terra, pedras e detritos. Dessa forma, o nome que deu origem ao sobrenome também é classificado como um toponímico.

A primeira pessoa a utilizar este nome para se diferenciar das demais seria um habitante de uma destas localidades, transmitindo posteriormente esta designação aos seus descendentes. Sendo assim, outras famílias também podem ser originarias da mesma região e por isso não pode se dizer que este sobrenome carrega uma família se um sangue só.

Variantes do sobrenome Motta

A variante mais conhecida do sobrenome Motta é Mota. No Brasil, as duas formas são pouco utilizadas. Mesmo assim, existem descendentes como todas essas grafias. Não se sabe ao certo qual delas é mais popular por aqui.

Brasão da Família Motta

Foram encontrados dois modelos de brasão para a família Motta. O primeiro é feito de um escudo partido em quatro partes. A primeira e a quarta parte são feitas em vermelho com um leão de ouro. A segunda e terceira parte são feitas de ouro com cinco flores-de-lis postas em sautor na cor verde.

O outro brasão encontrado, que parece ser bem mais antigo e tradicional é feito de um escudo metade prata, metade azul cum uma faixa roxa na diagonal que divide os dois lados. Na parte azul se encontram três estrelas, aparentemente de oito pontas e feitas de prata. A outra parte não possui nada.

2 Comentarios

  1. alcides motta 15 de fevereiro de 2015 às 22:18

    Legal saber

  2. alcides motta 15 de fevereiro de 2015 às 22:18

    Muito bom saber a origem

Deixe um comentário