Postado por admin em 24 de novembro 2011

Família Muniz

Confira abaixo algumas informações sobre a família Muniz. Esta é uma família popular no Brasil e tem sua origem na nobreza medieval. Se você pertence a esta família, vai gostar de saber mais sobre as curiosidades e modelo de brasão dos Muniz.

O sobrenome Muniz, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Muniz

O sobrenome Muniz é derivado do nome próprio do patriarca, desse modo é de origem patronímica, assim como tantos outros conhecidos. O nome Muniz tem origem castelhana “Muno”, sendo escrita com o sufixo patronímico “iz”, nesse contexto o sobrenome significa “filho do mundo”.

Esse sobrenome iniciou-se na Idade Média e foi registrado em latim nas formas “Munnios” e “Monnius”. Seu significado ainda não foi relatado com precisão, embora alguns historiadores cogitaram a hipótese que “Muno” seja a derivação de uma raiz germânica “mud” cujo significado seja “Proteção”.

Essa família muito antiga e ilustre tem suas origens ligadas à nobreza. Uma das primeiras famílias morava no reino de Valença e alguns de seus membros prometeram lealdade, fidelidade e acabou por prestar serviços ao Rei Dom Jaime I “El Conquistador”.

Curiosidades

Um membro muito respeitado dessa família foi Dom Jose Maria Muñiz Gill, um advogado que teve título de Visconde de Cermens. Segundo estudos mais aprofundados sobre os descendentes desse sobrenome, foram reveladas várias outras figuras importantíssimas.

No Brasil, um dos descendentes dessa família, Edson Angelo Muniz lançou o livro “Família Muniz – Tronco do Triângulo Mineiro” onde mostra a árvore genealógica dessa grandiosa família e um pouco mais de curiosidades e informações dos Muniz.

Variantes do Sobrenome Muniz

O sobrenome Muniz tem várias derivações. Dentre elas são encontradas Muñiz, Munios, Munones, Moñiz, Moniz e Muñoz. No Brasil, o Muniz é o mais popular, embora possa se encontrar outras variações, só que com um pouco menos incidência.

Brasão da Família Muniz

O brasão da Família Muniz é um escudo azul, cuja cor simboliza serenidade, nobreza, formosura e majestade. Dentro desse escudo há cinco estrelas de sete pontas de ouro que representa a riqueza, pureza, fé e força. O timbre é representado por um Leopardo todo recoberto, também de cor azul e com uma estrela de sete pontas na cabeça, a mesma do escudo.

>> Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

BUSCAR SOBRENOME:

15 Comentarios

  1. mell 8 de maio de 2012 às 19:49

    eu mell do nascimento muniz não entendi nada mas ja sei a origem do sobrenome muniz

  2. ÊMILI MUNIZ 4 de fevereiro de 2014 às 21:14

    Isso ae família Muniz

  3. cledison costa nunes 8 de janeiro de 2015 às 16:04

    meu sobrenome hoje é Nunes pois meu pai trocou ,mais era pra ser Muniz

  4. EDSON MUNIZ 15 de setembro de 2015 às 14:21

    Bom dia família sou filho de EZAU MUNIZ E ELZA SOARES MUNIZ sendo neto paterno DE PEDRO MUNIZ e bisneto de CUSTÓDIO MUNIZ tendo origem do TRIÂNGULO MINEIRO situando para CIDADE DE VILA VELHA EM VITÓRIA ESPÍRITO SANTO depois PEDRO MUNIZ situando em um bairro denominado COELHO que fica em ALCÂNTARA CIDADE SÃO GONÇALO ESTADO RIO DE JANEIRO Hoje eu moro em MANILHA ITABORAÍ e essa árvore genealógica nos mostra a importância do nome e da família que pertencemos quer seja rico ou pobre mais seja MUNIZ

  5. André Muniz 5 de outubro de 2015 às 00:09

    Boa noite à todos.
    Sou filho de Ismael Muniz, que é filho de Carmelino Muniz ( nascido na cidade de ITAOCARA-RJ). Viveram na cidade de CANTAGALO-RJ, divisa com SÃO SEBASTIÃO DO ALTO-RJ. Não tenho informações sobre nomes dos meus bisavôs, nem tampouco sei se meu avô CARMELINO teve irmãos.
    Gostaria de obter mais informações sobre nossa família, por gostar e querer fazer uma árvore genealógica, e também por ser estudante de História.
    Cordialmente.
    André Muniz.

    • Ola sou elson costa muniz quero ter majs contatos aobre nossa natureza 1 de janeiro de 2016 às 17:49

      Ola sou muniz gostaria muito de da continuidade nessa historia bjsss

  6. José Hermínio Muniz Neto 19 de outubro de 2015 às 18:52

    Olá, saudações a todos.
    Sou filho de Expedito Hermínio Muniz, filho de José Hermínio Muniz, de Palmácia – CE
    Fomos embora para o Maranhão quando eu era ainda, acho que em 1957 ou 1958.
    Gosto da nossa História, e, também de saber quem são os Muniz do Brasil, ilustres ou não. Não importa!
    Quem tiver informações ou histórias desta família para trocarmos informações, o meu e-mail está a disposição. Sou professor formado em Pedagogia e pós-graduado.

    • Ola sou elson costa muniz quero ter majs contatos aobre nossa natureza 1 de janeiro de 2016 às 17:45

      Entre em contato bjssss

    • Paulo Muniz 25 de janeiro de 2016 às 13:28

      Meu avô falecido, Joaquim Muniz, é do Maranhão. Teve 3 irmãos.

  7. Adaylson cleyton Muniz de souza 4 de janeiro de 2016 às 21:30

    Fiquei feliz em conhecer a origem desse nome..
    Eu utilizo esse nome como nome de guerra.. na briosa polícia miliatar

  8. Eduarda Muniz 7 de janeiro de 2016 às 21:35

    Boa Tarde.

    Sou Eduarda Muniz, filha de José Ivan Muniz e Josenilda da Silva Muniz, tenho como avós Daniel Muniz, meus pais são da Paraíba, não tenho mais informações sobre minha arvore.

  9. marilene muniz. 9 de janeiro de 2016 às 13:39

    Olá .sou da família muniz mãe chama cruza. Mais a.muito tempo não sabe de origem do seus parente.

  10. Eray Proença Muniz 10 de janeiro de 2016 às 00:15

    Sou Muniz de Rio Brilhante MS. Meu Pai Aureo Muniz; Mãe Daici Proença Muniz; Avós Lina Muras Muniz e Dorvalino Muniz. Estou trabalhando na construção de nossa árvore genealógica é um trabalho que requer muita pesquisa. Já levantei muitos dados mas ainda não tive tempo de analisar. Tenho encontrado uma relação enorme de pessoas com o nosso sobrenome “Muniz”, mas até agora não encontrei essa ramificação que chegou a MS, se alguém tiver essa informação e puder partilhar ficaria grata. Meu Bisavô é Luiz Muniz (parece que ele veio de Jatei/Go. Att. Eray Proença Muniz.

  11. Eliabe Muniz 10 de janeiro de 2016 às 03:51

    Orgulho de ser Muniz

  12. Sou Júlio Vasconcelos de Boa Vista-RR, estou a procura dos familiares de SALVADOR MUNIZ SOARES, nascido em Ibiaí-MG em 26/10/34, filho de João Muniz Pereira e de Maria Soares Durães 24 de janeiro de 2016 às 13:10

    Conheço o mesmo a 27 anos, que sofreu acidente de transito no dia 22/12/15 evoluindo a óbito no mesmo dia com 81 anos.

Deixe um comentário