Postado por admin em 24 de novembro 2011

Família Muniz

Confira abaixo algumas informações sobre a família Muniz. Esta é uma família popular no Brasil e tem sua origem na nobreza medieval. Se você pertence a esta família, vai gostar de saber mais sobre as curiosidades e modelo de brasão dos Muniz.

O sobrenome Muniz, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Muniz

O sobrenome Muniz é derivado do nome próprio do patriarca, desse modo é de origem patronímica, assim como tantos outros conhecidos. O nome Muniz tem origem castelhana “Muno”, sendo escrita com o sufixo patronímico “iz”, nesse contexto o sobrenome significa “filho do mundo”.

Esse sobrenome iniciou-se na Idade Média e foi registrado em latim nas formas “Munnios” e “Monnius”. Seu significado ainda não foi relatado com precisão, embora alguns historiadores cogitaram a hipótese que “Muno” seja a derivação de uma raiz germânica “mud” cujo significado seja “Proteção”.

Essa família muito antiga e ilustre tem suas origens ligadas à nobreza. Uma das primeiras famílias morava no reino de Valença e alguns de seus membros prometeram lealdade, fidelidade e acabou por prestar serviços ao Rei Dom Jaime I “El Conquistador”.

Curiosidades

Um membro muito respeitado dessa família foi Dom Jose Maria Muñiz Gill, um advogado que teve título de Visconde de Cermens. Segundo estudos mais aprofundados sobre os descendentes desse sobrenome, foram reveladas várias outras figuras importantíssimas.

No Brasil, um dos descendentes dessa família, Edson Angelo Muniz lançou o livro “Família Muniz – Tronco do Triângulo Mineiro” onde mostra a árvore genealógica dessa grandiosa família e um pouco mais de curiosidades e informações dos Muniz.

Variantes do Sobrenome Muniz

O sobrenome Muniz tem várias derivações. Dentre elas são encontradas Muñiz, Munios, Munones, Moñiz, Moniz e Muñoz. No Brasil, o Muniz é o mais popular, embora possa se encontrar outras variações, só que com um pouco menos incidência.

Brasão da Família Muniz

O brasão da Família Muniz é um escudo azul, cuja cor simboliza serenidade, nobreza, formosura e majestade. Dentro desse escudo há cinco estrelas de sete pontas de ouro que representa a riqueza, pureza, fé e força. O timbre é representado por um Leopardo todo recoberto, também de cor azul e com uma estrela de sete pontas na cabeça, a mesma do escudo.

3 Comentarios

  1. mell 8 de maio de 2012 às 19:49

    eu mell do nascimento muniz não entendi nada mas ja sei a origem do sobrenome muniz

  2. ÊMILI MUNIZ 4 de fevereiro de 2014 às 21:14

    Isso ae família Muniz

  3. cledison costa nunes 8 de janeiro de 2015 às 16:04

    meu sobrenome hoje é Nunes pois meu pai trocou ,mais era pra ser Muniz

Deixe um comentário