Postado por admin em 24 de novembro 2011

Família Nepomuceno

A família Nepomuceno também está presente em uma parte da população brasileira. Este é um nome consideravelmente raro, por isso, não é muito fácil de encontrar. Mesmo assim, confira logo abaixo algumas informações, curiosidades e brasão da família Nepomuceno.

O sobrenome Nepomuceno, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Nepomuceno

A família Nepomuceno é de origem Tcheca, embora muitas pessoas possam achar que a mesma vem da Grécia.

A origem do nome da família Nepomuceno é cristã e vem de São João Nepomuceno, santo natural da cidade de Nepomuk, mártir do sigilo e da confissão e patrono contra as calúnias.

A história desde Santo conta que ele foi morto por guardar o segredo de confissão da Rainha. O Rei, querendo descobrir qual era o segredo da confissão, pediu para que torturassem João, que morreu sem revelar.

O curioso da história do Santo é que sua tortura foi realmente forte e ele resistiu a contar. Depois de morto, o santo foi jogado ao mar e tempos depois foi encontrada a sua língua, que ao que se sabe, parecia ainda estar “viva”.

Curiosidades

Existe uma cidade aqui no Brasil que a princípio de chamara São João Nepomuceno. Devido a grande extensão do nome, ele foi abreviado e a cidade passou a se chamar somente Nepomuceno.

João Nepomuceno é um dos santos nacionais da Boémia.

Variantes do sobrenome Nepomuceno

Este não é um nome com muitas variantes conhecidas. Ele, por si só, já é um nome raro de ser encontrado. O que pode ser visto de acordo com os outros países são traduções deste nome. São encontradas Nepomucký  em tcheco e Nepomuk em Alemão.

Brasão da Família Nepomuceno

O brasão da família Nepomuceno que foi encontrado constitui-se de prata com um animal, provavelmente uma espécie de leão em vermelho no seu escudo. Seu timbre é composto por uma armadura. Suas cores oficiais são prata e vermelho.

Este brasão encontrado é provavelmente o mais original deles. Esta origem pode ser a única dessa família. Desse modo, a existência de outros brasões se torna bastante improvável.

>> Este site lhe foi útil? Clique no G+1. É muito importante pra nós. Obrigado!

BUSCAR SOBRENOME:

37 Comentarios

  1. simone Nepomuceno 27 de março de 2013 às 06:11

    Interessante saber mais sobre nossas origens.

  2. RODRIGO 19 de junho de 2013 às 17:20

    meu nome e RODRIGO NEPUMUCENA DA SILVA, gostaria de saber se o sobrenome NEPUMUCENA TEM A VER COM A FAMÍLIA NEPOMUCENO

    • MAURICIO NEPOMUCENO 15 de novembro de 2015 às 00:25

      ACHO QUE É SÓ UMA VARIAÇÃO DO MESMO, JÁ QUE EXISTEM PESSOAS QUE TEM ESSE OUTRO TIPO DE SOBRE NOME, COMO POR EXEMPLO Nepo(n)uceno

    • Irene Nepomuceno 15 de janeiro de 2016 às 18:55

      Nepomucena, na verdade é uma forma errada de escrever o sobrenome NEPOMUCENO. Aqui no Estado do Ceará, na localidade de Campestre, do Município de Chorozinho, está concentrada a maior família NEPOMUCENO que tenho conhecimento, sobrenome herdado dos meus avós.

  3. jhonatas nepomuceno 24 de julho de 2013 às 13:41

    muito bom saber da origem do nosso nome por mais q seja um nome difícil de se pronunciar kkkk

  4. Aldelúcia Nepomuceno 23 de setembro de 2013 às 16:19

    Rodrigo. Certamente erraram seu sobrenome e colocaram Nepomucena. Vi muito isso em documentos. Passo frequentemente por isso quando vou informar meu sobrenome. Mas a realidade é que você é NEPOMUCENO.

  5. Rodrigo Nepomuceno Rodrigues 23 de março de 2014 às 20:34

    muito bom saber um pouco da historia do nosso sobrenome

  6. antonio carlos 26 de março de 2014 às 00:44

    meu nome antonio carlos Nepomuceno e sou de governador Valadares minas gerais

    • Tiago 31 de julho de 2015 às 04:03

      Meu nome é Tiago nepomuceno chagas queria saber sobre a origem do meu sobrenome Nepomuceno sou de governador Valadares

  7. antonio carlos 26 de março de 2014 às 00:45

    sou de governador Valadares minas gerais esse nome e complicado mesmo

  8. Fabio S Prumucena 15 de junho de 2014 às 01:17

    Olá, eu sou um Prumucena.
    Meu coração se enche de esperança de que eu possa descobrir minha origem.
    Meu avó (falecido) é Joao Leodoro Prumucen (Novo Horizonte – SP) e vou pesquisar mais para ver se chego a conclusao de que viemos (somos) nepomucenos.
    Se tiver mais indicações de fontes de pesquisa, por favor me avise.

  9. Fabio S Prumucena 15 de junho de 2014 às 01:18

    Fabio S Prumucenajunho 15th, 2014 at 1:17
    Your comment is awaiting moderation.
    Olá, eu sou um Prumucena.
    Meu coração se enche de esperança de que eu possa descobrir minha origem.
    Meu avô (falecido) é Joao Leodoro Prumucena (Novo Horizonte – SP) e vou pesquisar mais para ver se chego a conclusao de que viemos (somos) nepomucenos.
    Se tiver mais indicações de fontes de pesquisa, por favor me avise.

  10. Mariana Nepomuceno 15 de setembro de 2014 às 04:35

    Qria saber se e brasileiro??

  11. Mariana Nepomuceno 15 de setembro de 2014 às 04:37

    Na vdd esse sobrenome nao e dificil de se pronunciar. Pq so sao silabas normais. Entao so e junta-las. Mas tem muita genge q acha dificil

  12. Antonio Nepomuceno 27 de maio de 2015 às 20:19

    Sou angolano e aqui a minha família é a única com esse sobrenome,sinto-me orgulhoso por ter esse sobrenome por ter um significado profundo e tem pelo facto de ser raro faço questão de publica_lo.publica_lo .o meu bisavô foi um imigrante estrangeiro assim surgiu esse sobrenome em Angola é tudo q sei. Um forte abraço a todos os Nepos.

    • beatriz nepomuceno 27 de julho de 2015 às 02:07

      Olá Antonio, temho uma curiosidade de saber minhas raizes seu sobrenome veio do seu bisavo? O meu tambem, de onde seu bisavo era?

  13. Adriana Moura 1 de agosto de 2015 às 02:42

    Conheço uma mulher que se chama Honorina Nepomuceno da Silva,que se encontra em um hospital psiquiatrico ha muitos anos,não tem nenhum parente que a visite,em seu documento não tem registro de filiação,pois sua certidão foi tardia,só indica sua nacionalidade que é Bahia,se alguem tiver alguma informaçao sobre parentes,filhos,gostaria muito de saber.

  14. Lana 5 de agosto de 2015 às 22:35

    meu sobrenome é Queren , o que é muito dificil de se encontrar haha

  15. Geraldo Faustino nepomuceno 12 de agosto de 2015 às 16:50

    Boa tarde sou de guaraciaba-MG moro no Rio Grande do norte gostei muito e fico muito feliz em saber como é grande a família nepomuceno abraços a todos

  16. Hilton Nepomuceno 27 de agosto de 2015 às 06:43

    Onde posso encontrar o Brasão da Família Nepomuceno?

  17. dayane 15 de setembro de 2015 às 12:05

    Alguem ai nos comentarios disse q nepumuceno esta erradoe q nepomuceno esta certo pelo contrario as duas formas sao corretas meu sobrenome é nepumuceno minha familia veio da bahia mais eu sou d pedro gomes ms

  18. Eliete 2 de outubro de 2015 às 04:16

    Me avo se chamava Sebastiào Nepomuceno era de Vassouras Rio de Janeiro.

  19. Ricardo 4 de outubro de 2015 às 13:26

    O nome João Nepomuceno é nome próprio,em referência ao Bispo João Nepomuceno depois Santo,de Praga,tendo sido confessor da rainha,O rei queria saber a confissão,êle foi torturado e finalmente cortou a própria língua para guardar os segredos.Foi morto e jogado de uma ponte em Praga.

  20. Miqueias Nepomuceno 28 de outubro de 2015 às 18:42

    Sou Pastor e fico feliz por saber todos Nepomuceno pertence a um Cristão, meu avô Joviniano Nepomuceno, meu Bisavô Gabriel Lisboa Nepomuceno, este eu Não tenho uma foto, gostaria de ver, se Alguém neste mundão de Deus tiver algum acervo que tenha informe, por favor.

  21. Cassia Nepomuceno 11 de novembro de 2015 às 01:17

    Sou uma Nepomuceno e pelo que sei meu bisavôs eram de origem indiano será que tem este sobrenome por lá? Temos muita semelhança física com este povo!!

  22. MAURICIO NEPOMUCENO 15 de novembro de 2015 às 00:22

    Bem, se o brasão significa São João Nepomuceno, então qual a ligação entre a cidade de Mata De São João Na Bahia já que foi nessa cidade que o Brasil foi descoberto , mais precisamente na Praia do Forte. Essa cidade também tem um grande acervo do Sobre Nome Nepomuceno

  23. Marlene Alves Nepomuceno de Lima 16 de novembro de 2015 às 15:53

    Sou Nepomuceno do Estado do Maranhão,meu avô era André Feliciano Nepomuceno da Cidade de Paus dos Ferros no Estado Rio Grande Norte.Fico muito feliz em saber um pouco de nossa origem, é muito importante.

  24. RODRIGO NEPOMUCENO 17 de novembro de 2015 às 00:48

    AGORA SEI QUE SUO UM POUCO TCHECO.

  25. antonio marcos nepomuceno 21 de novembro de 2015 às 22:38

    Sou de olinda-pe.este meu sobre nome herdei do meu avô Waldomiro Nepomuceno e pouco sei sobre meus antepassados de sobrenome, mais fico feliz em saber que a familia Nepomuceno e extensa e que pertenço a mesma.

  26. sergio nepomuceno 2 de dezembro de 2015 às 19:01

    Quanto a pergunta se Nepumucena faz parte da “familia” Nepomuceno e a outra sobre Nepo”n”uceno, posso assegurar-lhes que foi erro de cartório, pois, o sobrenome é mesmo dificil de ser compreendido por quem nao conhece.
    E a respeito da história de que a cidade de Minas Gerais passou a ser chamada só de Nepomuceno por ser muito longo o nome de Sao Joao Nepomuceno, nao procede, pois sao duas cidades distintas no mesmo estado. Nepomuceno é perto de Lavras e a outra com o nome completo se encontra no outro extremo do estado de Minas.

  27. Eduardo nepomuceno 5 de dezembro de 2015 às 00:57

    Meu avô Arthur Nepomuceno veio a pé do Ceará até São Paulo em 1923. Alguém pertence a mesma família?

    • João Nepomuceno 9 de dezembro de 2015 às 18:53

      Eduardo, seu avó deve ser parente dos meus avós, muitos migraram para SP e RJ, mas dizem que eles, nos primórdios do Brasil, surgiram em MG e migraram para vários locais, no Ceará tem alguns Nepomucenos como o famoso Alberto Nepomuceno (Fortaleza, 6 de julho de 1864 — Rio de Janeiro, 16 de outubro de 1920) foi um compositor, pianista, organista e regente brasileiro .

      Considerado o “pai” do nacionalismo na música erudita brasileira, deixou inacabada a ópera O Garatuja (ver lista de obras no fim do artigo), baseada na obra de mesmo nome de José de Alencar. Escreveu duas óperas completas, Artemis e Abul, ambas sem temática nacionalista. Pesquisas recentes mostram que Nepomuceno compôs obras de caráter modernista, chegando a experimentar com a politonalidade nas Variações para piano, opus 29.

  28. Suelen Nepomuceno 15 de dezembro de 2015 às 00:28

    Quase nunca se houve falar no sobrenome….

  29. Fabio Nepomuceno 18 de dezembro de 2015 às 17:03

    Sou nepomuceno do interior de São Paulo, mais precisamente de Cachoeira Paulista, Vale do Paraíba.

    Abraço a todos.

  30. jose nepomuceno gomes 19 de dezembro de 2015 às 17:45

    Herdei o Nepomuceno do meu avô, Auspicio Nepomuceno. Só sei que os irmãos do meu avô, quase todos, o nome iniciava com a letra “A” . Sei também, que teve inicio no nordeste mas especificamente no Ceará. Sou natural de Caruaru – PE.

  31. Aparecido Alves nepomuceno 21 de janeiro de 2016 às 14:14

    Gostei de saber da origem do sobrenome erdei do meu pai q era de Itambacuri MG

  32. Doraci de Lima Nepomuceno 25 de janeiro de 2016 às 18:25

    Nepomuceno é do meu pai, que era filho de Joaquim Hermogenes Nepomuceno, meu pai foi registrado em Oliveira Fortes MG, eu nasci em Santos Dumont.
    Perdemos o contato com Meu avô paterno, depois que ele vendeu as terras em Santa Barbara MG, próximo a cidade de Paiva e se foi para o Paraná na década de 60, depois da revolução de 64.
    Procuro por alguns desentendes de meu Avô

Deixe um comentário