Postado por admin em 24 de novembro 2011

Família Paes

A família Paes tem certa popularidade aqui no Brasil. Conhecida principalmente por seus famosos aqui, como atrizes e políticos. É certo de que este não é um nome tão popular quanto Silva ou Oliveira, mas desperta bastante curiosidade de quem porta sobre a sua origem e brasão. Veja abaixo algumas dessas informações.

O sobrenome Paes, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Paes

O sobrenome Paes é uma variante de Pais, que tem sua origem em Portugual e é classificado como patronímico, pois deriva do próprio nome do fundador da família. Ele é derivado do nome próprio Paio ou Pelágio.

Ao longo dos tempos o sobrenome Paes foi disseminado bastante. Por ter a sua origem patronímica, ele acaba por ter origem em diferentes locais, o que possibilita dizer que existe mais de um tronco familiar dos Paes.

Curiosidades

Paes é um sobrenome do gênero masculino em todos os lugares onde é conhecido.

Variantes do sobrenome Paes

Existe registrado em Portugal desde o século XIII, é uma linhagem muito antiga e existem registros de diversas formas diferentes, entre elas: Pelagiz, Palagiz, no século XV foi registrado como Paez e Páiz.

Brasão da Família Paes

Foram encontrados dois tipos de brasão advindos de descendências diferentes.

O primeiro em prata, com nove lisonjas de veirado de azul e de vermelho. Elas estão apontadas e firmadas nos bordos dos escudos. No timbre tem-se um pavão de sua cor ou de drago que sai em prata. Ele se apresenta armado de vermelho e carregando no peito uma das mesmas lisonjas do escudo.

Já o outro é constituído de azul, com nove lisonjas de veirado de ouro e vermelho. Elas estão apontas e firmadas nos bordos do escudo de armas. No timbre encontra-se um pavão de sua cor.

7 Comentarios

  1. felipe paez neto 17 de agosto de 2014 às 06:26

    O meu sobrenome e Paez neto

  2. felipe paez neto 17 de agosto de 2014 às 06:28

    O meu sobrenome e paez

  3. kevin paes 30 de janeiro de 2015 às 22:48

    meu nome também tem origem judica.

  4. kevin paes 30 de janeiro de 2015 às 22:50

    Paes também tem origem judaica.

  5. Eliane Regina Paes 1 de março de 2015 às 17:05

    Gostaria de saber realmente se todos os paes são da mesma familia. meu pae e meu avo são naturaos de Tubarão. e meu bisavô vieram de portugal.

    • Jurema Paes 26 de abril de 2015 às 01:48

      Olá Eliane
      Sou Jurema Paes,moro em Ipatinga MG.Tb ando a procura de respostas sobre a família Paes.Meu avô paterno Fais Pietro Giovanni era emigrante Italiano natural de Neoneli província de Oristano e minha avo Sebastiana Spanno tb emigrante italiana era natural de Sasacari.Conheceram-se ao chegarem ao Brasil e se casaram.Não sei se foi erro do escrivão,o fato é que
      aportuguesaram o Fais para Paes.Tenho alguns parentes no RJ mas infelizmente perdi o contato.Agradeço antecipadamente a quem acrescentar mais alguma informaçao sobre os” Paes”.

  6. Thais Paea 9 de maio de 2015 às 12:37

    Sobrenome Paes Martins não seria Europeu ou de judeus?!

Deixe um comentário