Postado por admin em 24 de novembro 2011

Família Penteado

Se você é um descendente da família Penteado, vai gostar de saber informações sobre a sua família. Confira algumas delas, além de brasão e variantes, tudo logo abaixo.

O sobrenome Penteado, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Penteado

Este é um sobrenome português derivado de uma alcunha, apelido do portador inicial da família. Neste caso, o apelido basicamente se refere a um senhor que andava sempre penteado, com o cabelo impecável. Sua característica tornou-se forte o bastante para, um tempo depois, tornar-se sobrenome.

A família Penteado vem dos Vernek de Viana do Castelo. Segundo a história Kaspar Werneck, casado com a portuguesa Mariana Roiz de Magalhães, deu origem a família Werneck ou Verneck em Portugal. No século XVII, época das grandes cabeleiras a moda Luís 14, as pessoas gostavam de ostentar os penteados da moda.

Em breve ficaram conhecidos sob o apelido de Werneck, os Penteados. Com o decorrer do tempo, o Werneck foi perdendo a sua popularidade para Penteado e formou-se uma nova familia através da popularidade de um apelido.

Há alguns registros desta família na Itália, com outra grafia. O que não se sabe é se estes são imigrantes portugueses ou nativos italianos.

Variantes do sobrenome Penteado

Uma das grafias encontradas para este sobrenome é a tradução para o italiano: Pettinato. Esta parece ser uma família conhecida na Itália, mas não se sabe se a mesma surgiu por nativos do país.

Outras grafias podem ser encontradas para este sobrenome. Por ser uma palavra comum a todas as línguas, ela pode ser traduzida facilmente para ser usado como sobrenome.

Brasão da Família Penteado

Não foi encontrado um brasão oficial para família Penteado. Por outro lado, encontra-se um brasão para a família Pettinato, que é a versão italiana deste sobrenome.

O brasão italiano é bastante simples. Ele é constituído de um escudo vermelho com três pentes colocados dois em cima e um embaixo. Como já foi dito, este é simples e fácil de ser reconhecido.

3 Comentarios

  1. Alexandra Lopes Penteado 14 de agosto de 2013 às 19:46

    Apesar de ter ficado muito feliz por encontrar o meu sobrenome nesta lista, queria dizer que a informação não é de todo correcta. Não existe provas da ligação do sobrenome Penteado a uma alcunha, Possuo informações sobre um antepassado meu retiradas do arquivo da torre do tombo em Lisboa que provam a existencia de um Lopes Penteado em 1505. Podem verificar se quiserem basta pesquisar diogo lopes penteado, logo a existencia de um penteado antes do seculo 17 deita por terra a teoria que os werneck iniciaram esse apelido pois ele ja existia quando chegaram a Portugal. Existe sem duvida a familia werneck Penteado mas aparece nos registos quase 100 anos depois da existencia de outros Penteado.
    A minha intenção não é denegrir a informação prestada aqui, mas unica e simplesmente corrigir aguns erros de informação relativos a este nome.
    Obrigada

  2. JORGE 2 de setembro de 2013 às 00:26

    DONA BEATRIZ PENTEADO E A PESSOA MAIS ANTIGA DATADA DE DE 1453 CASADA COM DOM RODRIGO OU AFONSO DE NORONHA.
    EVIDENTEMENTE QUE OS PAIS DE BEATRIZ DEVEM OSTENTAR TAL NOME, NOS DANDO A NOÇAO DE RETORNO MAIS AO PASSADO.
    O BRASAO A QUAL RECEBI DO ARQUIVO DE ROMA, ME LEVOU AO PASSADO EM MEADOS DE 1066 E MEADOS DE 1250 ONDE JA SE VE ESTE NOME NOS ESCUDOS DOS CAVALEIROS MEDIEVAIS.

  3. Maira Lopes Penteado 25 de janeiro de 2015 às 01:55

    Alexandra eu sou LOPES PENTEADO hehehehe

Deixe um comentário