Postado por admin em 24 de novembro 2011

Família Silveira

Confira abaixo algumas informações e curiosidades sobre as origens da família Silveira.

O sobrenome Silveira, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Silveira

Este sobrenome surgiu em Portugual e é classificado como toponímico, ou seja, de origem geográfica. Ele deriva Herdade da Silveira (vila de Redondo).

Sua origem é do latim Silvaria, uma muita de silvas. Silva é no nome de uma planta existente na Europa.

Os Silveira procedem de Giraldo Sem Pavor, que ganhou Évora aos mouros em tempo de el-rei D. Afonso Henriques. É solar desta familia o Morgado da Silveira em Alentejo.

Existe um Portugual mais de uma família com o sobrenome Silveira. Por esse motivo, cada um tem o seu brasão. Uma dessas famílias se espalhou por Açores, enquanto a outra surgiu em outra localidade.

Curiosidades

Ao contrário do que muitos pensam o Silveira não tem necessariamente a mesma origem do sobrenome Silva. Ele não é uma derivação de tal.

Variantes do sobrenome Silveira

Não existem muitas variantes do sobrenome Silveira. Silva, por exemplo, não é um deles, como já foi falado. Esse nome não tem muitas variações por se tratar de um sobrenome mais tradicional. Além disso, a maioria dos sobrenomes advindos do latim costuma não ter muitas variações.

Brasão da Família Silveira          

Por se tratar de duas origens diferentes, existem dois brasões da família Silveira. Confira abaixo as descrições sobre eles e veja as semelhanças e diferenças.

A família Silveira dos Açores, descendentes de Wilhelm van der Hagen usam tem um brasão partido, o primeiro, do lado esquerdo de ouro com uma árvore de duas copas de verde, assente num contra-chefe do mesmo. Já o segundo de preto, com um leão de prata, armado, lampassado e coroado de ouro.

Já a família Silveira de Portugal continental, possui brasão prateado, com três faixas de vermelho na vertical. No timbre tem um urso de prata, armado e lampassado de vermelho, que sair de uma capela de silvas de sua cor.

4 Comentarios

  1. Antonio Gomes Sandy 8 de dezembro de 2012 às 14:59

    Minha Vó Mariana Hipólito da Silveira portuguesa da Ilha da Madeira é o que dizia o meu pai, mas com o falecimento de ambos lá se foi preciosas informações para que os meus filhos e netos descubra os seus ancestrais para formar a suas árvores genealógicas.
    Vó Mariana tinha também um gráu de parentesco com a família Fagundes, se alguém puder ajudar-me a esclarecer ficarei muitíssimo grato!!

  2. Mariana Da Silva Silveira 22 de maio de 2013 às 18:02

    que legaal

  3. jonatan dos santos da silveira 23 de fevereiro de 2015 às 15:09

    interessante achei legal

  4. Juarez 11 de maio de 2015 às 23:30

    Qual a ligação das famílias Silveira e daSilveira?

Deixe um comentário