Postado por admin em 24 de novembro 2011

Família Ventura

A família Ventura é bem conhecida no Brasil. Este não é um sobrenome absolutamente raro de ser encontrado, embora também não possa ser considerado popular. Se você é um Ventura, vai gostar de saber mais sobre a sua curiosa historia de origem, modelo do brasão, variantes e curiosidades.

O sobrenome Ventura, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Ventura

Este é um sobrenome português originário de uma abreviação do sobrenome Boaventura. Sua história de origem é demasiada curiosa, interessante.

A história conta que certo garoto chamado João Fidenza, aos 4 anos de idade foi acometido com grave moléstia. Sua mãe recorreu a Deus, lançando-se aos pés de São Francisco de Assis, e suplicando-lhe que intercedesse por seu filho. Suas orações foram atendida, e pasmada pela cura prodigiosa e rápida, esta teria exclamado “Ó buona ventura!”, para demostrar alegria ao feliz acontecimento. Desde então João Fidenza passara a ser chamado de Boaventura. Este foi professor na universidade de Paris, bispo de Albano e também cardeal.

Desde então, os primeiros descendentes passaram a adotar o sobrenome Boaventura, que ainda é bastante conhecido atualmente. Em alguns casos, este sobrenome foi abreviado e disseminado até formar uma família Ventura.

Outros registros indicam que em 1441 um este sobrenome tenha nascido na Itália. Esta provavelmente deve ser outra origem dessa família, uma vez que esta palavra, com suas respectivas traduções, são comuns em diversos países da Europa.

Curiosidades

A palavra Ventura vem do latim e significa “aquele que tem boa sorte”

Variantes do sobrenome Ventura

A variante mais conhecida do sobrenome Ventura é justamente aquela que deu origem a ele. Tanto Boaventura, quanto Ventura, são sobrenomes bastante conhecidos nos dias atuais em diversos países diferentes e também aqui no Brasil.

Brasão da Família Ventura

brasao-sobrenome-familia-ventura

Um dos brasões encontrados para a família Ventura – e ao que parece ser um dos mais originais, se constitui de um escudo vermelho com uma flor de lis ao centro de dourado. Seu timbre é composto por uma armadura de prata. As cores predominantes no mesmo são vermelho e prata.

Deixe um comentário