É obrigado mudar de sobrenome depois do casamento?

Mudar o sobrenome após o casamento é uma decisão pessoal e não judicial, pois o uso do sobrenome do cônjuge não é algo obrigado por Lei ou qualquer coisa do tipo. Por isso se torna ainda mais importante esta decisão, pois o que vai valer é o bom senso e um acordo em comum entre o homem e a mulher.

Suprimir, adotar ou apenas acrescentar um sobrenome

Muitas pessoas não gostam do próprio sobrenome e preferem suprimir um de sua família e trocar pelo do parceiro. Contudo, é preciso que se informe antes no cartório de sua cidade, pois os Estados podem aderir a práticas próprias de acordo com sua interpretação da Lei. Um bom exemplo está entre os estados de São Paulo e o Rio de Janeiro. Enquanto o Estado de São Paulo aceita que um dos cônjuges suprima um dos nomes de família e acrescente o do parceiro, o Rio de Janeiro não admite que qualquer sobrenome possa ser suprimido e sim acrescentado.

Isso acontece porque ambas interpretam de forma diferente o Código Civil, que em seu artigo só fala sobre acrescentar algum sobrenome e não fala sobre a exclusão de algum. O casal também pode optar por nenhum dos dois mudarem, acrescentar ou qualquer outra forma de alteração em seus sobrenomes. Assim ambos manterão os seu mesmo nome completo de batismo.

A substituição de sobrenomes é possível

As alterações de sobrenome são aceitas pelo casamento. Não são obrigatórias e são limitadas, pois nunca será possível a troca ou alteração do prenome. Por mais que sejam raros os casos, os homens também podem adotar o sobrenome da esposa ou cada um adotar um sobrenome do outro. Alguns casais fazem isso para ficar com sobrenomes iguais, como exemplo: José da Silva casou com Maria Eduarda Santos. E seus nomes ficaram: José Santos da Silva e Maria Eduarda Santos da Silva.

Mudando a documentação

Algo que é esquecido pelo casal é a alteração de toda a documentação como RG, CPF, CNH, título eleitoral, carteira de trabalho e qualquer outro documento que tenha. Mesmo que os sobrenomes não tenham sido alterados, a alteração do estado civil deve constar em tais documentos.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

Uma resposta para “É obrigado mudar de sobrenome depois do casamento?”

  1. Hola Pessoal!
    Posso Mudar Meu Nome,Simplesmente Por Que Ele Me Causa Ódio???
    Motivos Familiares…

    Eu Uso O Nome Que Minha Falecida Avó Queria Para Mim, E Todos Me Chamam Por Este Nome Que Uso Nas Redes Sociais E Na Banda Que FaÇo Parte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *