Família Abreu

Os Abreu estão presentes em grande parte da população brasileira. Se você é descendente dessa família, vai gostar de saber um pouco mais sobre suas origens, modelos do brasão, curiosidades e se há ou não variantes desse nome. Confira tudo isso logo abaixo.

O sobrenome Abreu, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Abreu

Este é um sobrenome de origem portuguesa. Por sua origem, ele é classificado como um toponímico, ou seja, de origem geografica. Não se sabe ao certo de qual região este nome foi derivado, uma vez que existem diversos lugares que usam Abreu para se identificar. Desse modo, quem vinha dessas regiões, poderia chamar “Fulano de Abreu”, o que posteriormente se tornou sobrenome.

A palavra deriva do gotico awi, que significa agradecimento, graças e red que designa proferir, dar.

Vasco Nunes de Abreu, ao que parece pode ter sido o primeiro deste sobrenome, que aparentemente surgiu no século XI. É seu solar a torre de Abreu, junto a Valença do Minho.

Alguns dizem que este também pode ser uma associação ao nome Abraão. Em alguns casos encontra se registros de que este pode ser uma abreviatura da expressão portuguesa “Abraão o Hebreu”.

Curiosidades

Há alguns registros na história que afirmam que Abreu foi sobrenome presente na nobreza. Por este motivo, alguns de seus antepassados podem ser nobres.

Variantes do sobrenome Abreu

Não existem muitas grafias para este nome. Desde que foi constituído, o mesmo foi disseminado como Abreu entre os descendentes dessa família. Qualquer mudança desse modelo disseminado pode ser proveniente de outra origem.

Brasão da Família Abreu

O brasão da família Abreu é feito de um escudo vermelho, com cinco asas de ouro, colocadas duas de cada lado e uma ao centro. Este é um brasão simples e fácil de ser reconhecido. Você pode conferir imagens dele logo abaixo.

É possível que existam outros modelos de brasão relacionados ao nome Abreu. Mesmo assim, é possível que nem todos estejam relacionados à família Abreu.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

144 respostas para “Família Abreu”

  1. Olá, boa tarde. Gostei das informações sobre a família Abreu. Meu avô por parte do meu pai também é Abreu ( já falecido), porém gostaria muito de saber notícias da família de meu pai. Tudo que sei até o presente momento que é da região de MG( entre Divino Carangola, Mucuri, Ipoté,Concórdia) o nome do me avô Artelino Pereira de Abreu: teve muitos filhos na qual o meu pai que se chama Antônio Pereira de Oliveira, saindo da região de MG ainda adolescente hoje se encontra com 67 anos de idade e não sabe por onde anda a família Pereira de Abreu de MG. Gostaria muito de saber o paradeiro dos parentes de meu pai. Qualquer informação sobre a família de Antônio Pereira de Abreu que ao todo teve aproximadamente 22 irmãos entre o primeiro e segundo casamento de minha avó, entrar em contato no Zap (69)984141394 me chamo Laudair Cláudio de Oliveira, face laudair Cláudio morando em Rondônia atualmente MDO.

  2. OLA GUERREIROS ABREUS SOU DE PE-RECIFE GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE OS NOSSOS ANCESTRAIS POR FAVOR SE ALGUEM SOUBER MAIS SOBRE NOSSA FAMILIA EU AGRADECERIA MUITO WHATSAPP 8199207700

  3. Fiz meu comentário, no entanto não foi aceito dizendo que eu havia feito comentários aqui. Engano encontrei esta página hoje!!
    Nunca fiz comentários aqui, hoje que fiquei sabendo desta página.

  4. Que bom encontrar tantos membros da familia Abreu, pois eu também sou Abreu e meu nome é Abmael Abreu, filho de Joao de Deus e sobrinho de Ezequiel, Luiz, Gabriel, Ozeas, Margarida(tia Mocinha) Porfiria, Maria e Raimunda, meus avos eram Germano Abreu e Vicencia Abreu, descedentes diretos de holandeses q fugiram de Sao Luiz – MA, expulsos pelos portugueses e ja próximo ao lugar hoje conhecido como Parnara atravessaram o rio Parnaiba e como se sentiram seguros na outra margem chamaram o lugar de Passagem de Santo Antonio. Hoje tenho um primo, Azaquiel, filho da Maria que mora no Cigano e tem muitos filhos. Estive la.

  5. Meu avô se chamava Francisco de Abreu, era da Covilhã. Segundo sei Afonso Henriques, Primeiro Rei de Portugal entregou a casa aos Senhores da Covilhã à Família Abreu. Sendo que a 27 Família Real mais importante de Portugal está representada na casa de Sintra, junto de todos os outros brasões das famílias mais importantes do reino. Meu Avô entrou na primeira Guerra Mundial para defender os interesses de Portugal. Meu pai foi combatente do Ultramar de nome António Sílvino de Abreu.

  6. Boa noite
    Sou Abreu de origem maranhense pois meus avós eram de la
    No entanto nasci em Goiás hoje Tocantins
    Fui batizado na paróquia de porto nacional
    Moro hoje no DF
    Acho muito interessante estas descobertas bem como os comentários
    Valeu
    Abraço a todos

  7. Meu nome é Raimundo da Cunha Abreu, filho de Miguel de Abreu Valadares; neto de João de Abreu Valadares, eles eram de Amarante/MA. A partir da década de 30/40 mudaram-se para Tocantínia/GO, hoje TO.

  8. Sou da família Abreu do Maranhão. Hoje temos parentes espalhados em todo Brasil mas moro em Manaus. Não tenho muito conhecimento da origem da minha família. Meu avô era Eduardo Abreu.

  9. Olá me chamo Vanildo de Abreu, meu avô se chamava Francisco José de Abreu e veio da Bahia para mato grosso do sul onde se instalou até o fim de sua vida, gostaria muito de encontrar os familiares da Bahia ele me falava que o pai dele se chamava Dionísio

  10. Olá Abreuzada!! Meu nome é Jan de Abreu, meu bisavô, Jorge Annibal de Abreu, chegou ao Brasil, no Rio de Janeiro, pelo final de 1800, onde constitui família e originou meu avô, Laurindo de Abreu e posteriormente meu pai, Leonidas de Abreu e meu tio, Laurenir de Abreu. isso é o que sei de história da minha “grande família”. Atualmente eu e meu pai residimos em Manaus – Amazonas.

    Abraços!!

  11. sou Leandro M.P. Abreu e sei que sou de sangue azul. o meu avo era Antonio Teixeira de Abreu e o meu pai Ramiro Manuel de Carvalho Abreu familia Abreu do porto.

  12. Meu nome e José Edimario de Abreu, sou de Euclides da Cunha, Bahia. Aqui a familia Abreu e a maior da cidade e sua origem vem do século XIX em virtude de colonos vindo de cidades sergipanas e de uma cidade baiana chamada Rio Real. Duas curiosidades dos Abreus euclidenses: são galegos de olhos azuis ou verdes em sua maioria e os mais antigos casavam com primos e primas.

  13. Nasci em Piraí, no interior do Rio de Janeiro. Descobri que muitas pessoas que, assim como eu, nasceram nas cidades do Sul Fluminense são descendentes de portugueses que migraram para Barra do Piraí, no final do século XIX. Até a construção da rodovia presidente Dutra e da CSN, Barra do Piraí era a cidade mais importante do Vale do Paraíba do Rio de Janeiro e uma das cidades mais importantes no início Brasil república, isso porque existia um entroncamento ferroviário na cidade, transformando-a em um ponto de parada para comerciantes, mineradores, fazendeiros e até militares.
    Essa é a origem da família Abreu no interior do Rio de Janeiro.

  14. Sou um autêntico abreu minha vó se chama Maria Dias de Abreu estou muito contente com isso saber mais sobre a família os descendentes etc.

  15. Meu nome e Dager de Abreu costa moro no estado do Rio de Janeiro sou um autêntico Abreu meu avo se chamava Antonio José Maria de Abreu veio de Portugal morava em Petrópolis dizem que os Abreu e uma só família eu acredito que sim ,aceito compartilhamento com os membros dessa família no fac sou Dager Abreu de Italva, desde já agradeço Deus abençoe a todos.

  16. Meu nome é Gilberto abreu sou de Ipatinga meu avô se chama João Henrique de Abreu ele também era de Ipatinga mas ja descansa no Senhor descobri que nos Abreu somos da desendencia da tribo de Judá na perseguição contra os judeus vieram 4 famílias para o Brasil para fugir da fúria dos nazistas e chegando aqui no Brasil eles ficaram com medo de serem descobertos e abreviaram o sobre nome colocando então a sua crença em Deus então ficou assim:Ab=Abraao Reu= de hebreu assim surgiu Abreu então somos descendentes de judeu e exclusivo da tribo de Judá da tribo de Judá foi uma revelação direta de Deus a minha pessoa sou evagelico um dia estava orando e pedi a Deus para me dizer qual era a minha descendência então no momento da oração quando orava por uma irmã em BH em uma visao Deus colocou uma pata de um leão sobre a minha mao foi quando Deus confirmou e dizia na visão o sobrenome abreu é da tribo de Judá ,e a bíblia nos diz que Deus é o Leão da tribo de Judá. A mulher foi curada da sua enfermidade na mesma hora .

  17. eu me chamo Luis antonio de lima abreu sou filho de antonio abreu fasto e tenho orgulho de carregar esse sobrenome eu sou neto de um portugues legitimo eu sou abreu

  18. Eu luiz antonio silva abreu poderiamos esta reunido um grande encontro com todos os menbros da familia Abreu, no lugar aonde tiver o maior numero com este sobrenome sera maravilhoso

  19. Ola, Meu nome é Cicero Antonio Abreu,
    neto de Albertino Abreu, imigrante portugues que residiu na região dos penedos,
    em Pinhui MG.

    1. Boa noite, meu avó também se chamava Albertino Abreu(Português), ele morava no RJ mas desapareceu na época da ditadura. vai que somos parentes. meu facebook Yuri Nunes Abreu

  20. É mt bom ler comentários sobre a família Abreu, nossas origens, pessoas interessadas em conhecer outros pessoas… Se eu pudesse faria contato com todos. Tenho um orgulho enorme em dizer q sou Abreu!

  21. Procuro parentes: já falecidos Belizario Laurentino de Abreu e sua mãe também já falecida Ana Rodrigues de Abreu. Quem tiver ligação por favor entrar em contato meu face Sirlei Machado Curitiba PR.

  22. Meu nome é Silvina de Abreu meu pai é Sílvio João de Abreu já falecido e minha mãe Delmira Rodrigues de Abreu tenho muito orgulho de fazer parte dessa família

  23. Sou mineiro do leste de minas mais não tenho idéia sobre a minha descendência ,mas já estou fazendo minha árvore genealógica em breve terei uma idéia ,sou membro de A Igreja De Jesus Cristo Dos Santos Dos Últimos Dias ,lá temos um centro especializado em árvore genealógica tudo criptografado se alguem interessar é só procurar na internet Mormon.org ou com algum missionário espalhados pelo Brasil e tbm em uma Igreja mais próximo !

    1. Bom dia! Jomar eu sou filha de JOSÉ GONÇALVES DE ABREU, que morou em ribeira do pombal e que saiu da casa dos pais muito jovem para se alistar no exercito em salvador e nunca mais retornou a sua cidade natal seus pais se chamava VIRGINIA DANTAS DE ABREU E ELOI GONÇALVES DE ABREU, qualquer conhecimento da famila dele entrar em contato no meu email-jucieneabreu@hotmail.com

    2. Boa tarde , sou da igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Ultimos Dias tambem…tenho o sobre nome Abreu…minha avó veio de Portugal ela se achamava Augusta Gonçalves de Abreu..

  24. oi Islan Abreu o meu bisavó se chamava Basílio de Abreu sepulveda e era dono da fazenda Cruzeiro município de Altos piauí q fica ao norte 40 km da capital Teresina e achei muito parecido o sobrenome da sua família , se for de interesse seu entre em contato comigo para conversamos melhor 86 99843-0090 moro em Parnaiba-Pí .

    1. Eu sou DOMINGOS ABREU, filho de ZÉLIA ABREU, filha de MARIA ROSA ABREU. Acredito que somos parentes. Nossa FAMÍLIA ABREU é do PIAUÍ espalhados em vários lugares do Estado do Piauí. Porém nós estamos agora no Estado do Maranhão.

  25. Sou Islan Ferreira de Abreu … Até onde sei meu ancestral Vitório de Abreu Sepúlveda veio de Portugal fugido e foi o primeiro Abreu a Morar no Piaui, ele gerou José de Abreu Sepúlveda, que gerou João de Abreu Sepúlveda, que gerou meu bisavô João José de Abreu Sepúlveda( conhecido como seu Nenezin), que Gerou meu avô Raimundo Ferreira de Abreu(Raimundo Nenenzin), que gerou meu pai Ismar Ferreira de Abreu que megerou, Islan Ferreira de Abreu que gerei Leonardo Henrique Barros Figueiredo de Abreu que vai continuar gerando Abreus….Moro em Goiânia Atualmente, quem quizer add no Face é Islan Abreu de Ligian, quem sabe somos da mesma linhagem de Abreu…Abraço a todos…

    1. Eu sou DOMINGOS ABREU, filho de ZÉLIA ABREU, filha de MARIA ROSA ABREU. Acredito que somos parentes. Nossa FAMÍLIA ABREU é do PIAUÍ espalhados em vários lugares do Estado do Piauí. Porém nós estamos agora no Estado do Maranhão.

  26. Bom dia
    Meu nome é Edileusa Nunes de Abreu.,esse sobrenome abreu vem da família do meu .
    Meu pai é : Sebastião Nunes de Abreu
    Meu avô é :enesio nunes de abreu .

    Vi que nessa conclusão que meu avô e descendente de português ja que abreu e um sobrenome português e o nunes que também costitui em meu nome e de origem portuguesa. Meu avô ainda e vivo mora em espirito santo ,cidade de borarama. Sera que tendo os ducumentos do meu avo eu concigo saber se somos ou não pertencentes dessa família?

    1. Skype, Tango Video, yahoo messenger, Face book-update, Twitter are not installing on Karbonn Smart Tab1. All are showing not compatible with device. The whole purpose of purchase got deletaed.Pfease provide solution how to install.

  27. eu me chamo Maria Elane de Abreu, meu avô é do Piauí e ele se chama João Venâncio de Abreu, mais conhecido como João Abreu, se casou no Piauí com Maria de Lurdes pessoa, e construiram uma grande família no estado do Maranhão, só isso que sei … se eu tiver algum parente próximo aí entra em contato, atualmente vivo em Boa vista- Roraima

    1. Meu nome é Leonardo Abreu, sou filho de Edmilson Abreu, Neto do Ângelo de Abreu, mais conhecido como “Anjo de Abreu”, Bisneto de José de Abreu! Moro em Teresina-Piaui

      1. Eu sou DOMINGOS ABREU, filho de ZÉLIA ABREU, filha de MARIA ROSA ABREU. Acredito que somos parentes. Nossa FAMÍLIA ABREU é do PIAUÍ espalhados em vários lugares do Estado do Piauí. Porém nós estamos agora no Estado do Maranhão.

    2. Eu sou DOMINGOS ABREU, filho de ZÉLIA ABREU, filha de MARIA ROSA ABREU. Acredito que somos parentes. Nossa FAMÍLIA ABREU é do PIAUÍ espalhados em vários lugares do Estado do Piauí. Porém nós estamos agora no Estado do Maranhão.

  28. eu me chamo Maria Elane de Abreu, meu avô é do Piauí e ele se chama João Venâncio de Abreu, mais conhecido como João Abreu, se casou no Piauí com Maria de Lurdes pessoa, e construiram uma grande família no estado do Maranhão, só isso que sei … se eu tiver algum parente próximo aí entra em contato 095991376994 ou 095991451304, atualmente vivo em Boa vista- Roraima

  29. mi chamo Amaurizete abreu luz
    meu pai Noely Abreu Luz
    e meu avo Lorival Abreu Luz
    todos moravamos em são felix do araguaia MT
    hoje moro em bom jesus do araguaia MT

  30. Sou de SP, a Família do meu pai mora toda aqui, temos brasões e livros da história desta família….. Indico “Mil Anos de História – Família Abreu”…. (Y)

  31. Sou Abreu e moro em Itaúna – MG. Meu pai era de Fortuna de Minas – MG. Meu avô se chamava Andre Faustino de Abreu. Se tiver algum parente aí que entre em contato. Abraços!

    1. + INFORMAÇAO…MEU AVO DOMINGOS GOMES.. MINHA AVÒ ROSA ABREU…MEU PAI JOSE ABREU GOMES…TODOS NATURAIS DE PONTE DA BARCA..(PORTUGAL) FIQUEI SURPREENDIDO POR SER 2 APELIDOS IGUAIS..QUE SAIBA NINGUEM DA FAMILIA ESTEVE NO BRASIL…EXP..EU QUE PASSEI VARIAS VEZES PELO BRASIL ANOS 80-81 82….GOSTAVA DE SABER SE TEMOS ALGUMA RELAÇAO DE PARENTESCO!!!UM FORTE ABRAÇO MUITA SAUDE E SORTE… (FACEBOOK…MANUEL DOMINGOS GARRIDO ALVES)

    1. Meu nome é Carlos Danilo Abreu atualmente moro em Canoas RS. Descendente dos Abreu da região de Charqueadas RS, Triunfo RS. se Tiver algo em comum pode me add no Facebook.

    1. Meu bisavo Antonio Mendes de Abreu chegou no Brasil no início do século passado depois de viver alguns anos em Angola e Moçambique mas desconheço se morou em South Africa. Ele nasceu em Portugal, na cidade de Figueiró dos Vinhos e seus descendentes vivem hoje no Rio de Janeiro.

  32. Me chamo Matheus de Abreu, sou de Minaçu/GO e neto de Antônio Barros de Abreu filho de Alexandre Abreu.. meu avô e bisavô são nortistas do Estado do Maranhão e vieram para Goiás, onde haviam terras disponíveis. Meu bisavô faleceu, mas meu avô continua vivo com 84 anos e 14 filhos vivos.

    1. ola matheus tudo bem sou nortistas do ceara meu padrinho e jose abreu aragao mais nao sei onde ele mora pois a ultima vez que suber e que ele estava na acre ele morou em juazeiro do norte ceara sera que ele e seu parente

  33. Sou portuguesa, descendente da linhagem original do nome Abreu? meu nome completo : Susana Clara Fructuoso de Abreu , nascida no minho Portugues , heredei o nome pelo meu pai: Manuel Fernando Martins de Abreu , ja falhecido, emigrei de Portugal á anos e sou a única descendente do casamento Abreu/Fructuoso . Assino sempre Abreu e a minha filhota com 12 , Helena de Abreu y Mance …. continuamos com a saga ???

    1. oi, eu me chamo Maria Elane de Abreu, meu avô é do Piauí e ele se chama João Venâncio de Abreu, mais conhecido como João Abreu casou no Piauí com Maria de Lurdes pessoa, e construiram uma grande família no Maranhão, só isso que sei … se eu tiver algum parente próximo aí entra em contato 095991376994 ou 095991451304, atualmente vivo em Boa vista- Roraima

  34. O meu nome Acyr de Abreu Neto de Jaime de Abreu, meu Bisavó Manuel de Abreu, era de Portugal, eu moro em São José dos Campos.SP. A Família Abreu é muito grande.

      1. Meu avô tbm pelo nome de Manoel de Abreu era militar na cidade de Piquete -SP, depois foi para São Jose dos Campos e nunca mais minha mãe teve noticias.Fiquei sabendo que o mesmo se encontrava morando em são jose dos campos em 1931, e nunca mais……se houver alguma ligação entre em contato.

  35. Sou Abreu tb e a minha família é toda do Rio de Janeiro … Cm certeza devo ter parentes perdidos, pois a história da minha familia é bem louca rsrs..

    1. Sr.Acyr de Abreu trabalhou Acos do Brasil em Salvador? foi um grande chefe …..meu nome Maria Benedita sera que se lembra mim?fui secretaria de Departamento Pessoal trabalhavamos com Paulo Araujo,,,,,saudades ….moro Holambra sp

  36. Eu me chamo Fred Abreu sou decentente de português meu tataravô era capitão
    Tenho orgulho de ser da família Abreu
    Minha familia e da Bahia

  37. Olá! mim chamo Jeovânio Abreu tenho esse sobre nome que vem da minha avó que era do Rio Grande do Norte, ela se chamava Maria Abreu Alves de Melo.

  38. Sou descendente de português E espanhol, minha bisavó fugiu para o brasil para se casar porque as famílias não aceitavam ela se casar com português. E assim começou nossa vida aqui.

  39. Sou Abreu tbm. Meu nome é Moises Paiva de Abreu. Minha mãe faleceu e minha família ficou descentralizado, somente Unidos pelo nome. Por isso tomei a decisão de pesquisa e nossas origens e formar um grupo familiar. E fiquei muito feliz em saber que tenho outros parentes distantes! Rsrsrs. Felicidades a todos!.

  40. Olá ! Meu Abreu é da família de Santa Rita do Passa Quatro/SP, do Zequinha de Abreu. Gostaria de ter contato com parentes. Cynthia Abreu

    1. Meu pai Benedito Pimenta de Abreu, dizia ter parentesco com Zequinha de Abreu. Ele é descendente dos Abreu de Minas Gerais/ região de Passos. Quem sabe não sejamos parentes.

      1. O primeiro Pimenta de Abreu pela investigação que andei fazendo, foi Manoel Pimenta de Abreu e seu irmão que vieram para o Brasil se estabeleceram em Mogi das Cruzes lá pelos idos de 1.600.
        Os Pimenta de Pádua são de São Sebastião do Paraíso-MG

  41. sou abreu da familia de Maranguape…… meu avo Francisco Marques de Abreu hoje com 103 anos ….ainda vive no estado do Para….
    me interesso muito pela historia da nossa familia.. como pela biografia de Capistrano de Abreu de Maranguape…. meu avo e meu pai nasceram em Maranguape.
    gostaria de receber o livro.

    1. admiri muito esta familia pois meu padrinho de batismo se chama jose abreu aragao ele morou em juazeiro do norte ceara em 1965 a 1968 entao

  42. Gostei muito de descobrir um pouco mais sobre minha família ,se bem que a maioria dos ”Abreus” registrados recebem um livro contendo várias informações como estas .
    Obrigada.

      1. Paulo Abreu, reside onde?
        Meu Pai – Sebastião Correia de Abreu e Francisca Maria Antônia Abreu, meu pai é de Olhos ‘Dágua/MG próximo a Carmo do Paranaíba/MG.
        Meu nome Ilza Maria Conceição Abreu, moro em Patos de Minas/MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *