Família Almeida

No Brasil existem alguns sobrenomes que são bastante comuns. Os Almeida são bem populares por aqui, assim como os Silva, Oliveira, etc. Confia logo abaixo algumas informações interessantes sobre este sobrenome e seu brasão.

O sobrenome Almeida, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Almeida

Este é um sobrenome que ficou popular em países de língua portuguesa. Surgiu em Portugual embora a sua palavra seja constituída do árabe. Seu significado é al (a) meida (mesa). Dessa forma, no seu sentido geográfico remete ao planalto, ao chão plano.

Ele tem a sua origem considerada toponímica, geográfica, uma vez que existia um castelo chamado Castelo de Almeida, onde passou se a adotar o sobrenome “de Almeida” que posteriormente foi passado aos descendentes.

Descendem os Almeida de D. Fernão Canelas, senhor das Quintas do Pinheiro e Canelas, pai de João Fernandes de Almeida. Procede também desta família Egas Moniz, conquistador de Almeida, da qual um de seus filhos tomou o nome pôr sobrenome.

Curiosidades

Os Almeida têm bastante influencia em todos os cantos. É possível encontrar um Almeida de sucesso como escritores, artistas em geral, grandes médicos, padres, além dos vários esportistas dentro e fora do Brasil.

Variantes do sobrenome Almeida

Desde o começo de sua história o sobrenome Almeida permaneceu o mesmo. Por esse motivo, não são encontradas variantes tão facilmente. É bem possível que elas nem existam.

Brasão da Família Almeida

O brasão da família Almeida tem suas cores fazendo referencia à riqueza e poder, representadas por ouro e vermelho. Ele é constituído por um dobre-cruz acompanhado de seis besantes, tudo feito de jalde. Ele também possui bordadura do mesmo. No seu timbre encontra-se uma águia estendida, carregada de nove besantes também feitos de jalde, com três no peito e três em cada asa.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

300 Replies to “Família Almeida”

  1. Não sei se sou ou não sou porque meus bisa avós negros avós e automaticamente filhos de escravos então receberam o sobre nome dos donos então quem sou eu e qual minha origem e o mais importante meu verdadeiro sobrenome fica com pergunta histórica aos Almeida negros

  2. Oi… Me chamo EDUARDO ALMEIDA filho de JOEL PAES DE ALMEIDA e neto de ANTONIO PAES DE ALMEIDA sou de ITAPEVA SP e tenhoTIOS que não o conheci… Algum parente por ai ??? Se estiver me chama….!! CONTATO 014 996061397
    E tenho orgulho deste sobrenome 😍ALMEIDA

  3. Meu avó e Francisco de Almeida Valente cresce ouvindo as pessoas chare ele de julho.faz muito tempo Qi não vejo ele.minha tias são Almeida mas eu já não Pq minha mãe deixou meu sobrenome valente.então meu avó e do Pará não sei muito dele ele já tem 101 anos tem uma filha a mas velha qui foi embora bem novinha e nunca mas ninguém teve notícias dela ,ela se chamava Dalva Almeida.Não sei Pq minha mãe se chama Maria leci Airis Valente.Aires era o sobrenome d mãe dela.

  4. Meu trisavô era Justino Fernandes de Almeida, da Paraíba. Na minha árvore genealógica, só consegui chegar até ele. Se existir algum primo que possa me ajudar a ir mais além, ficaria muito grato pela deferência.

  5. Meu nome é Elidia de Souza Almeida, o nome do meu pai erá Pedro José de Almeida Filho, mãe: Adenir de Souza Almeida. gostei de saber que tem em outro estado pessoas com o mesmo sobrenome que o meu “Souza Almeida “.

  6. Oiiiii!! Sou Valdenize da Silva Almeida , filha de Valdomiro santos Almeida e neta de Satiro Cassiano de Almeida de são Luis – MA nasci no bairro da Forquilhia, hoje moro na Aurora.Fiquei muito contente em conhecer a origem da família Almeida e a história dessa gente oriunda de tantos cantos do Brasil.

  7. Boa tarde!
    Sou descendente de um pai de sobrenome composto: Mendes de Almeida
    Meu Pai: Luiz Mendes de Almeida, filho de José Mendes de Almeida e Maria Muller
    Poderiam me ajudar a ter mais informações desta família?

  8. Ola, muito boas. Sou Almeida, sou português e moro em Portugal. Tenho um antepassado que emigrou ao Brasil e mais nunca se soube nada dele. Gostaria de saber se alguém poderia me dar uma dica para poder encontrar novidades dele e donde ou como e talvez mesmo, descendência. Vou juntar toda a informação disponível sobre ele e vou postar uma mensagem com toda essa informação para tentar de encontrar alguém por aqui que talvez descenda dele.
    Um grande abraço a todos os Almeida.

  9. O sobrenome “Almeida” vem de “Al Majíd”, que significa “O Glorioso”. Al Majíd era o nome de um castelo árabe tomado pelos portugueses.

  10. Boa noite !!! Prezado Srs. Gostarei de ter informacoes precisas de minhas familias Cabral e Almeida. Sou filho de Portugues oriundo do Distrito de Viseu , Conselho de Mangualde. minha familia Almeida seria do Distrito de Almeida , Conselho de Almeidinha. meu Avo Paterno nascera em Almeida Cobselho de Almeidinha , seu nome: Antonio de Almeida. Ja os Cabral minha Avo vem de Mangualde sendo prima de Sacadura Cabral e por ai em diante. Fico muito grato pela sua atencao. Sou Brasileiro nascido em Nova Friburgo colonizada por Portugueses que muito me honra. Muitos abracos…

    1. Álvaro assim como vc tbm queria saber mais sobre isso!!Nao sei porque resolvi pesquisar sobre meu sobre nome Almeida.ele não é comum!caso pesquise e encontre algo me manda por E-mail
      [email protected]
      Ficaria muito agradecida!!!

    2. 1 – Sobre o apelido Almeida posso dizer-lhe que surgiu precisamente no concelho de Mangualde, distrito de Viseu.
      2 – Em Almeidinha, sim, concelho de Mangualde. Quando? Parece que no tempo do rei Afonso 3º — está escrito.
      3 – Almeida também existe. Fica na raia espanhola, nesse tempo pertenceria a Castela. Somente no reinado seguinte entrou definitivamente na posse de Portugal. É sede de um pequeno concelho.
      4 – Foi escrito no tempo do rei Afonso 3º, quando ainda não se escrevia em Português mas sim em Latim, que foi em ALMEIDINHA que surgiu o apelido Almeida:
      5 – Isto parece indicar que seria alcunha de um certo Fernandes, filho de um Candeias. Poderemos perguntar-nos por que razão tinha a alcunha de Almeida…
      6 – Para os meus quase 80 anos, que no Exército assistiram ao nascimento de muitas alcunhas, a resposta é óbvia:
      7 – A esse Fernandes fora da sua área geográfica de nascimento, começaram a chamar Almeida porque ele tinha nascido em ALMEIDA — quando ela não tinha ainda sido perdida para Castela.
      8 – Por isso estava “agora” na região de Mangualde, onde, ou ele ou o pai, fundaram a pequena Almeidinha. Que era nesse tempo uma quinta de produção de cavalos de guerra, como havia outras.

      Bons cumprimentos.
      Carlos C. de Almeida

    3. francisca ivete martins de almeida ;disse.
      sou, filha de José martins de almeida e francisca mateus de almeida.
      São de cascavel, ce.
      bom dia, se alguém se identificar
      com esses parentes, deixe um contato, gostaria também de encontrar meus parentes em.portugal, será uma grande alegria.

  11. Meu nome é Willian Ricardo leite de Almeida. Sou filho de Ricardo José de Almeida, nascido em caçador e faleceu em Curitiba. Quando faleceu eu tinha 1 ano de idade, nunca tive contato com a família paterna. Se alguém tiver alguma informação serei eternamente grato! Meu WhatsApp: 48 999997879

  12. Boa noite, estou numa busca incessante por minhas origens e pela real nacionalidade dos meus antepassados. Meus trisavós na linha masculina se chamavam José Antônio de Almeida e Philomena Joanna de Jesus. Consta que meu trisavó nasceu por volta de 1884 em Rosário da Alilançam atual cidade de Braz Pires-MG. Meu bisavó, filho deles se chamava Jovelino de Almeida. Acaso algum parente na busca pelas mesmas origens?? Em caso positivo, se puder entrar em contato para trocarmos informações e nos ajudarmos a encontrar nossas raízes ficarei muito grato. Obrigado a todos. Carlos Alberto de Almeida Oliveira email [email protected]

    1. Eu sou neto de Pedro pereira de almeida não conheci meu avo, mais sei q ele éra de minas gerais, parece q de patos de minas! Pelo menos o meu pai foi registrado lá!

  13. bom dia Almeidas, tb sou Almeida (José Carlos de Almeida), filho de João Souto de Almeida Filho e Eva Castilho de Almeida, meus avós paternos, João Souto de Almeida e Ana Maria da Luz, avós maternos José Castilho de Almeida e Maria Golgonha de Proença. Li vários comentários aqui, mas nenhum falou dos Almeidas da região de Itapeva-SP, de onde sou. Segundo historias contadas por minha avó materna(já falecida), ela dizia que a avó dela, portanto minha ta.taravo, era “bugre” e foi pega a força por tropeiros que passavam pelo local vindos do Rio Grande do Sul com destino à Sorocaba-SP. Alguém, por acaso teria maiores informações dos Almeidas dessa região? estou querendo me aprofundar nisso. Meu e-mail é [email protected]

    1. Boa tarde, procuro irmã ou sobrinho de Maria Berta Lopes de Almeida, residem
      no Brasil há muitos anos, mas não sei a localidade. Se alguém souber alguma informação, agradeço.

  14. Boa noite eu me chamo Daiane estou a procura da família do meu Marido minha sogra chama Maria dulce almeida casada com Armando Álvaro Álvares
    A mãe dela se chama julia Almeida morava no parana não conhecemos a família dela gostaríamos de conhecer se alguém souber pode mandar no meu email .
    A gente mora em campinas

  15. Boa noite eu me chamo Daiane estou a procura da família do meu Marido minha sogra chama Maria dulce almeida casada com Armando Álvaro Álvares
    A mãe dela se chama julia Almeida morava no parana não conhecemos a família dela gostaríamos de conhecer se alguém souber pode mandar no meu email [email protected]

  16. ola, meu avo se chama OLIVEIRA PEREIRA DE ALMEIDA, meus bisavos sao APRIGIO GREGORIO DE ALMEIDA e AUGUSTA LEOCADIA DE ALMEIDA, estou a procura de possiveis parentes

    1. Estou a procura do meu pai Sebastião Esteves de Almeida ou alguém da Família dele por favor se souberem entre em contato pelo telefone (15)981341412.

  17. Em pesquisa de genealogia descobri um tetra avô de sobrenome D’Almeida por parte de minha mãe. E um bisavô por parte de meu pai de sobrenome Almeida.

    Busco informações de onde vieram os Almeida do RS e de SP?

    1. Boa noite venho aqui ver si consigo achar um parente da família almeida que eu pertenço .minha falecida mãe nasceu em Sorocaba nome dela era Ednei Almeida filha debenedicto de almeida e nadir de almeida ela nasceu em 1934 em Sorocaba . segundo minha avó contava a mãe dela morreu de parto da segunda filha meu avô si casou de novo não sei muito mais a não ser os nomes dele ela tinha um irmão q ela fala o nome Daniel do segundo casamento me ajude por favor devo ter primo por aí eu moro no Rio de Janeiro pois minha mãe veio pra cá crianças. meus tel 2q 37735043 ou 21 992321668 Miriam almeida

  18. Me chamo Nelson de Almeida Júnior gostaria de achar o meu avô Clovis de Almeida ele era da Cidade de Itanhaem SP.Meu pai se chama Nelson de Almeida e meu avô Clovis de Almeida era casado com Maria Isabel Ramos meu telefone(13)34635850.

  19. Olá o nome do meu avo é Joao Mariano de Almeida é possivel que seja descendente de Portugal? Familia oriunda de Sertania Pernambuco.
    Queria muito saber se tenho origem portuguesa.

  20. Olá meu avô se chamava luiz souza Almeida. Ele morava no interior do Pará, o pai dele era de Portugal. Gostaria de saber o uma sobre as minhas origens e saber um pouco sobre a família dele.
    Tem como você me ajudar

      1. Sou Matheus Eduardo Alves de Almeida
        Eduardo veio de meu padrinho,
        Nasci em São Paulo mas minha vó é natural da Bahia
        Maria da glória de Almeida
        Minha mãe Marileide Alves de Almeida

    1. Sou vieira de Almeida de Pernambuco. Recebi os sobrenomes de meu pai Gerson vieira de Almeida. Que recebeu de meu avô Joaquim Deodato vieira de Almeida

    1. Boa Noite Joana Correia.o Sobrenome ” De Almeida ” quer dizer que a pessoa era oriunda dessa mesma Terra, Almeida, Uma Vila Histórica, em Forma de estrela, uma Praça Forte , em Forma de Estrela.
      Meu falecido pai tinha 2 tios paternos que eram de almeida e foram, para o Pará, onde acrescentaram ao seu sobrenome Correia , o de Almeida.
      Era assim que procediam os imigrantes, acrescentavam ao seus sobrenome o nome da de onde tinham nascido, como Guimarães, Mouta, Santarém e tantos outros.
      Caso saiba o nome do pai do seu antepassado que foi de Portugal, avô paterno de meu querido pai que tinha o nome do mesmo, talvez possamos saber se ainda somos família ou não.
      Eu não assino Correia. Meu pai só pôs Correia aos filhos homens e não a mim e a minhas manas.
      Caso queira responder-me , deixo um dos meus e-mails.
      Abraço !

      1. 1 – O que diz sobre o meu apelido contém algumas incorreções.
        2 – Por outro lado, faltam coisas relevantes: por exemplo, onde, como, quando e porquê começou.
        3 – Quem foi o primeiro Almeida?
        4 – Se lhe interessar saber… contacte-me. Terei gosto em esclarecer.

        Atentamente
        Carlos C. de Almeida

  21. Me chamo Sebastiana
    Eu quero saber mais sobre a familia do meu pai Joaquim Batista de Almeida nascido em Minas Novas MG
    tenho um irmão que chama Antonio ALves de Almeida a mãe dele chamava-se Maria Alves dos Santos ambos de paudolinho distrito de Minas Novas MG

    1. Meu nome e Vilmar rufino de almeida…..se tuverem alguem aguem entre em contato comigo …062991581508 anapolis goias minha mae chama se Helena rufino de almeida obrigadotenho

  22. Me chamo Rosangela de Almeida, meu pai chamava-se Nelson do Nascimento de Almeida, ele era da cidade de Guaiba no Rio Grande do Sul, gostaria de encontrar os parentes, saber a origem da minha familia!!

  23. Oi Meu Avô paterno se chamava Manoel de Almeida era casado com Izolina (acho que Maria, esta apagado na certidão) de Almeida, tiveram um filho Edison de Almeida hoje falecido era casado com Maria Claudina Cleide Rebelo. meu pai nasceu em Londrina PR, eu e meus irmãos não fomos criados por eles, vivemos em uma entidade chamada ALDEIAS INFANTIS S.O.S BRASIL GOIOERE. Estou a procura para saber quem são meus parentes, se alguém se identificar com essas pessoas entre em contato por favor. Meu Insta: Linagh , email: [email protected]

    1. Oi Lina! Me chamo Cleise Mara de Almeida, sou de Santa Catarina. Meu pai se chamava Manoel de Almeida, era de Curvelo/Minas Gerais e nasceu em 1933. Ele foi para o Paraná e conheceu minha mãe em Guarapuava, ficou casado com ela até a morte dele em 2010. Não sei se ele esteve em Londrina, mas é possível. Depois eles foram para Mafra, cidade onde nasci. Ele teve muitos filhos antes de conhecer minha mãe, em Minas, São Paulo e no Paraná, a maioria dos meus meio-irmãos não conheci até hoje. Enfim… é isso que sei da minha história, mas talvez possa ter ligação com a sua.

    1. É notável a facilidade com que gente sem preparação suficiente fala de coisas complexas. Que a palavra tem raiz árabe é óbvio. Mas se alguém quiser conhecer a origem do apelido Almeida, onde surgiu, quando e porquê… esqueça Egas Moniz, aio do primeiro rei português, havia muito falecido. O nome surgiu primeiro como alcunha, transformando-se em apelido no tempo do 6º rei português, D. Dinis. Aos interessados nesta matéria poderei dizer mais umas coisas

      1. Boa tarde Carlos Casimiro de Almeida, como você se dispôs, eu estou interessado na matéria, tendo em vista que minha família é Almeida Soeiro, pelo menos tenho a árvore de costado até o ano de 1730 aproximadamente, o que você poderia acrescentar na história dessa família? Grato: e-mail [email protected]

        1. Boa tarde, Eriberto.

          a) – Quanto ao apelido Almeida escreveu Felgueiras Gayo (séc.18/19) que, sendo primeiro alcunha surgida da conquista de Almeida aos mouros no reinado do rei Povoador, foi depois assumido como nome de família. Quando? No reinado do Bolonhês ou no do Lavrador – passando de alcunha a apelido da família galega que antes do rei Afonso Henriques viera da Galiza. Repetindo: é Gayo quem diz (na sua obra Nobiliário de Famílias de Portugal, existente na Torre do Tombo mas que pode se pode seguir na Interntet) que o apelido se explica com essa tomada aos mouros.

          b) – Diz mais:

          «N3 PAYO GUTERRES, fº de Soeiro Paes Amado, viveo no tempo do Rey D. Sancho Iº [finais do séc. 12, princípios do séc. 13]. Chamarão-lhe e Almeidão por tomar aos Mouros o Castello de Almeida de Riba Coa […] e foi m.to valido do Rey D. Affonco o gordo».

          c) – «N4 PEDRO PAES DE ALMEIDA fº de PAYO GUTERRES foi Sr da casa de seu pay, e foi pª Castella [1247] com o Rey D. Sancho o Capello, e dipois delle morrer em Tolledo se tornou a recolher em Portugal, onde casou com D. Mª Lourenco».

          d) – Foi este Pedro Paes de Almeida quem assumiu a alcunha, integrando-a no nome. Nascia este apelido.

          1. Obrigado pelas informações Carlos Casimiro de Almeida, eu já tinha encontrado este conteúdo, mas como o membro mais antigo da minha família, Almeida Soeiro, era da Ilha de São Miguel, ano 1730 aproximadamente, não consegui retroceder para encontrar alguma ligação com o Pedro Paes de Almeida que viveu em Portugal por volta do ano de 1250, há um intervalo de 500 anos separando, e cerca de 16 gerações entre eles, no entanto tudo leva a crer haver uma ligação pois o N3 Payo Guterres era filho de Soeiro Paes Amado, logo dá para suspeitar que os Almeida Soeiros tenham sim origem no N3 e N4, penso em procurar um genealogista da Ilha de São Miguel para buscar estudos genealógicos da origem dos Almeida Soeiro.

      2. Meu bisavó era português . chamava-se Camilo José de ALMEIDA , Tinha Fazenda de café e cana de açúcar em Concórdia hoje pertence ao Município de Valença. No inicio de 1800 Casado com Donária de Almeida e uma forma de manter o nome de família para os filhos colocava Jose de ALMEIDA. Meu avo chamava- se Abílio José de ALMEIDA. Minhas tias comentavam muito sobre a Fazenda Amarela e a FAZENDA DO VINAGRE. Outro fato comentados pelas tias era que meu bisa usava uma farda branca com uma facha VERDE E AMARELA no peito quando tinha reunião importante sobre a situação dos fazendeiros em relação ao império. Meu avó com a libertação dos escravos ficou sem mão de obra e desgostoso tbm com a morte da esposa veio a falecer.

        1. Boa tarde, Ana Carla.
          1 – Está matéria, como certamente calculará, é vasta e complexa.
          2 -Inclusivamente não faltam, a propósito, certa fantasias na Internet.
          3 – Veja acima o que digo a Eriberto – um pouco daquilo sobre o que estou escrevendo.

    2. Olá Edinaldo, Sou a Nubia. Meu bisavô materno se chamava Ananias Lopes de Almeida. Ele dizia que sua mãe era Índia e seu pai (de onde veio o Almeida) era negro nascido na senzala. Meu bisa veio da Bahia para SP.

  24. MEU NOME É FERNANDO CESAR DE ALMEIDA SANTANA. TENHO 61 ANOS. MEU PAI JOAQUIM DE ALMEIDA E SILVA, E TEM 90 ANOS. MEU PAI PORTUGUES DE 25 DE DEZEMBRO DE 1928, NASCIDO EM VIZEU, PORTUGAL. MEU AVÔ FRANCISCO DE ALMEIDA E MINHA AVÓ MARIA DE JESUS SILVA. QUE É DA FAMILIA SILVA DE PORTUGAL. E MEU SANTANA QUE DEVERIA TER SIDO TAMBEM SANT’ANNA, É DA PARTE DA MINHA MÃE ITALIANA, DA REGIÃO SANTANA NA ITALIA. ESSE É UM POUCO DA MINHA HISTORIA, GRAVADA POSTERIOMENTE PARA OS INTERESSADOS.

    1. Olá Antenor, sou a Nubia. Meu bisavô se chamava Ananias Lopes de Almeida. Ele dizia que sua mãe era Índia e seu pai negro nascido na senzala. Todos da Bahia. Será que tem alguma ligação com sua família?

  25. Me chamo Ana Carla Silva Xavier
    Gostaria muito de conhecer a historia da minha família, principalmente por ser a caçula da caçula da minha avó materna que teve 9 filhos. Os Almeidas da minha família são de origem materna.
    Sou filha de: Carla Silva Xavier e Mario Cesar Xavier
    Minha mãe é filha de: Albertina Barreto de Almeida (nome de solteira) e Theodoro Silva Cardoso. Depois de casada, minha avó passou a se chamar Albertina Almeida Silva (ela nasceu em 1913, em Santo Amaro da Purificação, na Bahia… mas foi registrada e criada em Pujuca, também na Bahia.) Cresci ouvindo que ela foi garota pujuca, e que era filha ou neta de coronel).
    Meus bisavós (pais da vovo albertina, tambem conhecida por senhorinha) são: José Antonio de Almeida (filhos de portugueses de não sei da onde) e Josefina Antonio de Almeida (filha de italianos).
    Minha avó também contava que sua família era de fazendeiros produtores de cacau na Bahia.
    Só conheci um primo da minha minha mãe quando mais nova que residia em Ilheus, chamado Gildasio, que se não me engano foi presidente do clube de pesca e prefeito de Ilheus.

    Alem da curiosidade de conhecer a historia da familia também pretendo buscar cidadania portuguesa. Se alguem do grupo tiver algum dado ou parentesco ficarei muito grata em conhecer.

    meu whatsapp (27) 999738806 e email: [email protected]

  26. Pessoal vamos criar um grupo no Facebook para interagirmos sobre o nosso sobrenome em comum alguém se interessa manda mensagem no meu Whatsapp que organizo direito (73) 9 91724853…também quero saber mais sobre minha origem e quem sabe até encontra parentes que não conheço.

    1. Me chamo Sebastiana
      Eu quero saber mais sobre a familia do meu pai Joaquim Batista de Almeida nascido em Minas Novas MG
      tenho um irmão que chama Antonio ALves de Almeida a mãe dele chamava-se Maria Alves dos Santos ambos de paudolinho distrito de Minas Novas MG

    2. Vc já criou o grupo ? Gostaria de ser acionada tel 021982028222, Maria das Graças Almeida,meu avô português,Manuel Ignácio Almeida,,chegou no Brasil ainda império ,creio que entre 1885,ficou no Rio de janeiro,no bairro de Santa Teresa,uma fazenda de parentes, não sei porque motivo foi p o município de Santo Antônio de Pádua, estado do Rio, interior.Gostaria de saber se encontro parentes dele em Portugal ou primos no Brasil agradeço

  27. Olá Família ALMEIDA, meu nome é Anderson de Almeida, sou de Lambari/MG. Como é interessante a nossa vida e nossas origens, por isso me coloco a disposição para um possível encontro dos Almeida de Minas Gerais. Aqueles que tem esse sobrenome entre em contato. WhatsApp (35) 99943-0656

  28. Eu tbm faço parte dessa família sou do Piauí, mais minha família é de Viçosa Ceará. Minha avó Francisca Almeida casada com meu avô José dos Santos

  29. Meu nome é Pedro Henrique S faria de ALMEIDA, não conheço parente de meu pai José Luis de ALMEIDA (teoricamente falecido). caso alguém seja ficaria feliz de conhece-los.

    (11)98820-7887 whats

  30. Olá boa noite
    Sou a Ermesinde Elizabeth de Almeida Gaspar sou de Angola procuro a minha família porque já vi todos os comentários e a família Almeida e mesmo enorme, sou filha de Joaquim Emanuel de Almeida Gaspar neta de Ana Maria de Almeida e de Francisco Cardoso Gaspar os meus bisavós são portugueses e os nomes deles são Eduardo José Antonio de Almeida e Ermelinda moreira de Sá Almeida quem sober da minha família manda-me uma mensagem para o meu e-mail [email protected] bj para todos os Almeidas família guerreira .?????

  31. Bom dia meu nome é Digenario Tenorio de Almeida
    Meu pai Gerson Tenorio de Almeida
    Avô paterno Florêncio José de Almeida

    Eu gostaria de saber de onde são meus ancestrais …
    Por favor, esse é meu email [email protected]
    WhatsApp 79 99872 3430

  32. Bom dia!!!

    meu nome é CARLOS DE ALMEIDA FILHO, moro em Barcelos no Amazonas, herdei este sobrenome do meu Pai Carlos de Almeida e meu Avo mestre Domingos de Almeida, este veio para o Amazonas trabalhar trabalhar na fronteira Brasil/Colômbia e casou-se por aqui com minha avô que é natural daqui, segundo contam meu avô era Natural do Maranhão,e quando se prepara para retornar, trazer minha vô faleceu, e até então esta parte da família ficou desconhecida!! se alguém tiver alguma ou souber de Alguma semelhança entrar em contato gostaria muito de conhecer esta parte da minha família que tbm faz parte da minha historia!

    Zap (097)991522287 email:[email protected]

  33. Bom dia!!! Me chamo Carlos de Almeida Filho, sou de Barcelos, Amazonas tenho Almeida no meu sobrenome e sempre me chamou minha atenção, Herdei este nome nome por causa do meu Pai Carlos de Almeida e meu Avo Mestre Domingos de Almeida, este veio para o Amazonas trabalhar como mestre de Obras na Fronteira com a Colômbia, segundo meu pai me contou ele era natural de São Luiz Maranhão, mas infelizmente não pode retornar. E a parte paterna da minha Família ficou desconhecida, por este fato!!

    se alguém achar alguma semelhança ou uma noticia entre em contato no Zap (97)991522287 ou manda email: [email protected]

  34. Olá sou Jerusa Almeida, sou Angolana

    Minha Mãe: Fausta de Almeida
    Ando à procura do meu avô, andou em África, Angola, Malanje nos anos de 1960 a 1974.

    Avô materno: João dos Santos Almeida, Português.

    Porfavor se alguém me poder dizer qual é o distrito de Portugal em que originam a família Almeida, para eu poder investigar mais.

    1. Olá, boa tarde.
      Chamo-me Carlos Almeida.

      1 – E esse seu avô que idade terá ou teria?
      2 – Conheço os meus antepassados a partir de 1687, data do casamento do meu avô de 8º grau.
      3 – Conheço ainda o nome do pai dele (meu avô de 9º grau), mas daí para trás pouco mais sei com segurança.
      4 – Diz que «andou em […] Malanje nos anos de 1960 a 1974». De onde teria vindo, de que região portuguesa?
      5 – Já contactou o registo de nascimento da sua mãe? Nele deve constar de onde era natural o pai dela…
      6 – Para saber alguma coisa com segurança, tem de saber onde terá ele nascido. Boa sorte.

      Cumprimentos.
      [email protected]

  35. meu nome e Vagner de almeida augusto, neto de Jose ribeiro de almeida e aná Bernado de almeida gostaria de encontrar parentes sou de são paulo mais minha avo era de bauro ou pirajui sao paulo.

  36. Olá, meu nome é Jessé de Almeida Campos, o Almeida do meu nome vem do meu avô paterno natural do estado do ceará, segundo minha mãe conta veio meu avô e seu irmão para cidade de Tomé Açu no estado do pará.tudo isso aconteceu a muito tempo atrás.

  37. Olá Família,tenho parentes no Rio de Janeiro São Gonçalo o meu avô paterno era de nome Manoel De Almeida tenho antepassados portugueses sim gostaria muito de conhecer cada pedacinho da minha família alguém sabe se consigo encontrar e construir minha árvore genealógica pesquisando na net?

    1. Danuza boa noite .. estou a procura da história da minha família parte do meu pai Edson de Almeida nascido em Londrina PR filho de Manoel de Almeida e Izolina (acho que MAria esta apagado) de Almeida. Meu pai foi casado no Paraná com Maria Claudina Cleide Rebelo. Eu nasci em Santo Sp nunca soube nada sobre minha familia. Será que temos algum parentesco?

    2. Danuza boa noite .. estou a procura da história da minha família parte do meu pai Edson de Almeida nascido em Londrina PR filho de Manoel de Almeida e Izolina (acho que MAria esta apagado) de Almeida. Meu pai foi casado no Paraná com Maria Claudina Cleide Rebelo. Eu nasci em Santo Sp nunca soube nada sobre minha familia. Será que temos algum parentesco? Meu fone 44 999989102 me adc vai que somos parentes rsrs.

    3. Oi Danuza .. Meu Avô paterno tbm se chamava Manoel de Almeida era casado com Izolina (acho que Maria, esta apagado na certidão) de Almeida, tiveram um filho Edison de Almeida hoje falecido era casado com Maria Claudina Cleide Rebelo. meu pai nasceu em Londrina PR, eu e meus irmãos não fomos criados por eles, vivemos em uma entidade chamada ALDEIAS INFANTIS S.O.S BRASIL GOIOERE. Estou a procura para saber quem são meus parentes, se alguém se identificar com essas pessoas entre em contato por favor. Meu Insta: Linagh , email: [email protected]

    4. Oi Danuza, meu avô tbm se chamava Manoel, na verdade eu nunca fui criada pelos meus pais e não sei exatamente nada sobre minha familia.. hj consegui uma informação que Manoel de Almeida meu avô nasceu na Bahia, será que falamos da mesma pessoa? entre em contato cmg, [email protected]
      Meu pai é Edison de Almeida
      Minha avó Izolina Maria de Almeida
      Se alguém se identificar por favor entre em contato.

      1. Sou natural de riacho de Santana BA a minha família e vieira de Almeida meu chamava José Vieira de Almeida ja falecido bisavô Mariano vieira de Almeida também ja falecido.o meu nome é José Vieira Neto..

    5. Nome da sua vo paterna e Nunes de almeida. Um tío meu foi de Sao Joao pernambuco te e 4 filho advogados no Rio de janeiro chamado manoel que tem e Um irmao chamado, Antonio alfaiate e una Irma camada Olivia e outro chamado Patricio, foi para o rio de janeiro em meados de 1950.

    6. Oi Danuza! Me chamo Cleise Mara de Almeida, sou de Santa Catarina, meu pai se chamava Manoel de Almeida, nasceu em Curvelo/MG no ano de 1933. Eu não sei se ele passou por Londrina, mas esteve em Guarapuava/PR nos anos 70 onde conheceu minha mãe, se casaram e ficaram juntos até a morte dele em 2010. Meu avô, pai dele, se chamava Melquíades Celestino de Almeida, e a minha avó Araci Gomes de Almeida. Segundo meu pai contava minha avó era bugre e meu avô laçou ela e trancou num quarto até amansar. Uma história triste, mas a gente sabe que naquelas épocas era assim. Não conheci meus avós e sei muito pouco sobre eles, meu pai não falava muito.

  38. Um grande abraço a todos os Almeidas de todo o mundo, pois somos todos parentes e afirmo que somos todos da mesma linhagem que estão espalhados em todos os cantos do Brasil e também em outros países. abraços.

    1. Sou Jorge de Almeida moro no Rio de janeiro e sou neto de José Antônio de Almeida e Henriqueta Rosa de Almeida, vieram para Petrópolis em 1906 e se casaram em 1908, tiveram 2 filhos aí e em 1911 se mudaram para o Rio de Janeiro na Penha e tiveram mais 8 filhos isso na rua Dionísio 69 na Penha e isso foi no dia 23 /10/1911,no caso vamos fazer 108 anos pois estamos hoje na sexta geração e ainda tem Almeida morando lá.

    2. Sebastiana Batista de Almeida
      Eu também acredito nessa teoria pois somos uma raça miscigenada e nossas origens vieram todos de outros países ALMEIDA para sempre independente o grau de parentesco somos todos um só
      ” Também procuro um irmão por parte de pai ANTONIO ALVES DE ALMEIDA”

  39. Olá me chamo Isaete dos Santos Almeida
    Filha de José Maria de Nazaré Almada e de Teresa Rodrigues dos Santos.
    Avós paternos Irineu Ribeiro de Almeida
    E Maria Franciscos de Nazaré
    Avós maternos Raimundo Rodrigues dos Santos e Maria madalena Rodrigues dos Santos.
    Gostaria muito de saber a minha origem.

  40. Olá!

    Família Almeida!

    Meu nome é César Assis de Almeida, filho de
    Pais – Joaquim Batista de Almeida X Celene Assis de Almeida
    Avos paterno – João Batista de Almeida x Geralda dos Santos
    Bisavós Paternos – Joaquim de Almeida x Marcelina Francisca de Almeida – casados em Porto Novo do Cunha MG
    Bisavós Joaquim de Almeida veio de Fortaleza MG e a Bisavó veio do Rio de Janeiro RJ

  41. Sou neta de JOSÉ MARTINS DE ALMEIDA RODRIGUES, português que chegou a Recife já adulto, e de Adelina Maria da Conceição, brasileira, de Pernambuco.
    Estou procurando informações sobre os familiares do meu avô e agradeceria qualquer informação.

  42. Olá tudo bem? Então me chamo Sidney Aparecido de Almeida meu avô chama-se José de Almeida a minha bisavó chamava Luzia de Almeida os meus tataravós chamava José de Almeida e Gregória Fernandes de Almeida e os pais da Greglória chama Thomas Alves de Souza e Margarida Alves de Souza e os pais de José de Almeida se chamava Joaquim de Almeida e Josefa de Almeida eles eram de Paratinga Bahia me ajudem a descobrir. Obrigado.

    1. Que interessante, Sidney, meu avô também chama-se José de Almeida.
      Se os nomes “José” e “Almeida” não fossem tão populares no Brasil, até cogitaria a possibilidade de você ser um primo distante hahaa.
      Um abraço!

    2. Boa noite Sidney sou neto de José Vieira de Almeida ja falecido, aqui na Bahia na região de riacho de Santana, Bom Jesus da Lapa Igaporã Macaúbas,esta concentrado essas famílias,eu sou José Vieira Neto,

      1. meu nome ,Joao Francisco de Almeida…sou neto de |Gregorio Cavalcante da Silva.minha avo Percelina Francisca de Almeida….moravam,em Macaubas…Vereda. Riacho Riacho Santana.

    3. Oi Sidney Aparecido, estou a procura de José de Almeida, e a mãe dele era Luzia de Almeida, ele natural de Mossoró/RN, e morava em Vitória da Conquista/BA, será que estamos falando da mesma pessoa? Ele é avô do meu filho e queríamos muito encontrá-lo.

  43. Boa tarde, meu no me Jhonny, sou neto de SEBASTIÃO TEODORO DE ALMEIDA, e MARIA DE LURDES GUERRA ,bisneto de QUERUBINO TEODORO DE ALMEIDA e PERPETUA MARIA DE JESUS e ANTONIO FRANCISCO GUERRA EMARIA CAMILA GUERRA, se tiver alguem que conheça estes nome entre em contato porfavo 31991048222 sou de minas Brasil ,procuro por algumas informaçoes

    1. Boa tarde jhonny de almeida ,sou angela teodoro de almeida , meu pai geraldo teodoro de almeida , e avós paternos ,manoel teodoro de almeida , avó paterna , maria evarista de almeida , e os pais do meu avô,jose teodoro de almeida , maria martins da fonseca , pelo q sei meu bisavô nasceu em minas , moro em presidente prudente , e tenho muitos tios q moram aqui tbem , todos por parte de pai , pelo q sei meu pai foi criado no parana ! Podemos trocar informações se deseja! Grande abraço.

  44. Olá, Meu nome é Julio Cesar De Almeida e moro em São José dos Campos, SP. gostei dos comentários, pois tenho feito pesquisas a respeito das famílias De Almeida. Minha família até onde consegui encontrar moravam nas proximidades de Itaberá, SP. Consegui encontrar alguns documentos de parentes já falecidos em cartórios de lá.
    Meu pai: Júlio Evaristo De Almeida
    Meu Avô: José Evaristo De Almeida
    Meu Bisavô: Francisco Rodrigues De Almeida
    Minha Tataravó: Laurinda Rodrigues De Almeida.
    Ainda estou investigando, mas demanda tempo e também um pouco de dinheiro pois os documentos nos cartórios não são baratos. Se alguém for da região de lá e tiver alguma informação para compartilhar, ficarei grato.

    1. Olá Júlio! Por acaso vc tem parentes da família Rodrigues de Almeida no Rio de Janeiro? Mais precisamente na região portuária do Rio? Meu avô era Rodrigues de Almeida.

      1. Oi Kátia.
        Ainda não tenho informações sobre de onde vieram estes meus parentes, pois Rodrigues de Almeida Era meu Bisavô e tataravós. Minha família mantém o sobrenome De Almeida, e temos uma ramificação “Jacinto De Almeida “, que são irmãos do meu pai e primos.

        1. oi boa tarde, somos tocaio de nome, também sou Júlio César de Almeida Silveira! pelo lado da minha mãe são de Sorocaba SP, meu tetra avô o Joaquim José de almeida era coronel e fazendeiro o qual se radicou aqui em Soledade RS e vou citar o nome do bisavô e avô, Eugênio José de Almeida e Antenor Rodrigues de Almeida, até quem sabe pode ser também parentes dos da kátia o qual li a mensagem. Tenho algumas informações que talvez seja útil para a sua pesquisa. Abraços.

          1. Júlio, meu avô se chamava, exatamente Antenor Rodrigues de Almeida. Faleceu em Rio Verde/GO, será que é a mesma pessoa?

          2. minha avó dizia que o pai ou avô dela na bahia era coronel, o pai dela se chamava José Antonio de Almeida, foi casado com Josefina Antonio de Almeida. Talvez sejamos parentes, podemos trocar informações?

          3. O pai de minha bisavó Mathilde Silveira Machado se chamava Eugênio José de Almeida Machado e segundo informações de minha falecida avó, eles eram de Soledade – RS.
            Seria da mesma família?

          4. Ola Julio, sou neto de Clemetino Machado de Almeida casado com Amantina Machado, ambos já falecidos, viveram na região das missões do Rio Grande do Sul, próximo de Cruz Alta/RS (onde eu nasci) todos meus familiares mais antigos são da região que estende até Soledade. Têm algum elo com teus tataravos? podemos tentar cruzar algumas outras informações?
            meu e-mail: [email protected]
            Um abraço

        1. Olá, Rodrigo. Sou de Natal também e estou levantando os antepassados de sobrenome Almeida. Na minha família tenho um bisavô de sobrenome Rodrigues Almeida. Pode ser que tenhamos algo em comum.

    2. Júlio, encontrei meus antepassados em Portugal na Freguesia de Moreira, Maia, no Porto. Lá encontrei muitos Rodrigues de Almeida e tb em São Cristóvão ,Ovar. Sei que muitos vieram para vários estados do Brasil.

  45. Gostaria de informações a respeiro da Família: Felício de Almeida
    Sou Sirlete de Almeida
    Gostaria de saber a origem da Família Felício de Almeida.
    Meu bisavó chamava-se Felício de Almeida e meu avó, sr. Antônio Gregório de Almeida.
    Não conheci ninguém deles. Meu Pai hoje com 95 anos chama-se Felício de Almeida.Ele nasceu no dia 5 de março de 1926 no município de Caratinga, Minas Gerais.
    Obrigada

    1. Sirlete, boa noite. tive um ancestral que residiu em sao goncalo do para ou imediacoes. se chamava felicio de almeida mattos. teve um filho que se chamou martinho de almeida mattos. este martinho nasceu em 1.842. foi batizado em sao goncalo do para. sera que tem algo a ver… um neto desse felicio nasceu proximo a 1900 e tambem se chamou felicio de almeida mattos
      qualquer coisa meu email eh [email protected]

  46. Olá,gostei muito de saber sobre meu sobrenome.Se alguem se enteressar em um grupo da família Almeida no zap esse é o meu número 77 999003332.Aí é só entrar em contato comigo.

    1. nobre ,blz sou Jonathas Carlos Silva de Almeida e se vc tiver uma arvore genealógica e quiser falar comigo talvez possamos ter algum parentesco o meu antepassado chama-se Celestino de Almeida da Silva quiser fazer contato meu numero
      : 21 98448-7643
      [email protected] um abç .

  47. Olá JEFERSON PEREIRA ALMEIDA, filho de Gerson de Oliveira Almeida (falecido em São João de Meriti) e de Ana Pereira da Silva. Entre em contato com KÁTIA MOURA. Já nos falamos antes neste mesmo site. Meu avô , José Rodrigues de Almeida, português. Deixei um recado acima pra vc. [email protected] hotmail.com.

  48. Sou Belém do Pará e conheço muito pouco a família do meu pai José Braz Almeida e do meu avô Virgílio Deodato de Almeida.
    Se por ventura alguém conhecer site ou Banco de dados que contenha a árvore genealogia completa das famílias é só me mandar por inbox?

  49. Sou Marcia Ribeiro de Almeida Moreira, filha de FRANCISCO MANOEL DE ALMEIDA, neta de MANOEL VICENTE DE ALMEIDA E MARIA APARECIDA DE JESUS, não conheci meus avos. Sei que meu pai nasceu em 17/07/1924 Natural de Bom Jardim de Minas – MG
    Certificado de Reservista 654266 9 (Regimento de Cavalaria 1/199 incluído em 15/06/45 e excluído em 30/09/1948) Casado em 30 de julho de 1949,Município de Três Corações , MG com Teresinha Ribeiro de Almeida Filha de João Arlindo Floriano e Benedita de Deus Floriano.
    Tenho 50 anos e nasci em Mangaratiba, RJ,
    Eramos 10 irmãos.

    1. Olá, Márcia sou de minas gerais também e minha avó materna diz que seu bisavô foi Nardino Ribeiro de Almeida, casou-se duas vezes e teve 27 filhos. Minha avó tem hoje 78 anos. Vovô Nardino foi pai de Maria Amélia Almeida mãe da minha bisavó.
      Ela nos conta que vieram três famílias de Portugal para ajudar nas fazendas, foram as famílias: Costa, Almeida e Rodrigues. É um pouco confuso pois ouve vários casamentos entre parentes, mas acredito ser os pais de vovô Nardino que chegaram ao Brasil de Portugal.

    2. Oi Márcia tudo bem?
      Eu li o seu relato sobre a família Almeida.
      O que eu achei muito interessante é porque temos o mesmo sobrenome.(Sou filho de Pedro Ribeiro de Almeida).
      Meu pai era de MG. Não me recordo bem. Mais me parece que o nome da cidade dele era ataleia mg. Não lembro o nome dos meus avós porq não tive o prazer de conhecer.
      Meu pai saiu da casa dos meus avós ainda jovem. E nunca mais retornou. Porém ele sempre comentava a vontade de rever os parentes.
      Meu pai faleceu em Rondônia no ano de 2007 onde ele viveu por muitos anos..
      Sendo assim todos nós da família dele sempre tivemos a vontade de conhecer os parentes dele.
      Meu nome é Marcos Antônio Moraes de Almeida. Sou de Rondônia E moro em Minas Gerais
      Bh.
      Se vc ver esse comentário por favor entre em contato comigo.
      Tenho muito vontade de conhecer pelo menos um parente do meu pai. Meu zap 069 9 99320435

    1. Achei deveras interessante a sua pergunta. Por isso lhe respondo.
      1 – Originalmente Almeida é uma pequena vila portuguesa, na região da Beira Alta.
      2 – O nome tem origem árabe, como falcilmente os entendidos percebem.
      3 – Foi conquistada aos mouros nos finas do déc. XI, reinado de de D. Sancho I, o 2º rei português.
      4 – Nessa conquista ter-se-á distinguido muito um certo Guterres, a quem acabaram chamando «Almeidão».
      5 – Um seu descendente assumiu o apelido e passou a chamar-se PEDRO PAES DE ALMEIDA.
      6 – Foi o primeiro Almeida. No tempo do rei D. Dinis — na passagem do séc. XIII para o XIV.
      7 – Várias vezes houve depois a conversão de judeus e mouros ao cristianismo, com escolha de novos apelidos.
      8 – Assim, é muito difícil saber ao certo se alguém é Almeida de base ou por opção.
      9 -Mas tem razão: somos todos se não irmãos, ao menos parentes !

      1. Carlos…Meu nome é Salomao Carneiro de Almeida filho, meu pai Salomao Carneiro De almeida nascido em 1903..meu avo Fermiano de Almeida…(minha avó era Carneiro)sei que tive bisovo, ou antes que era Paes de Almeida…sei que a familia é oriunda de Sorocaba. e viraram fazendeiros aqui em Curitibanos sc.eu gostaria de ir mais a fundo…pode me ajudar..??meu email : [email protected]

      2. Achei deveras interessante a sua pergunta. Por isso lhe respondo.
        1 – Originalmente Almeida é uma pequena vila portuguesa, na região da Beira Alta.
        2 – O nome tem origem árabe, como falcilmente os entendidos percebem.
        3 – Foi conquistada aos mouros nos finas do déc. XI, reinado de de D. Sancho I, o 2º rei português.
        4 – Nessa conquista ter-se-á distinguido muito um certo Guterres, a quem acabaram chamando «Almeidão».
        5 – Um seu descendente assumiu o apelido e passou a chamar-se PEDRO PAES DE ALMEIDA.
        6 – Foi o primeiro Almeida. No tempo do rei D. Dinis — na passagem do séc. XIII para o XIV.
        7 – Várias vezes houve depois a conversão de judeus e mouros ao cristianismo, com escolha de novos apelidos.
        8 – Assim, é muito difícil saber ao certo se alguém é Almeida de base ou por opção.
        9 -Mas tem razão: somos todos se não irmãos, ao menos parentes !

        Olá Carlos, todas estas informações eu já tinha visto, Me parece, e procuro documentos para confirmar, salvo engano, os Almeida Soeiro provêm, segundo minha pesquisa desta origem:

        “O Genealogista português Manuel José da Costa Felgueiras Gaio em seu Nobiliário de Famílias de Portugal[1], dá a origem dos Almeida em Dom Palayo Amado [2] fidalgo, que casou-se com D. Moninha Guterres, Dama da Rainha D. Teresa, com quem teve um filho chamado Soeiro Pais Amado.

        Soeiro Paes Amado casou-se com D. Justa Pais, filha de Paio Guterres da Silva Alcaide Mor, e tiveram um filho, Paio Guterres Amado.

        Dom Payo Guterres Amado foi o responsável por derrotar os Mouros tomando o Castelo de Almeida de Riba Coa (Ribacôa), sendo ele conhecido como Almeidão por este feito, recebendo do Rei Dom Sancho I o título de Senhor do Castelo de Almeida. Dom Paio Guterres Amado legou o Castelo aos seus descendentes que tomaram o nome Almeida como sobrenome de família. O primeiro membro da família a receber o sobrenome Almeida foi Pedro Paes de Almeida, filho de Paio Guterres Amado.

        Por este motivo, Almeida é um nome de origem toponímica, ou seja, sua origem indica um local.

        Só me falta encontrar os descendentes até meu 6º avô que veio para o Brasil procedente da Ilha de São Miguel nos Açôres por volta do ano de 1730.

  50. Sou neto de um portugues Luiz Braz de Almeida vindo talvez das ilha da Madeira.Ele retornou as origens deixando 4 filhos (Jose Braz ,Luiz Braz , Francisco Braz e Sebastiana Braz).Todos são falecidos.Quando ele chegou se estabeleceu em um sitio chamado Bom Retiro cidade de Bariri estado de SP. Gostaria muito saber se alguem tem algum parentesco com esse nome e saber se as origens são as mesma.
    grato

    Jose Aparecido de Almeida

  51. Olá família ALMEIDA! Sou gaúcha e minha mãe tem sobrenome ALMEIDA. Realizamos em 2015 0 I Encontro da família Almeida, logo dia 14/10, teremos o II Encontro. Por aqui existem muitos Almeida!

    1. Oí, Vera, sou Benjamim de Almeida Mendes, nasci em E ntre Rios, na Bahia. No dia 04/11/17 realizamos na cidade de Conde o terceiro Encontro dos MACHADO de ALMEIDA.

  52. Eu tbm sou almeida alessandra almeida da silva erdei da minha mae izaura de almeida da silva minha avo materna edlfina florencia de almeida so sei q eles vieram de minas gerais nao sei nada dos meus antepassados se podetem me ajuda

  53. Procuro patented e irmaos do meu bizavô, pak da minha avó Gercyra de Almeida, que se chsnava Izalino Antonio de Almeida de Guaxupé, Minas Gerais, depois meu bizavô foi mortar em Sertāozinho, Sao Paulo. Minha avó dizia que em Guaxupé havia uma rua com o Nome do parents dela que era Almeida.

  54. Meu nome é Fabrício de Almeida.. adorei a origem do sobrenome e queria saber se tem algum encontro de famílias com o sobrenome Almeida no Brasil..??? Seria legal conhecer nossos “parentes”…

    1. Poxa eu tbm gostaria de ir …É gostaria de conhecer parentes do meu pai que nasceu em Pernambuco de 1931,Casa Amarela.Seu nome Antonio Luiz de Almeida e minha vó Maria Dulce de Almeida e meu avô Luiz Cláudio Santos de Almeida.

  55. Sou Alex Almeida. Herdei Almeida do meu pai Altair Avelino de Almeida, avô Pedro Avelino de Almeida e bisavô Tiburcio Avelino de Almeida.
    Somos de Minas. Especialmente do triângulo mineiro.
    Se alguém achou familiar os nomes, entre em contato. [email protected]

  56. Sou Maria Betânia Reis Meijon. Minha Mãe, quando solteira era, Maria Lopes de Almeida. Sei que meus avós e bisavós eram portugueses, pela certidão de óbito de meu avô. O nome dele era Manoel Bernardo de Almeida e de seus pais Manoel Tavares de Almeida e Maria da Conceição. Meu desejo é saber a que região portuguesa eles pertenciam pois preciso muito requerer a cidadania portuguesa. Ficarei eternamente grata pela informação. Na certidão de óbito de meu avô, consta somente a nacionalidade e não naturalidade. Obrigada mais uma vez.

  57. meu pai se chama Expedito da Silva Braga (BH/MG), meu avô Luiz Antunes Braga (Itabirito/MG) eu me chamo Evaldo Antônio de Almeida Braga (BH/MG), Procuro alguem da familia Almeida Machado. Minha Avo Maria Araci de Almeida Machado e minha mae Nanci Amelia de Almeida Braga

  58. Joao Francisco de Almeida. ,Sou neto de Gregorio Cavalcante da Silva.. e Precelina Francisca de Almeida,,,,Cidade de Santa Rita de Cassia.no Est. Bahia.,,gostaria de conhecer meus parentes,.nao os conheço ninguem ,meu pai veio para S,Paulo e nao voltou mas na Bahia.

    1. Você deve ser meu primo. Procure, por favor, Francisco César Lins Sant’Ana, ele é membro do Instituto Hístórico e Geográfico da Bahia e publicou dois livros sobre nossas famílias.

  59. O meu Almeida vem dos meus avós paternos. Meu pai se chama Jorge Luiz de Almeida, meu avô, Nicéio Pereira de Almeida e meu bisavô, Joaquim Pereira de Almeida. Tudo que sei é que são de Quissamã, estado do Rio. Passaram um tempo morando em Venda das Pedras, Itaboraí, também estado do Rio, logo fixaram residência em Duque de Caxias.

    1. Ola ricardo souza de almeida!
      Creio q somos descendentes dos mesmos pereiras de almeidas!
      Meu avô paterno PEDRO PEREIRA DE ALMEIDA!
      Meu pai GERALDO PEREIRA DE ALMEIDA!
      Ambos de minas gerais!
      Não conheci meu avô so sei q minha mãe dizia q ele éra fazendeiro!

  60. Bom dia Família linda de Almeidas. amei a origem do meu sobrenome.
    sou do Maranhão. Filho de Raimundo Gomes de Almeida(in memoriam) e Ideuzuite Lima de Araujo. meu pai do Maranhão e minha mãe do Ceará.

    sobrenome do qual tenho muito orgulho. vou mandar entalhar o brazão da família em madeira nobre e pendurar na minha sala.

  61. Sou Almeida de Ichu na Bahia. Meu pentavo Joaquim José de Almeida veio da vila de Coração de Maria município de feira de Santana na BA.

  62. Meu nome é Jorge Luís Pereira de Almeida …Almeida por parte do meu pai meu vô e meu bisavô paterno veio de Portugal pro Brasil.
    A muitas décadas atrás

    1. Você é de onde Jorge Luiz? Meu avô Nicéio Pereira de Almeida teve um irmão chamado Belizário, ele éra deficiente auditivo, quando criança teria sido adotado por um casal de alemãs com autorização do meu bisavô Joaquim Pereira de Almeida. Meu avô também teve outros dois irmãos, José Carlos Pereira de Almeida e Dulcinéia Pereira de Almeida. É tudo que eu sei…

  63. Bom dia,
    abri este link por curiosidade, me chamo Raimundo de Almeida Pereira, nascido em Boa Vista Roraima, meus pais vieram do Rio Grande do Norte e Ceará em meados de 1950. muito interessante ver a origem dos Almeidas. grato por conhecer a todos .
    sou Engenheiro Agronomo e resido em Boa Vista, capital de Roraima.
    grande abraço!

    1. Prezado Raimundo, eu sou dos Almeidas do Rio Grande do Norte e sei que um tio avô foi para esta região há muito tempo. Se quiser trocar informações como nomes de avôs e avós, estou fazendo o levantamento dos meus antepassados. O nome do meu bisavô era Francisco Rodrigues de Almeida.

    2. Oi Raimundo, meu pai se chama Raimundo Soares de Almeida espírito Santo.
      Creio que temos algum parentesco.
      Sou nascido no Amazonas, da cidade de Maués…

      1. Boa noite família Almeida,meu pai e da família , ele chama João Vieira de Almeida, natural de riacho de Santana Bahia, aqui na região a família Almeida e muito grande, aquele abraço a vcs todos..

    1. Fabricio,
      Minha família e de sobrenome almeida , origem de Araçuaí.. minha avó chamava , Antônia paiva dias o meu avô não me lembro..
      Meu pai se chamava, Mario leite dos santos
      Minha mãe se chama: Maria José almeida dos santos (setubal)

  64. Estou procurando a irmã do meu pai Idalia Maria de Almeida, que nasceu no Pedrado, região de Caetité..meu pai meu João Correia da Silva não ha vê por volta de 70 anos. meu zap 011969076703 Samuel

  65. Boa noite, Família de Almeida! Somos muitos em todo o Brasil… Porém, estamos felizes pela nobreza do nosso sobrenome é que temos a satisfação de sabermos que temos direito a mais uma cidadania, é bom demais. Como o Brasil não passa de uma Republiqueta de Bananas, e agora não se tem mais perspectiva de futuro por aqui… Fica a dica, é arrumar as malas, passaporte nas mãos e documentação toda certinha e partir para sua nova terra. Sou Antônio de Almeida, Pernambuco.

  66. Boa noite a todos os Almeidas, como não podeia dexar de ser, também estou na raiz genealógica dos Almeidas, pessoal gostaria de saber e tem algum advogado no grupo, e se é possivel pedir na corte potuguesa o reconhecimento da origem familiar ?. Para fins de cidadania.

  67. O meu avô era Henrique José de Almeida acredito q ele veio dá região de Messias Targino/RN foi p São Miguel/RN onde nasceu meu pai no ano de 1918,apesar de eu não ter Almeida no meu nome faço parte desta família.

  68. Estou um pouco confuso,quando pesquiso no Google o nome Almeida aparece junto o sobrenome Paes de Almeida e esse é meu sobrenome más não sei se tem ligação.
    Se alguém souber algo poderia escrever nos comentários?

    1. Boa noite Júnior. Dê uma pesquisada nos comentários abaixo, pois acho que há um comentário esclarecedor sobre o sobrenome Paes de Almeida; tudo indica que tem algo a ver com o antepassado da sua família. É um artigo muito bom. Leia lá amigo.
      Ass. Ronaldo Almeida

      1. Boa tarde eu me chamo Vanderlei Francisco de Almeida meu pai é Arlindo Francisco de Almeida eu sou de Campinas o meu pai é do norte de minas gostaria de conhecer mais Francisco de Almeida e-mail [email protected] eu queria saber sobre o sobrenome Francisco de Almeida .

  69. Meu nome de solteira é Katia de Almeida Moura. Sou natural de Niterói-RJ mas hoje resido em Foz do Iguaçu-PR. O sobrenome Almeida é de meu avô, nascido em Portugal, que veio ainda pequeno para o Brasil (Rio de Janeiro) por volta de 1900. Não é sabida a cidade onde nasceu. só que viveram no bairro Santo Cristo-RJ. Estou buscando essas informações. Meu avô se chamava José Rodrigues de Almeida, e seus pais, meus bisavós eram Antônio Rodrigues de Almeida e Margarida Roza de Jesus e meus bisavós maternos eram José Honório Espíndola e Balbina Rosa Espíndola, todos portugueses. Qualquer informação será benvinda!

    1. Que mundo pequeno !
      Ao que parece achou aqui um parente em portugal !
      Sou filho de Gerson de Oliveira Almeida (falecido e natural de São João de Miriti – RJ, casado com Ana Pereira da Silva).
      Meu avô paterno: José Rodrigues de Almeida – Embarcou no dia 17 de Outubro de 1897 do porto de Lisboa rumo ao Rio de Janeiro – Brasil acompanhado dos seus pais (meus bisavós paternos): Antônio Rodrigues de Almeida e Margarida Roza de Jesus à bordo do navio Espanhol: Esperanza Corte .

      1. Olá Jeferson! Tudo bem? Penso que existem coincidências em nossas informações. Meu avô se chamava Jose Rodrigues de Almeida e veio para o Brasil , acredito que em 1897 tb para o Rio de Janeiro. Porém, meu bisavô, Antônio Rodrigues de Almeida faleceu em Portugal em 1889 e nem chegou a vir para o Brasil. Deixou dois filhos pequenos : meu avô José e Rozalina, mais nova que ele. A mãe de meu avô, minha bisa, Margarida Rosa de Jesus casou-se pela segunda vez com um português Manoel de Oliveira, com quem teve mais dois filhos ainda em Portugal e veio com o segundo marido para o Brasil. Meu avô , já com 15 anos, acredito que tenha vindo com Rozalina no mesmo ano, 1897, porém não encontrei seu passaporte, apenas o de Manoel de Oliveira com a família nova. Por isso penso que não se trata do mesmo José Rodrigues de Almeida. Gostaria muito que fôssemos parentes. Vamos conversar mais. De repente somos parentes de outro ramo da família. Meu face é Kátia Moura de Foz do Iguaçu , Paraná. Entre em contato comigo, por favor.

      2. Jeferson, alguma coisa não bate pois meu avô viveu em Nova Friburgo mas existem muitas coincidências. Vc tem certeza que se bisavô Antônio Rodrigues de Almeida veio para o Brasil ? Vc encontrou o passaporte dele? Até o ano de saída de Portugal coincide. Mande um e-mail pra mim. ka_ [email protected]

      1. Olá Amanda. Fico feliz em saber que tem alguém em Portugal com a boa vontade de ajudar. A cidade de meu avô e dos meus bisas eu descobri. Nasceram em Moreira, Porto. Tenho a certidão de meu avô e estou tentando minha cidadania, que agora está mais difícil pela nova lei, pois vou ter que pedir como neta, já que minha mãe é falecida . Quero muito conseguir. Estou aposentada, sou professora de Língua Portuguesa e gostaria muito de morar em Portugal . Estou pesquisando tb minha árvore genealógica e já encontrei muitos registros de parentes já falecidos. Gostaria muito de encontrar alguém da família Rodrigues de Almeida, em Maia, no Porto para fazer contato e saber mais informações. É muito importante pra mim. Se por acaso vc puder me ajudar ficarei muito feliz e imensamente agradecida. Pode ser pela informação de algum jornal de classificados que eu possa procurar, por alguma rádio, algum estabelecimento comercial dessa família. Já procurei no Facebook e no Google mas não encontrei até agora.Vou aguardar uma resposta sua. As informações sobre meus ancestrais estão no texto acima que vc já viu. Tenho parentes em São Cristóvão e Vilarinho, Ovar. Um grande abraço e muito obrigada.

    2. Oi katia. Sou Iam de Almeida Moura. Achei um coincidência. E tbm tive uma bisavó com sobrenome de Jesus. Miguelita de Jesus.
      Seria legal se descobrissemos algum parentesco.

      1. Olá Iam, o meu sobrenome veio pelo casamento de minha mãe Iza de Almeida, filha do português José Rodrigues de Almeida e do meu pai Acyr da Silva Moura.

  70. Olá Origemdosobrenome,

    Descubra um jeito divertido, inovador e sustentável para trocar aquilo que não te serve mais por algo que você quer!
    Conheça o APP Trocas, uma plataforma prática e inovadora para você divulgar produtos que quer trocar e vender! Afinal, o que é velho pra você pode ser novidade para alguém!
    Assim, todos saem ganhando, inclusive o meio ambiente!

    APP Trocas
    http://apptrocas.com.br/blog/

  71. Me assino Ramalho de Almeida,a assinatura Ramalho vem da minha mãe que se chama Ivanira da Aparecida Ramalho meu pai Gilmar de Almeida a mãe do meu pai se chama Nair dos Santos de Almeida,eo pai dela era Alfredo fogaça de Almeida,foi assim que formou minha assinatura

  72. Eu sou Áurea de Almeida Moura,dos Almeida Moura de Aracaju,porém,minha vó segundo sabemos era portuguesa,mas na verdade eu e minha prima estamos investigando a real origem da minha família…se alguém for Almeida e melhor ainda Almeida Moura e souber algo me contate por favor

  73. Sou Isaque Fernandes de Almeida, herdei Fernandes da minha mãe e Almeida do meu pai, meu pai se chama: Antonio Francisco de Almeida, e minha mãe chamava-se: Severina Fernandes da Silva Costa. Gostaria muito de saber se tem um profissional específico que trabalhe na área de Registros Civís e outros.

  74. Sou Almeida também que veio do meu bisavô que foi pro meu avô que foi pro meu pai veio pra mim e vai pros meus filhos e netos sou Pedro Henrique Constantino de Almeida.

  75. Amei saber que o meu nome tem essa história estou muito feliz , o meu nome é Luiz Felipe Almeida Amaral e erdei o nome Almeida da minha mãe lucicleide do naicimento Almeida nossa que incrível amei .

  76. Eu sou de Lebon Régis / SC – Joceli de Fátima Almeida herdei o sobrenome do meu pai Vilton Fernandes de Almeida que nasceu em Bom Retiro / SC

  77. Boa tarde,meu nome é Laurilio Alves de Almeida,o nome do meu pai era Bráulio Carlos de Almeida e minha mãe,Maria de Lourdes Alves de Almeida,ambos naturais da cidade de Porto Calvo,Alagoas,terra de Calabar,desejo saber mais sobre a origem da minha família e qual o brasão ideal que devo adotar.

    1. Oi tudo bem Lidiana? Minha familia é de origem Mineira de Almenara e somos Almeida tbm. Eu estou buscando a familia da meu avô em Almenara e Palmopolis ele se chamava Eduardo Almeida… pocura meu email no facebook [email protected]

  78. Bom dia, meu nome é Geraldo Rodrigues da Silva ,moro na cidade de pato branco Paraná ,Brasil, quero encontrar documentos que fala do meu bisavo , o nácido no distrito de Almeida, hoje município , o nome dele , Eduardo Ferreira de Almeida ,nascido entre os anos de 1842 a 1856, por gentileza se alguém que trabalha com cidadania ou outros ,poder nos ver essa situação ,fico grato. Aí podemos falar mais.

    1. Oi Geraldo sou bisneta de Durval Ferreira de Almeida filhos de Manuel (ou Manoel) Ferreira de Almeida e Teresa xxx de Almeida.

      Será que somos parentes?

      Qual o nome do seu pai (ou mãe ou avó caso for o parentesco) e avô (ou avó caso for o parentesco)?

  79. eu tenho o sobrenome almeida por parte de pai e santos da minha mãe ai fica santos de almeida e amo muito esse nome e de saber que tem origens muito significantes …

          1. Nossa o meu nome de solteira era Gislene Almeida dos Santos, agora sou tirei o Santo e coloquei Santana.

            Meu avo nasceu em Ibicui Bahia, minha avó veio da familia Carvalho.

            Fico a pensar quem veio antes…as vezes quero parar de fazer o que faço e buscar meu passado…nasci em Sp.

  80. MINHA MÃE É ALMEIDA MEU PAI MACHADO DE ALMEIDA AI ENTÃO EU SOU MACHADO DE ALMEIDA MAS SOU ALMEIDA DE PAI E MÃE ATÉ PORQUE OS DOIS SÃO ALMEIDA

    1. Sou natural de Florianópolis meu pai é Osvaldo Camilo Machado e minha mãe Maria Da Apresentação Nascimento de Almeida o meu nome Jackson Camilo de Almeida que Herdei de minha mãe cujo a mesma é filha de José Severino de Almeida natural de Salgueiro em Pernambuco tenho interesse em saber mais sobre minha genealogia se alguém pode ajudar …Agradeço Busco imagens e documentos

  81. Uma variante utilizada aqui no brasil para indivíduos de mesma linhagem familiar é o sobrenome D’Almeida, talvez por erro de grafismo muito comum nos cartórios de registro civil.

  82. Estou procurando a minha família por parte de mamãe, sei que tenho um irmão com o nome de Aquiles Rainha de Almeida, o nome de sua mãe é a Sra. Maria Isabel Rainha de Almeida.

  83. Almeida (por vezes Almeyda em português arcaico) é um apelido de família comum nos países de língua oficial portuguesa, nomeadamente em Portugal e no Brasil.
    O Genealogista português Manuel José da Costa Felgueiras Gaio em seu Nobiliário de Famílias de Portugal1 , dá a origem dos Almeida em Dom Palayo Amado 2fidalgo, que casou-se com D. Moninha Guterres, Dama da Rainha D. Thereza com quem teve um filho chamado Soeiro Paes Amado.
    Soeiro Paes Amado casou-se com D. Justa Pays, filha de Payo Guterres da Silva Alcaide Mor, e tiveram um filho, Payo Guterres Amado.
    Dom Payo Guterres Amado foi o responsável por derrotar os Mouros tomando o Castelo de Almeida de Riba Coa (Ribacôa), sendo ele conhecido como Almeidão por este feito, recebendo do Rei Dom Sancho I o titulo de Senhor do Castelo de Almeida. Dom Payo Guterres Amado legou o Castelo aos seus descendentes que tomaram o nome Almeida como sobrenome de família. O primeiro membro da família a receber o sobrenome Almeida foi Pedro Paes de Almeida, filho de Payo Guterres Amado. Por este motivo, Almeida é um nome de origem toponímico, ou seja, sua origem indica um local.

    Fonte: Nobiliário de Famílias de Portugal Índice H.G. 40102 V. II, Autor: Manuel José da Costa Felgueiras Gaio (1750-1831), Biblioteca Nacional de Portugal CDU 929.52(469).

    1. 1 – Estas informações sobre o apelido ALMEIDA são essencialmente corretas! Talvez excessivas. Importa é dizer como surgiu o apelido, no século 13:
      2 – No tempo do 2º rei de Portugal, Sancho I (finais do século 12), foi tomado aos mouros o castelo de Almeida.
      3 – Nessa cruzada muito se distinguiu um cavaleiro, Payo Guterres (nome que consta. Sem Amado, apelido que era do pai).
      4 – A esse Payo Guterres começaram então a chamar «o Almeidão».
      5 – Após a morte do rei Sancho II (neto do primeiro) em Toledo/Espanha, um filho deste Almeidão regressando a Portugal assume a alcunha. E, sendo ele Pedro Paes, passa a Pedro Paes de Almeida.
      ————————————————
      7 -A indicação bibliográfica aqui indicada é correta. Pode ser consultada aqui na Internete.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *