Família Amâncio

A família Amâncio existe no Brasil por muitos anos. Ela não tem muita popularidade, mas não chega a ser raro como certos sobrenomes. Veja abaixo algumas curiosidades, origem e informações sobre o brasão da família Amâncio.

O sobrenome Amâncio, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Amâncio

Este é um sobrenome de origem europeia, mais precisamente vendo de Portugual. Ele é considerado como um patronímico, por se tratar de um nome próprio, que provavelmente seria o nome do fundador dessa linhagem.

O nome que deu origem a este sobrenome é Amâncio mesmo. Ele vem do latim Amantius que tem significado de “Aquele que ama”, “Amante”. É um nome bem interessante e bastante poético tendo em vista a sua origem.

Tomou forma de sobrenome através de alguém conhecido como “Fulano filho do Sr. Amâncio” ou “Fulano filho de Amâncio” e depois “Fulano do Amâncio” , transmitindo posteriormente esta designação aos seus descendentes na forma de sobrenome.

Curiosidades

Existe um livro que conta toda a história da família Amâncio. O livro foi escrito por José Amâncio de Lima e Maria Lourdes de Lima Nóbrega. É um livro relativamente velho, mas conta com mais detalhes toda a história da família Amâncio.

Variantes do sobrenome Amâncio

O sobrenome Amâncio pode não possuir variáveis válidas. Por ser de origem latim e ter uma articulação e significado bem específicos, encontrar variantes para o mesmo é bem difícil, se é que elas realmente existem. No geral, em todos os países, se sua o sobrenome original.

Brasão da Família Amâncio

O brasão da família Amâncio que foi encontrado constitui-se de verde e prata. Ele possui em seu escudo com fundo prata uma árvore com raízes toda colorida na cor verde. Em seu timbre podemos ver o que parece ser uma armadura em prata juntamente com o que parece ser raízes e folhas ao redor do mesmo.

brasao-familia-sobrenome-amancio-portugal

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

105 respostas para “Família Amâncio”

  1. Oi meu nome é Roselene Amancio e procuro por qualquer parente de Pedro Amancio meu avô de ouro fino MG, filho de José Amancio e benedita Maria de Jesus

    1. meu pai José Amancio de Sousa Neto veio de goiás e temos um parentesco grande lá com esse sobrenome inclusive o meu , queria saber se possui a possibilidade de termos parentesco e saber mais sobre a historia da familia

  2. Aqui o acontecimento se deu que meu Bisavó em Portugal, viu um navio atracado no porto e como qualquer criança menino, foi curioso ao entrar em um navio para conhecer. O navio partiu e por pena e por ele ter os olhos azuis lindos e fortes na cor bem chamativa, não o mataram. Assim ele foi deixado na Bahia. Lá sem poder voltar, sem dominar Português do Brasil, ele criança ficou lá e cresceu. Sempre sonhava reencontrar a família, mas como era sozinho, não tinha como voltar por navio ou avião, que na época era impossível. Casou teve lindos filhos e depois esse sonho foi ficando para depois.. criar filhos, ter compromisso com esposa, família.. acabou que a vida passou muito rápido e dura para aquela criança perdida e deixado em outro País, e ele sonhava voltar ao tua amada Portugal.
    Sobrenome dele era “Cassimiro Amâncio Costa.” Quem souber de algo semelhante, favor entrar em contato comigo. Pois minha mãe de 71 anos sente vontade e tem o sonho de desvendar o que o amado avô não teve acesso. Meu e-mail: 007wissen@gmail.com

  3. Meu nome é Vera. Meu bisavô chamava-se Manoel Amancio de Araujo, casado com Theodora Auta de Araujo, minha avó Astrogilda Auta de Souza, casada com Cipriano Soares de Soua, todos falecidos. Minha mãe Alverina (Dezinha) Suares dos Santos, hoje com 85 anos, veio da Bahia. Estou procurando descendentes da família da minha mãe. Se alguém tiver alguma informação, favor enviar para vera.suares@hotmail.com. Obrigada

  4. Bom dia! Gostaria de saber se existe alguém da minha família por parte e mãe.

    Meu Bisavô se chamava Jorge Amâncio e era Casado com Maria Santos Pereira, a minha avó se chamava Anita Santos Pereira, meus bisavós moravam em MG e minha Avó no ES.

    Obrigada.

  5. Meu nome é Hélen e meu pai tem Amancio, estou pesquisando sobre meu bisavô Manuel Amancio. Minha avó se chamava Cresceuza Amancio e nasceu em Paraíba do Sul – RJ. Depois migrou para Mar de Espanha – MG. Depois para Petrópolis – RJ.

  6. Olá. Também gostaria muito de saber como encontro os familiares da minha avó pois seu pai. De chama José João Amâncio. De alguém souber.
    obrigada

  7. Oi me chamo Geny Aparecida Amâncio sou neta de Manuel Quirino Amâncio ele tinha um irmão chamado Rui Amâncio. Uma irmã q faleceu jovem chamada Mariana Amâncio eles nasceram em Minas Gerais.meu avo com apenas 10 anos entrou num trem e veio embora pra Sp e nunca mais teve contato com seus familiares hj meu avo ja e falecido e nos contava q seu irmão Rui Amâncio chegou a vim pra Sp. Bem pra finalizar toda vez q vejo esse sobrenome penso sera q e parente rsrs há somos uma familia de negros caso isso venha ajudar.

    1. Oi Geny, pode ser que nosso avô seja o mesmo! O meu bisavô se chamava Manuel Amancio e era de MG. Pelo que vovó contava ele migrava muito… Estou procurando descobrir mais sobre ele…

    2. Boa tarde! Tem algum parente distante com nome : José
      Amâncio dos Santos que foi casado com Conceição
      Maria, e teve filhos: emilio amancio, maria amancio, antonio amancio e outros. A familia é negra .

  8. Fiquei admirado e feliz por ver tanto “Amâncio”! Nem preciso falar de onde vem meu nome: Amancio Lazaro de Amorim Neto. Sabia que é de origem portuguesa. Mas, não conhecia tantas viações para sobrenome. Falta Amâncio apenas da região norte e da região sul!
    São Luís – Maranhão. Zap 98 9 8896-9480

  9. Your comment is awaiting moderation.
    Boa noite… me chamo Marta Amâncio de Lima sou de Ibimirim PE.. Meu pai é Severino Amâncio de Lima nasceu em Caruaru PE
    Meu Avô é Jose Amâncio de Lima também de Caruaru PE…
    Minha vó foi embora de Caruaru com meu pai criança… ela não teve mais filhos meu pai tem irmãos por parte de pai gostaria muito de conhecer meus parentes..
    Sei pouco da história . Minha vó já é falecida..
    Sei que tenho um parente que era padre…
    Padre Jose Amâncio, de Caruaru também..
    Meu e-mail… martaeaj@yahoo.com.br

  10. Boa noite… me chamo Marta Amâncio de Lima sou de Ibimirim PE.. Meu pai é Severino Amâncio de Lima nasceu em Caruaru PE
    Meu Avô é Jose Amâncio de Lima também de Caruaru PE…
    Minha vó foi embora de Caruaru com meu pai criança… ela não teve mais filhos meu pai tem irmãos por parte de pai gostaria muito de conhecer meus parentes..
    Sei pouco da história . Minha vó já é falecida..
    Sei que tenho um parente que era padre…
    Padre Jose Amâncio, de Caruaru também..
    Meu e-mail… martaeaj@yahoo.com.br

  11. Sou Ricardo Amancio da Silva, filho de Manoel Amancio da Silva, já falecido. Meu pai nasceu em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, teve uma irmã que se chamava Declaira Amancio da Silva, que se casou e foi embora, não sabemos para onde. Sabem onde ela ou seus descendentes podem estar?

    1. Oi Ricardo meu Nome é Tarso Batista Silva, Filho de Onésimo Amancio da Silva, filho de Florentino Amancio da Silva. O meu bizavó era Antonio Amancio da Silva nasceu em aimores – MG pode me adicionar whatsapp (21) 983327391

  12. Oiii Eu Tbm sou Amancio e Gostaria muito de Descobrir Familiares da Parte do meu Pai….Sou José Herculano Amancio…Filho de Ernandes Amancio da silva…Sou de Paulo Jacinto Alagoas…
    Mim Adicionem em Grupos no zap…82 9 96216873

  13. Benedito aparecido dos santos,procuro familiar por parte de minha mãe,meu avô se chamava Manoel Amâncio dos Santos o que lembro é que ele foi casado com segunda mulher zumira e o que eu lembro. todos natural de Sergipe Lembro do tio Ernesto Amâncio foi morador no sítio de seu José domingos no Paraná .Eu sou filho de Maria Elza dos santos e Júlio batista dos santos natural de Sergipe .Tel (19)9999-77690/34934391

  14. ola sou do rn e minha familia amancio é vinda de meu bisa vô no caso com minha bisa vó e ficou amancio almeida ele a conheceu na paraiba whts 84 9 8171 8004

  15. Vejo que a família é grande e normalmente poucos se conhecem. Nunca conheci meu avô, mas ele se chamava José Benedito Amancio, era da cidade de Itapira SP. Foi embora da cidade quando minha mãe nasceu, ouvimos falar que ele teria outra família próximo a Mogi mirim SP. Mas nunca tivemos oportunidade de conhecê lo. Mas como minha mãe foi criada em um internato, então sabemos apenas que ela tem irmãos que foram adotados por várias famílias. Conhecemos muito pouco integrantes da família.

  16. Nunca tinha interessado em saber sobre meu sobrenome, devido a pessoas sempre perguntarem de onde eu sou fiquei curioso, assim descobrir esse site, achei muito legal.
    Se tiver algum grupo me add
    Leonardo amancio 27999790810

  17. Se alguem tiver conhecimento de alguem da familia amancio que mora ou morou no ceara, entre em contato comigo
    47 84146961 zap
    meu avo José Amancio da Silva FIlho era de Jardim CE.

  18. EU SOU DA FAMÍLIA AMÂNCIO, ME CHAMO ENOC AMÂNCIO DA SILVA MEU PAI MAXIMINO AMÂNCIO DA SILVA MEU AVÔ EMANUEL AMÂNCIO DA SILVA PERNAMBUCO MEUS TIOS JOSE AMÂNCIO DA SILVA COM CERTEZA JÁ FALECIDOS ULTIMO CONTATO SÃO PAULO…JOSUÉ AMÂNCIO DA SILVA..A FAMÍLIA É MUITO GRANDE..PROCURA-SE….

    1. Meus Tios por parte de pai são todos Amâncio .. e meu avô se chamava José Amâncio da Silva, ele era casado com a Adalgisa. Minha família é toda do Pernambuco.. mas tem uma parte em SP, eu estou em SP. Será se somos da mesma familia ? hahaha que legal seria!

      1. QUEM SABE NOS ESTAMOS PERTO DE DESCOBRIR NOSSOS PARENTES…SERIA MUITO LEGAL MESMO QUE NÃO FOSSEMOS DA MESMA FAMÍLIA SERIA UM PRAZER DE TERMOS CONTATOS…PROCURE SABER SE SEU PAI TEM IRMÃOS COM ESTES NOMES MAXIMINO AMÂNCIO DA SILVA E JOSUÉ AMÂNCIO DA SILVA.. ABRAÇO……

    2. Meu avô se chama José Amâncio da Silva, mora em SP mas é de Pernambuco, é casado com Ana Maria de Pontes Silva… Eles eram de Timbaúba… Já pensou se somos todos parentes? hahaha

  19. Eu tenho Amancio no sobre nome, mim chamo Gerson Amancio Machado Alves e meu pai João Amancio Alves, fico muito feliz em saber que o nome Amancio é muito importante e que a genealogia é bastante extensa, que bom, sou natural do Nordeste Salvador – Ba,

  20. Meu nome é Gerson Amancio Machado Alves, sou filho de João Amancio Alves, natural de ilha de Itaparica Mar grande , Nordeste , fiquei muito feliz de saber que genealogia Amancio é grande e importante, espero descobrir mais coisas.

  21. boa noite a todos aos amancio embora nao seja uma amancio de sangue,sou no sobrenome com muito orgulho.meu avo joaquim amancio de oliveira ,meu pai geronimo amancio de oliveira e joaquim amancio de oliveira filho tods naturais da cidade de Uberaba minas Gerais.

  22. E ai parentada, sou da família mancio tbm, e eu que pensei ser a única mancio kkkkkkk… só esqueceram do a do meu sobre nome sempre tive muito orgulho do meu sobre nome agora estou muito mais orgulhosa depois dessa descoberta. Bom vamos lá, sou Maria Aparecida Mancio , nasci na cidade de Eldorado interior de São Paulo , meu pai se chamava Manoel Pedro Mancio. Adorei descobrir vcs bjus a todos

    1. Ola Maria, boa noite, e um prazer saber que esta familia esta espalhada em todo o Brasil, principalmente nordeste e sudeste. Eu sou de Sao Paulo ,moro em vicente de carvalho – guaruja. Minha mae era de Santa Branca- SP.Um abraçao a todos/todas voces.

  23. Boa noite a todos /todas as pessoas com o sobrenome Amancio,EU com satisfaçao sou Amancio,morador em Guaruja-SP.Um abraçao a todos /todas de todos os Estados do nosso Brasil,quem sabe qualquer dia a gente se encontre.

  24. Olá pessoal. Não conhecia a história do meu sobrenome, no qual me orgulhei muto agora.
    Trago o sobrenome da Familia da minha mãe, que vem de Sergipe ( Riachão do Dantas) , meu avô Eliezer Amâncio dos Santos.
    Acredito que podemos todos aqui, ter algum tipo de ligação, além do sobrenome, e seria muito legal se conseguirmos descobrir isso.

  25. Minha bisavó se chamava Amélia de carvalho amancio. Ela veio do Rio Rrande do Sul pro Amazonas e se casou com meu bisavô Claudino Pinto de Souza que era português, ele fugiu de Portugal no porão de um navio.

  26. Sou descente de um Amâncio. Meu avô materno natural de Sérgipe se chamava Saturnino de Andrade. Muitos Amâncio de Sergipe mudaram-se para o sul e centro sul da Bahia. Icluindo meu avô e seus parentes.
    Zap 7199703-7863

  27. Seria bom se tivesse um grupo com esse pessoal Família Amancio/Amâncio, que tal?
    se existir ou criar meu quero fazer parte! +5532991971717

  28. Olá. Sou Ney Amâncio de Quixeramoim, CE mas moro em Fortaleza. notei que a família amâncio é parcialmente restrita, Mas ela se espalhou por todo o Brasil, particularmente no Nordeste e parte do Sudeste.Quem quiser manter contato procurem-me no face com o mesmo nome ou whatsapp: (85) 9 8514-5517

  29. Boa noite meus amigos o que acham de criarmos um grupo no watsapp?

    Eu vou criar o grupo, ai quem quiser manda o numero q add.

    Aí quanto for adicionado, se apresenta com nome, Local onde mora.

    Sou natural da cidade de Bom Retiro – sc tenho 34 Anos e
    Trabalho atualmente em um obra UHE- Sinop – mt

    Sou casado tenho um filha de 8 anos e minha esposa se chama Luana e tem 25 anos.

    Meu numero: para podermos criar o grupo.

    66 9933 6540

  30. Sou Amâncio, moro no Ceará, na Vila onde moro é basicamente todos parentes uns dos outros. Umas das famílias onde se tem mais tradição é a Família Amâncio.

    1. Bom dia!

      Pelo acaso vc sabe algo sobre o senhor JOSE AMANCIO BISPO que residia em São Paulo?
      A família dele continuou residindo no Estado do Ceará!

    2. Ola, meu avo se chama José Amancio Filho, e nasceu na cidade de Jardim no Ceara.
      Se tiver mais alguem que seja amancio que morou ou mora no ceara, favor entra em contato no meu zap
      047 8414-6961

  31. E aí, primos!
    Provavelmente nosso sobrenome é de origem judaica!
    Eu suspeito disto porque os judeus portugueses usavam muito esta ilustração de plantas, animais e minerais em suas ilustrações.
    Houve uma perseguição de judeus em Portugal no ano de 1497 onde o rei queria converter os judeus ao catolicismo à força, mas o povo só era convertido nominalmente, porque praticavam o judaísmo dentro das casas.
    Inúmeros judeus fugiram para a nova terra, chamada de Brasil, fugindo de Portugal.
    Eu prometo pesquisar mais sobre isso.

  32. Rosicleide, eu também tinha essa curiosidade. Meu nome é Cacilda Amâncio e eu sempre quis saber a origem do sobrenome e se há outros familiares meus espalhados por aí.
    Acho que vem dos portugueses mesmo. Minha bisavó era portuguesa!

    1. Meu nome é Osman Mancio moro em Carnaubais cidade no interior do Rio Grande do Norte, vcs vêem que meu sobrenome é Mancio, um pouco parecido com Amâncio. Então meu sobrenome teve muitas modificações: de Manso, Amancio, Amâncio por motivos de erros gráficos no cartório, os quais sei e ouvi falar com meus parentes. Peço ao site que procure saber as origens dos sobrenome Manso e Mancio, se ejistir alguma história. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *