Família Amaral

O sobrenome Amaral é bem popular no Brasil. Ele não chega a tomar tanto espaço quanto Silva ou Oliveira, mas é bastante conhecido. Ele é um sobrenome que tem origem em países que colonizaram o Brasil, o que faz deste um nome comum por aqui. Confira logo abaixo algumas informações sobre a origem do sobrenome Amaral e um pouco mais sobre sua história e curiosidades.

Origem da Família Amaral

O sobrenome Amaral pode ter surgido tanto na Espanha quanto em Portugual. Por serem países pertos um do outro, é possível encontrar histórias de origem em ambas as regiões. Por este detalhe, deve-se reconhecer a possibilidade de ele ter surgido em várias regiões diferentes dentro da Europa a história não tem informações claras de qual o local em que os Amaral constituíram família primeiro.

Este é um sobrenome de origem toponímia, ou seja, geográfica. Em casos assim o sobrenome de uma região de mesmo nome ou então de alguma característica da mesma. No caso do Amaral, o sobrenome veio do fato de que algumas regiões tinham uma grande quantidade de amaras, que é uma espécie de salva, uma planta amarga.

Na Espanha, a história dos Amaral possui indícios de nobreza pelos descendentes do Rei Dom Ramiro II, Rei de Espanha. Há também relatos de que o sobrenome possa ter sido usado incialmente por Martin Afonso Amaral que, em 1250, reinava em Portugal como Dom Manoel I.

Curiosidades do sobrenome Amaral

Seu sobrenome, como já foi falado, foi constituído por uma região onde se predominava a espécie de Amara, uma planta parecida com salva, amarga. Deste modo, os descendentes dos Amaral poderiam ser reconhecidos como “Fulano do Amaral” ou “Fulano que mora no Amaral”, até que posteriormente foi-se adotado o sobrenome para reconhecer uma família inteira.

Variantes do sobrenome Amaral

Este é um dos poucos sobrenomes dos quais não existem variantes conhecidas. Amaral se firmou e permanece da mesma forma que foi criado. Tanto na Espanha quanto em Portugual, o sobrenome possui a mesma grafia. Em outros países, as pessoas que possuem este sobrenome são descendentes de Espanhois ou Portugueses.

Brasão da Família Amaral

O modelo de Brasão da família Amaral é bem característico e, por isso, faço de ser reconhecido. Ele é feito de um escudo amarelo com seis luas crescentes de cabeça para baixo coloridas de azul. Este brasão foi concedido à família em 31-V-1.491.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

27 respostas para “Família Amaral”

  1. Bom, solicito aos “Amaral” com origem em Minas Gerais, em particular na região central, informar sobre meu avô Epaminondas Leão do Amaral, de quem herdei o sobrenome Amaral. Ele foi casado com Alice Pereira de Vasconcelos. Como minha mãe se afastou da família quando eu era criança, estamos há muito tempo sem contato com nossos ancestrais, aos quais sou muito grato por me terem trazido à vida.

    Sou jornalista e historiador. Daí minha curiosidade em torno das minhas origens.

    Por favor, quem tiver informações, repasse! Serei eternamente grato.

  2. Boa tarde Meu Bisavó era de Moimenta da Beira, Portugal.
    António da Fonseca Amaral
    De pequeno foi levado para Angola onde teve uma grande família. Abraço

  3. Eua também sou AMARAL, filha de Walber da Rocha Amaral, irmão de Oswaldo da Rocha Amaral, maranhense de São Luis. gostaria de saber mais a respeito dos Amaral e se algum filho ou neto do Oswaldo ler o anuncio, que deixe alguma mensagem aqui. Meu nome é Ilva Rita.

    Gostaria de saber também, se possível, a respeito do nome MENDONÇA, da Ilha da Madeira – Portugal. Sou neta de José Perestrelo de Mendonça,

  4. A família do Amaral veio da Galizia/Espanha, para trás os montes e se espalharam por todo o país. Sou descendente dessa família e consegui achar até meu trisavô, caso alguém queira fazer sua procura deixo uma dica. Procurem no distrital de Viseu que seria um tipo de cartório central bem antigo em Portugal. lá você irá encontrar de 1700 e poucos até a data de hoje, certidão de nascimento, casamento ou óbito.
    Vocês podem descobrir tbm a aldeia. Meus descendentes vieram da aldeia de decermilo em Satão e trás os montes, espero que minha pesquisa sirva de alguma forma de ajuda.

  5. Meu nome Neusimar Pereira do Amaral tenho 53 anos sou da Cidade de perdões sul de minas gerais gostaria de saber mais da família Amaral.

  6. Procuro parentes , descendentes de Artidório Antunes do Amaral! A única lembrança que meu pai Domingos Antunes do Amaral tem do irmão é de quando era criança , quando Antídoto deixou a família pra r servir o quartel e nunca mais voltou.

  7. Olá tudo bem meu pai chama se Edigar Rodrigues do Amaral ja nao esta mais entre nós mais gostaria de saber mais a pouco tempo descobri que em minas gerais teve um soldado da época de dom Pedro com nome de Teotônio Pereira do Amaral irmão da santinha nha chica por isso fiquei com vontade de saber de onde vem nosso sobrenome

  8. Bom Dia família Amaral
    Meu nome é Anderson Amaral sou de Joinville/Santa Catarina. Tenho pesquisado sobre os Amaral daqui da região e encontrei muitos. Gostaria de saber se alguém é dessa região para podermos ver se existe alguma coincidência de ascendência. o que sei até agora é que meu tataravô se chamava Martinho do Amaral d’Oliveira nasceu por volta de 1820 creio que em São Francisco do Sul/ Santa Catarina.
    Um abraço a todos da família.
    Meu contato [email protected], qualquer dúvida podem entrar em contato.

  9. Sou paranaense. Meu pai era mineiro, assim como meu avô. Também tenho pesquisado sobre a família Amaral. Meu avô se chamava Sebastião e minha avó, Rita. Há informações, inclusive, de que os Amaral seriam de origem judia, que, a fugirem da segunda guerra mundial, teriam imigrado para o Norte de Portugal e adotado o nome Amaral devido às uvas amargas cultivadas ma região, da variedade amara. Alguém tem essa informação?

  10. Eu. Ângela María Amaral de Medeiros.faço pesquisas sobre minha familia AMARAL.moro em Currais Novos,RN.Brasil.
    Busquei em livros.secretarias de igrejas,cartorios.revistas…etc
    Estou juntando informação.pois quero saber sobre a familia do meu bisavô LUIZ GONZAGA DO AMARAL, que casou 4 vezes,gerando com a Primeira esposa um filho.com a segunda um filho, e com a terceira 7 filhos.entre esses meu avô PEDRO GONZAGA DO AMARAL.

  11. Gostaria de saber Meu bisavô Coronel Francisco Cassiano do Amaral. Ele veio de Portugal para o Brasil, daí veio o Amaral. Gostaria de saber qual e´o brasão verdadeiro e como conseguir. Meu avô José Cândido do Amaral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *