Família Amorim

Um dos sobrenomes mais comuns no Brasil, Amorim tem origem portuguesa e migrou para cá com a vinda dos portugueses para o Brasil no período de colonização das capitanias. O nome surgiu na bela cidade de Porto, em uma pequena região conhecida como Póvoa de Varzim, a mesma área do nobre escritor Eça de Queiroz.

Origem da família Amorim

Acredita-se historicamente que o sobrenome Amorim tenha surgido pela primeira vez em 1033 (século XI), de quando data a sua primeira menção histórica. Os primeiros a usar o nome foram moradores de uma região conhecida como Santiago de Amorim, conhecida essencialmente por ser uma área dedicada à agricultura. Hoje a região ainda existe e pertence a metrópole do Porto, grande centro comercial e de referência urbana em Portugal. Um dos produtos mais conhecidos de Varzim é o pão, feito de forma diferente e um dos mais apreciados pelos turistas.

Os Amorins chegaram o Brasil por meio de Hilário de Amorim, que veio ao país no reinado de ainda de D. João I como função de ser o primeiro da Torre de Amorim, na Ponte de Lima prestando serviços com o Duque de Lancastre. Hoje está na lista dos sobrenomes mais populares entre os brasileiros e presente em todas as classes sociais.

Curiosidades

Quando você pensa em Amorim pensa também em amor? Pois é isso mesmo! No português de Portugal arcaico o nome quer dizer “lugar de namoro” ou “lugar para encontrar namorados”, ou um espaço romântico para namorar se quiser simplificar. O nome vem do Latim, e quer dizer literalmente namoro ou namorados. 

Variantes do nome Amorim

O nome chegou ao Brasil tal qual é escrito em Portugal, sem variantes.

Brasão da Família Amorim

brasao sobrenome amorim

Fazendo referência à origem humilde dos membros da Póvoa de Varzim, o brasão da Família Amorim traz como símbolo agricultores no centro principal, usando as cores vermelho, amarelo e branco.

brasao sobrenome amorim 2

Outro modelo que pode ser encontrado de brasão também traz como centro as referências agrícolas e também é muito popular entre os portugueses. Os dois são usados para referenciar a família.

 

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

55 respostas para “Família Amorim”

  1. Meu avô era Delfino de Oliveira Amorim, filho de Joaquim Delfino de Amorim Júnior, e neto de Joaquim Delfino de Amorim (provável português) e Barbara Constança de Amorim

  2. Embora tenha gostado de ler devo dizer que essa história é um pouco errada. Amorim é um nome de origem galega (Norte de Espanha) e se refere a um cavaleiro que serviu aquele que viria a ser o primeiro rei de Portugal (D. Afonso Henriques) durante a reconquista da Península Ibérica. As cinco cabeças no escudo se referem aos cinco senhores muçulmanos (generais mouros) que Amorim conquistou durante esse tempo e que posteriormente foram decapitados. Amorim é um lugar em Póvoa de Varzim (esse aí sim, vem do latim “lugar de namorados”) mas é desconhecido se tem algo a ver com o nome de família.

  3. Meu Bisavo chamava-se Aleixo Vicente de Amorim, morava em Itapema-SC, nascido entre 1840 e 1860. Não Consigo encontrar registro dele. Provavelmente faz parte dos 03 portugueses que vieram para o Brasil no inicio do seculo XIX., quando Jose Pires de Amorim, natural de A Ver o Mar, aqui chegou na companhia de dois irmãos, tendo um se estabelecido no Nordeste, possivelmente em Pernambuco, dando inicio ao ramo nordestino. José Pires de Amorim estabeleceu-se no sul do Estado do Espirito Santo. e o terceiro irmão perdeu contato com os irmãos e foi tido como falecido ( provavelmente este tenha vindo para o Sul).

  4. Meu Bisavo chamava-se Aleixo Vicente de Amorim, morava em Itapema-SC, nascido entre 1840 e 1860. Não Consigo encontrar registro dele. Provavelmente faz parte dos 03 portugueses que vieram para o Brasil no inicio do seculo XIX., quando Jose Pires de Amorim, natural de A Ver o Mar, aqui chegou na companhia de dois irmãos, tendo um se estabelecido no Norteste, possivelmente em Pernambuco, dando inicio ao ramo nordestino. José Pires de Anaorim estabelecu-se no sul do Estado do Espirito Santo. e o terceiro irmão perdeu contato com os irmãos e foi tido como falecido ( provavelmente este tenha vindo para o Sul).

  5. Sou filha de Apolônio Ferreira Amorim, nascido em Paulistana Piauí, tenho muito orgulho desse sobrenome do meu velho pai. Feliz em fazer parte dessa família.

  6. Clauberto Amorim pereira

    Meu bisavô veio de Portugal e se locou em são José do turvo ( região sul fluminense/ estado do Rio de janeiro) e parte da família foi para Carangola Minas gerais.

    1. Será q somos parentes distantes? Meu bisavô Antônio de Amorim morava em minas e construiu família lá,minha avó nasceu em Espera Feliz-MG

  7. Sou vanio manoel de amorim
    Neto de amarina amorim do estado de Pernambuco e gostei muito de saber um pouco da história da família Amorim.

  8. Eu sou Alexandre Robson Cornelian de Amorim, o meu avô era de casa nova e o meu bisavô era coronel de patente comprada e a minha vovó de de Ouricuri, e tenho muito orgulho de ser de origem Judéia e ser um Amorim, hoje moro em Barbosa Ferraz, e mando um abraço e que Deus abençoe cada um dos meus parentes, os que eu conheço e os que não conheço, abraços a todos meu povo!!!!!!!

    1. Sou Isaac Amorim neto de Demas Alves Amorim que por sua vez é irmão Arisvaldo. É possível que você seja filho de Arisvaldo, correto?

      Abraço!

  9. Meu bisavô e meus tios bisavôs compunham-se de 04 militares do exército brasileiro de alta patente e um padre. Todos de Goiás, no entanto, meu avô Newton Craveiro de Amorim veio de Goiania para Curitiba e estabeleceu família. Moro atualmente em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba – PR.

  10. Familia Amorim
    origem- S. Joan de Amorin
    galiza – tui – Espanha.

    Juntou-se aos portugueses no combate aos mouros.
    Brazão livro floral de 1509

  11. Régis Amorim. Alguns estudos mais recentes ditam precisamente que vieram para o Brasil vindos de Portugal três irmãos, um se fixou no estado do Rio de Janeiro, outro no Sul de Minas e o terceiro no interior da Bahia. Onde formaram famílias. Sendo assim Amorim são todos parentes dos mesmos três irmãos que chegaram na época da Coroa Portuguesa.

  12. Sou magna de cassia amorim. Meu pai joaquim de amorim e de minas gerais. Sera que somos todos de uma unica familia? Tomara que sim. Amei os comentarios kkkkk. Inclusive do sgt do Rio de Janeiro. Meu marido tbm é sgt de MG. Kkk

  13. Realmente se fomos realizar uma pesquisa profunda de nossa árvore genealógica, descobriremos isso e outras importantes informações.

  14. Gostei de encontrar essas informações!Eu sou Vanderleia dos Reis Amorim e não tenho ideia de minha origem, Meu Pai Luís de Amorim dizia que só era parente quem fosse De Amorim,se não era apenas mera coincidência.

  15. Eita que inventou muita coisa ai, nem esta entre os mais comuns(feito: Silva, Alves, Oliveira, Lima…) e outra não tem nada de agricultores, são Mouros decapitados.

  16. Não são agricultores no centro do escudo, são claramente cabeças decepadas de mouros.
    Pode olhar o turbante e o sangue descendo do pescoço. Alguns brasoes tem ate um braço de armadura segurando uma cabeça. Não saiam por ai inventando.

  17. Olhe só família, sou Sgt da pm aqui no RJ, se eu souber q tenho parente corrupto, maconheiro ou bandido vou meter a porrada e prender. Kkk.
    Espero q a nossa família seja grande em amor, carinho e respeito. Q o sr Deus possa sempre estar conosco, fazendo do nosso legado uma missão valorosa e com sua essência alicerçada na verdade e na justiça.
    Um abraço a todos e espero o convite do churrasco.

  18. Apreciei também saber…É importante saber das nossas origens e poder passar informações verídicas para os mais novos descendentes!

  19. Isso mesmo, isso e um mouro povo onde hoje fica a Mauritânia se não me engano.
    Os amorims ganharão notoriedade e importancia junto a corte portuguesa justamente por ter lutado contra as tentativas de invasão a Portugal pelos Moros.
    Amorim vem de origem judia, e tiveram importância para a corte portuguesa, uma vez que um líder católico de sobrenome amorim foi enviado a India com um importante cargo dado pela corte.
    Se você pesquisar os registro da inquisição em Portugal vai encontrar registro do sobrenome amorim, já que por ser judeu teve amorim que foi morto por la naquela época.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *