Família Andrade

No Brasil existem alguns sobrenomes que são mais populares que os outros. É certo de que alguns são muito específicos, o que não ocorre com o da família Andrade. Confira abaixo algumas curiosidades e informações sobre este sobrenome.

O sobrenome Andrade, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Andrade

Sua origem é portuguesa, assim como grande parte dos sobrenomes populares no Brasil. Ele é classificado como toponímico, ou seja, de origem geográfica.

Em Portugal descendem de Nuno Freire de Andrade, mestre da Ordem de Cristo, que passou a Portugal no reinado de Dom Pedro de Castela.

Outra origem procede de um dos cinco cavaleiros que passaram a Espanha, na guerra dos mouros, com o conde D. Mendo. É seu solar a vila de Andrade, no reino de Galiza.

Curiosidades

Ao que parece, esta é uma família tradicional de Portugal. Eles são conhecidos por dominar áreas de Galiza. Basicamente, o significado do nome Andrade é topônimo do reino de Galiza.

A família Andrade está associada a fortificações. Desse modo, é possível encontrar castelos e torres dos Andrade em suas comunidades de origem, na Espanha e em Portugal.

Variantes do sobrenome Andrade

Este sobrenome não possui muitas variantes. Geralmente o que pode se encontrar são pessoas com “de Andrade”. Não é possível que em outros países as variantes venham de traduções de Andrade, uma vez que este é um sobrenome bem próprio.

Brasão da Família Andrade

O brasão da família Andrade é basicamente constituído de uma faixa de vermelho que sai da boca de duas serpentes. O fundo é de cor amarela com um símbolo dos dois lados da faixa que fica na transversal, como pode ser visto na imagem.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

302 respostas para “Família Andrade”

  1. Sou ANDRADE – sou a oitava geração no Brasil. QD da vindo de meus Ancestrais pra o Brasil nas Caravelas de D.Pedro. Somos de Origem Gelega (da Região da Galia) à época Reinado da Galicia). A família era uma espécie de Clã e que tinham seus brasões e escudos. Era sua marca perante a sociedade nobre.

  2. Gostei de alguns comentários.Gostaria de saber mais sobre os Andrade da Paraíba,sobretudo Alagoa Grande e Guarabira e adjacências.Meu pai era João Gomes de Andrade e nasceu em Alagoa Grande.Devo ter parentes nas duas cidades. Tinha um tio que morava em Guarabira que morreu numa explosão de uma casa de fogos ,há cerca de 70 anos.

  3. Me chamo Ronne Celso de Andrade Junior, filho de Ronne Celso de Andrade, avô José Maria de Andrade, bisavô Antônio Paulino de Andrade, trisavô(tataravô) Paulino Silvestre de Andrade, meu avô veio da região de Carmo do Paranaíba – MG, na região do alto paranaíba, pesquisando na internet não encontrei nada sobre meu tataravô, caso alguém da região tenha alguma informação que possa me informar, ficarei muito feliz, obrigado!
    e-mail
    [email protected]

    1. sou Andrade meu pai milton pereira de Andrade meu avo francisco saturnino de Andrade minha vo reginapereira de andrade meu biza vo luiz tomas Andrade minha biza perciliana vargas faria sera que tenho alguma decedencia

  4. Sou José Jailton Ribeiro de Andrade Júnior, Neto de José Ribeiro de Andrade, Nasci em Catende-PE, meu avô era muito rico e teve apenas um filho, não sei quem herdou a herança do meu avô.

    1. Olá Jailton, me chamo Adonias Gomes Ribeiro de Andrade e meu pai se chama Adauto Ribeiro de Andrade, somos de Carpina-PE, não sei se temos algum parentesco ou é só coincidência, mas temos os 2 últimos nomes iguais, talvez sim né…

  5. Me chamo Jacqueline dos Santos ANDRADE, meu pai Jorge Fonseca de Andrade, minha mãe Ediza dos Santos ANDRADE, meus avós paternos Antonio Ferreira de ANDRADE e Nancy Fonseca de ANDRADE, minha Avó materna MARIA DOS SANTOS, tenho muito orgulho de fazer parte da família ANDRADE,
    Gostei de saber a origem

  6. Meu nome e Daniel Rodrigues de Andrade

    Filho de João pinto de Andrade
    avo Cantídio pinto de Andrade Natural de São Jose dos Campos depois foi para norte do Paraná (Rio bom)
    a te a onde eu busquei víamos de uma família de Portugal Ilha da madeira
    o ultimo bispo português que veio para o Brasil trazido por D. João l
    Bispo de sp. Don Manuel Joaquim de Andrade em 1717 o seu tiú já era bispo em Portugal

  7. Sou paraibana, o meu nome é Gilvanda de Sá Pessôa, sou da família ANDRADE por parte da minha mãe; a minha avó materna chamava-se Geraldina Sobral de Andrade, a minha bisavó Débora Maria de Andrade. Tenho muito orgulho de pertencer a esta família.

  8. Tereza de Jesus Ferreira de Andrade
    Meu avô paterno Manoel Ferreira de Andrade, minha avó paterna Tereza de Jesus, vieram de Portugal, teve 11 filhos:
    Manoel Ferreira de Andrade, Maria Ferreira de Andrade, Agostinho Ferreira de Andrade (meu pai), Alexandrino Ferreira de Andrade, Tereza Ferreira de Andrade, João de Andrade, Natalina Ferreira de Andrade, Bentinho Ferreira de Andrade, Arminda Ferreira de Andrade, Martinho Ferreira de Andrade, Nega Ferreira de Andrade.
    Todos nascidos em Sao Paulo. Gostaria de saber sobre minha familia de Portugal.

  9. Olá, me chamo Francisco Lucas Andrade de Freitas. Sou do Ceará. Erdei esse sobrenome de meu avô Joacélio Andrade e de minha avó Maria do Carmo Andrade. Queria saber se tenho algum familiar perdido por aí! ☺️

  10. Olá boa noite
    Meu nome e André Luiz de Andrade
    Gostaria nde informações ou qualquer pista sobre familiares de meu falecido pai
    Seu nome :Celso de Andrade
    Natural de Rio negro Paraná
    Seus pais: Jorge Manrique de Andrade
    Mãe:Laura de Andrade
    Nunca tive contato com a família nde meu pai lembro-me que moramos em São Paulo.
    Ele faleceu em campo Largo.
    Foi casado com : Maria Suzana Mariano de Andrade.
    Teve com ela 5 filhos.
    Tenho muita vontade de saber sobre a família de meu pai
    Moro em Curitiba
    Qualquer informação e bem vinda….

    [email protected]

    Agradeço…

  11. Meu nome é Gedson Fernando Ferreira de Andrade filho de Areosdivaldo Nogueira de Andrade de Cametá PA, meu avô se chama Santino Romeu Andrade de Cametá PA,se tiver algum parente pode entrar em contato pelo número (61)33549131,atualmente moro em Brasília DF.

  12. Meu nome é Katia Vila Nova de Andrade
    Filha de Antônio Alves de Andrade,
    Neta de Joana Alves de Andrade – nascimento em 11/04/1923
    bisneta de Tertulina Cordulina de Andrade
    tataraneta de Jeronima Cordulina de Andrade.
    Meu pai disse que avó dele veio da Italia… não sabemos qual região. Procuro parentes…
    Ele e minha avó eram de Agrestina-Pernambuco.
    Agora moramos em São Paulo, Não sei porque todas as mulheres ficaram com o sobrenome delas apesarem de serem casadas.

    1. Oi, meu nome é Gabriel Patrizio Andrade. Sou neto de Leontina Andrade, bisneto de Manoel Andrade. Minha avó nunca conheceu o avô dela, porque meu bisavô foi um imigrante italiano. Hoje eu moro no sul do Espírito Santo, mas não sei se meu bisavô veio direto pra cá ou se chegou em um porto de outro estado brasileiro. 😕

  13. Olá
    Meu nome é Cleonice Fernandes Costa, estou fazendo a Árvore Genealógica de minha família, mas como provavelmente vieram para o Brasil no século 18, está muito difícil saber de onde vieram. Fiz dois exames de DNA, e meus ancestrais vieram pelo que tudo indica da Região Ibérica.
    Meu tetravô André Cursino do Amaral, era de Ouro Preto, Minas Gerais, (ou região) e se casou em Livramento, Bahia com Maria Luduvina de Andrade, eles tiveram dez filhos, entre eles minha trisavó Maria Brasida de Andrade, que se casou com Manoel Fernandes Patez, que tiveram como filho Felismino Fernandes Patez, que se casou com Generosa Rosa de Jesus, que tiveram como filho, João Fernandes Patez, que se casou com Maria Rosa de Jesus, que tiveram um único filho, meu pai Manoel Fernandes dos Santos. Se alguém tiver alguma informação sobre estas famílias, por favor entre contato comigo
    que ficarei imensamente grata
    Cleonice Fernandes Costa
    [email protected]
    (41) 99976-9055

  14. olá
    me chamo Elizangelo Ferreira Andrade! gostaria de saber se tem alguém q pode me ajudar meu bisavô faleceu na decada de 1945 a 1952 mais ou menos o nome dele era Sebastião clarindo de andrade e meu avô se chamava jose Clarindo de andrade falecido nos ano 50 ambos moravam em santa maria do suaçui minas gerais e São José de safira!tem alguém aí mais ou menos dessa época!o q tm algum parentesco por la ?

  15. O apelido non ten orixe portuguesa, senon galega. Os Andrade eran no século XIV unha familia de prestamistas e guerreiros do entorno de Betanzos (A Coruña-Galiza), que lle prestaron axuda o rei bastardo Henrique I de Trastámara (sobrenome tamén galego), apoiado polos casteláns, fronte o rei imperante Pedro I de León, Galiza e Castela, rei, apoiado polo reino de Galiza, encabezado daquelas polo poderoso conde de Lemos, da familia Castro da Galiza, cuñado do propio rei e que lle deu tamén a Portugal a unha raíña por un día: Inés de Castro. Disque o clan Andrade participou daquelas directamente no asasinato a traizón do rei Pedro I. E por se moitos portugueses e brasileiros non o sabiades, trala derrota do rei Pedro I, foi unxido rei da Galiza, na Coruña, o rei de Portugal – e aínda despois, por dous anos, foi rei da Galiza o Duque de Lancaster-. Sexa como for, o apoio dos Andrade a Henrique I de Trastámara íalles supoñer melloras, melloras que ían medrar tralas revoltas dos “fusquenllos” ou “irmandiños” durante o séc. XV.

    Mais os Andrades han ser maiormente coñecidos, xa como condes, durante o reinado dos Reis Católicos, no séc. XV. O reino da Galiza manterá unha longa guerra (nove anos) con estes reis, e durante algúns anos, boa parte do seu territorio tivo como rei ao rei portugués, rei casado coa raiña lexítima da Galiza (León e Castela), Xoana I de Trastámara. O conde de Andrade, xunto co conde de Altamira, axudaron abertamente ao conde de Soutomaior no intento dos Reis Católicos de tomar a cidade de Pontevedra e onde as tropas castelán-aragonesas, vascas e composteláns sofrirían unha grande e humillante derrota, e suporía ademais que o conde de Soutomaior achegase o seu domino ata non moi lonxe de Compostela. Coa rendición do conde de Lemos, tras dous anos de asedio no castelo de Ponferrada, os Reis Católicos conquistan a Galiza en 1487. O conde de Andrade, como o de Altamira, foi desterrado da Galiza e levado á Toledo onde foi “domado”. Os condes de Lemos e de Soutomaior fuxiron a Portugal. O mariscal Pardo de Cela, xenro do conde de Lemos, e polo tanto curmán político da raiña Isabel I de Castela, foi decapitado en Mondoñedo (Lugo).

    Durante o séc. XV as relacións matrimoniais dos Andrade foron importantes, primeiro coas principais familias da Galiza desta época: os Castros, os Trastámaras, os Osorios, os Aguiar, os Sarmiento, os Montenegro, os Moscosos ou os Ulloas e Monterrei, para logo xa esparrexarse con casamentos coas principais linaxes da Península Ibérica.

  16. Me chamo Lindaura Jesus de Andrade, Jesus por parte da minha mãe que nasceu no
    Espirito Santo e Andrade do meu pai que nasceu em Minas Gerais.
    Minha mãe Maria da Conceição Jesus de Andrade meu pai Jose Raimundo de Andrade.
    Gostaria de entrar em contato com familiares do meu pai falecido à 7 meses, sei que o
    nome dos irmaõs dele são; Divino de Andrade, Maria Cecilia de Andrade , Irene de Andrade.
    No momento não estou me lembro do nome dos outros tios, se alguém puder me informar algo
    sobre os meus tios agradeço. Obrigado!

  17. Gostaria de encontrar primos no Paraná, minha vó paterna morava la, Ana xavier de Andrade, ela é nascida em ferros, minas gerais, mudou pra la e la mesmo faleceu. Quem tiveralguma noticia pode me chamar no facebook,Cida Andrade, Timoteo.Mg

    1. olá
      me chamo Elizangelo Ferreira de Andrade! gostaria de saber se tem alguém q pode me ajudar meu bisavô faleceu na decada de 1945 a 1952 mais ou menos o nome dele era Sebastião clarindo de andrade e meu avô se chamava jose Clarindo de andrade falecido nos ano 50 ambos moravam em santa maria do suaçui minas gerais e São José de safira!tem alguém aí mais ou menos dessa época!o q tm algum parentesco por la ?

  18. Olha que legal, meu nome é Ingrid Osório de Andrade, o Andrade vem do meu pai e meu avô se chama Paulo Bento Freire de Andrade. É tudo que sei ….

  19. Muito Legal ser um ANDRADE ,eu também sou, minha mãe ,Zeferina Ribas de Andrade contava que meus Avós vieram de Portugal ,e meu tio era Padre José Ribas de Andrade que foi embora PR o Rio de Janeiro e nunca mais tivemos noticias ,eu hoje moro em Curitiba PR

  20. Olá estou também tentando formar uma árvore genealógica meu nome é Yasmim Oliveira de Andrade que vem do meu bisavô Manuelito Sande de Andrade e o pai dele também era Andrade eles eram da Bahia se puderem meu instagram é Yasmim.andrade2511.

    1. Me chamo Leandro andrade da Silva, e sei mto pouco de minha árvore genealógica, apenas q meus avós e bisavós vinheram de regiões do nordesde como Pernambuco e Bahia.

    2. Oi boa tarde eu também sou andrade por erro de meu pai fui registrado andrade ao invés de ‘ de Andrade’ e também que veio da parte familiar da bahia, também tenho interesse em fazer essa genealogia da minha família.

      1. olá
        me chamo Elizangelo Ferreira Andrade! gostaria de saber se tem alguém q pode me ajudar meu bisavô faleceu na decada de 1945 a 1952 mais ou menos o nome dele era Sebastião clarindo de andrade e meu avô se chamava jose Clarindo de andrade falecido nos ano 50 ambos moravam em santa maria do suaçui minas gerais e São José de safira!tem alguém aí mais ou menos dessa época!o q tm algum parentesco por la ?

  21. Olá,
    Sou Aricelis Hilário de Andrade, sou de São Paulo/ SP. Esse sobrenome é do meu pai: José Hilário de Andrade que nasceu em Itajobi SP, recebeu de meu avô esse sobrenome
    que, chamava-se João Hilário de Andrade, tenho uma leve informação que meu avô passou por Minas Gerais e que, o avô de meu pai chamava-se Manoel Hilário de Andrade e era do Espirito Santo. Pois é, é tudo que tenho da minha família por parte de pai. as outras informações se perderam no tempo e espaço. é muito triste, perder as raízes de antepassados tão próximos e, não ter nem mesmo como pesquisar, porque o que tudo indica é que esse meu bisavó erá de família pequena e se pulverizou muito facilmente. Assim, como meu pai e seus irmãos que faleceram muito cedo. Além, de saberem pouco sobre seus familiares passados, o que parecia é que meus tios e meu pai evitavam falar de seu familiares por parte de pai. Por parte dos Andrades. Talvez porque não sabiam nada sobre o passado.
    Se por acaso, alguém tem familiaridade com esses nomes acima, entre em contato comigo pelo meu e mail. ok.
    Ah. minha avó mãe do meu pai tinha este nome Francisca Lina do Amaral.

  22. Meu nome é Glaucihelio ferreira de Andrade
    Andrade veio do meu pai Evangelista José de Andrade meu avó José Idelfonso de Andrade
    Famílias da região de Itabaiana PB e de Serra caiada RN

  23. Bom dia procuro parentes dos meus bisavós
    José Andrade de Souza e Virgina Pereira de Souza
    Francisco Garcia e Jovelina foncêca Garcia

  24. Olá, minha vó materna é de POMBAL- PARAÍBA, se chama Rita Andrade, seus pais(meus bisavós) se chamavam Antônio Bernades Andrade e Maria José. Assim como minha vó, ela ainda tem varias irmã(o)s vivos que moram em Pombal-PB. Atualmente minha mãe e meus tios maternos moram em Olinda-PE.

    1. Olá, eu tinha uma tia chamada Rita, porém meus avós maternos são Maria Ângela de Andrade e Pedro Joaquim de Lacerda. Só nasci fiquei até os meus 6 anos em Pombal logo viemos morar no Piauí.
      Minha mãe Geralda Andrade Lacerda.

  25. Olá, meu nome é Vanessa Andrade, e tenho esse sobrenome por causa da família que venho é óbvio! Rsrs…
    Acho muito bonito, e me sinto orgulhosa por ser uma Andrade! ?

    1. Olá bom dia!
      Sou também da família Andrade
      O meu bisavô foi casado duas vezes se chamava José Daniel de Andrade e primeira mulher dele se chamava Maria Roques Diniz e ela faleceu, então o meu bisavó casou de novo com Maria Rocha de Andrade.Eles eram de Maranguape Ceará um distrito de olho d’água Quem sabe vocês são meus parentes também. Hoje a minha a vovó tem um livro falando dos Andrade. Me procura no Instagram @aglaci.paiva
      ou no meu Zap 85986287494 hoje estamos com um grupo dos Andrade e todo os dias entra gente. Chama aí!?

      1. Oi ja entrei em con5a5o com vc no seu whatsapp
        Espero seu contato pq se permitido tenho imteresse de saber dos andrades
        Meu nome de solteira
        DADMA GOMES DE ANDRADE

        1. Oi, me chamo Antônio Gomes de Andrade, e este também é o nome do meu bisavô ele era de Mina Gerais da cidade de Patos de Minas, somos parentes?

  26. olar estou tentando formar uma arvore genealógica,meu nome Cleusa Andrade Souza (nascida em Lagoa do Boi – distrito de Ubaíra-Ba)
    pai João José de Souza
    Mãe Cecília Andrade Souza (Ubaíra-Ba)
    Avós Leopoldino Francisco Souza

    Maria Joaquina de Jesus

    Melquiades de Souza Dias (1892)

    Everaldina Andrade Souza (1907
    Bisavós
    Pedro Luduvico de Souza (1867)

    Ubilina Dias de Souza(1871)

    Fernando de Souza Andrade ((1865)

    Miquelina Francisco Andrade (1868
    Observação: As datas de nascimento são possibilidades. Não significa que tenha sido exatamente essa.
    quem poder mim ajudar grato contato aqui ou [email protected]

    1. Olá sou Merice Andrade de Quadros
      Nascida em Ubaira Bahia na fazenda gameleira
      Andrade é da minha mãe só sei que meu avô materno se chamava Alfredo Evangelista de Andrade Silva
      Se tiverem alguma informação agradeço

    2. procuro a mae do meu amigo, Roservado Ramos eles moravam em castanhal no para, ele foi adotado quando tinha 2 anos de idade, ele nasceu 16-04- 72, ele morava no bairro ianetama em castanhal para´, ele nasceu na maternidade, do povo em castanhal, hoje ele mora no japao, seu sonho e encontra sua familia biologica, seu nome foi mudado, depois da doacáo, seu nome era itamar, ele lembra que tinha uma irmá, e um irmáo por nome Ze maria de andrade que talvez esteja morando em capitáo do po,co para, por favoa me ajudem encontra , Maria Raimunda de andrade no pará ho no maranháo,

    1. Boa tarde, me chamo André Luiz Andrade Elias! E pelo que sei “de Andrade” é uma variação de “Andrade” que por sua vez é uma variação do sobrenome “Andrada” da europa mais respectivamente do Reino da Galiza.

  27. Gostaria de encontrar familiares do meu Bisavô Tobias Pedro de Andrade,
    Acredito que ele era de Goiânia ou Minas Gerais.
    Sabemos somentes de uma filha dele, que se chama Crizolina Maria da Cruz / BH.
    Obrigada!

  28. Meu nome é ,Iron Andrade da Conceição borem segundo informações que tive até o momento ,meu bisavô era português ,(o nome dele era Manuel Barão de Andrade, mais não tenho certeza disso, gostaria muito de saber mais informações, tem alguns parentes do meu pai em Caçu interior de Goiás,(tem um sobrinho do meu pai por nome (Mauro Andrade)por gentileza se alguém tiver alguma informação me por favor.

    1. Olá, também sou uma “de Andrade” moro em Rondônia, mas minha familia é de Goiás, esse sobrenome herdei do meu pai
      nasceu en Caçu, Antônio Luciano de Andrade, filho de Laurentino Rosa de Andrade e Ilma Siqueira Campos , inclusive Mauro de Andrade é meu primo.

    1. Sou Arnaldo Eugenio Andrade, de Taipu/RN. Meu Bisavô chamava-se Vicente Eugenio de Andrade, meu Trisavô, Eugenio Pereira de Andrade.
      Eram da rigião de Caiçara do Rio dos Ventos.

    2. Meu nome é Raimundo Andrade Junior, sou paraense, meu avó, José Luiz Ribeiro de Andrade era de Parnamirim Rio Grande do Norte.

  29. Meu nome é Gabriel Andrade tenho esse sobrenome por causa do meu querido avós que são Antônio aprizio de Andrade! ! Sou do Rio Grande do norte! !

      1. Meu avô chame-se José Luis Ribeiro de Andrade, nascido em Parnamirim – RN, não tenho contatos com parente deles aí em Parnamirim-RN.

  30. Meu nome Geovana Alves de Andrade, meus familiares por parte de pai e avós são de nossa senhora da gloria Sergipe.
    Meu avó se chamava Manoel de Andrade, tem tios e primos residem em nossa senhora da gloria, nossa senhora das graças.

      1. oi sou de videira sou andrade meu filho mra ai minha familia veio da galizia espanha

        o nome do meu pai era sinesio gonsalves de andadrade natural de porto uniaõ santa catarina meu tataravo era do riu grande do notte

    1. Boa noite Denise.
      Me chamo Julio Cesar Andrade.
      Sou de Pancas- ES

      Curioso esse site. Notei que tem muitas famílias Andrade, na região Nordeste do país.

      No meu caso.
      Meu bisavô veio de MG.
      Orgulhosamente eu tenho esse sobrenome.

    1. Olá Josias, me chamo Anniely maria de Andrade, também sou de Pernambuco. de que parte do estado é sua familia? Moro em Paulista na Região metropolitana do Recife, mas sei que meu avô, Ageu Tavares de Andrade, veio da cidade de Tracunhaén.

  31. ola procuro familiares no brazil com o sobre nome ANDRADE!
    PROCURO Primos!
    Meu tio nao tenho bem a sertesa MANUEL DE ANDRADE ja FALECIDO!
    Minha tia nao sei o nome mas deve ser viva!
    Meus TIOS vierao a PORTUGAL DESTRITO DE VISEU CONSELHO DE PENALVA DO CASTELO FREGUESIA SEZURES e vierao vizitar meus avos ANA DE ANDRADE E JOAO GOMES meu avo JOAO GOMES feleceu 2 ou 3 dias de meus tios do brazil estarem em PORTUGAL eu tilha 13 anos se nao me engano hoje tenho 31 anos !
    Meus tios do brazil me contarao que tinhao um Filho na POLICIA MUNICIPAL uma FILHA era PROFESORA de MATEMATICA e mais nao sei.

    SE ALGUEM ME PODER AJUDAR O MEU NUMERO E 0765158641 numero SUISSE MEU MAIL [email protected] OBRIGADO

  32. Olá! Sou de Vitória da Conquista, Bahia, e herdei o “Andrade” tanto do meu avó paterno, Antônio Andrade, nascido em Condeúba/BA, quanto do meu avô materno, Alcides Andrade e seu pai, Marcelino Andrade, meu bisavô, ambos de Jequié, Bahia. Sou muito grata a eles, pois gosto muito deste sobrenome, ainda mais agora sabendo um pouco mais de sua origem e história.

  33. Sou Lindamir Andrade filha de Vicente de Andrade (falecido) que nasceu em Crisólia, Minas Gerais.
    Meu avô paterno era Paulino de Andrade casado com Maria Luiza .
    Vieram para o norte do Paraná em 1940

  34. Meu nome Eliane Quadros Andrade, Andrade por parte de pai, Afonso Andrade e do meu avô João Chaves Andrade, eles de Passo Funfo-RS Adoro meu sobrenome.

  35. Eu tenho sobrenome Andrade mas n da pra saber a origem pq aqui no Brasil me parece mt relativo essa questão de sobrenome e como n sei nd sobre a origem dos meus avós fica até difícil pra mim…

    1. Mas meus avós por parte de pai se chama, ANTONIO ANDRADE CASADO COM MARIA LONGUINA RIBEIRO DE ANDRADE n sei se ainda estao vivo nunca os conheci.

  36. meu nome é francisca das chagas Barbosa de Lima ,procuro meu tio ou parêntes que o conheça ,como não podia passar para o Brasil com meu tio que ainda não tinha registro de nascimento minha avó teve que dá ao dono de um navio raimundo andrade nome do navio é santos quero muito saber noticias desse tio no leito de morte da minha avó Antônia prometi procura ele pq ela morreu tentando entrar -lo mais não conseguiu, por favou me ajudem ele ainda tem dois irmão vivo e duas irmã que deseja muito conhece -lo inclusive o dono do navio raimundo andrade tinha feito uma Proença de pegar três crianças para criar se conseguise sobreviver depois que o seu navio foi afundado no mar o ano em que minha avó deu meu tio ao dono do navio foi em 1943 talvez hj ele teria a base de 74 anos

  37. me perguntaram deonde e meu avo paterno joao andrade,ele era da fazenda tanquinho municipio de brumado,ele era casado com enedina maria sempre viveram na mesma casa na fazenda e morreram .

  38. Gente procuro minha avó maria raimunda de andrade ela deu minha mãe ainda pequena assim minha mãe não lembra de nada só que tinha muitos irmãos e que morava em velha timboteua no Para .agradeço desde já qualquer informação

    1. OLÁ, SOU LIDIANE DOS SANTOS ANDRADE… MEUS AVÓS PATERNOS JOSINO JOSÉ DE ANDRADE E ROZA LIMA DOS SANTOS… eles eram de CAPELA – SERGIPE, procuro parentes !

      1. Meu nome Geovana Alves de Andrade, meus familiares por parte de pai e avós são de nossa senhora da gloria Sergipe.
        Meu avó se chamava Manoel de Andrade, tem tios e primos residem em nossa senhora da gloria, nossa senhora das graças.

        1. Oi se caso seus parentes falaram de Filomeno Felix de Andrade e Maria Helena Santana me mande um email esses são meus pais e moram no Paraná E procuram os familiares ,eles eram daí ,casaram e vinheram a mais de 40 anos aki para o Paraná.

        2. Olá! Bom dia!
          Me chamo Washington de Andrade Cardoso, nasci numa cidade da Paraíba, chamada Catolé do Rocha.. mas cresci em João pessoa. Sou filho de Rita Maria de Andrade Cardoso e de Sebastião Cardoso.. os meus avós maternos são: Lourival de Andrade e Maria chagas de Oliveira.. são de Catolé do Rocha.nao cheguei a conhecer os paternos.. a parte do meu pai, moram todos em São Paulo. Família Cardoso..

    2. Bom dia Cláudia Andrade! Em minha família tem Pereira Andrade, mas eu assino Morais Cambui. Sugiro que você faça se possível, um exame de DNA Ancestralidade autossômico no site My Heritage. Está 69 dólares. Com esse exame vai dar pra você rastrear toda sua família do lado de seu pai e de sua mãe. O kit de DNA, leva de 4 a 6 semanas ora chegar, mas também o resultado chegar em 2 semanas.
      Minha família Cambuí é de Irecê, Presidente Dutra, Uibai, Ibipeba, Ibititá, São Gabriel. Meu tataravô é Souza Pereira.

  39. Oie minha familia e de roo minha mae tem sobrenome andrade pires nasceu em nossa senhira gracas parana …queremos ver e reencontrar nossos descendentes mae joana pires de andrade pai miguel pires andrade contato 6634223408 999776778

  40. Preciso comunicar com as sra. Hermerlinda Alexandre de Andrade e Delmezita Alexandre ded Andrade,moram em Pernambuco, Rua 1, Nº 86,Marangua I,Paulista,Rio de Janeiro parara enviar notícias do SEU Irmão, José Domingo Bezerra que está no Rio de Janeiro RJ, e não está bem de saúde,meu tel. é 21-98322-4388

  41. Meu nome e elenilde carneiro de andrade gostaria de conhecer meu sogro florentino luis de andrade meu filho sonha conhecer o avô o nome do meu filho e edinesio de andrade florentino luis de andrade mora em joaquim pires piaui a esposa dele se chama tereza de olinda o nome do meu marido e françisco luis de andrade ja falecido

  42. Sou Marta Maria Andrade Gomes, nascida em Salvador/ BAHIA
    Filha de Angela Vieira de Andrade, nascida em Buerarema/ BAHIA

    Avós maternos: Luis Vieira de Andrade(negociante), nascido em de Gracho Cardoso(antiga Tamanduá)/ SERGIPE. Esposa: Clementina Felix de Andrade
    Avós maternos: Joao Vieira de Andrade, nascido em…
    Esposa: Maria Leopoldina de Andrade

      1. Olá moro no Paraná meus pais eram daí ,se casaram e vinheram para cá isso a mais de 40 anos atrás.O nome deles Filomeno Felix de Andrade e Maria Helena Santana e procuram por parentes.Caso vc possa ser parente entra em contato pelo email.

  43. Sou Marta Maria Andrade Gomes, nascida em Salvador/ BAHIA
    Filha de Angela Vieira de Andrade, nascida em Buerarema/ BAHIA

    Avós maternos: Luis Vieira de Andrade(negociante), nascido em de Gracho Cardoso(ex-Tamanduá)/ SERGIPE.
    Esposa: Clementina Felix de Andrade, nascida em Boquim, SERGIPE

    Bisavós maternos: João Vieira de Andrade, nascido em…
    Esposa: Maria Leopoldina de Andrade

    1. MARICELIA FELIX DE ANDRADE MEU AVO FELIX MINISTRO DE ANDRADE ERA DE PERNAMBUCO. MAS MUDOU SE PARA JARDIM CE E CASOU TEVE FILHOS E UM DELES É MEU PAI LUIZ FÉLIX DE ANDRADE. ATUALMENTE MORAMOS EM PENAFORTE CE

      1. Oi Maricelia. Meu nome é José de Melo Andrade da Silva. O meu avo já falecido chamava-se José Félix de Andrade. Creio que era irmão do seu avo, pois era do nosso conhecimento que ele tinha um irmão que havia se mudado para o Ceará. Assim sendo somos podemos ser parentes.

      2. Meu nome É ingrid felix de andrade e o que eu sei é que meu avó era da marinha e conheceu minha avó que ja se encontra (falecida)o nome dela era LOIDE e que eles tiveram meu pai Alexssandro felix de andrade

    2. O nome do meu bisavo e Joao vieira de Andrade,que inclusive o nome de meu Pai e Joao Vireira de Andrade Neto.Somos todos naturais de Sergipe,talvez possamos ser parentes.

        1. OLÁ, SOU LIDIANE DOS SANTOS ANDRADE… MEUS AVÓS PATERNOS JOSINO JOSÉ DE ANDRADE E ROZA LIMA DOS SANTOS… eles eram de CAPELA – SERGIPE, procuro parentes !

      1. OLÁ, SOU LIDIANE DOS SANTOS ANDRADE… MEUS AVÓS PATERNOS JOSINO JOSÉ DE ANDRADE E ROZA LIMA DOS SANTOS… eles eram de CAPELA – SERGIPE, procuro parentes !

    3. OLÁ, SOU LIDIANE DOS SANTOS ANDRADE… MEUS AVÓS PATERNOS JOSINO JOSÉ DE ANDRADE E ROZA LIMA DOS SANTOS… eles eram de CAPELA – SERGIPE, procuro parentes !

  44. Quem é de:
    MUNDO NOVO-Ba família: ANDRADE

    Minha mãe contou uma história que a mãe dela :
    ALZIRA MARIA DE ANDRADE fugiu da família por amor ,era filha de:
    ANTONIA FLORENCIO DO NASCIMENTO E
    AMANCIO TERTULIANO DE ANDRADE.
    Minha mãe gostria de encontrar com parentes e famílias.Segundo minha mãe, minha avó: ALZIRA MARIA DE ANDRADE tem irmãs no caso todas ou todos devem estar falecidos mas estou como neta de Alzira ajudando minha mãe encontrar mais parentes e pessoas que tenham no registro esses nomes e sobrenomes.Obrigada!

  45. RESUMO Informações históricas dão indícios de que a família Freire se originou após a ida de nobres franceses ligados à ordem dos Templários (frères) e seus grupos, no séc. XI, para a região onde hoje se situa o norte de Portugal. Lá se estabeleceram e auxiliaram D. Afonso VI nas lutas de desocupação das regiões da Galícia (atualmente na Espanha) e do condado Portucalense (hoje Portugal), até então dominadas pelos mouros desde o séc. VIII. Membros da família se vincularam à Ordem de Cristo, organização criada em 1319 e que sucedeu os Templários na região e, dentre outras ações, financiou missões da expansão marítima portuguesa até o Brasil. Este projeto visa a rastrear a história da família Freire, desde suas origens na França, entre os Templários franceses, sua participação no estabelecimento do Estado Português, seus vínculos com a Ordem de Cristo, sua participação na colonização do Brasil, até os dias de hoje.

    ETIMOLOGIA Segundo o dicionário Houaiss da língua portuguesa freire é um substantivo masculino (1160) que significa religioso, membro de antigas ordens religiosas e militares; frei. Etimologicamente: do francês antigo fraire, este do provençal antigo fraire, proveniente do espanhol antigo fraire, com assimilação; cp. frade e fráter; f. hist. 1160 freire top., 1199 frayres, s. XV freire.

    ORIGENS FRANCESAS – DESCENDÊNCIA DA CASA DE BORGONHA As fundações originais da Casa de Borgonha são envolvidas por uma aura mística e misteriosa ao lhe ser atribuída a descendência dos primitivos Reis Visigodos, sendo estes, por sua vez, pretensos descendentes da lendária Linhagem Bíblica no Ocidente (originada do matrimônio apócrifo entre o Mestre Jesus e Maria Madalena). Esta casa teve origem em Otão Guilherme (1026), casado com a nobre Ermentruda, tendo como descendentes: • Renato, filho, casado com Alice (filha de Ricardo II, Duque da Normandia); • Filhos de Renato e Alice: Guilherme (o Grande); Gui (Conde de Brienne e Vernon); Fulque; e Sibila (mulher de Henrique, Duque de Borgonha, que não chegou a governar o Ducado, e mãe de Henrique, posteriormente Conde de Portugal); • Filhos de Guilherme, o Grande: Renato; Estêvão (conde de Varais e Mâcon); Hugo (Arcebispo de Besançon em 1088 – 1101); Raimundo (Conde da Galiza, genro de Afonso VI, rei de Leão e Castela); Gui (Arcebispo de Viena e, posteriormente, papa Calixto II, autor do célebre Codex Calixtinus compostelano); Matilde (mulher de Edes I, Duque de Borgonha e irmão do Conde D. Henrique de Portugal); Gisela (mulher de Humberto II, Conde da Saboia, e de Rainério, Marquês de Monferrato, em segundas núpcias) e Clemência (mulher de Roberto II, Conde de Flandres, e de Godofredo, Duque de Brabante, em segundas núpcias). Por volta de 1090, D. Raimundo se casou com D. Urraca, filha de Afonso VI, rei de Leão e Castela, iniciando a ligação consanguínea da Casa de Borgonha à Leonesa, hispânica. Como dote de casamento, D. Raimundo recebeu, por volta de 1092 – 1093, o Condado da Galiza, e de imediato deu início aos planos de estendê-lo mais para o sul, o que é ratificado por notícias de investidas militares suas a Coimbra, Santarém e Sintra. Em 1094, D. Henrique, irmão de Edes I, veio para a Península Ibérica dar auxílio militar à reconquista cristã de suas regiões norte e central. Tamanho foi o êxito alcançado que, antes de fevereiro de 1095, D. Afonso VI lhe concedeu matrimônio com sua filha bastarda, D. Teresa. É muito provável que tenha sido D. Raimundo que convocou D. Henrique para lhe suceder no trono da Galiza, já que, por sua vez, tinha a ambição maior de suceder a Afonso VI e assumir o trono de Leão e Castela e toda a parte cristã, até os territórios estremenhos e andaluzes em posse do Islã (Adrião, V. M.; Portugal Templário; 2011). Dessa maneira, pode-se interpretar mítica e politicamente a pretensão derradeira e suprema da Casa de Borgonha em unir o coração de Europa (França, englobando o Ducado borgonhês de Luxemburgo) à sua cabeça (Hispânia), sob a égide de Raimundo, que dela seria o I. Nesta antevisão mitosófica, pode-se assumir temporalmente Raimundo como o paradigmático Raimondin, Roi du Monde (Rei do Mundo) ou Melki-Tsedek (Melquizedeque), “Rei de Salém e Sacerdote do Altíssimo”, ao qual os mais insignes da Casa de Borgonha prestavam o tributo ou dízimo, neste contexto a “décima parte” das suas conquistas, da sua Cruzada continental.

    ORIGENS PORTUGUESAS Em Portugal a família Freire tem suas origens na família Freire de Andrade. Entre os cavaleiros franceses que, vindos da França, acompanharam D. Raimundo e D. Henrique, estavam soldados que constituíram os Freire, família da antiga Galiza, que se reuniu à dos Andrade quase no princípio, ligando-se depois, por novos laços matrimoniais, tão repetidas vezes que é difícil distinguir uma da outra. Estas uniões fizeram uma só família, a dos Freire de Andrade, que passou a Portugal na idade média. Uns usam os dois sobrenomes reunidos, outros só o de Andrade ou só de Freire, sendo a este, conforme parece, que pertenciam as armas (brasão de nobreza) com a banda, abocada pelas cabeças de serpente (Enciclopédia Portuguesa e Brasileira). Afonso I, rei de Portugal em 1065, forma na cidade de Évora, uma ordem de cavalaria com o nome “Ordem dos Cavaleiros Freire de Évora” que tinha por objetivo combater os mouros. Esta ordem sofreu, posteriormente, uma unificação com a Ordem dos Cavaleiros de Calatrava, criada em 1158 na Espanha e introduzida em Portugal em 1166, que por sua vez, teve seus bens transferidos para a Ordem dos Cavaleiros de Avís que deu origem a uma das dinastias de reis de Portugal” (Enciclopédia Mirador Internacional, volume 9, página 4457). No ritual de iniciação dos magos, faz-se o seguinte juramento:”Venho diante de Deus, diante de vós e diante dos Freires”… (Paulo Coelho; O diário de um Mago; 1990). Este juramento indica que o ritual de iniciação ocorreu no Castillo de Los Templários (castelo este que pertenceu à Ordem dos Freires) na cidade de Ponferrada, Galícia. De acordo com pesquisa do Museu de Ciências Naturais (Horto de Dois Irmãos, Recife – PE), D. João Ribeiro Gaio, bispo de Málaca (na idade média), fez os seguintes versos de homenagem aos Freire: “Nas de Galiza montanhas Tem os Freire solar Monifroes se usavam chamar Vindos da França a Espanha Aos mouros guerrear” “A banda que através fende Sobre esmeralda luzente Com cabeças de serpente Freire de Andrade comprehende De Galiza descendente “Em que lá tenha logar Para se mais nomear E nos reinos de Castela Os que cá tem Bobadela Não será para calar”

    1. legal Rafael eu tbm moro em curitiba e sou Andrade tbm e gosto muito do meu sobrenome,estou pesquisando mais sobre o assunto pra ver se tenho alguma descendencia europeia…

  46. muito grande esta família vou propor de fazermos uma festa aqui onde moro praia de bombinhas s/c se gostarem da ideia vamos reunir uma turma danada de andrade

  47. Meu nome é Janilza Andrade. Amo o sobrenome ! Herdei o sobrenome do meu avo materno Adelino Antonio de Andrade que morava na região de Visconde de Imbé e Natividade de Carangola RJ .minha vó se chamava maria Henriqueta de Andrade , Minha mãe s chamava Alaíde de Andrade ,ela foi separada da família e nunca mais conseguiu encontrar.

  48. Olá! Amo esse sobrenome o qual herdei da minha mãe que por sua vez herdou dos seus pais( eram primos), moravam em Catolédo Rocha na Paraíba e durante uma seca muito grande meu avô emigrou com sua esposa e alguns filhos para o Maranhão. Daí se instalou na cidade de Bacabal, no entanto perderam contato com sua família. Depois de alguns anos, tivemos contato com uma parte da família que ficou na Paraíba através de uma tia que é freira. Mas, sabemos que ainda existem outros parentes espalhados pelo o Brasil. Hoje moro em Manaus Amazonas! Um forte abraço a todos os Andrade!?

    1. OI sou Andrade de Catolé do Rocha também, moro em Cajazeiras PB, estou realizado uma pesquisa genealógica sobre a origem das famílias: ANDRADE VIEIRA CARNEIRO e MACIEL.
      Por coincidência meus pais também são primos, nas familias acima citadas era muito comum casar entre primos. Talvez sejamos parentes.

      1. Estou pesquisando sobre Vieira de Andrade, família de meu pai. Tenho histórico que eram da região do Cariri Paraibano, Santo André e Taperoá. Meus bisavós eram
        Francisco Vieira de Andrade e Benvinda Ayres dos Santos

        Meus avós eram
        Inácio Vieira de Andrade (1892-1972) e
        Antonia Francisca Conceição

        So conheci um tio avô chamado Paulino Vieira de Andrade que saiu da Paraiba com 15 anos e trabalhou no Lloyds no Rio por muito tempo
        José Vieira de Andrade
        (1922-2002) era meu pai e tinha irmã Alzira Batista de Andrade (1919-2000)
        E irmão Pedro Vieira de Andrade (1927-2016) que morou na Bahia até falecer.
        Minha geração ja nasceu no Rio Grande do Norte. Se alguém puder ajudar, estamos fazendo nossa árvore, e ficaríamos muito felizes
        Meu nome é Francisco Solano de Andrade

  49. Boa noite, queridos amigos Andrade, sou de Betim-MG, herdei esse maravilhoso nome de meu querido pai, Osvaldo Coelho Andarade que de Desterro de Entre Rios-MG. Deus seja Louvado.

  50. Olá , me chamo Luana Rodrigues santos Andrade e amo meu sobrenome .
    Herdei o Andrade do meu pai Luiz Carlos Santos Andrade , que é de Aracaju s-e .

  51. Eu sou maria da luz andrade, meus pais alipio andrade, mae bernardinar lourenco andrade meu filho saulo henrique andrade
    albuquerque, fiquei lonsigeada por saber a historia da minha familha, e tambem, de saber o significado do meu sobrenome
    que e historia relevante onde o passado de historia, de lutas e vitorias onde a geracao vem saber e descubrir sua origem de ser
    aristocrata, de renome evhistoria de guerreiro, lutadores de ideais que batalharam , para hoje serem o que o futuro da familha
    secespandiu de forma onde foram descobertas , lutas de sobrevivencia, de espacos, e de muita sabedoria evheraquias de so
    tiles de obter grandes vitorias.

  52. kkkkk… deixa pra la sabe mas.. meu nome e Anne Esthefany Rodrigues Andrade tenho orgunlho de ter um nome assim meu nome vc de varios lugares, Anne:frances Esthefany:americano Rodrigues e Andrade e :portuques portugal… gente nunca botem os lugares que vc mora nem o numero do telefone ne email pessoas podem raquear sabia… bjs!!!

  53. Olá Marinete… dentre tds os comentários o seu me chamou atenção. .. sou da Bahia e o meu bisavô materno chamava-se GRACILIANO PEREIRA DE ANDRADE e o filho ‘dele q era meu avô materno’ chamava-se ‘JOSÉ VALADARES DE ANDRADE’…

  54. Boa tarde! Meu nome vem de descendentes já italianos e se agrupou em João Pessoa no início deste século sou do Riode Janeiro.

  55. OLÁ ,BOA NOITE .SOU MARIA DO SOCORRO RODRIGUES DE ANDRADE . SOU DE
    GUAJARÁ MIRIM – (RO) BUSCO SABER ALGUMA COISA DA PARTE DO MEU PAI … MARIO LUCAS DE ANDRADE ELE ERA FILHO DE ANTONIO COELHO ANDRADE QUE ERA CASADO COM RAIMUNDA LUCAS DE ANDRADE ..MORARAM EM SANTARÉM . PELO QUE EU SEI ELE TEM UMA IRMA QUE ESTA VIVA POR NOME DE MARIA JOSE ANDRADE .MORA EM BELÉM (PR) GOSTARIA DE SABER PORQUE PELO QUE EU SEI O MEU AVÔ ERA DESCENDENTES DE JUDEU ALAMÃO SEFARDITAS ANTONIO COELHO DE ANDRADE ,GOSTARIA MUITO DE CONHECER O RESTO DA FAMÍLIA DO MEU AVÔ QUE JÁ E FALECIDO COMO TAMBÉM SEU FILHO QUE ERA MEU PAI MARIO LUCAS DE ANDRADE A MUITO TEMPO … POR FAVOR GOSTARIA MUITO DE SABER SE AINDA EXISTE FAMILIARES DA PARTE DO MEU AVÔ E TAMBÉM .PRA TIRA ESSA DUVIDA .QUE NÓS TEMOS … OBRIGADA QUE O ETERNO CRIADOR NÓS ABENÇOE .BOA NOITE !!!

    1. Bom dia querida!

      Estava a procura de agum familiar da dona MARIA JOSE ANDRADE, irmã do seu pai Mario Lucas de Andrade, que ainda é viva e mora em BELÉM (PA) , sou amiga da família e ainda Domingo dia 06/08/2017 estávamos falando sobre esse assunto com ela, pra procurarmos seus parentes na internet….entre em contato através do meu e-mail: [email protected] (Patricia Costa-Castanhal Pará)

    2. Bom dia querida!
      Estava a procura de agum familiar da dona MARIA JOSE ANDRADE, irmã do seu pai Mario Lucas de Andrade, que ainda é viva e mora em BELÉM (PA) , sou amiga da família e ainda Domingo dia 06/08/2017 estávamos falando sobre esse assunto com ela, pra procurarmos seus parentes na internet….entre em contato através do meu e-mail: [email protected] (Patricia Costa-Castanhal Pará)
      Geraldo Antonio Andrade

  56. Olá, meu nome é Geraldo Antonio Andrade, herdei esse o sobrenome de meu paí, minha família é toda de Minas Gerais, meus país são de Bonfim (Paraupebas) nasci em Goiás pois, minha família mudou e se estabeleceu aqui.

      1. Eu sou Andrade por parte de minha avó materna que se chamava Maria Augusta de Andrade .tem algum Augusto de Andrade de Minas gerais aí? Eu conheci apenas uma dia da minha mãe que se chamava Donana ,ela morava em BH .mas já faleceu.

  57. so nao entendo porque eu li muitos comentarios . e o meu nao foi publicado mas eu ja estou com 57 anos de idade e estou acostumada a ser injustiçada. infelismente aqui na terra e assim. so quando vir o governo de deus e que vai mudar tudo isso.

  58. herdei esse sobrenome andrade do meu avo paterno.quando me casei a 25 anos atras fiz questao de tirar o meira sobrenome da minha mae e deixar o andrade que gosto tanto que foi herdado do meu avo joao andrade falecido tenho muita honra de assinar por marta de andrade rodrigues.

  59. Me chamo Cléber Andrade, moro em Vitória- ES, meu avô paterno e do norte de MG, eu acho esse sobrenome bem impactante, isso é massa!

  60. Lega vamos pesquisar qual o primeiro Andrade a chegar no Brasil? Quando? Em que região habitou primeiro? Quantos irmãos, filhos.. filho de quem era….curiosidades Um povo sem história é um povo sem memórias e os historiadores dizem que mudam os personagens, mas a história se repete. Que tal nossa geração possa evitar isto, ou existe uma descendência ou existe reencarnação qual a razão da história se repetir de tempos em tempos.

    1. Oi Bernadno minha avó os pais dela era de Maranguape eles se chamava José Daniel de Andrade e Maria Rocha de Andrade eles eram os meus Bisavos. Add o meu Zap 85986287494

  61. Oi sou Maricélia Félix de Andrade meus pais são de Jardim Ceará herdei o sobrenome Andrade do meu pai Luiz Félix de Andrade e meu pai do seu pai Félix Ministro de Andrade nascido em Parnamirim sertão de Pernambuco.

    1. ola maricelia minha mãe era Neusa Felix de Andrade natural de Exu pernambuco e meu pai era Jose Telles de Andrade natural de jequie Bahia ele foi um dos baianos que ajudou a fundar a cidade de Andradina s/p tenho mais cinco irmãos se souberes de mais algo me solicite amizade no Facebook Joel armando Andrade

  62. Boa tarde me chama Tania Andrade . minha meus avós eram de conceiçao de macabu. Rj nome dela era Marita gomes de andrade e casada com Jarbas da Silva Gomes. Por favor se tem alguem que conhece essa descendência. Me envia comentário. Eles estiveram um filho que tinha. Fazenda em Conceição de macabu. Djalma gomes de Andrade

  63. Olá, legal esse artigo, e já que estamos compartilhando, sou Daniel Mello de Andrade, filho de Paulo Roberto Correia de Andrade, dos Correia de Andrade do RS, estamos em todo o estado do RS do Norte ao Sul, todo mesmo família grande kkk, eu especificamente moro na região central em Santa Maria/RS. Legal ver vários Andrade pelo Brasil. Abraço

    1. Legal Daniel,
      Herdei o sobrenome Andrade do meu pai nascido em Carazinho/RS…
      Não conheço ninguém da minha familia por parte do meu pai, Meus avós paternos são: Luiz Andrade, Pracedina Vargas Andrade…
      Gostaria muito de encontrar algum familiar mas não sei por onde começar

      1. Ola Luiz, também procuro genealogia dos Andrade de Carazinho/RS podemos tocar informações por e-mail ? Trabalho muito com genealogia e posso te ajudar.

  64. Meu nome é Cleto da Costa Santos,sou filho de Manoel Andrade dos Santos eu e ele nascemos em Amargosa Ba meu avô era Jovino Andrade dos Santos, não gosto de polemica , só que o meu avô era de Jequié na Ba só que eu não conheço os meus parentes . Se alguém conhecer algum parente meu ,me informe eu moro em Campinas SP (Restbrasileirao @ gmail .com

  65. Andrade foi um dos vários sobrenomes utilizados por Cristãos Novos quando vieram para o Brasil depois de 1500 , forçados que foram a abraçar o Cristianismo , para não serem queimados nas fogueiras da Inquisição Católica .
    Portanto as famílias que adotavam estes sobrenome possivelmente tinham outros sobrenomes , certamente hebraicos . Entretanto o sobrenome já poderia estar vindo de Portugal e Espanha antes da chegada ao Brasil .
    Quando a Inquisição foi instalada no Brasil , Cristãos Novos vindos de Portugal e Espanha eram processados e dezenas de nomes e sobrenomes, foram devidamente documentados . Mas é importante ressaltar que nestes processos os sobrenomes receberam a qualificação de “judeus convictos” . E “Andrade” está entre eles.
    Em várias literaturas ,porém , inclusive judaicas , é indicado como um nome possivelmente de origem judaica .
    Mas ter o nome não quer dizer necessariamente que vc é judeu ou descendente . Para isso é necessário realizar uma profunda pesquisa genealógica , e que chegue o mais distante possível na sua ascendência . É cansativo e por vezes desanimador, pois há um momento , invariavelmente , em que vc esbarrará numa parede de falta de informação que não consegue transpôr , por conta da carência de precisão ,fontes para continuar a pesquisa e falta de registros. É bom ter em mente que Andrade é um sobrenome que existe desde antes de 1500 .
    Um exame de DNA não está descartado. Uma observação, junto a parentes mais velhos , de antigos costumes de família que apontem na direção de hábitos judaicos é importante .
    Alguns costumes são estes :

    – Acender velas nas sextas-feiras à noite.
    – Celebrar a Páscoa, e jejuar durante a Semana Santa. As datas da Páscoa Cristã e da Páscoa judaica freqüentemente coincidem.
    – Limpar a casa nas sextas-feiras durante o dia.
    – Realizar alguma reunião familiar nas sextas-feiras à noite.
    – Evitar trabalhar aos sábados. Sábado era o dia do banho bem tomado e de vestir roupas novas.
    – Pedir a benção para os pais na hora da saída e da chegada em casa. Normalmente ao abençoar um filho, neto ou sobrinho, costumava-se fazer com a mão sobre a cabeça.

    Entre vários outros.
    Boa sorte em suas pesquisas .

    1. Lega vamos pesquisar qual o primeiro Andrade a chegar no Brasil? Quando? Em que região habitou primeiro? Quantos irmãos, filhos.. filho de quem era….curiosidades Um povo sem história é um povo sem memórias e os historiadores dizem que mudam os personagens, mas a história se repete. Que tal nossa geração possa evitar isto, ou existe uma descendência ou existe reencarnação qual a razão da história se repetir de tempos em tempos. Poderia me indicar literaturas que indica de que possiveis famílias judaícas decederam os Andrade Na minha casa era o habito de se lavar aos sábados e tomar benção dos pais chegada, saida a noite e pela manhã. Boa Sorte as pesquisas

  66. Meu nome é Isadora Luisa Andrade Farias
    Herdei o sobrenome da minha mãe(Rosana Aparecida Andrade) que herdou do meu avô (Lourenço Bispo de Andrade) minha família é de Bocaiuva MG.

  67. Olaa a todos!!! Meu nome e Aracelli Andrade, herdei esse lindo sobrenome da minha kerida mamae q por sua vez veio d seu pai. Meu avo materno se chamava Modestino Chaves de Andrade e viveu em Sao Joao Evangelista/MG, depois foi viver em Rio Vermelho/MG onde criou seus filhos inclusive minha mae Maria da Conceicao Andrade. Soube atraves d minha mamae e demais parentes q eramos descendentes d Portuguese. Fica ai minha contribuicao espero q gostem! Abracos a todos…

    1. Ola, meu nome é Gustavo Andrade Silva, minha familia é de minas tambem, meus avos vieram pra goias ha 50 anos e nao tenho mais contato com essa parte da familia de minas, creio que meus tataravós vieram de portugal tb.
      abc

      1. Boa tarde Gustavo Andrade Silva,
        De qual cidade de MG vcs são ?
        Estou em busca da família do José Andrade Silva, que é filho de Manoel Andrade Silva é Anestrina de Almeida.
        José de Andrade Silva era casado com Geralda Siqueira Caiano, eles moraram em Pedro Leopoldo MG

  68. eu sou nelito raimundo,compositor,escritor e micro empresario,sou o unico escritor que escreveu um livro sem as letras a b c d ç ouça as minhas musicas no you tub como nelito raimundo compositor meu fone é 48 3241 4163 eu tive a sorte de ter casado com uma pessoa com sobrenome andrade ,veja, meu nome e´nelito,e o da minha esposa e´nelita no´s nasçemos em angelina sc atualmente moro em saõ jose´ o bisavo´de minha mulher teria escravos para trabalhar na agricultura ,eu tenho muitos amigos andrade que moraram em garcia bairro de angelina que tem muitas belezas naturais,um abraço, [email protected].

  69. Maria Madalena de Andrade sou filha de Geraldo Cornélio de Andrade e Rita Sampaio de Andrade busco meus antepassados sou da Região da Jacuba – RJ. envie email quem souber algo

    1. Edna Maria Andrade filha de Tomaz Andrade Neto e Enedina Maria Andrade neta de André Avelino Andrade..Tenho muito orgulho do meu sobrenome..Sou de Santos -SP

  70. Sou ISMAEL DE ANDRADE, da família ANDRADE do Maranhão. más precisadamente da região de BREJO/ANAPURUS…. Nossa família é muito grande por aqui, por todo este estado estamos espalhados. Abraços.

  71. Meu sobrenome de solteira é Tania Maria Pinto de Andrade, que herdei do meu avô paterno, José Pinto de Andrade . Gostaria de ter a cidadania Portuguesa, mas, não sei como encontrar a origem de nascimento do meu avô, pois meu pai também já faleceu.
    Agradeço à quem puder me ajudar.

    1. tania tambem sou.meu nome e adao rafael de andrade edrdei do meu trisavo materno.ele era portugues.mais minha mae nao sabe expricar direito sobre os antepassados dele.mais sobre a cidadania e dificel.tem muitos sobrenomes andrade e os q mais tem.eu tenho uma prima com cidadania portuguesa.posso falar cm ela sobre isso.se eu puder ajudar te mando a resposta ta. abraços

  72. Olá meu nome é Simone Gomes de Andrade ventapane.E fico muito feliz por ter esse sobrenome Andrade que errei de minha mãe gostaria de saber mais desse sobrenome.

  73. herdei esse sobrenome andrade do meu avo paterno joao andrade.uma das coisas que eu gostei na minha vida foi meu nome e sobrenome andrade.

  74. Impressionante, todos que tem o privilégio de ser um Andrade expressam grande orgulho, eu não podia ser diferente. SOU ANDRADE COM MUITO ORGULHO!!!

  75. Gostaria de saber mais sobre a Família DE ANDRADE, até onde sei meu avô veio de Ponta Grossa, porém não conheço ninguém que seja meu tio avô em Ponta Grossa.
    Meu Avô. MANOEL RAIMUNDO DE ANDRADE
    Contatos para que souber [email protected].

    Agradeço e Um Feliz Natal e Próspero 2016.

  76. Tenho muito orgulho de ser um Andrade, ainda mais agora que sei a origem, sei que meus antepassados distantes vieram de Portugal, mas não sabia a origem do sobrenome, sou de BH, tenho muito orgulho de ser da família Andrade.

  77. Sou dos Andrade do agreste de Pernambuco, mais precisamente a região de Panelas, Quipapá, Lagoa dos Gatos e Cupira. Pode-se considerar que outros Andrade dessa região também faça parte. Já conheci vários Andrades que também vieram dessa região e sempre falei dessa possibilidade de ter-mos parentesco. Gostaria de conhecer outros Andrades da região do Agreste de Pernambuco e porque não dizer sul de Alagoas que fica pertinho daqui.

  78. Meu nome é Jener Jose de Andrade, herdei esse nome do meu pai, me orgulho de ser um Andrade, meu pai veio de Coremas – PB, sou nascido em Descalvado – SP.

    1. Oi sou Maricélia Félix de Andrade meus pais são de Jardim Ceará herdei o sobrenome Andrade do meu pai Luiz Félix de Andrade e meu pai do seu pai Félix Ministro de Andrade nascido em Parnamirim sertão de Pernambuco.

  79. Tenho dúvidas da descendência,só levo o sobre nome do meu pai, Antonio Ribeiro de Andrade.Amo meu nome e sobre nome e se eu for mesmo descendente de Judeus declaro aqui meu orgulho.Na minha família também tem Pereira de lima.

  80. Meu sobrenome veio do meu pai Português, local Povoa de Lanhoso, norte de Portugal. Hoje tenho dupla nacionalidade, tenho muito orgulho do Andrade.

  81. Herdei este sobrenome de meu avô materno e quando casei, fiz questão de mantê-lo. É uma maneira de lembrar e homenagear o grande homem que ele foi. Meu filho tem o mesmo sobrenome.

  82. Sou Andrade e bem Andrade, herdei o sobrenome de minha mãe, que veio do meu vô e casei com um Andrade agora que não deixo de ser Andrade que tenho muito orgulho d ser. Gostaria de saber os antepassados do meu avô qual sua origem que adquiriu Andrade e se chama Galdino de Andrade que casou com Joaquina Pereira que pegou o sobrenome Andrade e que tiveram 14 filhos e todos pegaram o Andrade tbém. Sou orgulhosa de assinar Andrade.

    1. Eu procuro os Andrade de Pernambuco…..Timbaúba …Macaparana…aliás meu
      avô era filho de Carlos Pereira de Andrade. Meu avô José Carlos de Andrade,

  83. Meu sobrenome veio do pai Antônio Andrade, onde tenho muito orgulho de te-lo e pronunciar sempre…É esse o sentimento dos Andrade.

  84. Tenho muito orgulho do meu nome herdei do meu querido pai Sebastião Andrade,familia mineira,somos Drumond de Andrade e Rodrigues Andrade.Sou mineira e existe a historia da nossa familia.

  85. Meu nome é a junção de José com Elizabete, entao ficou Josebete, o sobrenome Andrade vem por parte de meus avós materna e o Batista ou Baptista vem do meus avôs paternos. Amo meu nome JOSEBETE ANDRADE BATISTA

    1. vale, visto…el “telefono” y “señorito de pr”.niciaso.v.son del señor del jamón inexistente.los demás que los adivinen otros….( el abogado cateto ha sido un golpe bajo, Eíngelbrutus, fili me…)

    1. MUITO BOM SABER QUE NOSSAS FAMÍLIAS PRIMEIRAMENTE VEM DE DEUS DEPOIS SE UNI NOS NOSSOS SOBRENOMES. PARABÉNS AOS ANDRADES…

    2. André, você é Gaucho de onde? Herdei o sobrenome dos meus avós paternos
      nunca tive noticias deles Luiz Andrade e Pracedina Vargas Andrade de Carazinho-RS

  86. olá nasci em MG- Governador Valadares
    herdei o sobre nome ANDRADE herdei da minha mãe que se chama
    Suzana Xavier de Andrade Souza que herdou do meu avô que já é falecido
    Jose Xavier de Andrade de origem italiana ( pelo o que eu sei), tenho mta vontade de conhecer parentes através desse sobre nome LINDO, eu sei que existem mtas pessoas com esse sobre nome e acredito que tenho mtooos parentes por ai…

  87. Olá…
    Procuro pelos antecedentes do meu pai Laurentino Rosa de Andrade casado com Irma de Siqueira Campos, que moravam no sudoeste de Goiás.
    Ele tinha irmão Antonio Rosa de Andrade, Mário Rosa de Andrade,
    Filho de Rosa Candida de Morais.
    Desde já agradeço.

    1. Meu avó se chama Antonio Rosa de Andrade, morou alguns anos em Paranaiguara-GO, São simao -GO e / Uberlandia- MG. Já vive quase 20 anos em Cuiaba- MT. Casado com Catarina Borges. Vou perguntar a ele se tem esses nomes parentescos que você citou. meu contato (65)99245-8822 Iara

  88. Oi, me chamo Diego de Andrade Bezerra
    Andrade: Herdei dos meus bisavôs por parte de Pai(Avó do meu Pai)
    Bezerra: Herdei também dos meus bisavôs por parte de Pai(avô e avô)
    Avôs do meu Pai por parte da minha Avó tinha os sobrenomes de Andrade Bezerra
    Avôs do meu Pai por parte de meu Avô tinha o Bezerra mais não tinha o de Andrade

  89. Meu nome é reginaldo roberto andrade, meu pai chama adão andrade, ele nasceu em apucarana/pr , mais ele nao conheceu seus antecedentes , foi doado quando pequeno, quero muito conhecer .

  90. Meu nome e Maria do socorro Andrade .filha de jose Andrade d oliveira meu pae ERa português viveo no Brasil poruntempo cusnto eu não cei cusndo mim emtendi eli já tinha voltado para Portugal eu quero muinto em contra meu paí CI elefor vivo ainda eli vivia em lisboa eu vivo no Brasil não sei porque mais eu odeio erti pais eu só vivo a qui porque não tenho comdisão de ir embora para portogau i eu sou residtrada como brasileira

    1. Nao entendo gente arrogante como vc que tem coragem de declarar que odeia o Brasil, mesmo estando vivendo as custas dessa terra.
      Oque o Brasil tem de ruim quem trouxe foi Portugal viu, ho estupida que não sabe nem escrever, e com esse nome de pobre MARIA DO SOCORRO deve odiar mesmo porque esta fudida na vida.

      1. O querida ninguém tá lhe prendendo aki não vai embora o quanto mais cedo melhor aposto que vc não vai fazer falta pra ninguém sou brasileira e tenho orgulho disso muito orgulho agora só o que eu não gosto daqui e tem certas bragas como vc que por ter uma vida arruinada fica dizendo que odeia o país agora eu te digo sua mal amada quem tá te sustentando é esse país que vc odeia!

  91. eu não gostava desse sobre nome na lição de casa de escola mandava
    descobrir a origem do meu querido meu querido sobrenome! Andrade e então quando vi a origem me arrependi de não gostar de Andrade muito lindo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  92. Eu sou marcia pinto de andrade,te muito orgulho do nome que herdei. Andrade vem de meu pai e de minha mamae sou desendente de africano ,espanhol portuques e indigina ,baterao tudo no lequidificado e eu nasci ,ainda me casei e herdei o nome do meu marido ai ficou marcia pinto de andrade carreiro com muito orgulho na vida.

  93. Acho lindo esse sobrenome, meu bisa era Roberto Marinho Pães de Andrade e minha avó paterna é Rosilda Andrade, os familiares do meu bisavô moram em SP.

  94. Meu nome é Sonia Andrade, que herdei de meu pai, ele contava que meus bisavós vieram para o Brasil em um navio com outros irmaõs e foram separados no porto de Santos SP. O nome de meu bisavô era Bernardo de Andrade e minha b.Maria Rita da Conceição.

  95. Estou procurando minha genealogia judia o nome do meu bisavô português era jose Nunes de Andrade e Laodicéia Elias de Andrade uma ajudinha e bem aceita

  96. Eu sou Simone de Andrade, da região de Cruz das Almas na Ba, herdei o sobrenome da minha mãe. Li sobre ele agora e fiquei emocionalmente grata e feliz!!!

  97. EU HERDEI DO MEU PAI QUANDO SOLTEIRA ERA EDINÉIA SOARES ANDRADE DEPOSI ME CASEI PASSEI A SER EDINÉIA SOARES LOURES DE ANDRADE. SEMPRE ANDRADE MEU FILHO LEVA O ANDRADE DOS DOIS LADO.

    1. Oi Edinéia! Também sou Soares de Andrade. Herdei o sobrenome de meu pai. A família dele era da Bahia e MG. Quem sabe temos algum parentesco… Meu pai se chamava Lauro Soares de Andrade, filho de Cunegundes Soares de Andrade e Maria Áurea de Andrade.

  98. Sou brasileiro, herdei esse sobrenome do meu pai, sobrenome de origem portuguesa,quem nao sabe este sobrenome tem raizes judaicas,sobrenome adotados por muitos judeus de portugal que foram obrigados a converter se ao catolicismo para nao morrerem na época da inquisição,esses judeus aderiram sobrenomes comuns na época,e quando vieram para o brasil na época para fugirem da inquisiçao trouxeram o sobrenome com eles,se vcs nao sabem 70% da populaçao brasileira,tem origem judaicas, se você que possui esse sobrenome e tem alguma descedência de portugues, pode se orgulhar porque a fortes indícios de ser descendente de judeus.

    1. Sou Andrade, de Ipatinga,MG. Herdei do meu pai. Me orgulho muito deste sobrenome. Ainda mais agora que sei que posso ser descendente da nação santa.

    2. Faço questão da ascendência nobre de Traba, Trastâmara e Andrade, me identifiquei muito em ser descendente de cavaleiros medievais, conquistadores de domínio territoriais e com valor suficiente pra serem laureados com o Senhorio e o Condado de Andrade.

      1. Meu nome ,é Luciana Diogo de Andrade ,desde criança ,ouvia da minha avó histórias de nossa família ,minha avó se chamava Iracema Rodrigues do nascimento e meu avô Amadeu Rabello de andrade.gostaria muito d ouvir mais histórias mais infelizmente meus avós já faleceram.

    3. É mentira que “70% dos Andrades têm origem judaica”. Isso não faz qualquer sentido. Não existem dados conclusivos sobre isso, mas o percentual de judeus no Brasil constantemente é superestimado (basicamente porque a mídia pertence a famílias judaicas que gostam de massagear o próprio ego). No Nordeste, que é onde há mais descendentes de cristãos-novos, apenas cerca de 20% dos nordestinos brancos possuem ascendência judaica, confirmada através de exames de sangue. Dentre a população brasileira como um todo, esse percentual é muito mais baixo.

      1. Nicole , por favor , né ? Menos .
        Esta sua afirmação de que “No Nordeste, que é onde há mais descendentes de cristãos-novos, apenas cerca de 20% dos nordestinos brancos possuem ascendência judaica,” é infeliz , generalista e preconceituosa.
        Quem te disse que os descendentes de judeus do Nordeste são só brancos ?
        Para começo de papo judeu não é raça , é religião .
        Grande parte dos judeus são de origem étnica semita , não brancos europeus , que é o que vc deve estar querendo dizer .Aliás , o povo israelense original é semita .
        Para o Nordeste vieram muitos Judeus Sefaradi ou Sefarditas e novos cristãos , que eram conhecidos também como marranos . Outros migraram para diversas outras regiões da Europa , Africa do Norte ou mais tarde voltaram para Israel, especialmente em vista das perseguições da Inquisição .
        Estes judeus migraram para Espanha e Portugal séculos antes , vindos do Oriente Médio em expedições marítimas , ainda anteriores ao Império Romano . O que atesta que eles não eram brancos , mas semitas .
        Os descendentes nordestinos destes judeus/novos cristãos mantém alguma essência básica da raiz semita : cabelos encaracolados , nariz adunco ou mais grosso .
        Os judeus “brancos” aos quais vc se refere são Judeus Ashkenazi. Que na verdade estão dentro de uma discussão longa ,que é travada entre os próprios judeus , se são judeus puros ou convertidos . Estes ‘judeus’ são procedentes da Europa Central …
        Mas isso é assunto para outra hora .
        Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *