Família Antunes

A família Antunes, assim como tantas outras, tem sua origem em Portugal. Os sobrenomes mais conhecidos no Brasil geralmente são originários de Portugal, isso se dá pelo fato da influência que esse país exerce aqui desde os tempos da descoberta.

O sobrenome Antunes, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Antunes

Sobrenome utilizado principalmente por portugueses, mas que pode ser encontrado também em outras regiões da Europa. Isso se deve ao fato de este ser um continente muito pequeno e fácil de transladar de um país ao outro.

Trata-se de um sobrenome patronímico, pois recorda o nome do pai do portador inicial. Ele vem do nome próprio Antônio, assim o filho do Sr. Antônio era chamado de Antunes, assim como outros sobrenomes bastante conhecidos aqui no Brasil. Outros exemplos de sobrenomes patronímicos são Marcondes, Lopes, Sanches, etc.

Curiosidades

Por ser variado de um nome, o sobrenome Antunes também pode ser encontrado como nome em alguns casos. Desse modo, é raro, mas possível encontrar pessoas com o primeiro nome Antunes.

Há um significado dado ao sobrenome Antunes que diz respeito à igreja. Este então pode ser um sobrenome de origem religiosa que significa dado, doado, entregue, oferecido, presenteado por Deus.

Variantes do sobrenome Antunes

Das variantes de Antunes podemos dizer que em alguns casos ele pode vir escrito Anttunes. Além disso, a tradução de seu nome de origem pode fazer com que Antunes sobra variações linguísticas de país para país.

Brasão da Família Antunes

O Brasão da família Antunes é constituído de um castelo de prata lavrado de preto. O seu fundo é colorido na cor vermelha. Este é o brasão oficial e qualquer diferença dessa base possui origem diferente do que foi discutido.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

305 respostas para “Família Antunes”

  1. Salve os “ANTUNES” , sou tataraneto de JOSÉ MARIA ANTUNES, ou (ANTÔNIO) e de ROSA ARTHURIA ANTUNES(ANTÔNIO) ,bisneto de JOAQUIM MARIA ANTUNES e de RITA ADELINA ANTUNES, neto de SALABERGA DE VASCONCELLOS ANTUNES e de ANNA CLARA SCHULLER ANTUNES. ANTUNES: Nome português de origem patronímica, filho de António ou Antão. Um Simão Antunes (talvez filho de um Antonio), comprovadamente pertencente à família Clemente de Souza nasceu no final dos anos 1500 no Furadouro (Condeixa-a-Nova). Se alguém souber de nossos antepassados acima, favor mandar e-mail para : roanlux@hotmail.com, grato.

  2. É Aline…por coincidência…minha avó tbm chama se Zulmira Antunes ….e sei que o nome Zulmira…. é um tanto incomum … né…

  3. Olá… Não imaginava a grandeza da família Antunes….e agora vejo que tem muitos . Sou de Santos SP…e vejo que muitos Antunes estão em Minas
    Já me orgulho do sobrenome Antunes….tanto que meu nome de guerra é Antunes ….e conhecido apenas pelo sobrenome….e não pelo nome…
    E agora sabendo da origem de meu sobrenome….estou muito feliz…
    Acho que até sexta bacana a ideia de confraternizar em algum evento de todos Antunes…que tal a ideia…
    Grande abraço a todos

  4. Corrijam me se estiver errada. Mas como é um sobrenome com origem de um nome, podem ter existido varios Antonios que deram origem a varias vertentes de antunes ou somos originados de um unico patriarca?
    Sou Aline Antunes Martins. Herdei o sobrenome da minha Mãe Beatriz Antunes Martins nascida em Brasília de Minas MG. Ela é filha de Glicério Antunes da Silva filho de Zumira Antunes de Souza e Tomé Alves da Silva. Houve um primo jornalista que escreveu a história da familia mas ainda nao tive oportunidade de ler.
    Do relato de minha mãe do livro lembro de sermos de origem portuguesa. Nossos antepassados eram judeus que fugiram para portugal e tiveram que se “cristianizar” adotando o sobrenome Antunes. Chegaram de portugal pela região da Bahia. Mas fixaram na região de Montes Claros-MG

    1. Boa noite.
      Meu pai chama_se Albertine Antunes Ribeiro. Ele era da região de Alvarenga, próximo à Caratinga/MG. Seu pai era o Sr. Joaquim Antunes de Souza. É seu avô, Sr. Gervásio Antunes de Souza. Se alguém tiver alguma informação. Estou em busca de adquirir cidadania. Se alguém tiver alguma informação, enviar email para: feribeiro616@gmail.com.
      Obrigada.

  5. Olá sou Júlio casto antunes
    Meu pai José casto antunes meus avós paternos eram João antunes dos Santos e bisavô José antunes doa Santos
    Estamos uma pesquisa sobre nossas geração mas fazer uma árvore geonologica precisamos de informações se alguém souber algo entre em contato
    Desde já agradeço

  6. Ola a todos
    Minha família Antunes seria assim

    Benedicto Antunes de oliveira casou com Thereza Maria Bernardo (tataravós)
    Guilherme Antunes de oliveira casou com Dinah Maria Bernardo (Bisavós)
    Antonio Antunes casou com Rosa moreira(avós)

    Quem tiver mais informações (2007.eliza@gmail.com)

  7. ola , meu bisavô paterno se chamava José Antunes Ferreira ele veio com mais dois ou três irmãos para o Brasil, ele era da Ilha da Madeira em Portugal, se houver alguém com informações por favor se manifeste.

  8. Olá Alexandre de Melo Antunes, também sou Antunes e meus avós paternos também são do Concelho de Tondela e nasceram em Mosteiro dos Fragoas..Ele, Alfredo Antunes e ela Lucinda Augusta Ribeiro. Como se trata dos Antunes, ele, meu avô, era filho de José Antunes e Maria Angélica Antunes

  9. Ola Pessoal tb sou ANTUNES (Isaias) região de Sorocaba-SP, meu pai já falecido dizia que o avô dele (Ernesto Antunes) era Portugues da gema, mas infelizmente não tenho muitas informações precisas e nem documentos.
    Sei que a família viveu anos na região de Capivari e Porto Feliz (sítios) sei lá ….
    Se alguém e dessa região vamos compartilhar informações .
    Alem de ser legal descobrir mais parentes também de repente podemos conseguir cidadania portuguesa.
    Abc a todos os ANTUNES !!!

  10. Minha família por parte de pai é Antunes e se juntou com a família César (da minha mãe). Antunes é um nome muito comum em Minas Gerais, e pelos comentários que eu vi acima, a maioria das pessoas que comentaram são de lá.
    Minha família é de Montes Claros, norte de Minas. E lá há muitas pessoas com este sobrenome.

    1. procuro por algum Antunes exatamente em São João do Triunfo PR
      Meu avô nasceu nessa cidade ( Alvaro Antunes Alvarenga) nascido em 1909
      Meu Bisavô João Veríssimo Antunes (faleceu mais ou menos no ano de 1940

  11. Ola, busco informações sobre os Acendentes e Descendentes do Luis Antunes Nogueira (março 1881
    Muriaé, Minas Gerais, Brasil), falecido em 19 novembro 1952 .
    Esposo da senhora Dinorá da Silva Nogueira.

    Por favor, se alguém tiver alguma informação sobre, entrar em contato por e-mail.

    weberphotographer@gmail.com

    1. Weberson Boa tarde minha bisavó Antônia Antunes dias era de muriaè nascida na cidade de miradouro possivelmente ela era parente de seus ancestrais se quiser bater um papo para trocarmos informaçoes meu zap é 33988696959 ok.

  12. Ursulina Antunes Fank (casada) filha de Eduardo Antunes Alvarenga , neta de Álvaro Antunes Alvarenga, bisneta de João Veríssimo Antunes e Cristina robes, procuro por alguém que tenha conhecido meu bisavô, meu avô nasceu em 1909 meu bisavô João Veríssimo Antunes faleceu mais ou menos no ano de 1940,

  13. Boa tarde. Venho recentemente tentando descobri meus antepassados e vi nesse post uma chance possível. Sou filho de Fátima Glória Antunes Dos santos (10/08/1964)
    Neto de Jovelina Antunes dos santos (12/071925) e Luís Souza dos santos ambas nascida em São Francisco de Paula região de Cazuza Ferreira
    E bisneto de Marcilio Antunes de Souza e Maria José de morais
    se alguém tiver ligação entre AM contato aes.jorgeluis@gmail.com
    Obs. Minha vó mudou se para o município de Caxias do sul aonde eu nasci

  14. oi Marcel Luiz de Campos,

    Estive afastada da pesquisa dos Antunes por vários motivos ha um ano mais ou menos. Estou em Salvador e devo ir acrescentando aos poucos. Estou tentando uma entrevista com o lado judaico. Sei que a linhagem dos Antunes é da Casa dos Levi. Vamos nos comunicando
    Zélia

    1. Prezada Zélia,

      Já fiz diversas manifestações para saber mais sobre os meus antepassados Antunes, de Minas Gerais, mais especificamente de Itaúna e região, na chamada grande Belo Horizonte. Meus avós e bisavós. Saber de suas origens e como consigo obter informações de sua chegada ao Brasil e quem chegou, se meus bisavós, tataravós…..

      Se tiver alguém que possa me auxiliar nessa empreitada agradeço imensamente.

      1. Zelia meu bisavô e minha bisavó morreram em bh ele Brasilino Pereira do nascimento ela Antônia Antunes dias se quiser pode me ligar ou chamar no zap 33988696959.

  15. Minha familia chegou no Brasil por volta de 1930 com meu avo Jose Antunes da Silva , vinha da região de Tontela , aldeia de são joão do monte , posteriormente trouxe sua prima e se casou , chamava-se Irene antunes da Silva , entraram no Brasil pelo Espirito Santo , região de muqui e por volta de 1940 mograram para Petropolis Rj e posteriormente Tres Rios onde vivieram até o final da vida; tiverão tres filhos , joao antunes da silva , amadeu antunes da silva e fernando antunes da silva , já falecidos. Hoje os filhos e netos estão basicamewnte na regiao de tres rios e volta redonda RJ

    1. Olá Alexandre de Melo Antunes, também sou Antunes e meus avós paternos também são do Concelho de Tondela e nasceram em Mosteiro dos Fragoas..Ele, Alfredo Antunes e ela Lucinda Augusta Ribeiro. Como se trata dos Antunes, ele, meu avô, era filho de José Antunes e Maria Angélica Antunes

    2. Também descendo dos Antunes de São João do Monte. Tenho muitos Antunes mapeados em minha arvore genealógica no site “MyHeritage”. Os mais antigos são de 1695 e os mais recentes 1872, com a imigração ao Brasil de meu Bisavô.

    3. Oi Alexandre, sou neto de Amadeu Antunes da Silva, eu conheci D.Irene e seus filhos, meu avó era, se não me engano era primo da D.Irene, morava no bairro da Caixa D’agua em Três Rios.

  16. Não sei ao certo de onde veio minha família só sei os nomes dos bisavós da minha avó.
    Francisco Antunes Vieira e Leopoldina
    Pedro Antunes Viera e Joviana maria
    Sebastião Antunes Vieira e Leopoldina
    Augusta Antunes Vieira e Silvio

    1. Wescley,

      Meu bisavô é Sebastião Elias Antunes, o pai dele Elias Antunes Vieira casado com Teresa Leopoldina de Jesus, e avô Francisco Antunes Vieira… Eles tem passagem por Minas gerais e Espírito Santo.. seríamos parentes? Estou a procura de mais informações. Caso alguém desvenda e queira se juntar para tentar montar a árvore genealógica da família meu e-mail é luana.antunes05@gmail.com

  17. Sou bisneta de Manoel Antunes da Silva que veio no final do seculo XIX para ca, para Jose Bonifacio que hoje e Erechim. Gostaria de saber maiores informacoes.

    Att,

    Viviana Ferreira Dagostim

    1. Olha, sou Luiz Filipe Da Silva Antunes e sou filho de Adão Luiz da Silva Antunes, e neto de Arlindo Da Silva Antunes e moro atualmente em passo fundo faz 2 meses mas morei em salto do Jacuí a muito tempo,

  18. Sou bisneto de José Antunes da Silva, português, que viveu em Vitória / ES, no final do século XIX e início do século XX, falecendo em 03/12/1934, aos 55 anos. Estou em busca de maiores informações sobre ele. Desde já agradeço.

  19. Meu nome é EDIR ANTUNES, sou filho de José Antunes e Sebastiana dos Santos Antunes (Filinha). Meu pai é filho de Cândido Antunes e de Lina Pinheiro Antunes. Meus avós moravam em Guaranésia-MG e tinham como filhos: meu pai, Marta, outro de apelido Bibi e uma filha de nome Cuchinha. Se tiver alguém da região por favor entrar em contato comigo pelo edirantunes@Hotmail.com.

    A tia Marta é casada com Jaci Corrêa, que foi prefeito de Nova Resende-MG.
    A Tia Cuchinha era casadfa com o Sr Architiano.

  20. É muita família descendentes dos Antunes, em todo Brasil. A única origem, com pesquisas didáticas e comprovadas, dos Antunes, que vieram convertidos em cristãos novos, para o Brasil, com Mem de Sá é de 1557. Chegaram nas caravelas portuguesas e em sua maioria, eram judeus da divisa da Espanha com Portugal. Todos eram descendentes da tribo dos Macabeus, judeus fortes e guerreiros. Em Matoim, na Bahia, o usineiro Heitor Antunes com sua esposa, Ana Ruiz, fundaram uma sinagoga na sua fazenda. Toda a família foi perseguida e Ana Ruiz, foi condenada na Inquisição pela Igreja Católica. Após a sua morte em uma cadeia de Lisboa, seus restos mortais foram queimados e expostos em frente a usina de açúcar, que foi confiscada pelo governo português. A maioria dos parentes fugiram para o interior da Bahia e Minas Gerais. Casaram com ex-escravos, índios conquistados e com outras famílias de toda região. A sequência do nome Antunes de Sousa, é que parte dos Antunes vieram de Sousa, local de produção do vinho verde, as margens do Rio Minho e também, da Espanha, pois os judeus estavam sendo perseguidos na Inquisição. A coroa portuguesa e espanhola tinham afinidades com o domínio da “Santa” Igreja Católica Romana. $$$$ Apenas para confiscar!

    1. Eduardo,

      Meu bisavô é Sebastião Elias Antunes, o pai dele Elias Antunes Vieira casado com Teresa Leopoldina de Jesus, e avô Francisco Antunes Vieira… Eles tem passagem por Minas gerais e Espírito Santo.. Estou a procur juntar para tentar montar a árvore genealógica da família pra saber se descendemos dos sefarditas da inquisição ao qual vc citou. Poderia me ajudar com as informações que possui? Meu e-mail é luana.antunes05@gmail.com

    2. Eduardo, meu bisavô é Sebastião Elias Antunes, o pai dele Elias Antunes Vieira casado com Teresa Leopoldina de Jesus, e avô Francisco Antunes Vieira… Eles tem passagem por Minas gerais e Espírito Santo.. Estou a procur juntar para tentar montar a árvore genealógica da família pra saber se descendemos dos sefarditas da inquisição ao qual vc citou. Poderia me ajudar com as informações que possui? Meu e-mail é luana.antunes05@gmail.com

    3. Eduardo será que teria alguma informação sobre a região provável que eles vieram para Minas Gerais pois meus bisavós eram de miradouro cidade proxima a Muriae. Grato meu zap 33988696959

    4. Meu nome é Lúcia eu também sou uma Antunes de souza moro em janauba!

      Linda historiq da familia Antunes tenho muita vontade de fazer minha arvore genealogica.

  21. Gostaria muito de saber sobre minha árvore genealógica também, minha bisavó era de Pompeia Sp,chamava se Maria Antunes de Campos casou se com meu biso João Bernardes de Carvalho ele sei que era autêntico portuga e veio para Brasil não sei quando acho mais pro final de 1800 e início de 1900, porque o filho deles meu avô nasceu em 1925 e chamava Olandin Antunes de Carvalho e tinham mais irmãos um chama João . Vieram de Itauna MG ,. Meu avô casou no padre somente com Balduina Francisca de Souza e geraram quatro filhos q são : Antônio , José, Creuza(minha mãe ) e Sebastião(esse tio foi levado com dois anos pelo meu avô p Itauna MG,minha mãe deseja conhecê-lo ) Meu avô Separou da minha avó e minha avó registrou os filhos todos só com assinatura dela (Francisco de Souza). Aí meu avô Olandin casou novamente no civil com guiomar Soares e teve dois dois filhos q são Adauto Carvalho Soares e Nadir Carvalho Soares. Tenho desejo de ver esse tio pra saber mais da minha família em Itauna MG.
    Gostaria de informação quem souber ficarei grata.

    1. Finalmente alguém que menciona parentesco Antunes com Itauna, MG. Meu pai era nascido em Itaúna. Também procuro levantar informações sobre meus antepassados paternos. As minhas postagens estão aqui no site http://www.origemdosobrenome.com.br . Pode olhar e ler tudo que postei até o presente, para ver se consegue concatenar alguma relação entre seu bisavô com os antepassados de meu pai. As postagens estão aí embaixo, como Paulo Antunes, resido em São Paulo, Capital.

  22. Olá, sou Marcos Antunes de Castro, de Patos de Minas/MG, filho de Iracilda Antunes de Castro. Meus avós maternos são Maria Rosinda Antunes, nascida em 1923, e Sebastião Castro Rocha, ambos falecidos, dando origem a familia Antunes de Castro, da região do triângulo mineiro. Sei que vieram de um povoado chamado Alagoas, distrito de Patos de Minas. Antes disso não tenho mais informações. Vejo que são muitos os Antunes em Sao Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Pesquisando na internet, vi que tenho um homônimo em SC, mas não o conheço.

    1. Olá marcos tbm sou antunes de castro
      Pai Luis antunes de castro
      Mãe sandra regina macedo de Castro
      O meu sobrenome vem da parte apenas do meu pai minha avó helena antunes de castro
      Avô Luiz Lino antunes de castro
      Sou de santos sp .

  23. Meu nome é Carlos Alberto Antunes
    Sou filho de Pedro Antunes,meu pai nasceu na cidade de lençóis paulista,mourou em ourinhos,foi jodador de bola pelo time de ourinhos,seu apelido era canelinha de ouro

    1. Você é meu primo , seu pai Pedro era irmão de meu avô Francisco . Sua mãe Brígida está bem ? Meu nome é Cassio , sou filho da Ivete sua prima.

  24. Olá, sou da familia ANTUNES DE SOUZA, de Santa Rosa/RS, meu avo paterno era Ezequiel Antunes de Souza casado com Zulmira Antunes de Souza, moravam no Rincão dos Souza.
    se alguém conhecer por gentileza entrar em contato

  25. Meu nome é Maria Eugenia Antunes Gomes. Meu pai chamava-se Deoclécio Paranhos Antunes, nascido em 1902, Rio Pardo ,RS. O pai dele, meu avô, chamava-se Christiano Carlos Antunes, nascido em Rio Pardo, RS, 1883. O meu bisavô chamava-se Luiz Antunes,nascido em 1839, em Trás os Montes, Portugal.
    Gostaria de conhecer minha ascendência, mas sequer sei a Aldeia em que meu avô nasceu. Caso alguém tenha algum parentesco com meu avô ou bisavô, por favor, entre em contato comigo.
    Desde já, agradeço qualquer colaboração.

    1. Maria, meu nome é Claudio, estou fazendo a genealogia de Anna Antunes, filha de Luiz Antunes e Maria Joaquina Pacheco, Seu avô Cristiano Carlos Antunes falecido em 04.01.1921, era irmão de Anna. Cristiano teve 4 filhos: Deoclécio c/c com Eugenia Paranhos Antunes, Denise, Aracy e Domigos.
      Gostaria que vc, entrasse em contato. Abs,

  26. Opa…meu nome e jailson antunes…meu avô era sebastiao antunes nascido em chapada proximo a palmeira das missoes R.S…nasceu em 1909….tambem tenho muita curiosidade em saber sobre nossa familia…meu e-mail para contatos…jailson _antunes @hotmail.com

  27. olá também faço parte desse seleto grupo dos Antunes . meu Pai Olegário antunes minha mãe Manoela meu avo paterno Pedro Paiano e avó Hortencia antunes todos do Rio grande do sul.

  28. Eu também sou Antunes meu avó se chamava Francisco Antunes casado com Beatriz tiveram três filhos homem . José Antunes . Francisco Antunes e Benedito Antunes moradores de sorocaba Vila Angelica. A um detalhe o filho dele que se chamava Francisco o apelido era chiquito , eu tinha um primo que morava em São Paulo se chamava Benedito também., ele tinha filhos em São Paulo , gostaria muito que entrasse em contato comigo moro em Angatuba. Me chamo RAQUEL

    1. Olá ! Também sou uma Antunes , meu avô se chamava Benedicto Vieira Ferreira Antunes , casado com Pedrina onde teve 7 filhos.
      Somos de São Paulo e temos alguns parentes em Araçoiaba.

    2. Raquel como faço pra falar com você?
      Estou montando a genealogia do meu avó e gostaria de confirmar algumas informações que coincidem com as informações que tenho.

  29. Boa noite! Sou Pablo Antunes, meu avó se chamava Manoel Antunes e ele veio do estado de minas Gerais, nao conhecemos nenhum Parente do meu avó, a única coisa que sei É que ele fugiu de casa aos 12 anos de idade e veio morar no sul do estado do ES. E nunca falou nada de sua familia.
    Se alguém se indentificar com essa historia entre em contado atravez do meu email pabloantunes.2@hotmail.com

  30. Sou isolene Antunes, filha de José Antunes neta.de João José Antunes e bisneta de José João Antunes, meu pai nasceu em Alfredo Wagner sc, tem muitos Antunes aqui e sc e tenho too e primos no Paraná também, gostaria de saber a origem de nossa família

    1. Boa noite!!! acho que somos parentes Isolene meu nome é Valmira Antunes Dias (Dias de casada) sou neta de João Jose Antunes e Bárbara Francisca Schreiber e bisneta de João Justino Antunes. Estou pesquisando e ja encontrei muita coisa a respeito do sobrenome Antunes. inclusive um site e um encontro da Familia. Se tiver interesse posso de passar.

  31. Boa noite,
    Ha muito tempo tenho estudado a Origem de nossos antepassados, visto que carrego este sobrenome tao importante.
    Fico muito impressionado com os posts de nossos parentes de nome.
    Cada um tem uma estória interessante que esclarece em parte os caminhos trilhados por nossos parentes longínquos .
    Já tentei formar uma árvore genealógica , mas o assunto é bastante complexo.
    Minha mãe que nasceu em 1916 nos deu muitas informações interessantes a respeito de nossa família , partiu em 2012, em boa velhice e não teve como causa mortis qualquer doença .
    O que sei é que meu avô Felisbino Antunes, casou em Ramada, local próximo a Ijuí, no RS, nas Missões.
    Migrou para o norte do Estado onde se estabeleceu na localidade de Laranjeiras, então município de Palmeira das Missões, hoje município de Vicente Dutra, naquele estado.
    Conheci, quando menino, a propriedade que ele requereu do Instituto de Terras do RS, e onde plantou um lote de ervateiras, que em 1996 ainda estava de pé, ou seja, algumas árvores que, mesmo abandonadas permaneciam bem frondosas.
    Teve, meu avô, uma grande prole, de, ao menos umas 12 almas.
    Uma dessas almas foi meu pai que nasceu em 1909, tendo sido soldado da honrosa Brigada Militar atual, no Estado do Rio Grande do Sul.
    Como balseiro no Rio Uruguai, levava Madeira em tora, em balsas, quando as águas daquele rio estavam em alta, nas enchentes, para serem vendas na Argentina.
    Isso acabou tirando dele a saúde e em pleno vigor de seus 35 anos, partiu desta para a melhor, deixando 4 filhos dos quais eu sou o quarto.
    Tendo nascido em 1944, não tive o privilégio de conhecer meu pai, pois quando ele partiu eu tinha apenas 11 meses de idade.
    Dos irmãos de meu pai, conheci apenas 3.
    Um deles chamava-se Davi e viveu no município de Irai, por longo tempo, talvez até sua morte.
    Outro tinha por nome João, quemteve vários filhos e filhas. Uma delas, Marta, morou em Guaíra, PR.
    Porém, na década de 50 ele mudou-se para as redondezas de Chopinzinho onde faleceu. Lá tem um bom número de descendentes, os quais não conheço.
    Tem, ainda, minha tia chamada Josefina, provavelmente, pois era conhecida como Fina. Morou até o fim da vida em Irai,RS.
    Para finalizar, o nome de minha avó materna chamava-se Idalina Ribeiro Antunes e morreu em 1953, ou 1954.
    Casa haja alguém que tenha qualquer parentesco comigo e queira trocar informações, favor contatar-me pelo e-mail: ariantunes@hotmail.com.
    Abraços.
    Ari Antunes, Curitiba, PR

    1. Estou encantada com estes post.Bom, a minha familia Antunes é da cidade Porto Feliz -SP,podemos dizer que faz volume ,meu bisa-avô se chamava José Manoel Antunes , meu avô José Manoel Filho e mais um punhado de irmãos e eu sou Debora Antunes ,filha de José Manoel Antunes Neto,eu irei buscar mais informações da minha Familía Antunes com a minha uma tia minha e voltarei postar mais informações do meu bisa-avô e suas origens .
      E quem não postaremos mais historias de familia,pq meu sonho é reunir a grande familia Antuns

      1. Oi Débora…

        Fiquei tão feliz quando vi o seu comentário, meu avô é neto do Jose Manoel Antunes e estou tentando montar a genealogia da família. Me mande um email pra falarmos mais sobre a nossa família, ficarei muito feliz.

        meu email é: duanaguedes08@gmail.com

  32. Tenho Antunes no meu nome, herdei do meu pai Luiz Antunes Lopes, que herdou de seu pai Job Antunes Lopes, meu pai nasceu em Juquiá, Vale do Ribeira em São Paulo, somos de Itanhaém litoral de SP.

  33. Bom dia…

    Sou Maurivaldo Antunes Rodrigues, moro em limeira sp.

    Nascido em Santo Antonio do retiro/Rio pardo de mg -Mg
    Procuro parentes oriundos de Portugal por favor quem pertecer a familia antunes de minas gerais me add no whatisap para trocarmos informaçoes 19 981664415

    1. Maurivaldo, moro em Janaúba. A minha família é descendente dos Antunes, Silveira, Tolentino, Souza, Silva, e outras que se radicaram no norte de Minas nos séculos ainda nos séculos XVII e XVIII. Estou com uma árvore genealógica praticamente pronta. Sobre a ancestralidade da minha mãe, tenho documentos (nada de internet) que me permitiram recuar no tempo até 1557. Talvez eu possa ajudá-lo. Meu telefone tim: 38 99118 1859. Meu e.mai: josédossantosneto@gmail.com Não apenas ao Marivaldo, mas qualquer pessoa que se interessar pelo assunto, aí estão os meus contatos. Abraços.

  34. Olá! Sou Isabel Antunes, e trago esse sobrenome do meu pai, Joaquim Antunes, paulista e do meu avô Benedito Antunes, mineiro; Pelo pouco que sei, o pai do meu avô Benedito, foi imigrante português no século XIX.

    1. ola isabel eu tambem sou da família Antunes, minha bisavó, chamava antonia antunes dias, e viveu na cidade de itanhumi em MG, perto de governador valadares, estou procurando informaçoes de minha descendência, se vc ou alguem tiver alguma informação a respeito meu fone e zap é 33 988696959 Moacyr, grato.

  35. eu tambèm sou antunes moro no interior de sao paulo em tanabi herdei o sobre nome de meu pai, em mirassol uma cidadezinha perto daqui tenho meus tios e primos que tão bem são antunes…

  36. Paulo Antunes
    26/96/2916
    Nelson Antunes Teixeira

    Caro Paulo Antunes, eu sou Nelson Antunes Teixeira nascido em Córrego do Paiol município de Itatiaiuçú MG . filho de João Antunes Gomes que é filho de Elisiário Antunes Gomes (ou Lizico Gomes) que é filho de Manoel Antunes Gomes que era fazendeiro em Córrego do Paiol
    Meu avô teve como irmãos Juvenil Antunes Gomes que morava em Bonfim mg e Juvenal Antunes Gomes de Rio Manso mg e Custodia Antunes ( Tia Toda ) de Itaúna mg.
    Quem conhece bem a família Antunes é minha prima Maria Antunes ( Di ) que foi professora na Universidade de Itaúna e pelo que sei contribuiu com a historia de famílias tradicionais de Itaúna, entre elas os Antunes.
    meu email (nelsonantunes.teixeira@gmail.com)

    1. Prezado Nelson Antunes Teixeira,

      Que ótima informação. Uma luz na minha pesquisa. Certamente, ficarei feliz em ter contato com sua prima Maria Antunes, que deve ter outras contribuições para a minha busca. De qualquer forma já agradeço e se você puder passar aquela minha mensagem para ela, onde contei um pouco da história que sei, conheço, lembro, talvez ela já possa ter alguma luz sobre os meus antepassados: avós e bisavós paternos. De pronto, agradeço, vou incorporar o seu e-mail e até breve!

      Sds,

      Paulo Antunes
      E-mail: pauloantunes@uol.com.br
      Celular (11) 973371155
      https://www.facebook.com/pauljornalista

    2. Nelson Antunes Teixeira,

      Já enviei alguns e-mails para você e ainda não tive resposta. Será que está certo? Bem, também tentei encontrar alguma informação e/ou contato com a sua prima Maria Antunes, na Universidade de Itaúna, pois pelo que você menciona ela fez algum trabalho sobre as famílias tradicionais de Itaúna, entre elas os Antunes, e certamente saberá muito de minha gente, de meus antepassados por lá…. você consegue me ajudar e informar algum contato com a Maria Antunes?

      Sds,

      Paulo Antunes,

      São Paulo, Capital
      E-mail: pauloantunes@uol.com.br

    3. Prezado Nelson Antunes Teixeira,

      Como já fiz anteriormente, e, por falta de tempo não dei prosseguimento na tentativa de contato com a senhora Maria Antunes (Di), como você sugeriu, para saber mais sobre os Antunes de Itaúna e Região (MG). Se for possível, por favor me contate por meio do e-mail: pauloantunes@uol.com.br

      Resido em São Paulo e gostaria muito de tentar estabelecer um ponto inicial na história da família Antunes, a qual eu pertenço.

  37. Sou Paulo Antunes, de São Paulo, Capital. Filho de Joaquim Matosinhos Antunes, nascido em Itaúna, MG. Foi o único dos irmãos, até onde sabemos, que saiu de Minas Gerais e de Itaúna.

    Volto aqui para complementar as postagens anteriores, tendo em vista que em pesquisas em documentos pessoais guardados, obtive mais alguns dados que podem ser relevantes para quem nos visita neste espaço http://www.origemdosobrenome.com/familia-antunes .

    Muito bem, Nascido em Itaúna, pelo que consta no dia 15 de abril de 1924, mas registrado no dia 24 do mesmo mês, é dada a informação de que nasceu em uma Zona Rural de Itaúna, cuja denominação não confirmada ainda é “Lagem”.

    Filho de pai, Joaquim Gomes Telex(ou Teles), ou ainda Telix, todas as grafias foram observadas em diversos documentos, e mãe, Ana Olina de Jesus ou Ana Eurina de Jesus. Ao que consta os pais de meu pai casaram em uma cidade não muito distante de Itaúna, chamada Itatiaiuçu.

    Seus avós paternos são: João Ferreira Teles e Rita Francisca de Jesus. Os avós maternos: Antonio Bernardes da Silveira e Olina Maria de Jesus.

    Há ainda um documento para atender ao requisitos do serviço militar (que acho que meu pai não serviu) que foi expedido pelo Cartório Lauro de Farias Matos, em 28/09/1948, em Itaúna, MG.

    Abaixo reproduzo as principais manifestações que fiz neste espaço das famílias Antunes, para que sejam somadas e facilitem o entendimento de quem sou eu e o que procuro.

    PROCURO CONTATO COM OS FAMILIARES DIRETOS DE MEU PAI: JOAQUIM MATOSINHOS ANTUNES, NASCIDO EM ITAÚNA, MG. FAMILIARES, PELO MENOS PARTE DELES (DOIS IRMÃOS, CUNHADA E SOBRINHOS) QUE RESIDIAM EM ITAÚNA.

    Os contatos podem ser feitos pelo e-mail: pauloantunes@uol.com.br ou pela minha página no Facebook: http://paulojornalista/facebook

    Abaixo seguem as manifestações anteriores:

    1 -Sou Paulo Antunes, filho de Joaquim Matosinhos Antunes, nascido em MG, tinha diversos irmãos em Itaúna, MG – Luzia Antunes, casada com Custódio e Vicente Antunes. Os outros irmãos de meu pai não lembro o nome e não conheci. Sei que os descendentes da tia Luzia e do tio Vicente vivem em Itaúna, mas não tenho tido sucesso com essas buscas. Será que alguns desses seus antecedentes tem a ver com o ramo da minha família? Toda e qualquer informação será considerada valiosa, tendo em vista que como você, também tenho muito interesse em saber mais sobre meus antepassados por parte de meu pai. Paulo Antunes, São Paulo, Capital
    E-mail: pauloantunes@uol.com.br

    2 – Paulo Antunes
    30 de maio de 2016 às 20:33 / Responder
    Caro Paulo Antunes, quem escreve é um seu xará, Paulo Antunes. Brasil, São Paulo. Meu pai, nascido em Minas Gerais, Joaquim Matosinhos Antunes, nascido em uma pequena cidade de Minas, Itaúna ou Matosinhos. Ando a procura de informações sobre a origem de minha família e agora que entrei aqui no http://www.origemdosobrenome.com/familia-antunes, tomei contato com o seu simpático comentário e não resisti e escrevi. Saudações brasileiras! Paulo Antunes

    3 – É, os Antunes andaram e andam muito por Minas. Sou Antunes, meu pai é nascido em Itaúna, ou Matosinhos, estou tentando confirmar sua origem, bem como a de meus avós. O comentário que faço é para dar prosseguimento à minha pesquisa sobre a origem de meu pai, meus avós e a família como um todo. Sou de São Paulo e qualquer informação sempre será considerada valiosa. Paulo Antunes, São Paulo, Capital
    E-mail: pauloantunes@uol.com.br

    4 – Paulo Antunes
    30 de maio de 2016 às 20:14 / Responder
    Prezado Eduardo,
    Sou Antunes, Paulo! Meus avós que não conheci são de Minas Gerais. Meu pai nasceu também em Minas, assim como seus irmãos. Meu pai foi o único de diversos irmãos que saiu de MG, veio para São Paulo.
    Meu pai, teve irmãos residentes em Itaúna, MG. Tem em seu sobrenome o Matosinhos Antunes.
    Digo tudo isso para tentar encontrar um veio para dar início em uma pesquisa e saber efetivamente onde meu pai nasceu, se em Matosinhos ou em Itaúna. Saber mais sobre meu avô, aliás, saber sobre meu avô, se ele foi nascido no Brasil ou em Portugual?
    Escrevo para você porque ao entrar no site http://www.origemdosobrenome.com deparei com o seu ótimo e informativo comentário sobre a origem da família Antunes. Se puder me ajudar, resido em São Paulo, meu e-mail para contato é : pauloantunes@uol.com.br

    1. aulo Antunes
      30 de maio de 2016 às 20:53 / Responder
      Estou maravilhado com o achado do site http://www.origemdosobrenome.com/família-antunes
      Na leitura de inúmeros comentários fiz alguns contatos para tentar encontrar um fio de meada das origens de minha família por parte de pai.
      Meu pai, Joaquim Matosinhos Antunes, tem origem em Minas Gerais, ou em Itaúna, ou em Matosinhos. Tive, ou ainda tenho tios residentes em Itaúna. Vicente Antunes, Luzia Antunes, casada com o tio Custódio. Tenho dois primos que lembro o nome: Geraldo e Zezé, acho que filhos da tia Luzia.
      Mais não sei dos meus avós, meu pai disse que perdeu a mãe ainda bebê. Seu pai casou novamente e foi criado por uma madrasta, cujo nome não lembro.
      Enfim, a leitura dos post’s acima já me ensinaram e informaram muito sobre os Antunes, suas origens judaicas, em Portugal, na Espanha, e os primeiros Antunes que chegaram aqui pouco tempo depois da descoberta do Brasil.
      Agora, vamos ver se consigo saber mais de meus avós, quem sabe bisavós e sobre a família do meu pai, por onde andam, os vivos ainda e seus descendentes.
      Para contatos: pauloantunes@uol.com.br
      Paulo Antunes
      São Paulo, Capital

  38. Estou maravilhado com o achado do site http://www.origemdosobrenome.com/família-antunes

    Na leitura de inúmeros comentários fiz alguns contatos para tentar encontrar um fio de meada das origens de minha família por parte de pai.

    Meu pai, Joaquim Matosinhos Antunes, tem origem em Minas Gerais, ou em Itaúna, ou em Matosinhos. Tive, ou ainda tenho tios residentes em Itaúna. Vicente Antunes, Luzia Antunes, casada com o tio Custódio. Tenho dois primos que lembro o nome: Geraldo e Zezé, acho que filhos da tia Luzia.

    Mais não sei dos meus avós, meu pai disse que perdeu a mãe ainda bebê. Seu pai casou novamente e foi criado por uma madrasta, cujo nome não lembro.

    Enfim, a leitura dos post’s acima já me ensinaram e informaram muito sobre os Antunes, suas origens judaicas, em Portugal, na Espanha, e os primeiros Antunes que chegaram aqui pouco tempo depois da descoberta do Brasil.

    Agora, vamos ver se consigo saber mais de meus avós, quem sabe bisavós e sobre a família do meu pai, por onde andam, os vivos ainda e seus descendentes.

    Para contatos: pauloantunes@uol.com.br

    Paulo Antunes
    São Paulo, Capital

  39. Boa tarde! estou coma a missão de tentar descobrir para uma antiga professora minha, o paradeiro de parentes dela. A unica coisa que eu sei que o pai dela se chamava Eduardo Antunes Braga, morava na travessa Quaresma no centro de Nova Iguaçu e morreu em 1974. Provavelmente deve ter sido enterrado no Cemitério de Nova Iguaçu. se alguém se identifica com esse nome, por favor entra em contado. O nome da minha ex professora é Icléa Braga.

  40. Meu nome é Gabriela Carolina Antunes minha familia é de Ipanema Mg, herdei do meus avós paternos quevse chamavam Joaquim Gabriel Antunes e Rita de Cassia Antunes… Sempre quis saber mais sobre o meu sobrenome…

  41. Pessoal o que tudo indica só de eu pesquisar lendo todos os comments deu pra entender isso:
    Quase todos vieram para o Brasil fugindo das Guerras, das Pragas e da Fome que castigava a Europa esse foram os principais motivos, muitos são de Portugal o que tudo crê serem os primeiros Antunes oriundos de lá, porém minha família veio da Itália o que pode ter famílias distintas dos Antunes na Europa, os meus familiares Antunes vieram da Itália e se estabeleceram no Sul do Brasil no Rio Grande do Sul, já a família Antunes de origem Portuguesa se estabeleceu ali por São Paulo, Rio de Janeiro e Nordeste! Porém o Brasil é gigante nunca iremos formar uma árvore completa, mas cada um pode ir atrás dos mais próximos, afinal em 500 anos de Brasil os Antunes já se distinguiram e muito! Meu e-mail: lima4i20sqn@hotmail.com para mais informações!

    1. Oi Mateus meu bisavô Tertuliano Antunes era de Rosario do Sul/RS
      Você teria mais informações sobre a família Antunes do Rio Grande do Sul para compartilhar comigo?
      Meu e-mail: vane-gomes@hotmail.com
      Te enviei um e-mail solicitando mais informações!
      Obrigada!

    2. Oi eu me chamo Simone Antunes,filha de Vivardino Ribeiro Antunes,meu avo pai do meu pai se chamava Assis Antunes de São Joaquim SC,não sei nada sobre a família dele já que ele morreu quando era criança, se puder me ajudar.

    3. Faz sentido sou da família Antunes nascido em Caxias do sul e são Francisco de Paula RS. Existem muitos imigrantes italianos aqui

  42. Me chamo Mateus Antunes de Lima, minha família é originária do Rio Grande do Sul, todos são Antunes de Lima, meu avô era tropeiro fazia travessia de gado e mantimentos do RS para SC e PR, ele e sua família fugiram do RS após guerrilhas e se estabeleceram no oeste de SC, os primeiros a desembarcarem no Brasil pelo que sei de minha família eram originários da Itália e tinham por sobrenome só Antunes, o “de Lima” foi um sobre nome recente tendo menos de 100 anos pelo que pesquisei, ainda temos parentes espalhados por SC e RS que nunca saberei ao certo quem são pois realmente é um país muito grande onde o sobrenome Antunes foi sendo acrescentado a outros sobrenomes conforme casamentos e assim surgindo novas famílias! Ainda espero detalhar a árvore genealógica da família Antunes! Ainda buscarei na Itália possíveis parentes! No lado de minha mãe com sobrenome Bender encontrei muitos parentes na Alemanha e SC, porém tem outra família Bender na mesma cidade porém também tem parentes na Alemanha e podem ser parentes distantes!

  43. Eu me chamo Eliana sou filha de Joaquim Antunes De Sa moro em Mutum MG meus avos paternos Nemesio Antunes De Sa e Julia Alves Da Gama tenho parentes no estado do Rio De Janeiro que nao conheco.. Se tiver alguém me procure por favor.

    1. Eliana, meu nome é Sonia Regina Antunes de Sá e sou neta de Jose Antunes de Sá. resido no Rio de Janeiro e o pouco que sei é que meu avó tinha um irmão chamado valmir e que ele era de São Rafael, não sei se é de São paulo ou da Bahia. Meu avo casou-se com Maria Antonia e tiveram seis filhos: Sebastião, José Antunes de Sá Filho (meu pai), Paulo, Hercolino, Francisco e Edson. Gostaria de saber mais sobre os Antunes de Sá a que pertenço, mas os que poderiam me dizer algo mais já faleceram. quem sabe não somos parentes? Meu contato é soniasol42@yahoo.com.br e tel é (21) 33462818. Caso deseje é só contatar-me. um grande abraço. Sônia Antunes

      1. Esta semana obtive alguns dados sobre a minha família Antunes de Sá e quero corrigir as informações acima. O meu avô paterno nasceu na cidade de São João Marcos no Rio de janeiro. Quem tiver algum contato dos Antunes de Sá dessa cidade me procure por favor.

    2. querida eliana.. meu nome e ronaldo pereira. sou bisneto do senhor nemesio e de dona julia.. mas so tenho informaçoes da familia ate eles. Gostaria muito de ter maiores informaçoes sobre a familia . moro em ipatinga meu pai se chama sebastiao neto. filho de Osvaldo antunes de sa e de dona Maria pereira campos ele filho de Nemesio antunes de sa e de Julia alves da gama. Se posivel e vc tivermaiores informaçoes sobre os antepassados da familia ficaria muito feliiz em recebe-las por email.. por fvor entre em contato comigo . ronaldo.ronaldopereira2014@gmail.com

    3. boa tarde eliana, sou descendente dos antunes, minha bisavo se chamava antonia antunes dias, e morava em itanhumi, que é relativamente perto de mutum, sabe me dizer, alguma informaçao se tem ligaçao com seus avós? grato.

    4. Oi Eliana, os pais da minha avó tem os mesmos nomes do seus avós… Minha avó se chama Elzira Antunes Martins, sendo que solteira (Elzira Antunes de Sá ) e com nascimento em Mutum MG.

  44. Me chamo Meire tenho o sobrenome Antunes que herdo da minha mãe,meu bisavô materno era português nascido na cidade de Coimbra.Veio morar aqui no Brasil ainda muito jovem.Hoje tenho a curiosidade de saber se tenho em Portugal,algum parente.

    1. Olá Meire ,
      Por coincidência , tenho uma sobrinha , com o seu nome . Faz muitos anos que não a vejo e nem tenho notícias . . . A mãe , desta sobrinha , minha irmã chamava-se Kacilda Antunes . Em resumo , tenho o sobrenome Antunes , por parte paterna . Será que há realmente alguma ligação ?

  45. bem meu nome é leon antunes e o meu pai e meus avos paternos dizim que eu era tretaneto sendo que meu pai era tataraneto do BARÃO DE MOTA PAES ANTUNES parece que os antunes eram de familia nobre e eles diziam que tinhamos sangue azul! porem meu pai e meu avo ja morreram para contar melhor 🙁

  46. Não carrego Antunes no sobrenome, mas sei que meus antepassados eram Antunes, como eu só nasci no Brasil mais não vivo aí é não tenho contato com ninguém da minha família, gostaria de conhecer algum parente, eu sei que tenho alguns parentes atunes em Bragança paulista, mas não faço ideia que seja… Rs

    1. Oi kendy sou da família Antunes e não tenho outros sobrenomes meu nome é só esse leon Antunes! Bem se quiser manter contato pode anotar o meu ! 12-99201.6637 meu cel claro – meu e-mail é leon.win@outlook.com e face é facebook.com/leon.antunes entra em contato comigo para trocarmos informações sobre nossa decencia, pode ser que até sejamos primos !

  47. Meu avô se chamava Alfino José Antunes natural de Teófilo Otoni …. Família com gênio muito forte …. O engraçado que todos nós temos os mesmos sobrenomes tanto meu Pai, tio e primos… Meu é André José Antunes…..Residimos a maioria em São Paulo

  48. sou antunes do interior de sao paulo meus avos juvenal antunes de moraes filho de joaquim antunes de moraes e benta vieira de moraes natural de itapetininga sao paulo quem souber de alguma informaçao entre em contato

  49. Tbm sou Antunes. Meu avô se chama Joaquim Vieira Antunes e os pais do meu avô se chamavam Jose Maria Antunes e Annita Vieira Antunes. Eles vieram de Portugal (acho Coimbra) para o Brasil antes de 1902. O nome da avó do meu avó era Josefina. Isso é tudo que eu sei sobre eles infelizmente. Moramos em Bragança Paulista- SP

    1. Acima nos comments “Meire Antunes” disse que seu bisavô veio de Coimbra também, acho muito grande a chance de suas famílias possuírem um parentesco na Europa! Já minha família possui parentes até onde sei na Itália!

  50. Sou Adriano Pavanati Elias da Rosa, sou de Tubarão-SC, não levo o sobrenome Antunes, mas descendo dele, o sobrenome Antunes foi substituído pelo prenome Elias, nome do pai do meu tataravô que acabou ficando como sobrenome. Depois de tantas pesquisas e documentos resgatados descobri que o meu Antunes, descende do avô de Anita Garibaldi, que se chamava Salvador Antunes Pais, contudo, montei minha árvore genealógica até mais além dele.
    Eu: Adriano Pavanati Elias da Rosa, 2- Albertina Pavanati Elias, 3- Manoel Saturno Elias, 4- João Saturno Elias Antunes, 5 -Saturno Elias Antunes, 6- Elias Antunes do Livramento, 7- Antonio Antunes do Livramento, 8- Manoel Antunes de Oliveira, – Salvador Antunes Pais, avô de Anita Garibaldi.

    1. Olá Adriano. Me chamo Anaina Elias e faço parte da família dos Antunes que fora substituído por Elias. Porém, essa Grande família Elias se encontra na Cidade de Castro Alves -Ba.

    2. Olá Adriano…Sou Irene de Criciúma. Estou fazendo a arvore genealogica de minha família e demais familias lagunenses e região. Pelos dados que você colocou neste post foi possível te incluir na minha árvore. Se tiveres interesse em participar e colaborar com informações posso te enviar um convite. Para isso preciso do teu e-mail. Minha arvore está no site “www.Genoom.com

    3. Caro Adriano,
      Muito curiosa a história dos Antunes, todas.
      Seu post chamou-me a atenção pois busco exatamente a ambos Elias e Antunes.
      Busco informações e vínculos de Elias Antunes Barbosa casado com Anna de Medeiros Mellho. Teria nascido por volta de 1895. Constituiu família em Buri, região de Itapeva SP (sudoeste do estado). Teve 8 conhecidos filhos conhecidos: Olinda Mello Barboza (*15 Dez 1918 Buri SP, + 18 Dez 1994 Buri SP), Paulina, Aurora, Lucila, Marinho, Celestino, Maria e José.
      Consta que Elias Antunes Barbosa era um homem alto, grande e com olhos azuis. Era o fotógrafo oficial da família.
      A filha Olinda casou-se com Carlino Lopes de Proença, um importante carpinteiro, em Buri SP, onde constituiu numerosa família.
      Agradeço toda e qualquer informação que possa auxiliar na identificação dos pais e irmãos do Elias Antunes Barbosa.
      Obrigado!

      Luiz Barbosa (outro e distante Barbosa)
      @ lccboss@gmail.com
      M 11. 97542 3393

    4. Olá meu nome é Luana Elias Antunes, minha mãe e avó também carregam o Elias Antunes. Eu só tenho informações até meu triavô.

      Elias Antunes Vieira que teve como filho Sebastião Elias Antunes teve minha avó Evanil Elias Antunes (mais 13 irmãos), minha mãe Sheila Elias Antunes e Europa.

      Alguém tem informações sobre o Sr. Elias ou Sebastião? Estou a procura pra montar minha árvore genealógica. Contato pelo e-mail luana.antunes05@gmail.com

  51. Pelo que sei, meu avô Pedro Antunes veio de Ourinhos-SP para São Paulo-SP, e fez familia aqui na capital paulista, meu pai AdeJair Antunes, conta que tem uma familia Antunes muito grande lá pela região de Ourinhos-SP, particularmente não conheço ninguem, até mesmo por perder contato com os mesmos…e uma das caracteristicas dos Antunes é gostar de tomar uma cerveja…porque toda vez que chego bem loko em casa minha mãe fala:”eehhhhh familia Antunes, tá no sangue mesmo” kkkkkkkkkkkkkk =)

  52. A família Antunes tem a sua origem nos Macabeus que eram uma tribo judia que tinham uma ligação com os Essênios, como rabinos e que acreditam na ressurreição. Após várias guerras alguns judeus, grandes mercadores, aproveitaram para criar uma comunidade na divisa da Espanha com Portugal. Em 1530/40, perseguidos pela monarquia espanhola e portuguesa, de fé católica, foram na inquisição obrigados a deixar os bens adquiridos e se batizarem como ” novos cristãos”. Com a descoberta do Brasil vieram com Mem de Sá convertidos e em sua maioria, da cidade de Souza, na divisa com o Rio Minho.
    Plantavam algodão e fabricavam vinhos; principalmente o vinho verde.
    Com as capitanias hereditárias no Brasil ganharam terras para plantar cana e retirar o açúcar. Uns dos maiores dono da “casa grande” na Bahia, em Matoim, era Heitor Antunes de Sousa, que era um judeu da tribo dos Macabeus, casado com Ana Ruiz. Construíram a 1a sinagoga do Brasil em sua fazenda e apesar da amizade e confiança que tinham de Mem de Sá foram perseguidos por Portugal. Na primeira fase do processo da inquisição foram condenados.
    Como o coronel Heitor tinha morrido, sua esposa Ana Ruiz foi levada para Portugual para ser queimada, mas morreu na prisão em Lisboa. Seu engenho foi apropriado e a família toda foi obrigada a sair da região. A maior parte fugiu para o interior da Bahia e fundaram uma cidade na divisa com Minas Gerais.
    A cidade hoje com nome Espinoza era formada de descendentes de judeus como Antunes(Portugual) e os Tolentinos (Itália). Produziam vinhos e algodão. Outros descendentes, como mercadores, seguiram em direção do Rio de Janeiro e São Paulo. Portanto, a partir de 1580, espalharam por todo Brasil e formaram uma comunidade unida, judia, que casavam entre si. Sérios, bons comerciantes, seguiram tb em direção do nordeste e cresceram juntos com outras famílias judias perseguidas na Europa católica, falida e extremamente radical. Ou se tornavam novos cristãos ou eram perseguidos na inquisição. Tinha de pagar impostos na nova fronteira de exploração na costa brasileira e deixavam os seus bens como garantia. Eram expropriados de forma aviltante. A Ministra do Supremo Cármen Lúcia Antunes é do norte de Minas Gerais; estudou em Espinosa.

    1. Muito bom saber da origem de meu sobrenome,me chamo Diego Antunes,Antunes por parte de meu avô paterno sabia bem pouco sobre a origem dos Antunes vlw?

    2. Prezado Eduardo,

      Sou Antunes, Paulo! Meus avós que não conheci são de Minas Gerais. Meu pai nasceu também em Minas, assim como seus irmãos. Meu pai foi o único de diversos irmãos que saiu de MG, veio para São Paulo.

      Meu pai, teve irmãos residentes em Itaúna, MG. Tem em seu sobrenome o Matosinhos Antunes.

      Digo tudo isso para tentar encontrar um veio para dar início em uma pesquisa e saber efetivamente onde meu pai nasceu, se em Matosinhos ou em Itaúna. Saber mais sobre meu avô, aliás, saber sobre meu avô, se ele foi nascido no Brasil ou em Portugual?

      Escrevo para você porque ao entrar no site http://www.origemdosobrenome.com deparei com o seu ótimo e informativo comentário sobre a origem da família Antunes. Se puder me ajudar, resido em São Paulo, meu e-mail para contato é : pauloantunes@uol.com.br

    3. Olá Eduardo.
      Muita informação importante nesse seu post.
      Sou Anaina Elias-, mas sou descendente de Antunes, é que por algum motivo, a geração da minha mãe, deixou de ser Antunes e passou a ter o Elias no lugar. A minha avó se chamava Jovina Antunes de Carvalho e nasceu no interior da Bahia. Cidade de Castro Alves.
      Na minha família tem uma história interessante que bate com a sua em parte…
      Era uma família de brancos judeus. Um dos filhos se apaixonou poe uma escrava e fugiu pois a família o deserdou.
      Alguns anos depois, este romântico apaixonado, meu bisavô, morreu ao ter sua coxa perfurada por um espinho de “Juá” uma coisa dessas…
      Nasceram lindos filhos mestiços dessa união.
      Dentre eles minha avó: JOVINA ANTUNES DE CARVALHO. Que tinha outros irmãos mas não os conheço e a família se perdeu.
      Também conta -se que tivemos bens como fazendas etc roubados. E a maioria são de músicos, artesãos, compositores…

      Eu gostaria de saber se você conhece algo mais sobre esse grupo da Bahia.

    4. Prezado Eduardo, você sabe das coisas. Conheci pessoalmente o pai da ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha. Ele se chamava Florival Rocha, era comerciante. Nasceu e sempre morou em Espinosa. Morreu há poucos meses com quase cem anos. Possuo cópia xerográfica da primeira página do processo de culpas contra Heitor Antunes, datada de 26-8-1591 e tem o número 4309. Ele veio para o Brasil em 1557 na esquadra de Mem de Sá, fugindo da perseguição religiosa. Em novembro de 1591 o famigerado visitador do santo ofício Heitor Furtado de Mendonça chegou à Bahia com ordem de prisão contra Heitor Antunes, sua esposa Ana Roiz, processo 12142, sua filha Beatriz Antunes, processo 1276, e sua neta Ana Alcoforada, processo 11618. Porém Heitor Antunes já tinha morrido. A filha e a neta se embrenharam pelo interior da Bahia. A família se espalhou em Brumado, Caetité e Espinosa. Ana Roiz, já com 80 anos foi levada a Lisboa para ser queimada em praça pública. Por sorte, se é que se pode dizer isso, ela morreu logo depois da chegada a Portugal. Ainda assim o seu corpo foi jogado à fogueira. Tenho vasta bibliografia sobre o assunto. Abraços. Meu telefone Tim 38 99118 1859, meu e.mail: josedossantosneto@gmail.com

  53. Família Antunes Vieira – Origens de Senhora dos Remedios e Desterro do Melo Mg
    Francisco Antunes Vieira casado com Joana Maria de Jesus –
    Pedro Antunes Vieira casado com Leopoldina Rosa De Jesus
    Sebastião Antunes Vieira casado com Feslibina MArinho Vieira
    Augusta Antunes Vieira casada com Silvio Antunes Vieira

  54. Sou um Antunes e a familia dos Antunes aqui na minha cidade e região é enorme, só aqui na minha cidade Santa Rosa da Serra MG, no alto Paranaíba somos mais de 100

  55. Sou uma Antunes tambem,meu pai Pedro Gentil Antunes de Lima,meu avô Vivaldino Antunes de Lima de Santa Catarina,já meu pai nasceu no Rio Grande do Sul

    1. Temos grandes chances de sermos parentes distantes, meus avós vieram de RS para o Oeste de SC, até onde sei possuímos parentes da Itália e os primeiros a chegarem no BR eram somente Antunes, o de Lima veio muito tempo depois!

  56. Meu avo paterno nasceu no século dezenove e se chamava Virgílio Antunes de Souza, tinha patente de coronel, era do oeste Catarinense, contrariando os amigos tenho a dizer que os meu parentes antunes são todos gente calma e não são briguentos apesar de ter participado de algumas lutas e revoluções no só lutaram quando foi para defender os seus direitos, como dizia minha mãe o teu avô e a familia antunes são todos do direito, gente dificil de tirar do sério.

    1. É bem esse o gênio de minha família Antunes de Lima, somos calmos, não participamos de guerras e meus bisavós e avós fugiram das guerrilhas do RS, e se estabeleceram no oeste de SC!

    1. Olá, Emerson. Sou Luciana Antunes Dias. Minha família também é da Região do Vale do Paraíba. Moramos em São José dos Campos, mas meu pai disse que minha avó veio de Jambeiro SP.

  57. Sou da cidade de Ourinhos-sp,.minha mae eh Antunes..meu.avo materno se chamava Antonio Antunes Salgado..filho de Antonio Antunes..moravam em Sao Manoel de Piraintinga..so nao sei o estado,,gostsriamos de encontrar algum parente de meu avo,..hj minha mae tem 83 anos e um irmao Antonio Antunes Salgado Filho….

  58. Muitos Antunes nesse Brasil.
    E pelo gesto o gênio forte e genético RS
    Meu avô José Alves Antunes nascido no CE veio para Rondônia.
    perdeu todo o contato com a família dele. . .

  59. Sou .. do interior do RS…familia grande e de gênio forte…meu avô Vasco Antunes nosso patriarca formou uma grande família no Rio Grande do Sul …meu bisavô veio de Portugal ainda adolescente…nossa família cresceu e vejo que os Antunes estão espalhados pelo Brasil…bjus à todos…..

    1. Meu pai João De Deus Antunes nasceu em Santo Angelo, assim como meu avô Ledugerio Antunes, ele era parente bem próximo do famoso bandido Artur Arão que dizem que era Antunes, existem muitas historias sobre ele na internet, conheci a poucos dias a neta deste homem famoso por suas matanças e maldades, realmente a fama do temperamento forte e gênio difícil dos Antunes é amplamente conhecida.

      1. O meu avô de nome Jose Nunes de Oliveira, filho de João Ricardo Nunes e Francisca Antunes, todos de Santo Ângelo, RS – *Rincão dos Antunes*, contava uma historia de um tio que ele tinha, com o apelido de Cabo do diabo, lutou na revolta do Rio grande do Sul e era muito valente.

    2. tenho meu vô da região de Santo Ângelo , palmeira das missões gostaria de conhecer parentes seu nome Carlos Antunes , minha mãe Silvia Antunes do Nascimento dizia ela que tinha muitos irmãos não lembro ao certo se eram 12 ou 13…

      1. Tem informação de nomes e datas? Talvez tenhamos alguns parentes em comum. Meu pai (João de Deus Antunes) e avô (Ledugério Antunes) são de Santo Ângelo.

      2. Olá Carla, meu avô chamava Julio Antunes do Nascimento , tenho pouca informação do mesmo, só sei que minha mãe dizia que Ele era português, e nunca me falou sobre irmãos dEle , e moravam em Muritiba – BA, talvez tenham algum parentesco.

  60. sou neta de D. Damásia Antunes De Oliveira nasci na cidade de Uruguaiana no Rio Grande Do Sul.Existe d ois ramos dessa família,um tem somente o sobrenome Antunes o outro ramo que é o qual eu pertenço é Antunes De Oliveira. gostaria de obter mais informações.

  61. Ola o meu avo era Raimundo Antunes Soares. Da Familia Antunes de Sorocaba. Tropeiros. Que me parece tem suas origem em MInas Gerais mas nao sei onde em MInas. Tambem tem ligacao com a familia Antunes de Laguna. Pois como coloquei eram tropeiros que faziam a rota Sorocaba/Laguna. Alguem sabe de onde em Minas os Antunes de Sorocaba tem suas raizes?

    1. Olá Marta, descendo dos Antunes de Laguna-SC, que descende de Salvador Antunes Pais natural de Sorocaba-SP, casou em Laguna -SC, com Quitéria Maria de Sousa filha de Açorianos, Salvador Antunes deixou muitos descendentes espalhados por Laguna-SC, Tubarão-SC, e regiões próximas…O Patriarca Salvador Antunes era avô materno de Anita Garibaldi, descendo dela pelo lado materno:

      Eu: Adriano Pavanati Elias da Rosa,
      mãe: Albertina Pavanati Elias,
      avô: Manoel Saturno Elias
      Bisavô: João Saturno Elias Antunes
      Trisavô: Saturno Elias Antunes
      Tetravô: Elias Antunes do Livramento
      Pentavô: Antonio Antunes do Livramento
      Hexavô: Manoel Antunes de Oliveira
      Heptavô: Salvador Antunes Pais…natural de SP-Sorocaba.

      Nota-se que embora somos descendentes da família Antunes por linha reta, com o passar do tempo o nome Elias do meu tetravô acabou se tornando um sobrenome.

      1. Vale destacar que os Antunes que tem suas raízes a século em Sorocaba-SP, e que procede da linhagem de Salvador Antunes Pais natural de Sorocaba-SC, tem suas origens na cidade de Viana do Castelo-Portugal, da região do Minho e descendem do casal português Bartolomeu Antunes Lobo e Vitória de Sá.

  62. Gente,quantos Antunes reunidos,meu nome Vanessa T Antunes,filha de Artur João Januario Antunes,neta de Artur Manoel Januario Antunes,sou de Indaial,Santa Catarina,pelo que entendi então somos todos de origem portuguesa??procede??

    1. Oi Vanessa…
      Tbm sou de Indaial !
      Sou filha de Célio Januário Antunes neta de Agniel Manoel Januário Antunes vc conhece???? Sei q meu bisavô se chamava Manoel Januário Antunes
      Talvez sejamos da mesma família ?

    1. Boa noite !!! Meu nome e cassia .meu sobrenome tbm e Antunes..Por coincidência meus avós tbm moravam em Presidente Prudente meu Avo se chamava Benedito Antunes e minha avo maria justina.les vieram da Espanholada. Eu nasci em Palmital neu Pae se chama João. BB.Antunes…minha mãe Lourdes. S Antunes .Eu vou psrguntar para meu pae amanhã..Porque me parece que minha avo tinha o mesmo nome que vc sitou da sua avo …mas nao sei porquê ? Chamávamos ela de jjustina…eus tios ainda moram lá…tio Laércio Antunes…tio Darci Antunes ….ia Izabel Antunes. Tem mais uns 5

  63. Estou fazendo uma pesquisa escolar sobre a origem da minha família. Sou uma Antunes de Mogi das Cruzes, SP, mas a maior parte da família de onde herdei o sobrenome é de Remanso, BA. E agora descobri que a família Antunes é mesmo enorme!!

    1. Ola! Sou dos Antunes da regiao sul do Parana. Ha muitos Antunes em Inacio Martins-Pr , tamben temos um lado ‘musical’rsrs, paviu curto e algum q me chamou a atencao na pesquisa q fiz, ha um lado forte religioso em todos q decendem d Antunes por aq.

      1. Boa noite.!
        Sou dos Antunes de Cambara Paraná.
        Não conheço ninguém desta família moradora daí.
        Meu pai Hermimio Antunes filho de Joaquim Antunes.

  64. Oi eu tanbém sou antunes herdei o sobrenome do meu pai Julio Martins Antunes que herdou do meu avô José Pedro Antunes meu pai nasceu no interior do rio grande do sul numa cidade chamada FREDERICO WHESTPHALEN moro em porto alegre gostaria muito de saber nossa origem

    1. Boa noite Talita,
      Também sou oriundo do Município de Frederico Westphalen, mais precisamente Laranjeiras, hoje município de Vicente Dutra.
      Sei que há parentes de outra linhagem naquele município de Frederico.
      Talvez tenhamos perentesco.
      Teria prazer em trocar informações.
      Abraços
      Ari Antunes, Curitiba, Pr

  65. André Antunes, filho de Ivania Christ Antunesn, neto de Thallio Antunes e bisneto de Leonor Antunes, cria da Rua Jorge Rudge, entre o Maracanã e Vila Isabel, e morador de Realengo a quase 70 anos, já que tem hoje 96 anos.
    Personalidade e gênio forte é a marca desta família com toda certeza!rs
    E viva a hereditariedade!
    Abs a todos os Antunes do Brasil e do Mundo!
    André Antunes

  66. Acho que esse negocio de genética familiar é verdade, pavio curto minhas irmã e eu somos, não temos muita paciência com pessoas, legal ver um monte de pessoas com mesmo sobrenome…

  67. Sou Antunes tbm herdei este nome do meu pai que e do interior do sudoeste do parana na cidade de vere gostaria de saber qual e a verdadeira origem do Antunes

  68. Também sou antunes e minha descendência veio de Alagoas, da cidade de traipu!
    Sou nascido em minas mas meu pai é de alagoas! Ele veio pra minas junto com
    meus tios e hoje nossa família se espalhou por governador Valadares, ipatinga e muriaé!

  69. Eu sabia que Antunes tinha origem portuguesa, porém me intrigava saber que o avô de minha mãe, de onde vem o Antunes da família, era Espanhol. Daí vi o comentário do sr.Fernando Antunesnovembro 8th, 2014 at 3:53, e pude comprar que o sobrenome Antunes não é exclusivo de Portugal.
    E sim, o gênio da família da minha mãe, consequentemente o que eu herdei é terrível. Eu mesma sou muito geniosa a ponto de ser muito chata.

  70. oi tbm sou Fernanda Antunes da Silva, meu pai Geremias Antunes da Silva e ele e do Parana ( Londrina), e meu avo Geraldo Antunes da Silva – q era de MG mas nao sei o lugar certo, uma pena q nao sei mais nada a respeito dos meus antepassados. Tbm temos o genio bem forte kkk. bjs a todos

    1. Fernanda, também procuro informações de meus antepassados. Você menciona que seu avô, Geraldo Antunes era de Minas Gerais. O meu pai também de Minas, nasceu ao que me lembre em Itaúna, ou na zona rural deste municipio, ou em Matosinhos. Não sei ao certo. Tinha um cunhado chamado Geraldo, casado com sua irmão Luzia (esta sim Antunes). Portanto o Geraldo seu avô, não deve ser o cunhado do meu pai. Mas, saiba, também ando a procura de contatos em Itaúna, Matosinhos para fazer uma busca em meu passado mineiro. Se desejar comentar, pode ser por aqui, no site http://www.origemdosobrenome.com/familia-antunes, mas também pode ser pelo meu e-mail: pauloantunes@uol.com.br Resido em São Paulo, Capital

      1. paulo, eu tambem sou descendente de antunes minha bisavo é antonia antunes dias e morava em itanhomi, morou tambem em miradouro e faleceu em belo horizonte, mas nao sei muito sobre ela e estou a procura de informaçoes se souber algo ficarei grato.

  71. Oi meu nome é Ingrid V ANTUNES A.. a ppuco tempo descobri que tenho milhares de primos na minha antiga cidade Sarapuí Sp ñ conheço eles porque são da familhia do meu avô materno e nao conheço ele ( Vicente Antunes) ,queria saber a origem desse nome porque no interior é muito comum já na minha cidade atual nunca vi ninguem com esse nome

  72. Oi, como todos tenho sobrenome Antunes da Silva, e gênio forte moro em Ilhabela, gostei de saber um pouco do nome que herdei do meu pai.

  73. A família Antunes da Silva é muito grande em Corumbá – MS, os quais os primeiros descendentes eram da Cidade de Cáceres – MT, cujo patriarca veio de Portugal.
    Acredito que todos os Antunes sejam de origem judaica, pois na época da inquisição muitos judeus tiveram que ser convertidos para cristãos novos.
    Nós não negamos que tenhamos gênios fortes, mas acima de tudo, somos solidários um com o outro.
    Abraços

    1. Sou Antunes da Silva … do interior do RS…familia grande e de gênio forte…meu avô Vasco Antunes nosso patriarca formou uma grande família no Rio Grande do Sul …meu bisavô veio de Portugal ainda adolescente…nossa família cresceu e vejo que os Antunes estão espalhados pelo Brasil…bjus à todos…..

      1. Meu pai é Brno Antunes da Silva do RS , seus avós Felipe dos Reis e Filomena Antunes dos Reis, eram portugueses. Tenho muita vontade de descobrir o tamanho desta família. Meu pai teve onze irmãos

    1. Prezada Madalena, a minha família descende dos Antunes, Silveira, Souza, Tolentino, Santos, Silva e muitas outras de Tremedal que mudou para Monte Azul; Lençóis do Rio Verde que virou Espinosa; Santo Antônio da Rapadura, que virou Mato Verde, Rio Pardo e muitas outras. Meus contatos: fone 38 – 99118-1859, e.mail josedossantosneto@gmail.com Abraços.

  74. Oi sou Antunes do Norte de Minas , da cidade de Monte Azul e a minha família é conhecida como genio forte kkkkkk e moro na Florida USA,e gostei muito de saber dos nossos antepassados.

  75. Soy Antunes de la región de Gijón, Galiza, España. E por acá se habla que son cristianos nuevos, és decir, judíos convertidos, desde la época de la inquisición…
    Mi protoabuelo hablava gallego solo y decía que nació en las “sombras del laranxeiro”, desde que sus padres habían adoptado las ínsignas de los Ñunez, que eran plantadores de naranjas…
    Lo que quiero decír es que este nombre és una donación de los señores gallegos de pasadas eras a los siervos judíos convertidos (a fuerza) por Castela y Aragón.
    Por lo menos acá en norte de España…
    Ant Ñunez = antiguo serviente de los Nunes…

    1. yo no sé hablar muy bien español, todavía estoy aprendiendo.

      Muy interesante, yo no conocía esa parte de la historia de los Antunes. todavía muy interesante, yo no sabía de esta parte de la historia de Antunes investigué Investigué hace algún tiempo y como usted dijo que tenemos ascendencia judía fue lo que encontré. Si le sucede a ser confirmado somos entonces descendientes de la tribu de Leví y tal vez descendientes de los sacerdotes que trabajaban en el templo. De los tres órdenes de que no funcionó tal vez la primera o la tercera.

  76. A respeito da Família Cursino, Ricardo Cursino que veio da Itália, alguma notícia de algum navio que trouxe esse italiano. Segue na pesquisa: Felipa Martins, também italiana.
    Maximiano Cursino, parece que era italiano ou é filho de italiano
    Obs.: ele era filho de Ricardo Cursino e casou-se com Felipa Martins.

  77. Ola. Sou Paulo Antunes de Portugal / Braga. Tenho uma empresa de mobiliario que se chama -PAULO ANTUNES- e vou agora criar uma outra – ANTUNES contract- estou a pesquisar a origem deste apelido e fico surpreendido com duas coisas: Nao sabia que existiam tantos Antunes no Brasil. Outra è que o ‘ jeito forte que voces falam’ eu pensava que era exclusivo do meu pai, do qual eu herdei. Vendo as vossas mensagens descubro que nao era só dele mas sim uma caracteristica dos ANTUNES. Assim, viva o ‘ jeito forte dos ANTUNES’ nos fazemos o mundo ir para a frente. Bem hajam

    1. Meu avô chegou ao Brasil em 1923, ele é nascido em Ponte de Lima.

      Um grande carpinteiro!

      Joaquim de Souza Antunes, filhos de; Antonio Francisco Antunes e Ana de Souza.

      Abç

    2. Caro Paulo Antunes, quem escreve é um seu xará, Paulo Antunes. Brasil, São Paulo. Meu pai, nascido em Minas Gerais, Joaquim Matosinhos Antunes, nascido em uma pequena cidade de Minas, Itaúna ou Matosinhos. Ando a procura de informações sobre a origem de minha família e agora que entrei aqui no http://www.origemdosobrenome.com/familia-antunes, tomei contato com o seu simpático comentário e não resisti e escrevi. Saudações brasileiras! Paulo Antunes

  78. Olá! Sou Murillo Antunes Junior, filho de Murillo Antunes e neto de José Antunes. Meu avô foi nascido na região de Santa Comba Dão e desembarcou no Rio de Janeiro onde demos sequencia a nossa família. É muito bom saber que temos tantos Antunes espalhados por esse país. Tenho muito orgulho deste sobrenome e assim como a maioria, também temos um gênio muito forte. rsrs
    Um forte abraço em todos.

  79. Sou Antunes depois do quarto ano e não sei de onde veio esse sobre nome.
    Sou um Antunes perdido por ai. Se vcs estão se achando nem sei onde estou.

  80. Olá pessoal sou Mauro Antunes Alves Junior, sou de Goiânia – Goiás
    Tenho o gênio forte como muitos disseram, alguém sabe me dizer qual seria o Brasão certo da Familia Antunes

  81. olá me chamo Osvair Antunes da Silva, moro em Leme-sp, e o meu Antunes da Silva é dos lados de Olímpia, São José do Rio Preto; meu avô chamava-se Hermelindo Antunes e minha avó Ghilhermina de Souza.

  82. Pessoal tb sou Antunes, de Belo Horizonte – MG. Mas a origem na família na verdade veio de Igarapé, também em minas. Gostaria de saber se existem mais parantes dessa região.

  83. Ola eu sou antunes e vivo no parana,mais minha familia vem da regiao de tatui sorocaba interior de sao paulo, como disse o paulo antunes ate e provavel que somos parentes distante pela regiao dele abraço a todos antunes nome lindo de familia

  84. pra variar sou mais um antunes…
    silvio antunes de oliveira…
    tenho sobrenome do meu pai que é de Jacupiranga sp.
    pois pesquisei no facebook esse sobrenome em jacupiranga
    e achei varias pessoa com o mesmo sobre nome…
    para todos os Antunes um forte abraço…

    1. Sim! Também sou da família Antunes daqui de Minas Gerais, mas precisamente do Norte de Minas. O meu avô José Batista Antunes era da localidade de “São José da Gorutuba”, Município de Janaúba. Existe uma outra parte da família Antunes em Brasilia de Minas, São João da Ponte, Varzelândia, Montes Claros. Pelo que pesquisei, faz parte da mesma origem da família Antunes oriunda de Portugal, que aportou no Brasil, logo após o descobrimento.

      1. É, os Antunes andaram e andam muito por Minas. Sou Antunes, meu pai é nascido em Itaúna, ou Matosinhos, estou tentando confirmar sua origem, bem como a de meus avós. O comentário que faço é para dar prosseguimento à minha pesquisa sobre a origem de meu pai, meus avós e a família como um todo. Sou de São Paulo e qualquer informação sempre será considerada valiosa. Paulo Antunes, São Paulo, Capital

        E-mail: pauloantunes@uol.com.br

  85. Caraca, fiquei realizado em saber que essa minha tendência a ter gênio forte é de longa linhagem. Moro em Sorocaba mais minha família é Antunes de Almeida e meu bisavó é português da cidade Atrás dos Montes e todos da minha familia são de Cesário Lange, alguns são Antunes de Miranda. Hahahaha ambos de gênio fortíssimo hahahaha meus amigos brincam comigo porque sou extremamente irritadiço e resmungao hahahaha sou da quinta geração(até aonde eu sei). Um abraço a todos os Antunes!!!

  86. Me esqueci: muito interessante é que aqui na região de Itaguaí, os Antunes são Antunes de Sá, de uma certa forma, ratificando a informação de que os Antunes chegaram no Brasil, junto com a família Sá e se uniram em casamento.

  87. Também sou Antunes – Itaguaí RJ. Nossa família chegou com a colonização, e se instalaram da localidade chamada Caçador em Itaguaí, após isso, espalharam-se pela região. Foram os primeiros a chegar, quando ainda havia índios na região. Eucinea.

    1. eucineia tenho cartas de manoel antunes de sa . varias , posso te mostrar me liga 985331612m tudo de caçador itaguai de 1912 , incrivel abs marcello freitas

  88. Eu sou Júlio César Moreira Antunes(*1993), filho de Mauro Antunes(*1970), que é filho de Jose Antunes(1930-1990) que era filho de Benedito Antunes(1897-????), que era filho de José Francisco Antunes(1870-1923)

    Todos Nascidos Em Mogi Mirim SP, uma familia Gigantesca lá, e todos com genios fortes, sempre em Brigas, e alguns ja mortos!

    Gostaria muito de saber de mais antepassados, sei q alguns vieram de MG

    1. Sobrenome da minha Família Antunes Vieira
      Francisco Antunes Vieira (Pai)
      Pedro Antunes Vieira (Filho)
      Sebastião Antunes Vieira (Neto)
      Augusta Antunes Vieira (Bisneta)
      Helena Antunes Vieira (Tataraneta)
      Wescley Antunes Vieira

      1. Vocês são de qual região? Minha familia é Antunes Vieira e meu bisavô Sebastião Antunes Vieira quando teve seus filhos registrou alguns como Antunes e outros somente Vieira….sendo todos da mesma Familia …

        1. Meu bisavô tbm é Sebastião Antunes Vieira, ele morou em Desterro do Melo Mg, provavelmente morou em Senhora dos Remédios. Sei que ele Casou duas vezes 1ª Felisbina e a 2ª Maria Quitéria

      2. Olá sou Paulo Aristides Antunes Vieira, meus pais são portugueses, minha mãe Lucília Antunes (cidade do Porto) e meu pai Jorge Vieira (região do Minho) meu avô materno Aristides Antunes. Sou de Taubaté/SP meu email paavieira@msn
        com

    2. Sou Paulo Antunes, filho de Joaquim Matosinhos Antunes, nascido em MG, tinha diversos irmãos em Itaúna, MG – Luzia Antunes, casada com Custódio e Vicente Antunes. Os outros irmãos de meu pai não lembro o nome e não conheci. Sei que os descendentes da tia Luzia e do tio Vicente vivem em Itaúna, mas não tenho tido sucesso com essas buscas. Será que alguns desses seus antecedentes tem a ver com o ramo da minha família? Toda e qualquer informação será considerada valiosa, tendo em vista que como você, também tenho muito interesse em saber mais sobre meus antepassados por parte de meu pai. Paulo Antunes, São Paulo, Capital
      E-mail: pauloantunes@uol.com.br

    3. Oi Julio, Sou o Guto Moreira, Neto do Antonio Augusto Do Carmo e bisneto do Joao Batista do Carmo. Nós temos parentes em comum, na Estrada Real, no sul de Minas. Achei seu nome no site do My Heritage. Porem só consigo contato com voce se tiver conta premium e pagar muitos $$$ que nao tenho no momento. Sou Cristão Novo, em retorno para minha origem Sefardita. Sem mágoas ao que fizeram aos nossos
      antepassados, porém disposto a fazer com que isso jamais aconteça.

  89. Sou ANTUNES. Moro em São João del-Rei. Meu avô materno era Aniceto Monteiro Antunes. O pai dele veio de Portugal e trouxe para esta cidade a maçonaria. ( ou ajudou a criá-la aqui) Gostaria muito de encontrar parentes que conseguissem me ajudar a montar minha árvore. está muito difícil. Quem puder ajudar; mariac@mgconecta.com.br

  90. Meu nome é Mariza Benta Vieira Antunes, fico feliz em saber que têm muitos Antunes querendo saber a origem do nosso nome, sei que nossos antepassados tem Brasão e que foram cavaleiros da casa do rei e nosso senhor, Rei Henrique (Protugal) e que vieram para o Brasil logo após o descobrimento,na naus de Men de Sá para ajudarem nas defesas das novas terras. por isso o sangue quente e paviu curto do nosso nome . Primeiro a usaz esse nome foi um senhor feudal de nome Antão(Antonio) na regiao do Prazelo -Arcos de Valdevez – Minho Portugal, e que os segundos filhos da família recebem o nome Bento ou Benta, para resaltar a fé católica, e o repeito a doação divina do nome.Portanto o nome Bento ou Benta enfatiza a origen da nossa família, independente da igraja hoje professada.

    1. Oi,
      Sou Antunes pelo lado paterno. Minha bisavó chamava-se Lydia Antunes Bastos casada com Pedro Martins Bastos. Faleceu em 1904. Descende a família Antunes forma críptica da sua origem judaica, originária de uma das doze tribos de Israel. Muitos judeus fugiram das perseguições e acabaram na península Ibérica. E com a instalação do Tribunal do Santo Oficio na Europa muitos fugiram este é o caso da primeira família Antunes no Brasil. Vindo de Portugal junto com o 3º Governador Geral do Brasil, o Cavaleiro da Casa del Rei Eytor (Heitor) Antunes se instalou no Recôncavo Baiano tendo trazido a mulher Ana Rodrigues Antunes e sete filhos. Viveram no Engenho Matoim e após o falecimento de Heitor Antunes, 1580, a matriarca Ana Rodrigues Antunes assume o controle da família. A visita da Inquisição na Bahia foi informada que no Engenho Matoim havia judeus novos que preservavam costumes do judaísmo. Assim após um interrogatório a senhora do Matoim e seus filhos foram denunciados por práticas judaizantes. Sendo assim Ana Rodrigues Antunes foi condenada por tais práticas e levada para Portugal e faleceu na prisão. Mesmo depois de morta foi julgada e condenada pela Inquisição. O que trouxe para a família problemas sociais e materiais excomungados até a 5ª geração. Tiveram os bens confiscados. Um dos absurdos do fanatismo. Estou construindo a árvore genealógica e pretendo ir a Portugal consultar alguns documentos, onde há o registro deste fato. Não sei em que geração eles nos une.

      1. Zélia, você já avançou bastante nas pesquisas. Minha avó Carmina Antunes Cruz (1904/1990), nasceu em Espinosa/MG (norte de Minas, região de Montes Claros), sendo (como qualquer Antunes de Espinosa e Mato Verde), uma descendente da linhagem do rabino Heitor Antunes e de sua esposa Ana Roys. Impressionante como alguns “Antunes” dessa região, embora “convertidos” ao Cristianismo católico, mantiveram em seu dia a dia, alguns costumes ou comportamentos próprios das famílias de cultura hebraica, tais como: a aptidão para o comércio, a extrema cautela em relação aos gastos, etc. Quem conhece (ou conhecia) muito sobre tudo isso: DANIEL ANTUNES, de Espinosa.autor do livro “Lencóis do Rio Verde”, onde fala bastante sobre os descendentes de Heitor Antunes.

        1. Alô, Marcel Luiz de Campos. O escritor, historiador, memorialista, contador de causos Daniel Antunes Júnior mora em Belo Horizonte. Toda vez que vou à capital eu o visito. Eta prosa boa no mundo! Além do livro Lençóis do Rio Verde – Crônicas do meu Sertão, ele publicou mais um livro de crônicas: Coração de Prata. O trabalho mais difícil dele porém, foi “Catálogo Genealógico – Antunes, Tolentino & associadas” Levou mais de 50 anos de pesquisas. Abraços. Meu telefone Tim 38-99118-1859; Meu e.mail: josedossantosneto@gmail.com

      2. Oi Zélia, sou Milton Cordeiro, filho de Roque Cordeiro e Julina Antunes Viana. Minha mãe, mineira de Salinas-MG é filha de Januário Antunes da Luz e neta de Joaquim Antunes da Luz (conhecido como Joaquim do Lajedo, nome de sua fazenda á época, mais ou menos pelos anos de 1.880), nascidos na região do vale do Jequitinhonha (Salinas, Almenara, Medina, Espinoza…..)
        A informação que temos é que a nossa raiz familiar Antunes da Luz é originária da região baiana e de antigos judeus.
        meu e-mail miltonbcordeiro@gmail.com

      1. Também sou de Goiás 🙂 minha avó foi Maria Antunes do Nascimento , Meu avô era Geraldo Antunes eram primos viviam em Anapolis desde 1950 aproximadamente. ..

  91. Realmente o gênio forte é o mais relevante nos Antunes, pelo menos nos que conheço. Minha família que teve inicio sabido no PR, hoje vivem em suma no Estado de SP como um todo, mais presente no interior, Sorocaba, Bauru, etc. Cerca de 12 mil Antunes.

    1. Ola Gabriela!!! me chamo Valmira Antunes , vc poderia me dizer o nome dos seus avos e bisavos. Pois acho que vc pode ser parente
      do meu tio Henrique Antunes que mora em SP e que sua familia é do Paraná.

  92. Sou da família Antunes também, somos de Itapira-SP, temos uma família grande no interior de SP e pelo que vi, a maior parte é de lá. Atualmente moro em Cuiabá-MT. Característica nossa é o gênio forte, sem dúvidas! hahahaha

    1. Olá Carlos Eduardo, sou Airton Antunes de Paiva, filho de Francisco Antunes de Paiva, filho de José Antunes de Paiva, vi que é o mais próximo de onde meu pai nasceu, nas redondezas de Itápolis- SP. ( A todos de gênio forte)

    1. Jose Rodrigues

      Sou bisneto por parte materna de Francisco Antunes de Souza , pai do meu avo Jose Antunes de Souza Morouru em Riacho Dos Machados ; Moro em Manoel Ribas Parana (Zebomjesus@yahoo.com.br . Gostaria de saber se existe algum parentesco pra trocar lembranças .!

    2. Jose Rodrigues

      Sou bisneto por parte materna de Francisco Antunes de Souza , pai do meu avo Jose Antunes de Souza Morouru em Riacho Dos Machados ; Moro em Manoel Ribas Parana . Gostaria de saber se existe algum parentesco pra trocar lembranças .!

      1. Prezado Sr, José Rodrigues.
        Moro em Janaúba, norte de Minas. Há décadas eu tento levantar a genealogia da minha família e da minha esposa. Minhas pesquisas se concentram nas famílias Antunes, Silveira, Tolentino, Cardoso, Nogueira, Silva, Souza e outras associadas. Consegui parcialmente. Está em fase de revisão (e que revisão difícil) um trabalho com quase cem laudas. Não vou publicar. Já tenho várias encomendas mas serão todas em trabalho artesanal com o nome do comprador em várias páginas. Acredito que nos vários livros que possuo eu encontre alguma coisa referente à sua família. Numa olhada rápida, veja o que achei.
        ” 26 de julho de 1871. Falece Francisco Manoel de Sá casado com Lúcia Maria das Neves deixando: 1 – Zeferina Francisca de Sá 40 anos. 2 – Fernando Avelino de Sá 37 anos. 3 – Manoel Francisco de Sá, 35 anos. 4 – Reginalda, casada com Joaquim Lucas Mendes. 5 Maria Lúcia, c.c. Francisco de Assis Souza. 6 – Josefa Maria, c.c. José Antunes de Souza. Será esse o José que o Senhor procura? Abs.

  93. Somos eu e minha irmã Antunes de Niterói – RJ. Também herdamos o gênio forte dos Antunes. Meu pai António Antunes era de Prozelo – Arcos de Valdevez – Minho – Portugal.

  94. Sou uma Antunes de Itápolis, temos uma família grande no interior de São Paulo e nossa maior característica é mesmo o Gênio forte (muito forte) kkkkkkkkkkkk
    Nossos descendentes vieram da Calábria, na Itália…

      1. Antunes do interior de Goiás, vivendo em Florianópolis. Pouco sei da história do meu ramo da família e quem poderia saber já não está mais aki, mas até onde soube viemos de Minas Gerais

        1. Conheço uma família Antunes ,bem grande.Joaquim Antunes (faleceu) e José Antunes,Santos Dumont,MG.E Paiva MG,.Uma das filhas Mercês se casou com um primo meu Osvaldo Homem de Faria,(de Paiva)Cujos filhos se casaram.Alguns se espalharam por Juiz de Fora,São José dos Campos,etc

          1. Sobrenome da minha família por essa região, Bisavô de minha avó chamava Francisco Antunes Vieira. Acho que temos um grau de parentesco.

          2. meu bisavô chama-se “José Antunes”, segundo meus tios mais velhos ele era índio capturado a laço, mas foi adotado pela família “Antunes” como filho. familia muito rica e done de muitas terras em meados de 1830/1850, meu avô “Avelino Ferraz de Lellis, faleceu com mais de 100 anos.

    1. Oi Jessica sou uma Antunes de Catanduva mais tenho familiares Antunes em Itapolis, Taquaritinga ( bairro Cachoeira) e Guariroba e não fugimos às raízes também somos muito geniosos KKKKKKKK

    2. Oi Jessica sou uma Antunes de Catanduva mais tenho familiares Antunes em Itapolis, Taquaritinga ( bairro Cachoeira) e Guariroba e não fugimos às raízes também somos muito geniosos KKKKKKKK
      Meu avô se chamava José Antunes de Paiva meu pai Francisco Antunes de Paiva

  95. Tambem trago Antunes em meu sobrenome. Sou de origem do Vale do Paraiba, SP. Meu avô materno, se chamava Manoel Antunes de Souza, nome e sobrenome muito comum em Portugal. Porem não tive a oportunidade de conversar com ele sobre isso.

      1. Sou uma descendente de Antunes, Meu Avô se chamava Cristiano Ferreira Antunes, ele veio de São Paulo para o Paraná, e o que ele contava que os pais dele eram descendente de Italianos, haviam vindo da Itália.

        1. Olá Izamere! Por acaso seu avô era casado com Ana Luiza de Almeida? Eles moravam no Pinhão-PR…
          Caso sejam os mesmos, há grande possibilidade de Ana Luiza ser irmã de minha avó, Nahir Prestes de Macedo (casada com Joaquim Prestes de Macedo).
          Como é o nome dos seus pais?
          Conforme o que minha mãe e meus tios contam, o nome dos primos deles, filhos de Cristiano e Ana Luiza eram: Palmira, Alcindo, Rivair, Oscar, Osvaldo e Lorival.
          Por gentileza entre em contato no meu e-mail: lucasmauro123@hotmail.com

      1. Sou tambem um Antunes,nascido em votorantim,antes bairro de sorocaba,e meus parentes todos são de sorocaba.
        Meu falecido avo,chamava-se JORGE LEITE ANTUNES,TIO MAIS VELHO >ORLANDO ANTUNES,TIA OLGA ANTUNES entre outros e pai JOSÉ ANTUNES.

    1. alguns nomes que eu me lembro da minha familia que moravam ou moram em sorocaba:
      orlando antunes.
      JORGE FERNANDES ANTUNES.
      GUIOMAR ANTUNES.
      RAFAEL ANTUNES.
      SONIA ANTUNES E SUA IRMÃ,AUGUSTA ANTUNES,e muitos outros que ainda moram em sorocaba,mas que eu não sei o endereço.

  96. Antunes – Apresenta a raiz N-T-N-S = “dado, doado, entregue, oferecido, presenteado (por Deus)”. De acordo com o livro de Números 3.9 (Bemidbar 3.9), os levitas foram “dados aos cohanim” como seus auxiliares. O sobrenome Antunes guarda de forma críptica a leviticidade dos seus portadores. Em Esdras 2.43 os levitas são chamados de haNitinim, ou seja, “os entregues”. LIPINER, no capítulo VII de seu Os Judaizantes nas Capitanias de Cima, sob o título “Os Antunes, Descendentes dos Macabeus”, informa a chegada do primeiro dos Antunes às terras brasílicas. Foi ele Eytor Antunes, “Cavaleiro da Casa del-Rei Nosso Senhor”, tendo aqui chegado aos 28 de dezembro de 1557 juntamente com Mem de Sá. Esclarecedor, no entanto, é lembrar que os Macabeus foram uma família de cohanim, da casa de Levi, portanto, o que faz crescer ainda mais a convicção de que os portadores desse cognome conservam o críptico acima mencionado. Existem variantes em outras línguas, tais como o castelhano Antunez, Nation(s) e Natan em inglês; Nusan e Nusen como variações judaicas; Antoons em holandês.

    1. Vieram para o Brasil fugindo das Guerras, das Pragas e da Fome que castigava a Europa esse foram um dos motivos, muitos são de Portugal o que tudo crê serem os primeiros Antunes oriundos de lá, porém minha família veio da Itália o que pode ter famílias distintas, vieram da Itália e se estabeleceram no SUL no Rio Grande do Sul, já a família Antunes de origem Portuguesa se estabeleceu ali por São Paulo, Rio de Janeiro e Nordeste!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *