Família Aragão

A família Aragão possui grande força e popularidade aqui no Brasil, apesar de sua origem não ser em nossa terra. Conheça a seguir sua história de origem, curiosidades, variantes e o brasão da família.

Origem da Família Aragão

Assim como a maioria dos nomes populares aqui no Brasil, a origem do sobrenome Aragão é espanhola.

Aragão é uma alcunha toponímica, ou seja, é um sobrenome de origem geográfica. O sobrenome vem dos rios Aragão Subordan e Aragão, ambos situados nos Pirineus, localizados no norte da Espanha.

Nos dias atuais, o sobrenome Aragão não possui mais tanta força em seu país oriundo, tendo apenas registro de apenas 46 famílias.

No entanto, há quem diga que a origem do sobrenome Aragão é portuguesa, vinda da Casa Real de Aragão, através de D. Pedro de Aragão, filho ilegítimo do Rei Pedro III de Aragão.

Atualmente, em Portugal há 1.071 famílias portando este sobrenome.

Curiosidades do sobrenome Aragão

Assim como muitos sobrenomes estrangeiros, o nome Aragão ganhou muita força e popularidade no Brasil. Aqui, há 47.015 famílias que carregam este sobrenome. É importante dizer que o Brasil ocupa o ranking de primeiro lugar no mundo com o maior número de registros de indivíduos com este sobrenome. Em segundo lugar está a Angola, com 4.802 famílias. Já Portugal, está em terceiro lugar e Espanha ocupa o sétimo lugar.

Variantes do sobrenome Aragão

O nome Aragão possui alguns sobrenomes variantes e similares ao redor do mundo, incluindo o Brasil. Veja a seguir as principais variantes de Aragão:

– Arago;

– Aragon;

– Araga;

– Argao;

– Araugo;

– Ariaga;

– Arraga;

– Areago.

Brasão da Família Aragão

O Brasão da família Aragão é dourado, com quatro faixas vermelhas posicionadas na vertical. Acima, podemos vislumbrar o capacete de um cavaleiro medieval na cor prata. O timbre do brasão, que fica posicionado sobre a cabeça do cavaleiro é um touro vermelho com um sino de ouro preso por uma fita.

Através da imagem do brasão, podemos deduzir que provavelmente a origem mais correta do sobrenome Aragão seja a portuguesa, pois o escudo presente no brasão possui as cores e a forma idêntica às armas da Casa Real de Aragão.

Veja o brasão: https://2.bp.blogspot.com/-28CsC8VkU9g/VWHmajpmoKI/AAAAAAAABFk/0QTqcmd3s1M/s1600/arag%25C3%25A3o.jpg

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

24 respostas para “Família Aragão”

  1. O sobrenome do meu pai e Machado Aragao. A familia dele e de Nossa senhora da Glorida. Ele tambem disse que antes o nome continha “De Aragao”. Meus avos eram primos. Eu fiz o test de DNA do meu pai, para ver os ancestrais dele ( 23 and me e uma companhia nos Estados Unidos que faz teste de DNA ) Como quase todos os brazileiros ele teve uma pequena mistura de indio e negro. 83 % europeu, e uma das regioes da Europe deu 50 % Portugal (nao Espanha). eu tambem estava curiosa sobre os cristaos novos (judeos convertidos ao cristianismo). Infelizmente neste teste de DNA nao havia a categoria de judeu Sefartida (judeu da Espanha e Portugal), so havia a categoria de judeu Ashkenazi. No caso do meu pai so deu 0.2% (muito pouco para levar em consideracao). Eu tambem usei outra companhia chamada family.treedna.com, no caso do meu irmao deu 2.0 que foi Ashkenazi e 0% de judeu sefardita.
    Nao vamos assumir que todos os Aragoes sao antecendentes de judeus. Seria bom que mais pessoas fizessem estes testes geneologicos. Eu nao moro no Brazil portanto e mais facil eu fazer este teste.

  2. Tem alguem aqui que a familia veio de Sergipe, de Nossa Senhora da Gloria?
    Eu acredito ser importante fazer o DNA de ancestrais.
    Eu fiz do meu pai, e logicamente mostrou a origem Portuguesa.

  3. Sou Viviane Aragão e meu Avô era Severino Vasconcelos Aragão, justamente do interior de Pernambuco e acredito pelos traços e o sobrenome Vasconcelos tinha alguma ligação com os holandeses. Gostaria muito de saber mais sobre essa linhagem da familia que se oriunda do interior de Pernambuco

    1. Eu também sou Aragão e meu pai era pernambucano, do sertão. Os Aragão são cristãos-novos, ou seja, judeus convertidos, que, quando eram obrigados a se batizarem, assumiam muitas vezes o sobrenome da região de onde vinham, neste caso. do reino espanhol de Aragão. Os Reis Católicos, de Aragão e Castela, expulsaram os cristãos-novos e maioria foi primeiro para Portugal. Quando Portugal também os expulsou, foram para a Holanda, mais liberal e protestante. Quando Maurício de Nassau invadiu Pernambuco, trouxe muitos cristãos-novos com ele. Mas seus planos não deram certo. Portugal expulsou Maurício de Nassau, só que muitos cristãos-novos não o acompanharam de volta à Europa e foram para a América do Norte, fundando a cidade de Nova Amsterdã, que se tornou Nova Iorque. Porém, muitos preferiram ficar no Brasil, contudo, deixaram Recife, com medo da Inquisição, e se internaram no sertão.

  4. Sou Ghislana de Aragão, sou nasci em Cachoeira Bahia, meu avô era Ananias Alves de Aragão, meu Hugo Alves de Aragão todos da Bahia, minha família é bem misturada africana legítima, português e espanhol.

  5. Sou Heliete Maria de Aragão. Meu avô paterno era Patrício Clarimundo de Aragão. Nascido catarinense na região de Florianópolis e aqui temos colonias de portugueses como os primeiros colonizadores. Ao ver as imagens dos antigos reis e rainhas da Espanha identifiquei os mesmos traços…

  6. Desejo conhecer minha família. Meu pai é:Rivadavia Menezes de Aragão. Mãe:Gedalva Gomes de Aragão.Obs: meu pai nasceu em Itabi-Se. Mãe: município de Gararu-Se.

  7. Desejo muito conhecer a minha família. Sou nascido em Aracaju-Se. Meu pai é:Rivadavia Menezes de Aragão, natural de Itabi-Se. Minha mãe é: Gedalva Gomes de Aragão, nasceu em: Ouricurizeira,município de Gararú-Se. Zap 079-99880-8800.

  8. Meu bisavô e meu avô os dois eram DE ARAGÃO, no registro da minha mãe e os irmãos colocaram só o ARAGÃO, que herdei consequentemente. Meu bisavô realmente veio de Portugal para o Brasil.

  9. Eu queria saber mais sobre a história das origens dessa família. É um dos sobrenomes mais fortes do Brasil. Meu pai e toda a família dele veio do norte do Ceará (Sobral e Forquilha), assim como a grande maioria dos Aragões que eu vejo por aí, inclusive o mais conhecido, Renato Aragão (Didi) que tem certo parentesco com meu avô, por mais distante que seja. Tem até um livreto que conta algumas coisas, esse livro circula pela família e conta sobre algumas gerações passadas de Aragão, li quando era bem nova, mas me lembro de citar algo relacionado a Manaus ou Amazonas, como se o começo fosse por lá… Não tenho certeza. Mas seria incrível um conhecimento mais profundo.

  10. Não Valdene, levo o nome Aragao e, na realidade o que a Aparecida falou é a mais pura verdade, a maioria ou todos os Aragao encontrado no Brasil são cristãos novos, judeus ccnvertidos ou marranos( porcos em hebraico), a minha avó era uma dessas.Claro que muitos chegaram com esse sobre nome.????

  11. Boa tarde!
    Sou Adriana Aragão e sou de Manaus- Amazonas, mas desconheço minha origem se é espanhola ou portuguesa. Também sou Frota, pois fiquei sabendo que é de origem portuguesa, através de uma “estória ” onde eles casavam com as cearenses e assim constituíram grandes famílias e assim a mesma propagou-se por vários Estados.

  12. O meu comentário sobre os Aragões cristãos-novos foi rejeitado porque parece que Valdene de Aragão Menezes já o fez. Mas abri o comentário dela e vi que era o meu, palavra por palavra. Valdene escreveu em 3/12/2017 e eu, hoje, em 18/08/2018. Estranho, estraníssimo!

  13. Pois me disseram que os Aragões do Brasil, sobretudo, de Pernambuco, são, na verdade cristãos-novos, vindos pela Holanda com Maurício de Nassau para Pernambuco. Os judeus quando se convertiam muitas vezes adotavam o nome da região da Espanha (ou Portugal) de onde provinham. Os Aragões foram de Pernambuco para o Ceará. Mas há deles ainda em Pernambuco e Alagoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *