Família Aranha

Se você pertence à Família Aranha, vai gostar de conhecer um pouco mais sobre sua árvore genealógica. Confira a seguir a origem, as curiosidades e o brasão dessa importante família.

O sobrenome Aranha, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Aranha

Os genealogistas ainda não sabem precisamente se o sobrenome Aranha surgiu na Espanha, na França ou em Portugal. Segundo pesquisas este sobrenome surgiu de um uma alcunha, maneira informal de identificar alguma pessoa.

Nessa época era comum as pessoas transformarem seus apelidos (nome informal) em sobrenome e repassar a seus descendentes como uma forma de deixar uma herança cultural a seus sucessores.

Os sobrenomes foram criados com o intuito de facilitar o reconhecimento das pessoas em outros reinos e também como uma forma de facilitar a cobrança de impostos dentro das cidades. Os registros históricos revelam que uma das primeiras pessoas a ter esse sobrenome foi Gonçalo Aranha que residia em Viena.

Curiosidades

A família Aranha tem seu passado histórico ligado a colonização do “Brasil”. Entre as pessoas que vieram para o Brasil, Joaquim Aranha Barreto de Camargo foi um dos membros mais importantes dessa família.

Joaquim foi um sesmeiro, cafeicultor e político. Ele foi tenente coronel do exército brasileiro e estava entre os 24 cavaleiros da Guarda de Honra do príncipe D. Pedro. Outra figura importante foi José Egydio de Souza Aranha, fazendeiro, capitalista, político, cafeicultor e diretor da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

Esses antecessores da família Aranha no Brasil e outros como Maria Luiza de Sousa Aranha, Joaquim Policarpo Aranha e Carlos Norberto de Sousa Aranha deixaram vários descendentes no país.

Variantes do Sobrenome Aranha

Os registros dessa família no Brasil não sofreram variações, dessa forma todos descendentes do sobrenome Aranha possuem a mesma grafia. Nos outros países ele varia de acordo com o idioma local.

Brasão da Família Aranha

O brasão da Família Aranha tem o escudo arredondado. Seu esmalte é todo azul com uma faixa em formato de “v” ao contrario na parte longitudinal central. Em cada lado dessa faixa tem o desenho de uma flor-de-lis.

E dentro dela na parte central tem o desenho de um pequeno escudo arredondado. Nesse escudo tem um faixa na transversal e o desenho de três aranhas pretas. O esmalte desse escudo é vermelho.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

57 Comentários

  1. Valter says:

    Meu nome é Valter Aranha, filho de Ludgero Aranha,nascido em Sorocaba SP ,neto de Joaquim Jordão Aranha,Português de Figueira da Foz Portugal, procuro descendente, sou brasileiro e moro em Braga Portugal.

  2. Elder Marcos says:

    Ola Bom dia !
    Sou sou Elder Marcos Aranha temos um grupo de WhatsApp da família se alguém quiser interagir com a família pelo mundo só mandar uma mensagem.
    Meu WhatsApp 93 99127 2219

  3. Emerson Aranha dos santos says:

    Interior de sp

  4. JOSE MARQUES DE SOUZA ARANHA says:

    Jose Marques de Souza Aranha

    filho de Jose Souza Aranha familia originária de São Carlos/SP foi o pioneiro da esploração de minérios na região de Itapeva/SP na década de 1940

    Itapeva/SP

  5. Fábio Silva says:

    Eu sou neto de Odilon Alves Aranha, que segundo minha mãe, era baiano. Mas foi pra minas quando pequeno.

  6. Marcia Aranha says:

    Que legal encontrar tantos Aranha . Meus avós , meu pai são da Paraiba. Meus avós já falecidos meu pai Agostinho Silva Aranha vive no Pará . Eu antes pensava q seriam raros os aranhas hj vejo q somos muitos muito bom .

  7. Mirian Aranha dos Santos Macedo says:

    Meu nome é Mirian Aranha Macedo, sou Paraense, mas a família da minha mãe Dulce Alves Aranha falou que a família dela veio da Paraíba, participo de um grupo de WhatsApp da família Aranha, quem quiser participar me chama no e-mail [email protected] vou adicionar no grupo. Assim todos podermos participar juntos e conhecer pessoas da família Aranha

  8. Mirian Aranha dos Santos Macedo says:

    Meu nome é Mirian Aranha Macedo, sou Paraense, mas a família da minha mãe Dulce Alves Aranha falou que a família dela veio da Paraíba, participo de um grupo de WhatsApp da família Aranha, quem quiser participar me chama no ZAP. 094/99232-5610. Assim todos podermos participar juntos e conhecer pessoas da família Aranha

  9. Kesia aranha5 says:

    Gente sou kesia da silva Aranha
    Filha de jairo da costa Aranha
    Neta de Joás Alves Aranha
    E bisneta de savia alves Aranha vindos da paraiba
    Eu moro no Amapá.

  10. eu sou filho de jose alves aranha, meu avo paterno belino alves aranha, meu pai era de jurema na bahia, ficou um bom tempo na decada de 60 trabalhando no parana, itamabaraca-PR, com teruo matsubara

  11. Edima Aranha says:

    Meu avô Calimerio Alves Aranha era de Guanambi- BA, eram seus irmãos: Amado Alves Aranha, Marieta Alves Aranha; José Alves Aranha, Joventina Alves Aranha, Irene Alves Aranha, Pedro Alves Aranha…

  12. João Costa aranha says:

    Nossa pensei ki existia poucas pessoas com esse soblinome ki tanto mi orgulho parabéns a todos

  13. Ana Lúcia Souza Aranha says:

    Ola sou Ana Lúcia de Souza Aranha tenho o nome de minha bisavó meu pai é Ademar de Souza Aranha meus avós paternos Francisco Souza Aranha e Laudelino Alves aranha vieram da Bahia! Orgulho de ser dessa família

  14. Leonardo Aranha says:

    Boa tarde. Moro na Europa e procuro parentes de José Aranha conhecido como “Juca Aranha” imigrante italiano radicado em Campos dos Goitacazes e Conceiçao de Macabu. Quem for parente ou souber informações, por favor escreva [email protected]

    Obrigado.

  15. Maria Conceição Aranha says:

    Eu sou filha de Othoniel Eugenio Aranha Meu avô Genésio Aranha e meu bisavô Alexandre Aranha Douto. Meu avô e bisavô eram de Caeteté, Ba.

  16. C M A says:

    sou filha de Fidelicio Alves Aranha filho de Secundino Alves Aranha Conde

  17. Dywelison aranha says:

    Muito bom saber que faço
    Parte. Dessa familia
    Meu avô e esdras ribeiro Aranha
    Eu me chamo dyweliso aranha
    E com muito orgulho.

  18. Matheus Gustavo says:

    Nossa como é bom ver que nosso sobrenome de família é espalhado pelo país. Meu nome é Matheus mais infelizmente não fiquem com o sobrenome da família, fiquei com o Silva do meu pai eu e meu irmão Thauan, mas minha mãe e o resto da minha família materna leva ele grande sobrenome, mas futuramente mudarei de sobrenome e me tornarei um aranha também. Caso alguém da família aranha quiser mim adicionar no facebook é Matheus Aranha( foto de capa o brasão da família).

  19. Ana says:

    Olá, estou tonta,me chamo Ana Aranha,me u pai é José da Silva Aranha,tem uma familia enorme de sobre nome Aranha aqui no R io de Janeiro,mas o que sei que meu pai veio do Espirito Santo ainda pequeno

  20. Marilene Aranha de Matos says:

    Olá, eu também sou Aranha, Marilene Aranha, filha de José Aranha Filho e de Virgínia dos Santos Aranha, meu papai nasceu em Guaxupé E minha mamãe, como eu em Santos. Fiquei satisfeita de saber sobre esta árvore genealógica e do site. Deus abençoe TODOS os ARANHAS e sua descendência .

  21. Paulo Aranha says:

    Bom dia a todos. Meu avô sempre contava muitas histórias. Ele estava escrevendo a árvore genealógica da família.

  22. Vocês sabiam que existe uma Cidade no maranhão São João Batista que tem um povoado de nome Olinda dos Aranhas

  23. Thalicia says:

    Também sou aranha

  24. Francielle Aranha Barreto says:

    Meu nome é Francielle Aranha Barreto, meu sobrenome vem da família do meu avô parte de mãe que foi registrado só pela mãe dele na época… até então não sabia que tinham mas pessoas com mesmo sobrenome muito legal saber… todos da minha família levam esse sobrenome eu tenho muito orgulho de ser neta de Aristide Aranha. Nascido é criado em Campos dos Goytacazes – RJ

    • Leonardo Aranha says:

      Boa tarde. Moro na Europa e procuro parentes de José Aranha conhecido como “Juca Aranha” imigrante italiano radicado em Campos dos Goitacazes e Conceiçao de Macabu. Quem for parente ou souber informações, por favor escreva.
      Obrigado.

  25. raymundo josé aranha portelada says:

    Pensei que essa família fosse descendente de Italianos e Portelada fosse de Portugal. o Oswaldo Aranha faz parte dessa família ?

  26. Andrelle Aranha says:

    Muito orgulho em carregar esse nome…

  27. Henri says:

    Sou Henriqueta Pena Aranha meu pai é filho único de Francisca Evangelista Aranha não conheço meus parentes e adoraria conhece-los. Obrigada pela pesquisa gostaria de mais detalhes

  28. Maria de Fátima Aranha Lemos says:

    . Maria de Fátima Aranha Lemos
    Legal! Tenho orgulho deste sobrenome. Minha vó Enedina Ferreira Aranha, contava q eram 3 irmãos q teriam passado este sobrenome meu irmão tem este brasão q trazido de Portugal. Só tenho este conhecimento.

  29. Paulo Henrique Alves Santos says:

    Meu avô Paterno se chamava Gasparino Alves Aranha e meu Bisavô José Alves Aranha … oriundos da Região de Guanambi/ Candiba na Bahia.

  30. Eu sou Edvaldo aranha de carvalho sou neto de josoé alves aranha e de raimunda guedes aranha filho de olimpio batista de carvalho e de laura aranha de carvalho eu faço parte desta arvore genealógica? pois eu fiquei surpreso com as informaçoes obtidas nessa pequisa.

  31. Jonathas aranha says:

    Nossa saímos únicos no Brasil que legal saber.

  32. Edima Aranha says:

    Eu sou Edima Aranha mas me surpreendi pois os meus avós diziam que a origem era da Itália.
    Meu avô Calimerio Alves Aranha e sua mãe Aniceta Alves Aranha e seu pai Jeremias Felisberto Aranha.

  33. Pedro oliveira says:

    Mano eu pensava q a família aranha era apenas um nome vergonhoso mais olhando BM. Puta q pariu Samos foda família aranha tem historia

  34. Danielle Aranha says:

    Já ouvi tantas histórias…mas essa é uma que ouço recorrentemente.

  35. Danielle Aranha says:

    Gostaria de mais detalhes, de onde vieram e fotos tbm que não acho…

  36. Camila Aranha says:

    Não explica muita coisa, eu sou Alves Aranha e gostaria de sabe se pertenço a mesma família ou não. Não sei nada da minha família antes do meu avo, se vocês poderem me ajudar ficarei agradecida.

  37. Isabella Francine says:

    Caramba! eu procurei em todo lugar sobre a arvore genealógica da minha familia e finalmente achei um site que me explicasse a historia da familia Aranha. obrigada!

Deixe um comentário