Família Assis

A família Assis carrega consigo uma grande honra e responsabilidade de portar o sobrenome de um santo tão popular e adorado. Veja abaixo algumas informações e curiosidades sobre o sobrenome Assis.

O sobrenome Assis, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Assis

O sobrenome Assis surgiu em Portugual advindo de um nome originário na Itália. Ele é considerado de origem religiosa, uma vez que foi retirado do no de São Francisco de Assis.

Ao contrário do que muitos pensam o sobrenome Assis não é necessariamente de origem toponímica, uma vez que derivado do nome de um santo, este sim tem origem toponímica. O de Assis demonstra de onde veio o santo, que seria a cidade de Assis, na Itália.

Curiosidades

São Francisco de Assis é um santo muito conhecido e adorado no Brasil. Por essa razão, ter o sobrenome semelhante ao de um santo fazia com que as pessoas pensassem estar firmando, ou afirmando, a sua condição de católico.

São Francisco de Assis também é dono de uma oração considerada uma das mais bonitas pelo catolicismo e já foi cantada por diversos cantores. A popularidade do santo que deu origem ao sobrenome é tanta, que atualmente o papa se chama Francisco.

Variantes do sobrenome Assis

O nome Assis, desde sua origem não sofreu alterações. Simples ele surgiu e simples ele se disseminou. Por este fato, não é possível encontrar variantes válidas para este sobrenome.

Brasão da Família Assim

Não foi encontrado um brasão oficial da família Assis. É certo de que podem existir brasões desde nome justamente por se tratar também de uma localidade, na verdade várias. Deste modo, é preciso ter cuidado ao analisar e chegar a uma conclusão sobre o brasão oficial da família.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

68 respostas para “Família Assis”

  1. Oi galera.
    Reinaldo Assis, os parentes que conheço são de São Fidélis RJ , então sei que meus avós vieram para o Brasil com cinco filhos ,um
    Menino Adibo, Berenice ,Tafida, Helena que é a única viva com 92 anos que nos disse que nossa origem e sírio libanês, Diby Assis
    que é minha mãe, filhos de Nicolau Assis e Madona vieres Assis.
    Gostaria muito de ter alguma ajuda , pois eu amo esse nome Assis tenho três filhos homens e quatro netos homens pra espalhar esse nome tão lindo, abraço família Assis.

  2. Francimar Gomes, minha mãe se chama Neuza Gomes de Assis, nasceu em Minas Gerais. Vc sabe dizer se ela fala de alguma parente com esse nome?

  3. Sou a Regina Célia de Assis, filha de Umbelina Alves ferreira de Assis e Manoel José de Assis meu pai nasceu em Minas gerais, ele tem 5 irmão e uma irmã tenho vários primos, estou adorando saber como apareceram a familía Assis no Brasil.

    1. ola regina achei seu comentario muito parecido com o que tenho vivido meu pai joaquim de assis filho de sebastiao de assis que tambem teve 4 imaos e 1 irma.obs ainda estou procurando por eles.att.sidnei de assis todos nos de minas gerais

  4. Sou Carlos Belino de Melo…. Continuando a falar sobre o Assis de meu avô, Antonio Marciano de Assis Mello. Com certeza o Assis deve ser da mãe dele. Ele foi subdelegado de pilícia por volta de 1903, no araial, na época chamado de Espírito Santo dos Coqueiros, hoje cidade, Coqueiral- Mg, com 12.000 habitantes. Creio que teve irmãos. Até hoje não sei…. Até breve

  5. Meu pai se chava Josino de Assis Melo.
    De 1912, Coqueiral Mg. O pai dele, meu avô, Antônio Marciano de Assis Mello( +- de 1860). Gostaria de saber sobre de onde veio o Assis do meu Avô. Gostaria de saber se teve irmãos, seus nomes. De onde veio e para onde foi. Minha Vó, pelo jeito, viveu pouco com ele… Obrigado, por enqto…

  6. meu nome e lilia cristina rodrigues de assis neta de jose alves silva de assis meu avo veio de mato grosso ainda jovem pra catu bahia e deste então meu pai jorge silva de Assis gostaria de saber da família que meu avo deixou ai e mato grosso

  7. Meu nome e daniel de Assis Silva .sou neto de Francisco vitalo de assis.moro em pedra dourada mimas Gerais.gostei muito de saber um pouco sobre meu sobre nome.

  8. Olá, também sempre procuro informações sobre meu sobrenome, meu Avô paterno era Godofredo de Moura Assis, Minha avó Florisbela Brandão Assis, sempre soube que era de origem portuguesa, se sabe que o sobrenome Moura também é português. qualquer informação gostaria também de saber, minha família é do Rio Grande do Sul.

  9. Gosyei do comentário de um descendente sírio -libanes, mas a família Asssis)minha família paterna) tem história em Portugal há seculos, muito antes de qualquer imigração árabe para o Brasil. Habitamos o norte de Portugal e já algum tempo tb o Brasil. Náo descarto a possível homofonia, com mome spróximos árabe, mas, com toda vênia, a origem sírio -libanesa é demais,

  10. Sou neta de João Maria de Assis e Estela de Assis e filha de Sebastião de Assis a família Assis aqui é muito grande vamos até fazer uma festa pra reunir todos os Assis moramos em Ponta Grossa Pr

  11. Meu avô, Arthur Moreira de Assis ou Arthur Assis, nasceu em Mairi, ex-Monte alegre-Ba. Casou-se três vezes, com mulheres das famílias Bellas e Sena. Transferiu residência para Feira de Santana/Ba., onde nasci, fundando, aí, um novo ramo da família. Gostaria de saber a origem dessa árvore genealógica.

    1. Meu nome é,Viviana de Assis ribeiro,Assis da minha mãe, Emilia de Assis ele erdou da mãe dela, Francisca de Assis, moramos em Feira de Santana, gostaria de conhecer, um pouca mais da família

  12. Eu sou Cristina de Assis e Cruz, nascida em Cáceres Mato Grosso.Atualmente moro em joão Pessoa e adorei saber um pouco mais do meu sobre nome.

  13. Gostei muito de saber mais sobre a história de meu sobrenome.

    Flávia da Silva Assis
    Cachoeiro de Itapemirim- Espirito Santo- Brasil

    1. Flavia, me chamo Elder Pinheiro de Assis. Meus pais são da região de Cachoeiro de Itapemirim.
      Meus avós paternos são Mizael Alves de Assis e Enedina, ja falecidos. Da cidade de Alegre.

  14. Ha muito anos atrás busquei a orginem do sobrenome Assis e a origem difere completamente das fontes fornecida por este site. Segundo a pesquisa que fiz, o nome Assis é de origem Portuguesa/ Sirio Libanesa. Um grupo de sírio libaneses que passou por Portugal e que posteriormente chegou ao Brasil. O sobrenome original era Asif (e Não Assis), e que mudou por tradição oral para Assis, assim como outros sobrenomes que também sofreran auterações. Este sobrenome está concentrado entre os estados se Santa Catarina, Mato Grosso e Espirito Santo. No meu caso, meu pai Lidio de Assis, filho de José Stócler de Assis e Lucinda de Assis, são de Mato Grosso do Sul.(meu pai mudou-se para o Paraná). Curiosamente, todos os meus tios e tias, se assemelham ou possuem traçõs árabes, tanto no rosto, como nas caracteristicas fisicas. Ha muitos anos atrás (quando a internet ainda era para poucos) estas informações que acabo de mencionar foram encontradas num quiosque dentro do Beto Carrero (santa Catarina), onde oferecia uma vasto e completo material sobre nomes de familia e origem. Acredito também na versão fornecida por este site, pois muitas familias muçumanas (vindas de todo o mundo) mudaram seus sobrenomes e vieram ao Brasil para fugir de perseguições.

  15. Sou filho de Antonio Alves Victor de Assis “in memoria” e os familiares dele são ou eram da região de Celina, Alegre ES, Guaçui ES e uma cidade do Rio de Janeiro que fica logo depois de Varresai (divisa do ES e RJ).

    1. Olá Antonio Carlos. Também sou Assis, minha família tem origem nas mesmas cidades.
      Sou neta de Adealde Alves de Assis e o avô do meu avô se chamava Antonio Alves Victor de Assis.
      Como faço pra entrar em contato com você?

    2. Olá Antonio Carlos. Também sou Assis, minha família tem origem nas mesmas cidades que a sua.

      Sou neta de Adealde Alves de Assis e o avô do meu avô se chamava Antonio Alves Victor de Assis.

      Como faço para entrar em contato com você?

    1. Olá Rosana!

      Um dos irmão do meu avô (Adélio Ramiro de Assis) chamava-se Arino Ramiro de Assis, o outros eram Ercílio, Dario, Osmar e Albertina, será que e o mesmo? Estou começando a fazer uma pesquisa sobre a família e me chamou atenção sua mensagem!

    1. Cara por incrível que pareça meu avo era, digo era por que ele morreu ano passado. ele se chamava Francisco de Assis da Silva e ele veio do Ceara para o Acre a muito tempo atras na decada de 60, ele morreu com 92 anos.

  16. É ótimo descobrir a origem da nossa família,sou de Bragança paulista,minha família é de um antigo distrito de Bragança,Tuiuti,hj é cidade,bjs à todos os Assis!

      1. Oi Michel, sou eu a Priscila, como vc está? Achei bacana saber um pouco da origem do nosso sobrenome. Como vc está? Beijos

  17. Meu nome Ramona Fatima estou há procura sobre noticias do meus bisávos o nome dele é Simplicio de Assis morreu em Campo Grande Ms 08/03/1952 aos 81 anos e minha bisavó Martha Assis morreu em Campo grande MS 17/02/1964.Nome do pais do meus bisavo é Manoel Eugenio de Assis e Petrona Gonçalves,já a minha bisavo consta na certidão de obito que filha IGNORADOS,só sei que ela veio do Rio Grande do sul,se alguem puder me ajudar,agradeço

  18. Meu bisavo FRANCISCO FLORENCIO DE ASSIS nasceu em Crato CE mas faleceu em Sao Vicente SP era foi chefe da estacao da linha de ferro da FEPASA.

  19. ACHEI INTERESSANTE SABER A ORIGEM SOBRENOME ASSIS,PORQUE SOU BISNETA DE MARIA JOSE ASSIS FRAGA E JOSE ASSIS TORRES.APESAR DE NÃO ASSINAR ESTES SOBRENOMES FICO FELIZ EM PERTENCER FAMILIA DE ORIGEM ITALIANA.

    1. Interessante, sou neta de Francisca Gomes de Assis, apesar de não me assinar por este sobrenome, mas tenho curiosidades de saber de minha descendência!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *