Família Assunção ( de )

A família Assunção é bem reconhecida no exterior e também no Brasil. Confira logo abaixo algumas informações sobre a origem, curiosidades e brasão dos Assunção.

O sobrenome Assunção, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Assunção

Este é um sobrenome que surgiu em Portugual. De origem religiosa, refere-se à subida de Maria Virgem aos céus, de onde foi conhecida como Nossa Senhora da assunção, cuja festa comemora-se em 15 de agosto. Ele era dado a pessoas que nasciam deste dia. Assim, várias famílias poderiam surgir a partir deste sobrenome.

Em espanhol encontramos a variação Asuncion. Ele deu origem também ao nome próprio Assunta. Este é um caso particularmente interessante, onde o sobrenome que dá origem ao nome. Geralmente, os sobrenomes derivados de nomes são classificados como patronímicos, mas este não é o caso.

Em épocas remotas era comum algumas famílias adotarem nomes religiosos para reforçar suas posições de católicos perante a sociedade e assim trazer bons fluidos para aquela família. Dessa forma, muitas pessoas batizavam seus filhos com o segundo nome de Assunção, até que então este passou a ser sobrenome.

Curiosidades

Existe uma cidade chamada Assunção. Esta é a capital e uma das maiores cidades pertencente ao Paraguai. Provavelmente o nome desta cidade também está relacionado à origem do sobrenome. Eles podem ter vindo da mesma origem.

Variantes do sobrenome Assunção

Das variantes conhecidas do sobrenome Assunção, pode se destacar Assumpção. Estas duas formas são muito usadas e possuem a mesma origem. No Brasil é mais comum se encontrar Assunção, embora a outra grafia também traga seus descendentes.

Brasão da Família Assunção

As informações sobre o brasão deste sobrenome são bem restritas. Pode ser que o mesmo não exista, ou ainda não foi reconhecido como brasão oficial das armas da família Assunção e suas variantes.

É importante ressaltar que podem existir brasões relacionados ao nome Assunção. Mesmo assim, estes provavelmente são pertencentes a cidades e localidades. Deve se lembrar de que localidades também possuem brasão.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

20 respostas para “Família Assunção ( de )”

  1. oi,meu nome é Vitor Manuel Assunção da Silva,sou do Rio Grande do sul… gostaria de saber mais sobre meu sobrenome.

  2. Olá, boa noite, meu nome é Delta Maria de Assunção, gostaria também de saber e origem do meu sobrenome, o Assunção, veio do meu pai, que viveu na região do Maranhão.

  3. Olá boa tarde a todos, meu nome é Claudemiro Assunção Pereira e também gostaria de saber a origem e brasão do meu sobrenome, sei que o Assunção do meu nome, vem de minha vó Maria Ambrosia de Assumpção , parte por mãe já falecida e viveu a sua vida toda em Salvador-BA. Caso alguém tenha alguma informação, meu e-mail é oab.assuncao@gmail.com.

  4. Olá, meus avós vieram do Rio Grande Sul e o nome deles é Marçal Valério de Assunção e Emília Rodrigues de Assunção
    Estou pesquisando para conseguir cidadania europeia. Tenho mais informações.

  5. Olá também tenho Assunção meus familiares estão espalhados pela bahia São Paulo e etc a tempo procuro um tio com o nome de Denilson de Jesus Assunção.

  6. Totalmente errado, Assunção vem da Espanha! kkkk
    De onde vocês tiraram isso? Estudei minha família e tenho fontes que asseguram que pelo menos o meu Assunção é da Espanha!

    1. certo vc
      regiao de TORO/ZAMORA
      cidade PELEA GUSMAO
      BISPO DOM EURICO GUTIERREZ DE ASSUMPCAO
      TEMPLARIO
      INTERMEDIOU O ACORDO ENTRE CASTELA E PORTUGAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *