Família Assunção ( de )

A família Assunção é bem reconhecida no exterior e também no Brasil. Confira logo abaixo algumas informações sobre a origem, curiosidades e brasão dos Assunção.

O sobrenome Assunção, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Assunção

Este é um sobrenome que surgiu em Portugual. De origem religiosa, refere-se à subida de Maria Virgem aos céus, de onde foi conhecida como Nossa Senhora da assunção, cuja festa comemora-se em 15 de agosto. Ele era dado a pessoas que nasciam deste dia. Assim, várias famílias poderiam surgir a partir deste sobrenome.

Em espanhol encontramos a variação Asuncion. Ele deu origem também ao nome próprio Assunta. Este é um caso particularmente interessante, onde o sobrenome que dá origem ao nome. Geralmente, os sobrenomes derivados de nomes são classificados como patronímicos, mas este não é o caso.

Em épocas remotas era comum algumas famílias adotarem nomes religiosos para reforçar suas posições de católicos perante a sociedade e assim trazer bons fluidos para aquela família. Dessa forma, muitas pessoas batizavam seus filhos com o segundo nome de Assunção, até que então este passou a ser sobrenome.

Curiosidades

Existe uma cidade chamada Assunção. Esta é a capital e uma das maiores cidades pertencente ao Paraguai. Provavelmente o nome desta cidade também está relacionado à origem do sobrenome. Eles podem ter vindo da mesma origem.

Variantes do sobrenome Assunção

Das variantes conhecidas do sobrenome Assunção, pode se destacar Assumpção. Estas duas formas são muito usadas e possuem a mesma origem. No Brasil é mais comum se encontrar Assunção, embora a outra grafia também traga seus descendentes.

Brasão da Família Assunção

As informações sobre o brasão deste sobrenome são bem restritas. Pode ser que o mesmo não exista, ou ainda não foi reconhecido como brasão oficial das armas da família Assunção e suas variantes.

É importante ressaltar que podem existir brasões relacionados ao nome Assunção. Mesmo assim, estes provavelmente são pertencentes a cidades e localidades. Deve se lembrar de que localidades também possuem brasão.

69 Replies to “Família Assunção ( de )”

  1. Olá meu nome é Carina Furtado D’Assumpção. Meu pai José Ricardo Gomes D’Assumpção, avô parterno Pedro de Melo D’Assumpção e bisavô Apulcro.
    Sou de Recife.
    Quem tiver alguma informação sobre minha familia ou parentescos, entrem em contato comigo.
    [email protected]

  2. Assunção que já foi Assumpção…nasci em Santa Barbara do Sul no Rio Grande do Sul…meus pais em Cachoeira do Sul…meus avós em Caçapava do Sul…antes disso….estou pesquisando!

  3. Meu nome é Carlos Moraes de Assunção
    Sou filho do Carlos Cezar de Assunção
    Neto de Alecidio cherubino Assunção e Luzia de Fátima Assunção

  4. Família do meu pai era de Campos Gerais Francisco Mattos Assunção seu pai Francisco Gabriel Assunção mexiam com cortume família cambraia?

  5. Meus antepassados “Assunção” que se espalharam no agreste de Pernambuco
    Vieram de Portugal e compraram da coroa grande quantidade de terra, se estabelecendo no município de Frei Caneca que depois mudou o nome para Lagoa dos Gatos-PE. Foram proprietarios dos engenhos: dois braços, braço forte, pedra de fogo, pedra Dantas e tambor. Eles casavam primos com primos para não se misturar com outras familias. mas, depois surgiram os casamentos com a famílias Lira e Soares vizinhos que também vieram de Portugal. Sendo assim todos os “Soares de Assunçao” do agreste bem como de todo interior Pernambucano tem sua origem de Lagoa dos Gatos-PE
    Obs: minha avó paterna Ana Maria de Assunção (naninha) era natural de Lagoa dos Gatos como todos os irmãos e filhos nascidos no engenho.uSe tio Sebastiao nasceu em Lagoa de Souza distrito de Lagoa dos Gatos para mim é surpreza. Pois, quem nasceu em Lagoa de Souza acho que foi sua esposa tia Carminha.

  6. Meus Bisavós eram por parte da minha avó: FRANCISCO JOSÉ DO AMARAL e DEOLINDA IGNACIA DO AMARAL. e meus Trisavós por parte da minha Bisavó Deolinda eram: DOMICIANO GOMES DE ASSUMPÇÃO e ANNA IGNÁCIA MEDEIROS ASSUMPÇÃO. E por parte do meu Bisavô: JOSÉ CAETANO DO AMARAL e FRANCISCA IGNACIA MEDEIROS DO AMARAL.
    Todos Portugueses, mas nunca consegui achar nenhum dados deles, certidões, nada.
    Já meus Bisavós por parte do meu Avô eram: LEOCADIO GOMES FRANKLIN(BARÃO DO VAL FORMOSO NOMEADO POR DOM PEDRO II EM 1888) e RISOLINA ASSUMPÇÃO FRANKLIN. Sendo meus Trisavós por parte da minha Bisavó Risolina eram: MARCOLINO GOMES DE ASSUMPÇÃO e LUIZA MARIA DO ROSARIO.
    Estou em busca da documentação para tentar a Cidadania Portuguesa. Se alguém souber como encontro estes documentos e puder me ajudar serei eternamente grato.

  7. Sou Vanessa j de Assumpção,pelo que li somos de origem espanhola (Assumpcion),como um fidalgo fazia ponte entre Espanha e Portugal,nosso sobrenome ficou Assumpção e Assunção,minha família que vive no no RJ e Espanha parte uma grafia,e outra como a minha grafia.

  8. Oi… meu nome é Anderson Assunção da Cruz… Meu avô, Francisco Pereira de Assunção, era de Recife. Ele foi para o interior de MG onde casou-se com minha vó, e depois se mudaram para Niterói onde passou a maior parte da vida até o seu falecimento. Não temos nenhum conhecimento da família dele em Recife.

    1. Olá, Anderson! Boa tarde. A família Assunçao de meu pai era de Lagoa dos Gatos, interior de Pernambuco. Sou de Recife e é bem provável que tenhamos algum parente em comum. Anote meu e-mail [email protected] e podemos conversar e ver se há mesmo algum parentesco entre nossas famílias.

  9. Sou Jacqueline Assunção, de Recife. Meu pai, Sebastião Brazilino de Assunção, herdou o sobrenome da mãe dele, minha avó paterna, Ana Maria de Assunção. Meu pai nasceu em Lagoa do Souza, interior de Pernambuco. não sei onde ela nasceu.

    1. Oi… meu nome é Anderson Assunção da Cruz… Meu avô, Francisco Pereira de Assunção, era de Recife. Ele foi para o interior de MG onde casou-se com minha vó, e depois se mudaram para Niterói onde passou a maior parte da vida até o seu falecimento. Não temos nenhum conhecimento da família dele em Recife.

      1. Família do meu pai era de Campos Gerais Francisco Mattos Assunção seu pai Francisco Gabriel Assunção mexiam com cortume família cambraia?

  10. Eu sou vania marta de Assunção filha de luiz martins de assunçao neta de claudmira de Assunção meu pai foi órfã ja menino então foi criado por uma tia ela contava que a familia migrou para o brasil boa parte foi para minas outras para goias eles viveram em fazendas e perderam o contato.

  11. Minha família é bahiana meu pai chamava se Teófilo Assunção foi criado pela avó e o apelido dele era Do ou Diozinho ele se casou com Luzia Maria de Jesus Assunção que tinha o apelido de Zi de Mocuge e juciape Bahia

  12. Meu nome é Gláucia. Minha bisavó, Raymunda Cardoso de Medeiros casou com José Ignácio d’ Assumpção. Ele nasceu em Natal, Rio Grande do Norte, em 25 Agosto de 1869. Foi Tenente Coronel e fez parte da revolução da Independencia do Acre em 1902. Morreu em Manaus, Amazonas, em 10 dezembro de 1917 de malária.
    Não consigo encontrar mais nenhuma informação sobre a familia Assumpçã dele. Estou a procura dos nomes dos pais, avós, etc.

    Se alguem tiver alguma informação, agradeceria. Obrigada! Gláucia

    1. Nos documentos dos mais velhos Assumpção agora mudou para Assunção minha vó e brasileira o avo dela era português vieram para o brasil e ficaram em minas outros foram para goias meu pai foi órfã desde garotinho

      1. Meu nome é Adalberto Carlos Assuncao, minha Mae Maria do Carmo Assuncao, ela é de Paramirim BA, eu nasci em Livramento de Nas Senhora – BA, acredito que a familia Assuncao dessa região esteja toda ligada.

  13. Para quem tiver as mesmas semelhanças, procuro no Brasil em Portugal ou na Espanha pessoas que tenham avôs ou avós parentes de Martiniano Vieira Assumpção de Chaves Portugal, e de Maria Gomes Jardim de Málaga Espanha, vieram para o Brasil provavelmente em 1890 a 1895 e foram morar em Catoles próximo a Piatã e Abaíra, para mexerem com a terra com gado e garimpo.obs – nosso sobrenome foi descaraquiterizado pelo tabelião pois registraram minha mãe como Assunção.

    1. Ola Jubiraci,
      O meu nome e Autimio Assunção, sou de Jussiape, municipio vizinho a Abaira. O meu avô se chamara Authymio Vieira de Assumpção, cuja origem também é de Catoles, municipio de Abaira-Ba, e os meu bisavos se chamavam Feliciano Vieira de Assumpção e Ana Flora D”Oliveira Assumpção. Gostaria de manter contato com voce por e-mail

  14. Oi meu nome é Vandison Enoque de Assunçao filho de Walter de Assunçao e neto de Pedro Manoel. De Assumpçao ja fiz pesquisa e achei pouca coisa tenho ate um brasão mais nao sei se é real .
    Qualquer informaçao. e-mail [email protected]

    1. Se o seu avô Pedro Manuel de Assunção era casado com Alta Soares de Assunção
      Já falecidos eles moravam na fazenda santo Antonio
      Altinho-PE onde ainda tem familiares.

  15. oi,meu nome é Vitor Manuel Assunção da Silva,sou do Rio Grande do sul… gostaria de saber mais sobre meu sobrenome.

    1. Fala Vitor, me chamo Wilian Assunção da Silva e tenho o mesmo sobrenome que o seu;

      Minha mãe se chama Vera Lúcia de Assunção e nascida em Minas Gerais – Santana do Deserto;

      Avó materna, Maria Gualter De Assunção e porai vai.. no entanto não conheço muito bem sobre a origem do sobrenome.

      qualquer coisa quiser trocar alguma ideia pode me chamar lá no TWITTER : wilian_asuncao ou Email- [email protected]

  16. Olá, boa noite, meu nome é Delta Maria de Assunção, gostaria também de saber e origem do meu sobrenome, o Assunção, veio do meu pai, que viveu na região do Maranhão.

  17. Olá boa tarde a todos, meu nome é Claudemiro Assunção Pereira e também gostaria de saber a origem e brasão do meu sobrenome, sei que o Assunção do meu nome, vem de minha vó Maria Ambrosia de Assumpção , parte por mãe já falecida e viveu a sua vida toda em Salvador-BA. Caso alguém tenha alguma informação, meu e-mail é [email protected].

    1. Estou resgatando a árvore genealógica de minha filiação em 7 gerações e meu bisavô chamava-se João Gonçalves Assunção, onde residia na zona rural do município de terra nova e são Sebastião do Passé a cerca de 60km da capital Salvador.

      1. Vc deve ser parente dos Assunção da Região de Santo Amaro que tinham uma vasta extensão de terra nesta região. Antonio Pereira Assunção, Jeronimo Nasiazeno da Assunção, Um detalhe importante que estes Assunção desta região o primeiro sobre nome não é de familia e sim apenas de batismo. Portanto só tem de sobre nome Assunção.

  18. Olá, meus avós vieram do Rio Grande Sul e o nome deles é Marçal Valério de Assunção e Emília Rodrigues de Assunção
    Estou pesquisando para conseguir cidadania europeia. Tenho mais informações.

  19. Olá também tenho Assunção meus familiares estão espalhados pela bahia São Paulo e etc a tempo procuro um tio com o nome de Denilson de Jesus Assunção.

  20. Totalmente errado, Assunção vem da Espanha! kkkk
    De onde vocês tiraram isso? Estudei minha família e tenho fontes que asseguram que pelo menos o meu Assunção é da Espanha!

    1. certo vc
      regiao de TORO/ZAMORA
      cidade PELEA GUSMAO
      BISPO DOM EURICO GUTIERREZ DE ASSUMPCAO
      TEMPLARIO
      INTERMEDIOU O ACORDO ENTRE CASTELA E PORTUGAL

    2. Olá, meu nome é Marcia Maria de Assunção, filha de Manoel Inacio de Assunção. Meus avós eram Maria Carolina de Assuncao e Teodoro Silverio.acreditava ser nome espanhol. Mas ao ver a,lista fiquei em duvida.

    3. Errado a origem é europeia e não de um determinado pais, pois o sobrenome Assunção é de origem católica devida a data comemorada em 15 de agosto, onde as pessoas utilizavam dos dias santos para ter uma ascensão social. Sendo tanto em Portugal (Assunção), Espanha (Assuncion), etc….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *