Família Baptista

Embora não seja de origem brasileira, o sobrenome Baptista é muito popular aqui no país.

Com origem religiosa, a alcunha ganhou força e popularidade no Brasil, devido a colonização da nação e a habitação de estrangeiros, que trouxeram consigo seus familiares. Ou seja, o sobrenome ganhou força graças à imigração.

Só no nosso país, há mais de 98,784 indivíduos com este sobrenome. Você é um deles? Você é um membro da família Baptista? Então veja neste artigo a origem do sobrenome, suas curiosidades, variantes no Brasil e no mundo, e o brasão da família.

Origem da Família Baptista

É importante ressaltar que o sobrenome Baptista nada mais é do que uma variante de Batista. Sonoramente, eles são iguais, sendo a única diferença a inclusão da letra “p” em “Baptista”.

O sobrenome possui origem cristã, tendo como referência o profeto bíblico João Baptista, primo de Jesus Cristo.

Curiosidades

Os países com maior número de registros de famílias Baptista são o Brasil, que ocupa o primeiro lugar no ranking com mais de 98.780 pessoas; Angola, Moçambique, Portugal, Venezuela, Estados Unidos, Bolívia, Filipinas, França e Espanha.

No total, são aproximadamente 253.967 pessoas no mundo com este sobrenome.

Variantes do sobrenome Baptista

Embora no Brasil a sua única variante popular seja o sobrenome “Batista”, existem também variações como Baptistao e Baptistta.

Já em outros países, o sobrenome possui muitos sobrenomes variantes. São eles: Baptistella, Bapatista, Bauptista, Baptiesta, Baptist, Baptiste, Baptisto, Baptiest, Baptysta e Baipatistta.

Brasão da Família Baptista

As cores predominantes no brasão da Família Baptista são o amarelo, vermelho e azul. O símbolo do brasão é bem elaborado e cheio de detalhes.

A cabeça de um cavaleiro usando um capacete de metal envolto a grandes penas amarelas e vermelhas envolvem um escudo.

O escudo dividido em duas partes tem em sua parte superior o fundo amarelo predominado com um leão vermelho. Já a metade do escudo para baixo, é listrada nas cores azul e amarela.

Veja o brasão da família Baptista:

https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/236x/43/91/9e/43919e4caf1634b785edfb0b195ac478.jpg

É importante distinguir o brasão da Família Baptista ao da Família Batista, pois apesar de bastante similares, eles possuem algumas distinções.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

27 Replies to “Família Baptista”

  1. Olá,
    Espero que todos estejam bem.

    Estou fazendo uma pesquisa e procuro por:
    Joaquim Baptista de Oliveira casado com Vi(e)rginia Baptista de Oliveira

    Se alguém tiver alguma informação, seria de muito valor.

    Obrigada!

  2. OI MEU NOME É ROSANI BAPTISTA O NOME DO PAI É GLÁUCIO JOSÉ BAPTISTA,ELE ERA FILHO ÚNICO DE TEREZINHA RAUEN ROMAS BAPTISTA,TENHO CURIOSIDADE DE CONHECER MINHA HISTÓRIA.

  3. gostaria de saber se ainda tenho familiares vivo me sobrenome é Baptista de Jesus,mei avo se chamava Antonio Baptista de Jesus,minha avó se chamava Cecilia Rabello,viveram na região de Jau sp..

  4. Meu pai se chama Jonas batista e minha mãe vitoriana Alves Miranda moro em Teixeira de Freitas Bahia procuro pelo meu irmão gerson batista miranda dos Santos acutila vez q vimos foi 1983

  5. Procuro pelos familiares do meu avô Belarmino Batista da Silva, natura de Camacan, povoado de Senhor do Bonfim, nome dos pais : Alexandrina Nunes e José Amancio Batista ou somente Amancio Batista.
    Ele dizia ter uma irmã chamada Leticia, e outra chamada Maria, sua data de nascimento é 10.10.1920 ( já é falecido)

  6. Meu bisavô é Sátiro Baptista de Oliveira e bisavó e Jasuína Maria de Jesus. Meu avô é José Batista, minha avó é Galdina Martins.
    Alguém aí conhece descendentes dos meus bisavós?
    Eles eram da Bahia.

  7. Meu bisavô é Sátiro Baptista de Oliveira e bisavó e Jasuína Maria de Jesus. Meu avô é José Batista, minha avó é Galdina Martins.
    Alguém aí conhece descendentes dos meus bisavós?
    Eles eram da Bahia.

  8. Tenho sobrenomes: Baptista ou Batista, Moura, Costa, Braga..avós maternos e Moreira avós paternos.
    Regiões de Minas (Araguari)
    e Bahia.

  9. A família da minha avó materna é de Recife, o pai dela chamava João Alves Baptista de Lira casado com Maria Magdalena Bapstista Pereira de Lira. Eles tiveram treze filhos. Por favor, se alguém tiver alguma informação me avise.
    Obrigada

    1. Juliane li agora sua mensagem. Posso ajudar você sim. Há 14 anos pesquiso a família Baptista e tenho uma árvore genealógica bastante grande. Hoje estou fora de Belém minha cidade natal e onde resido, portanto sem essa árvore pra ver se já tenho você nela. Assim, vou deixar aqui o meu contato, e você me responde diretamente pra ele, ok? Mas não posso conter minha curiosidade: quem é sua avó materna? Elas foram quase só mulheres, e também acho que, salvo melhor juízo, ela deve ser sua bisavó, e não sua avó, será?

  10. Estou a procura dos familiares do meu avô que se chama Berlamino ou Berlamindo Batista natural de Camacan distrito de Senhor do Bonfim Bahia,sua data de nascimento é 10.10.1920 ele dizia ter uma irmã chamada Leticia, e outra chamada Maria. Nome dos pais : Alexandrina Nunes e José Amancio Batista ou somente Amancio Batista.

  11. Estou na busca da origem da minha família. eu sou tataranetos de João Baptista Rosa e Maria Rita
    Antônio Carvalho Franco e Gabriela Rita francilina. Sou bisneta de Pedro Baptista Rosa e Altina Bárbara. Minha avó era Apparecida Baptista Rosa da cidade de Itápolis. Se alguém tiver alguma notícia me procure obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *