Família Barcelos

A família Barcelos está presente em uma parte da população brasileira. Este não é um sobrenome tão comum, mas também não chega a ser raro e tão específico. Se você é um Barcelos, gostará de saber informações sobre brasão, origem e história da formação da família Barcelos.

O sobrenome Barcelos, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Barcelos

O sobrenome Barcelos tem sua origem em Portugual. Ele é considerado de origem toponímica, ou seja, com o nome dado através de alguma região.

Sua origem geográfica vem do pré-romano Barcela, que significa pequeno terreno comunal próximo ao rio que o inunda com frequência.

O que provavelmente acontece nesses casos é que indivíduo que deu origem a essa linhagem residia próximo ou em uma Barcela. A partir daí os seus descendentes e outros residentes do lugar passaram a adotar o sobrenome Barcelos.

Por ser de uma origem tão comum em tantos lugares, este sobrenome pode ter surgido em vários lugares diferentes. Deste modo, é possível afirmar que a família Barcelos não possui o “mesmo sangue”.

Variantes do sobrenome Barcelos

Dentre as variantes do sobrenome Barcelos, a mais comum de ser encontrada é Barcellos. Fora esta, é um pouco difícil encontrar outros, por se tratar de um nome relativamente específico advindo de uma palavra que não tem tanta popularidade e acaba por não ter traduções.

Brasão da Família Barcelos

Dentre as informações encontradas sobre o brasão da família Barcelos, o que podemos destacar é que ele tem o fundo azul. Em baixo, em prata, existem ondas que representam a água e por cima o que parece ser uma comunidade, com torres, igrejas, árvores. No timbre podemos identificar cinco torres que articuladas foram uma coroa.

Estas são informações mais concretas sobre a constituição do brasão da família Barcelos. Outras versões podem ser procedentes de famílias compostas por dois sobrenomes, ou possui outras origens.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

96 respostas para “Família Barcelos”

  1. Olá. Boa tarde.

    Sou neto de Ricarda Tavares Barcelos. Sendo que, ela foi casada com Antenor Flauzino Dias, na cidade de Perdizes – MG. Após o casamento, seguiram viagem para Patos de Minas. Em Patos de Minas, em 1.944, meu avô, veio a óbito, e minha avó juntamente com seus filhos mudaram para Nova Ponte – MG, e alguns anos depois, minha avó e os filhos que eram solteiros mudaram para a cidade de Ituiutaba – MG. onde residem até esta data. Seus filhos já todos falecidos, seram: Altina Flauzino Dias, Lázaro Flauzino Dias, Geraldo Flauzino Dias, Nestor Flauzino Dias, Paulo Flauzino Dias, Maria Tavares Dias, Claudemira Tavares de Dias e minha mãe; Brasilina Tavares Dias.
    Como não conhecemos nenhum parente de minha avó, gostaria de saber se em Perdizes, se existe remanescente da Família.
    Um abraço a todos.

  2. Meu nome Hélio Barcellos, meu Pai Antonio Barcellos minha mãe Maria Jose de Paula Barcellos, meus pais vieram da região de Patrocínio Paulista , moraram também em Araçatuba e Pompéia estado de São Paulo eu nasci em Arapongas PR. Venho saudar todos os Barcellos e Barcelos vida longa e saudável à todos.

  3. Meu nome Hélio Barcellos, meu Pai Antonio Barcellos minha mãe Maria Jose de Paula Barcellos, meus pais vieram da região de Patrocínio Paulista , moraram também em Araçatuba e Pompéia estado de São Paulo eu nasci em Arapongas PR. Venho saudar todos os Barcellos e Barcelos vida longa e saudável à todos.

  4. Olá,me chamo Carlos Ronaldo Barcelos,sou de Macaé,minha família é toda de Carapebus, pós antes pertencia a Macaé, meu avô se chamava Manoel Ignácio de Barcelos, minha mãe era Maria Trindade de Barcelos, infelizmente so conheço os familiares daqui, se alguém é parente que foi embora com seus pais, dá uma alô aí, para conversarmos..

    1. Oi Carlos! Meu nome é Roseane Barcelos e sou filha de Maria da Penha Barcelos Oliveira, e neta de Carmelina Barcelos Oliveira, ambas de Carapebus. Vou falar com minha mãe para ver se ela lembra de seus pais. Abraços!

  5. Meu nome e Anderson Barcelos da Silva, Tenho o sobrenome Barcelos, e sei que tenho parentes no mundo todo, meu Pai nasceu em Quirinópolis – Go (Manoel Barcelos Lopes), e meus avós viveram em Quirinópolis -Go, até irem para o andar de cima, a alguns anos atrás (José Sobrinho Barcelos – Juquinha, e Dolores Barcelos – Dolora), alguém ai pode me ajudar na minha genologia? Queria muito descobrir se tenho parentes na Europa e se posso pegar a minha descendência. Abraço a todos Fiquem com Deus!

    1. Meu nome é Sueli Barcelos, nasci em São Fidélis, atualmente moro no Rio de Janeiro, o pai de minha se chamava Antonio Machado Barcelos, ele era de Campos dos Goytacazes, segundo minha mãe, Alice Barcelos da Fonseca ele era Português. Eu gostaria saber mais sobre o meu avô, pois tenho interesse em consegui nacionalidade Portuguesa.

  6. Meu nome e Anderson Barcelos da Silva, Tenho o sobrenome Barcelos, e sei que tenho parentes no mundo todo, meu Pai nasceu em Quirinópolis – Go (Manoel Barcelos Lopes), e meus avós viveram em Quirinópolis -Go, até irem para o andar de cima, a alguns anos atrás (José Sobrinho Barcelos – Juquinha, e Dolores Barcelos – Dolora), alguém ai pode me ajudar na minha genologia? Queria muito descobrir se tenho parentes na Europa e se posso pegar a minha descendência. Abraço a todos Fiquem com Deus

  7. Olá procuro os parentes da minha mãe, ela veio do Espírito Santo e não tem contato com mais nenhum parente: José Barcelos, Anália Barcelos, Valcir Barcelos.
    Ela saiu de vitória há mais de 50 anos, hoje vivemos em Nilópolis/RJ. gostaria muito de encontrar os membros da família de Barcelos de Vitória – ES

    1. Olá, sou de Aracruz/ES! E tenho alguns parentes Barcelos em vitória. Qualquer coisa entra em contato (27) 99880-7304 (Whatsapp).

  8. Oi sou neta de José Barcelos Nascimento, da região de Vitória do Espírito Santo, minha mãe diz que que sentia o cheiro do chocolate da fábrica da garoto.

  9. Devanil Barcelos, sou do Estado do Espirito Santo. Sinto uma certa alegria ao ver o nome de nossa família. É um certo orgulho de pertencer aos Barcelos.

  10. ola tambem sou uma barcelos e procuro por toda minha genealogia se alquem puder me ajudar os meus barcelos saõ vindos de portugal mesmo e se instalaram na regiaõ e ribeiraõ preto sp onde ainda reside alguns

  11. sou lopes barcellos que vem do meu avo paterno Antonio Lopes Barcellos gostaria muito de encontrar parentes em BH filhos de Nelson Lopes Barcellos eu sou filha de Wilson Lopes de Barcellos.

  12. Minha família é Barcelos também meu bisavô que ainda é vivo é João Barcelos filho de Vicentina e Bernardino Gonçalves de Barcelos e neto de Antônio Gonçalves Pereira e Felicidade Gomes de Barcelos,sou do Rio Grande do Sul Gravataí se alguém conhecer esses nomes e for parente me avise

  13. Minha família é de Santa Catarina, meu pai se chama Jorge Ricardo Barcelos, meu avô se chama Wilson Barcelos e minha avó Maria Alice campos

  14. Sou Barcellos pelo meu avô materno, Oswaldo Vieira Barcellos, nascido em 1904, em Pelotas/Rs. Após, foi morar em Rio Grande/Rs, dando continuidade à família.

  15. se alguém reconhecer antonia maria de barcellos ou ignacio de azevedo souza como parente de algum ancestral,por favor entre em contato comigo,eles moravam em campos dos goytacazes,vou procurar saber o nome e sobrenome dos pais deles e sucessivamente.estes senhor ignacio e antonia eram meus bisavós.
    grata

    1. Meu pai chama ataide goncalves barcelos…o pai dele chamava jose goncalves e a mae patrocinia goncalves barcelos….uberaba MG…
      irmaos helio,ester,ataide,cacilda,zeze e a zelia…meu vo era joao e maria…fikou em minas… cacilda nao temos contato e nem jose…gostariamos q entra em contato com a gente…moramos em itapolis sp interior d sao paulo….

  16. Sou Portuguesa e também gostaria de conhecer minha família emigrada para o Brasil em 1947. António Vieira Barcelos (tio) mulher, Maria Gomes Mendonça e filhos, António, Barcelos, Simão Barcelos, Adelaide Barcelos e Lurdes Barcelos.
    Aguarde, alguma informação de alguma sua família.
    Obrigada.

    1. Ola Maria, sou Leidiane sobrenome Barcelos também, meu avô veio da Região de Goiás cidade de Rio verde, pelo que sei tem muitos Barcelos nas redondezas, gostaria muito de conhecer mais sobre a familia e saber origens e de onde minha familia veio pois poucas pessoas sabem algo.

  17. Olá!
    Sou Neir Barcelos. Meu avô era João Alves de Barcelos. Toda a minha família é de origem do triângulo mineiro.
    Meu avô colocou o sobrenome nos filhos de Barcelos como ele, e de Vasconcelos e Oliveira.
    Minha família, eu, meus irmãos, sobrinhos e primos, temos o maior orgulho desse sobrenome.

  18. Pelo que li dos Barcelos nestes depoimentos, realmente sou um BARCELOS com muito orgulho, sou honesto, tenho um apego enorme por minha familia, sou legitimamente dos BARCELOS, vida longa aos Barcelos!

  19. Sou Barcellos com 2 L, mas na família tem alguns irmãos com 1L tbm, estou a procura da minha origem, pois só sei o nome do meu avô Norberto Pereira de Barcellos, e da minha vó Maria de Souza Barcellos…meu Pai Albertino de Souza Barcellos…tenho um tio Hamiltom de Souza Barcellos…

    1. voce é de qual cidade ou seus avós.pois minha bisavó se chamara antonia maria barcellos,depois de casada passou a assinar antonia maria barcellos de souza ou souza barcellos.podemos ser da mesma familia,ate onde sei seria de açores portugal.

  20. Sou cearense descendente também dos BARCELOS e FONTENELE de Viçosa Ce. Comenta -se que os Barcelos são de origem Portuguesa e FONTENELE origem francesa.E preciso pesquisa bem feita p/ esclarecer se é mesmo uma família só no Brasil.

  21. Pessoal, sou Diogo Barcellos Costa da Silva. Meu Barcellos vem do meu avô por parte de mãe, que era de Campos dos Goytacases(RJ). Nao sei se eh pura coincidência, mas vejo mts Barcellos(los) por lá!

    1. acima acabei de dizer minha familia vem do sobrenome barcellos,esta familia é de açores portugal,minha bisavó chamava antonia maria de barcellos,ela se casou com ignacio de azevedo souza,nao tenho muitas informaçoes e estou a procura de parentes deles talvez algum neto ou bisneto de algum irmao de meus bisavós para me dar mais informaçoes. minha avo se chamava maura de souza azevedo,pois se casou com manuel azevedo,que pelo que apurei era primo dela. e ela era de campos dos goytacazes,meus bisavos e meus avos estao enterrados ai em campos onde eu também nasci.mas ate onde sei meu avô era mineiro,mas nao sei de onde.mas sao todos os 2 tanto meu avô manuel quanto minha avó maura eram filhos de açorianos.

  22. Oiiii eu também sou Barcelos, meu avô Materno nasceu em Campos mais precisamente em Serrinha RJ.Gostaria de saber mais sobre a Família Barcelos, pois o mesmo não se lembra muito

  23. tbm sou barcelos ..e sou aqui do sul de santa catarina …e minha familia tbm e muito grande por parte do meu pai …meu avo se chamava ,,,joao ricardo de barcelos

  24. Sou Leandro Barcelos, e tenho uma família enorme do lado do meu avô materno. Eles tiveram 13 filhos, incluindo a minha mãe e eles viviam no triângulo mineiro, mais precisamente numa cidade chamada Perdizes. Hoje, praticamente todos estamos na cidade de Araxá, localizada no Alto Paranaíba, região da Serra da Canastra. Cheguei nesse site por que estava pesquisando sobre a cidadania portuguesa. O meu bisavô há vários anos atrás, com aquele jeito simples, morando na fazenda, dizia para os filhos que eram pra eles cuidares bem de sua mãe, que ele iria viajar lá longe de barco. E com isso ele ficava cerca de 2 meses.

    Curioso é saber que meu avô e seus irmãos nunca perguntaram onde ele ia! Interessante né?!

  25. Sou Barcelos e sou curioso a respeito do nosso sobrenome. Sou do Rio de Janeiro mas a família do meu pai, de quem herdo o sobrenome, é do Espírito Santo com raízes em Minas Gerais. Segundo meu pai, sua bisavó era Índia.

    1. Oi Diego! Que coincidência! Sou de Minas Gerais, e minhã mãe conta que minha bisavô ou tataravó era índia, e que inclusive foi pega no laço! De que região de MG sua família é?

      1. Owmeu pai e barcelos..
        ele contou essa mesma historia..q a mae dele foi pega pelos indios…mano q fita….estou a atrais da raiz dele…nao temos contatos com ninguem…barcelos

  26. Meu nome é Leandro Barcelos, esse sobre nome vem da família da minha mãe, Sueli da Conceição Barcelos,filha de José Carlos Barcelos que o mesmo é filho de Amaro Barcelos,e a origem deles é São Fidélis RJ.

  27. Ola Barcelos do Brasil.
    Somos de Martinopolis Sao Paulo com origem em Cachoeiro do Macacu no Rio de Janeiro. Sei que temos esse sobrenome devido ao dono de meu tataravô.
    Se existe alguem que ja ouviu falar de Satiro Barcelos no Rio, então somos da mesma familia.

    1. Sou Barcelos de cachoeiro do itapemirim ES, mas tb tenho muitos parentes em cachoeira do macacu e modelo minha bisavó se chamava agripina Barcelos (mulatinha)

    2. Olá Matheus! Sou uma Barcellos também, meu pai é Atisteu Alves de Barcellos e ele já me falou de Satiro Barcellos. Gostaria de saber mais informaçoes!

    3. o Meu avô se chamava josé Leal Barcelos, o pai dele, meu bisavô se chamava Saturnino Tosta Leal, minha avó Agripina Barcelos (mulatinha) somos de Presidente Kennedy-ES, tenho Alguns Parentes em cachoeira de macacu e modelo, (Nilo, Basílio, …. já falecidos)

  28. Eu sou Barcellos e na família alguns tem um L outros 2 L das várias pesquisas que ha fiz muitas delas afirmam que os primeiros Barcellos q vieram de Portugal para o Brasil vieram para o Rio grande do Sul mais precisamente para a cidade de Pelotas e região Eu descendo desses Barcellos meu avô era José Lopes Barcellos se alguém reconhece o nome de meu avo como familiar me avise gostaria de saber sobre a família. Me orgulho de ser Barcellos

    1. Ola Fabiano. Sou Alexandre Barcellos, meu bisavô (Ricardo de Abreu Barcellos) era de Viamão, mas o tetra veio de Pelotas para a mesma cidade. Procuro a origem e parentes. Tenho o mesmo orgulho que você. Se vc sabe mais a respeitor, favor falar.

    2. Oi Fabiano. Sou Barcelos por parte de mãe. Meu avô falecido, Oswaldo Vieira Barcellos era da cidade de Pelotas, nascido em 1904, irmão de Rute Vieira Barcellos. Acredito que toda sua família fosse de Pelotas. Era mecânico de navios na 2ª guerra.

  29. Eu sou Barcellos e na família alguns tem um L outros 2 L das várias pesquisas que ha fiz muitas delas afirmam que os primeiros Barcellos q vieram de Portugal para o Brasil vieram para o Rio grande do Sul mas precisamente para a cidade de Pelotas e região Eu descendo desses Barcellos meu avô era José Lopes Barcellos

  30. Meu sobrenome é Ferreira, mas estudando minha árvore genealógica descobri que meu antepassado que morava la na ilha terceira, Açores em Portugal se chamava Manuel Barcellos de Aguiar, teve vários filhos e colocou o sobrenome em todos, Barcellos, menos o meu ancestral direto, o Gabriel Ferreira. Será por que, tinham outros costumes na época.

    1. Boa tarde João Ferreira Neto,
      Manoel Barcellos de Aguiar era meu hexavô.
      Meu pentavô, Pedro José de Barcellos, era irmão de seu antepassado direto Gabriel Ferreira.
      A esposa de Gabriel era Anna da Conceição.

      Estes são os filhos do casal dos quais tenho registros:
      1) Filha: Maria Conceição Ferreira
      Nasceu em 01/08/1786 – link:
      https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKJL-T68P

      Certidão – link:
      https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:9Q97-Y3S9-S6Y8?mode=g&i=106&cc=2177296

      2) Filha: Anna Conceição Ferreira
      Nasceu ANTES de 17/08/1783 – link;
      https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKJL-TNQJ

      Certidão – link:
      https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:9Q97-Y3S9-S6RR?mode=g&i=61&cc=2177296

      3) Filho: José Ferreira (este é o mesmo citado em sua genealogia)
      Nasceu POR VOLTA de 15/01/1781 – link:
      https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:9Q97-Y3S9-S65M?i=7&cc=2177296

      Certidão – link:
      https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:9Q97-Y3S9-S65M?i=7&cc=2177296

      4) Filho: Constantino Conceição Ferreira
      Nasceu POR VOLTA de 21/12/1778 – link:
      https://familysearch.org/ark:/61903/1:1:QKJL-TTZG

      Certidão – link:
      – Frente: https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:9Q97-Y3S9-S6L6?mode=g&i=52&cc=2177296
      – Verso:
      https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:9Q97-Y3S9-S62X?i=53&cc=2177296

      Gabriel e Anna tiveram ainda mais 3 filhos:
      Vitória Clara, Esmenia e Marcelino.
      dos quais ainda não localizei as certidões.

      Atenciosamente,
      Everaldo

      evelbarcelos@gmail.com

  31. Meu sobrenome é Ferreira, mas estudando minha árvore genealógica descobri que meu antepassado que morava la na ilha terceira, Açores em Portugal se chamava Manuel Barcellos de Aguiar, teve vários filhos e colocou o sobrenome em todos, Barcellos, menos o meu ancestral direto, o Gabriel Ferreira. Será por que????????

    1. As vezes tem uns que dão alguma bobeira assim mesmo. Meu outro sobrenome é Silva. O nome mais comum desse Brasil. E meu vô paterno disse que ele nao gostava do seu sobrenome que era Monte, e que achava bonito Silva, e por isso colocou nos 10 filhos! haha

    1. olá sou Barcellos tambem, meu avo benedito pontes barcellos e cecilia baptista de oliveira minha avó… sei que tinha dois tios em colatina eles ficaram lá quando meus avós foram para o rio de janeiro sou filha de Valtair de oliveira barcellos meu pai falava que se chamava taço e zeca provalvelmente tarço e josé

  32. Olá pessoal meu nome é Edson Barcelos , meu pai era Raimundo Barcelos e meu Avô paterno era português e se chamava LEANDRO Lopes Barcelos.
    Desejo muito conhecer nossa árvore genealógica

  33. Olá pessoal!
    Também sou Barcelos, e tb tenho um passado parentesco desconhecido, porem sei que meu pai nasceu na Itália, Más acredito que vinha avó era Portuguesa.
    Já estive em alguns países da Europa como turista, mas gostaria muito de conseguir permissão para morar na cidade de Barcelos no norte do pais. Além disso conhecer um pouco mais dos meus familiares antepassados e presentes, pois existem muitos os quais eu não conheço e que também nem imagina que eu existo.

  34. Eu também sou Barcellos.
    Com dois LL
    Vem de minha mãe.
    O outro lado da família é Barcelos.
    Com um L só.

    São os:
    Barcelos e Barcellos
    Duas partes de uma mesma família.

  35. Sou Brasileira , possuo o Barcelos . Sou descendente de portugueses e japoneses , uma mistura bem louca ! Rsrsr

  36. Também sou um Barcelos, e apenas agora comecei a descobrir a origem do meu nome, sei que minha família vivia no interior do Rio de Janeiro, em São José do Paraíso, na época Distrito de Campos dos Goytacazes, e estou começando a verificar sobre parentes em Portugal ou outro País.

    1. Olá, sou portuguesa e meu tio embarcou para o Brasil em 1947, levando 4 filhos, 2 filhas e 2 filhos, meu tio se chamava, António Vieira Barcelos, e os filhos e a mulher Maria Gomes Mendonça, seus filhos: António, Simeão, Adelaide e Lurdes. Se alguém tem como familiares estes nomes, por favor me digam, gostaria de conhecer.

      1. Boa noite!!!
        Dona Maria .
        Meu nome é Leandro Barcelos , a origem da minha família é São Fidélis e a mãe do meu avô era Vera Gomes .

  37. Meu sobrenome é Barcellos e vejo que tem mesma origem de Barcelas, sobrenome que consta na lista de dupla cidadania espanhola. Sabe como proceder para conseguir a cidadania neste caso?

  38. Sou descendente de Antônio do Espírito Santo de Oliveira Barcelos, um dos colonizadores do Ceará que habitava na Ilha Terceira Arquipélago dos Açores em Portugal.Já li muito sobre o assunto, e posso afirmar que os brasões aqui mostrados, não são da Família Barcelos, e sim das Freguesias de Barcelos! O verdadeiro brasão da família Barcelos, foi concedido em 1180 a Dom Soeiro Camacho Barcelo’.

    1. Olá Genivaldo, estou começando a procurar alguns familiares que devo ter no Ceará. Meu pai com sobrenome Barcelos, nasceu em Viçosa do Ceará. Não conheço ninguém da região, você sabe por onde poderia começar? Tem algum site neste sentido? obrigado, Valner Barcelos

    2. Você tem referências bibliográficas acerca de Antonio do Espírito Santo de Oliveira Barcelos que ateste a sua origem açoriana?? Também sei que era natural de Ponto Delgada, ilha de São Miguel – Açores. E radicado em Recife – PE.

  39. Já li que a origem da família Barcelos é francesa, e que a cidade portuguesa de mesmo nome no início da sua povoação, recebeu o referido nome porque lá chegaram e residiram os primeiros Barcelos portugueses, daí começada a ser chamada de “A Vila dos Barcelos”.

    1. Pois, se calhar, Afinal se diz muita coisa. Já fiz algumas pesquisas, e alguma diferem umas das outras. Sou Portuguesa, vivo na Ilha da Madeira, e achei que a nossa descendência, tinha origem na cidade de Barcelos , em Portugal, que por coincidência, aqui na Ilha da Madeira, Há uma freguesia no Funchal (Capital), chamado Pico dos Barcelos, mas as minhas pesquisas nao chegaram a essa conclusão.

        1. meu nome e paulo sergio barcellos esse agenor e meu tio avo sou neto de leonidio pereira de barcellos fone 99532486 entre contato comigo moro em af claudio espirito santo agenor e irmao de leonidio

        2. meu nome e paulo sergio barcellos esse agenor e meu tio avo sou neto de leonidio pereira de barcellos fone 995302486 entre contato comigo moro em af claudio espirito santo agenor e irmao de leonidio retificando fone 995302486

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *