Família Barro(s)

No Brasil alguns sobrenomes que são bem populares, como os sobrenomes Silva, Souza e Oliveira. A Família Barros é de origem portuguesa e é considerada umas dessas famílias com sobrenomes bem comuns por aqui. Veja logo abaixo algumas informações, curiosidades e brasão dos Barros.

O sobrenome Barros, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Barros

Barros é um sobrenome de origem portuguesa. Trata-se de um sobrenome toponímico, ou seja, de origem geográfica. No caso da família Barros, o surgimento deste sobrenome está ligado a casa ou lugar de habitação de um lavrador, que era conhecida por Barro.

Outra provável origem é de que o sobrenome Barros poderia ser derivado de uma alcunha, sendo comparado ao sobrenome Barroso o que tem barros ou espinhas no rosto. Este apelido acabou sendo uma forma de reconhecer o sujeito e posteriormente foi passada aos seus descendentes.

Curiosidades

No Brasil existem variados sobrenomes e a maioria deles possui origens semelhantes. No entanto, cada um desses sobrenomes carrega sua própria história com características particulares. Alguns sobrenomes se sobressaem mais que os outros e se popularizam.

O Sobrenome Barros, mesmo com sua origem portuguesa, é um dos trintas sobrenomes populares do Brasil. Há registrado que é o vigésimo sobrenome mais comum no país, o primeiro é o sobrenome Silva seguido por Souza, Costa, Santos e Oliveira.

Variantes do sobrenome Barros

As variantes mais populares encontradas para este sobrenome são: Barro ou Barros. São duas variantes bem comuns por aqui e também no exterior.

Brasão da Família Barros

Quanto aos brasões, existem muitos. Isso ocorre pelo simples fato de ele se tornar um nome popular e algumas famílias criarem a sua própria identidade, onde todos procuram representar o grupo familiar.

Mesmo assim, vale ressaltar que eles possuem características muito semelhantes. As cores na maioria das vezes são vermelho, amarelo e branco. Ele é constituído de um escudo dividido com três listras brancas. Uma característica comum para todos é que sempre existe nove estrelas amarelas dentro do escudo.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

121 respostas para “Família Barro(s)”

  1. Eu sou D. Breno Alexander da Silva Rodrigues Barros … Levo no peito e no sangue o brasão da união de 3 famílias se tiverem alguma informação sobre toda história da família Barros fico grato…

  2. Olá meu nome é Jailton Da hora Mota hoje resido em porto seguro mais nasci em Canavieiras BA sou filho de José Rodrigues Mota e de Ermínia Barros Da hora que era filha de Eulália Barros, eu mim interessei pela história dos Barros pois​ não sei a origem das minha avó e meus familiares. Quem tiver alguma informação envie para o meu email jaldahoramota@gmail.com

  3. Ola,meu nome é Fernanda Barros,procuro familiares da minha mãe,Laura Amaral Barros,filha de Jacques Barros e Olga Amaral Barros de miracema Rj,quem souber alguma informação.Agradeço

  4. Meus bisavós vieram da ilha da madeira final seculo 19 JOAQUIM DE BARROS E LUIZA AUGUSTA NASCIMENTO BARROS..vieram pra cidade de Santos e morreram aqui….meu nome e EDUARDO DE MORAES BARROS. ..

  5. SOU: Geraldo José de Barros,(05 irmãos) de Unaí-MG, com 53 anos.
    PAI: Evaristo José de Barros, (08 irmãos) de Abaeté-MG, com 76 anos.
    AVÔ: Altino José de Barros, (08 irmãos) de Abaeté-MG, falecido em 86.
    BISAVÔ: Martinho José de Barros. (?) de Abaeté-MG?. falecido.

    Abraço a todos os “Barros”. 180531 22:40

  6. Olá,meu nome é Raffael Barros de Oliveira Vasconcellos
    Meu irmão se chama Rayr Barros de Oliveira Vasconcellos
    Meu avô se chama José de Barros Vasconcellos Neto
    Meu bisavô (Já falecido) se chamava José de Barros Vasconcellos Filho

  7. Sou Carlos filho de Pedro Ferreira de Barros da cidade de Morrinhos Estado de GOIÁS. Meu bisavô era Carlos Venâncio de Barros. Achonque era natural do estado de São Paulo.

  8. Sou filho de Almir Lopes de Barros, meu avô era Ramiro Lopes de Barros, meu bisavô era Francisco de Barros, família tradicional do interior do Estado de São Paulo precisamente de Andradina/SP, Murutinga do Sul/SP e Jabuticabal/SP

  9. Sou filho de Almir Lopes de Barros e meu avô e Ramiro Lopes de Barros e meu bisavô e Frederico de Barros. Família tradicional do interior do Estado de São Paulo.

  10. Sou filho de Francisco Loureiro de Barros e Maria Aparecida de Barros. Meu avô é José Pedroso de Barros. Minha avó é Júlia Loureiro da Conceição. A cidade de origem da família é Itapeva-SÓ. Boa anos 50 minha avó, juntamente com meu pai e alguns tios migraram para o Paraná (Bandeirantes e região).
    Atuamente há parentes conhecudos no Estado de São Paulo e no Paraná.

  11. Meu nome é José Benedito de Barros, filho de Francisco Loureiro de Barros e Maria Aparecida de Barros. Meu avô era José Pedroso de Barros e minha avó, Júlia Loureiro da Conceição. O lugar originário de minha família é Itapeva-SP.

  12. Ola para todos meu nome e christienne Barros da Silva Ribeiro. Barros da minha mãe e Silva do meu pai e Ribeiro do meu marido.
    Fico muito feliz em saber Que tem muitos Barros Que legal. Meu avô sê chamava José de Barros somos todos de Belo Horizonte Mimas Gerais.

    1. Também procuro por parentes de meu avô há alguns anos, o nome dele é Aurino Pereira Barros, o pai dele se chama Aureliano Pereira Barros.
      Se tiver alguma semelhança, por favor me retorne.

  13. Nasci na cidade de Arari/MA. Como já foi mensionado acima que a família barros tem como antecedentes portugueses, possivelmente o Donatário João de Barros que foi enviado , junto de seus companheiros em 1535 , para tomar de conta das capitanias e manter colonizadas… deve ser um avô bem longe kkkk…

  14. Sou do Rio de janeiro! Queria conhecer mais gente aqui do estado que tivesse esse sobrenome, meus avós que possuem esse lado da família vieram do Ceara e do Maranhão.

  15. Meu nome é Katia, procuro parentes de meu avô Altino Fernandes Barros ele é nascido em Guanabara/RJ. Meu pai é Otavio Ribeiro Barros.

  16. Sou Paulo Ramos de Barros, natural de Angicos-RN, moro atualmente na cidade de João Câmara-RN, filho de Hilda Barros Ramos. Meu Avô materno era Antonio Matias de Oliveira Barros.

  17. Quero fazer uma historia familiar, Silvano Moreira de Barros, meu pai Benvindo Alves de Barros, nascido em 08/10/1930 casado Santa Fernandes Moreira de Barros nascido 05/11/1936. Itacarambí – MG.

  18. Sou Roseli Barros Machado filha de Miguel Barros Machado meus Avós já falecidos no qual não os conheço chamam Pedro Barros Machado e Maria das Dores de Souza segundo meu pai eles moravam na cidade de Laranjeiras Sergipe devo ter tios e tias e primos em laranjeiras meu pai e alagoano se alguém conhecer alguém entre em contato comigo obrigada

    1. Ola! Moro interior de São Paulo, cidade de Martinópolis! Minha avo morava na região. De Bauru sp o nome dela era Divina Machado Barros será que ha algum parentesco?

    2. Oi Roseli eu me Chamo Andréa Barros Machado será que é coincidência?!! Machado vem do meu pai e Barros da minha mãe, nasci em Belém no Pará. É morro a 20 anos na Holanda.

  19. Olá , fico feliz em saber que há tantos BARROS por esse meu Brasil , Sou Carlos Alexandre Barros da Silva … Moro em campo grande MS , Barros por parte de Mãe , Mãe herdou do meu vô , que por sua vez reza a lenda que herdou Barros da Família de um imperador de Portugal, também vô contava para minha mãe que ele nasceu no Brasil em SP-Lins , mas que os ancestrais vieram de Portugal….

  20. Meu avô , chamava-se Manoel de Barros, e a mãe dele era Itália Barros, tem como saber qdo chegaram só Brasil e onde consigo mais informações sobre a família?

  21. Meu nome e Alexandre Barros da silva sou de Natal RN erdei o nome Barros da minha mãe meu face e Alexandre barros da silva qualque mande um convite valeu barrianos..

  22. Olá,também faço parte da família “Barros” a unica coisa que sei é que somos decendentes de portugueses. Meu avô paterno se chamava Aristides José de Barros, já falecido residia em Lagoa do barro Pernambuco. Eu sou de Araripina Pernambuco. Cheguei a conhecer um tio do meu pai que se chamava Antônio Barros,anos depois fiquei sabendo que havia falecido.

    1. Oi! Lucineusa. Meu avô, que não o conheci, era natural de Pernambuco e seu nome era Antônio Barros de Araujo, casado com Maria José de Araujo (ambos falecido). Meu pai também era pernambucano, mas veio para o Rio Grande do Sul e constitui família. Seu nome é José Barros de Araujo. Quaisquer informação para jbaraujos@yahoo.com.br. Um grande Abraço
      Jeferson de Araujo

  23. Olá,também faço parte da família “Barros” a unica coisa que sei é que somos decendentes de portugueses. Meu avô paterno se chamava Aristides José de Barros, já falecido residia em Lagoa do barro Pernambuco. Eu sou de Araripina Pernambuco.

  24. Sou Ricardo Barros da Silva, meu sobrenome Barros vem de minha mãe que tinha o sobenome Barros de Moura, era natural da cidade de Pedra Branca na Paraíba. Pouco conheço meus parentes por parte dela, sei que ela tinha um irmao em Ourinhos-SP.

    1. la ricardo eu mim chamo mario falo de Camaçari BA minha mãe e barros da silva e os tios e pais sao barros de moura de Inhambupe BA te tios em são paulo pedro barros de moura /lino/Honorato/ virgínio e mais

  25. Gostaria de encontrar alguém da família.
    Meu avô Aloisio Araújo de Barros, Renne Araújo de Barros e Regina Araújo de Barros casou com Luiz Loyola e teve uma filha Maria Barros Loyola em SP.
    PERDI o contato .Obrigado

  26. Sou Paulo Rafael de Barros minha avó por parte de mãe e maria de Carvalho soto de Barros meu avô se chama Abel de Barros,a mãe do meu vó se chama Joana de Barros.. de Pernambuco tenho fotos dos bisavós se alguen quiser conversar sobre isso segue meu wats 19 997082776.

    1. Olá sou Elvecio Barros sou de S Domingos do Prata MG e perto de onde nasci major esequiel tinha pessoas com esses nomes q vc mencionou , e tem um tio que não conheci com esse nome Gurmecindo e esta Judite minha vó falava muito sobre eles.

  27. Meu nome é poliana barros dos santos minha família e da Bahia meu avô se chamava manoel barros da silva ele era de águas lindas pernambucano e desde q veio pra Bahia não se teve mais notícias da família a minha vo se chamava Josefa rosa da Conceição

  28. Eu sou Valmir Barros de Souza ,filho de Luzia Barros.e Luís de Souza. Minha influência vivi em Boa vista de Aparecida PR e Iretama. Neto de João Barros e Maria santinhos da Penha ambos naturais de Cambuci RJ.

  29. Meu pai se chamava Galdino Barros, ele era de 1951 e a mãe dele era Vitorina Barros, o pai se chamava Felipe Neris, somos natural de São Luis do Maranhão, tenho um tio chamado Antonio e não sei por onde anda, nunca conheci, queria muito poder encontrar meus parentes. O nome da minha mãe é Ana Maria, mas o sobrenome vem do meu pai, a história é q eles moravam perto de um rio chamado Batatã aqui em São Luis. meu contato é (98) 999913247

  30. marcelino gonçalves de barros.
    primeira familia de barros , elas compraram propriedade no km 54 da castelo branco.sao paulo.

    e uma fazenda envadida,e o luiz de barros neto tomou posse mas a justiça e muito lenta neto de adhemar de barros falecido e foi ex,governador de sao paulo.
    marcelo13amway13@hotmail.com. wtsp.963534480 mais enformaçoes.

    .

  31. Olá! me chamo Thiago Hugo dos Santos Barros, meu pai é Carlos Augusto da Silva Barros e meu avô era João Alceu de Barros. Ele era de Alagoas, Arapiraca. gostaria de saber outros ancestrais. meu zap (021) 997445888. Abraços!

  32. Adorei saber de tantas pessoas com sobrenome Barros o meu também é.
    Vem da minha mãe Ana Barros seu pai já falecido José Marculino de Barros .
    E o meu é Maria Elizete Barros.

    1. Sou dá família Barros também, meu bisavô é de Porto franco Má, por favor se comunique comigo Facebook: João Vitor Barros

    1. sou de pernambuco meus avós eram isaura de barros e joão de barros,filhos: Severino j.Barros,Iracema j.Barros,João j.Barros ;Antonio j.Barros,Teresa j.Barros!.meu pai era o Severino!

  33. A grande maioria dos Barros sao da Bahia para cima, o meu avo por exemplo Leovigildo de Sá Barros – interior da Bahia – obvio que tem em todo os país mas nordeste deve ter sido o ponto de inicio da saga dos Barros.

    1. Boa Noite Irany, meu nome é João Vitor Rodrigues Barros, vc pode me mandar seu whats ? Ou me chama nesse número: (94) 991930939 pra trocar informações sobre nossa família, porque meu bisavô é nascido em Maranhão, e eu quero muito saber sobre minha genealogia, obrigado.

  34. Alessandra Martins Barros, descendente de Jose Maria Barros, Bisavô e Margarida Martins de Araujo Barros. tenho conta no myheritage, consegui rastrear da minha familia até o meu bisavô. Procuro mais informações dos meus ancestrais. .

    1. EU SOU DA FAMÍLIA, BARROS, DO CEARÁ . MEU PAI ERA, JOÃO IZIDRO DE BARROS, E FILHO DE MANUEL IZIDRO DE BARROS,UMA FAMÍLIA DE MUITOS IRMÃOS. EU GOSTARIA DE ENCONTRAR ALGUÉM DESSA FAMÍLIA.

      OBS. PONTO DE REFERÊNCIA É A CIDADE DO CRATO OU JUAZEIRO, CIDADE DO PADRE CICERO.

  35. Mais legal ainda se fossemos todos parentes de sangue ! Rsrs ! Sou do rio de janeiro e meus avos eram do nordeste…manoel e maria pureza..se alguem achar que pode ser, vamos fazer contato! O bom mesmo era reunir todos do sobrenome e tampar de perguntas uns aos outros ate acharmos alguma coisa…rsrs

  36. Ola eu sou casada meu esposo era filho de José Barro …infizmente ele nao conheceu o pai pq quando ele tinha 2 meses o pai dele veio a óbito,so que esse senhor José Barros ja tinha outros filhos e meu esposo tem o desejo de poder conhecelos,mais ele esta tendo dificuldade pq ele so sabe o nome de seu pai José Barros…e de seus irmaos ele nao sabe so sabe qe seu pai era de Alagoas

  37. ESTOU PESQUIZANDO SOBRE A MINHA FAMILIA BARROS SEI QUE MEU BISA VO E PORTUGUES MINHA FAMILIA E DE SAO SEBASTIAO DO RIO PRETO , MORRO DO PILAR E PROCIMIDADES ETC . MAS MORO EM GOVERNADOR VALADARES .

  38. li num livro que o nome Barros veio de uma região de Portugal onde havia uma passagem que frequentemente se formava barro na estrada.
    A região ficou conhecida como Barros e os que ali habitavam, como dos barros ou de Barros.
    Pesquisei por tal local e existe mesmo uma vila chamada Barros, mas fica na Espanha.

  39. Sou da família que teve suas raízes em Ferros em Minas Gerais e extendendo-se para Guanes , Minas Gerais, onde meu pai foi prefeito por duas vezezés. Nasci e resido em Belo Horizonte.

  40. Sou da família Barros sou bem nova mais quero saber das curiosidades meu bisavô se chamava Osmar Martins Barros quero muito saber sobre ele

  41. Muito bom saber a origem da nossa família.
    É só queria poder encontra alguém da família do meu pai Davi Farias de Barros pois nunca conheci nem um membro da família ele já faleceu

  42. Outra provável origem do sobrenome Barros, vem dos cristão novos, que tiveram que trocar de nomes em Portugal, durante o reinado de Dom Manuel I. O nome original seria Bar Rosh, que significaria Filho da Rocha, ou Filho da Fortaleza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *