Família Bitencourt

Apesar do grande número de registros aqui no Brasil, o sobrenome Bitencourt não é de origem tupiniquim. Isso se dá devido ao fato do país ter sido colonizado e pela posterior vinda de estrangeiros que criaram morada fixa no Brasil.

Veja a seguir algumas curiosidades sobre o nome, além de curiosidades, variantes e brasão oficial.

Origem da Bitencourt

O sobrenome Bitencourt nada mais é do que uma variante do sobrenome Bittencourt. Sendo assim, deve-se falar da origem desta alcunha.

O apelido é de origem toponímica, surgido de uma população medieval que viveu situado em Picardia, norte da França. Sendo assim, o nome Bitencourt é de origem francesa.

Curiosidades

O sobrenome Bitencourt é muito popular no Brasil. Aqui no país, há uma grande distribuição de pessoas que carregam esta alcunha, sendo a nação com o maior número de pessoas com o sobrenome.

Sendo mais específicos, o Brasil possui aproximadamente 53.661 pessoas com este sobrenome. No ranking mundial, os Estados Unidos ficam em segundo lugar, com apenas 186 membros Bittencourt pelo país.

Outros países também possuem registros de indivíduos com o sobrenome, tais como a Argentina (60 pessoas), Portugal (55), França (49), Inglaterra (48), Espanha e Canadá (14 indivíduos), China (4) e Uruguai (3).

Bitencourt é o 9.943° sobrenome mais popular de todo o mundo.

Variantes do sobrenome Bitencourt

O sobrenome Bitencourt possui algumas variações, todas elas pertencentes do Brasil. No geral, estas variantes se modificam em poucas coisas, alterando uma ou mais letras em sua grafia. Podemos citar por exemplo, as variantes: Bittencourt, Bitencurt, Bitencourte, Bitencort, Bitencourttt, Bittencourte, Bittencourtt e Bittencourti.

Estas variantes podem se dar à dificuldade em escrever o nome no momento do registro, uma vez que ele pode ser complexo para muitas pessoas.

Existem apenas dois sobrenomes variantes de Bitencourt, que são pertencentes aos Estados Unidos. São eles: Beitencourt e Biteencourt.

Brasão da Família Bitencourt

O brasão da família Bitencourt é o mesmo que o da família Bittencourt. Ele é prata e possui um leão negro em posição de ataque. O timbre é composto do mesmo leão do escudo, com a diferença de que este está sobre um fundo de cor amarela.

O timbre é ladeado de penas nas cores azul, preto, vermelho e roxo.

Veja o brasão: https://i.ytimg.com/vi/mXkiJ1AnchY/hqdefault.jpg

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

5 respostas para “Família Bitencourt”

  1. Boa tarde a todos. Sou descendente dos Bitencourt. Meu Trisavô se chamava José Batista de Bitencourt e minha trisavó Alexandrina Pires de Bitencourt. Meu bisavô , natural de Ribeira do Pombal se chamava Alexandrino Pires de Bitencourt, meu avô Abílio Bitencourt do Nascimento(esse último sobrenome colocado erroneamente e passado para muitos da família)era de Banzaê(BA). Caso alguém possua mais alguma informação, agradeço desde então. Um feliz ano novo a todos.

  2. Boa tarde a todos. Sou descendente dos Bitencourt. Meu Trisavô se chamava José Batista de Bitencourt e minha trisavó Alexandrina Pires de Bitencourt. Meu bisavô , natural de Ribeira de Pombal se chamava Alexandrino Pires de Bitencourt, meu avô Abílio Bitencourt do Nascimento(esse último sobrenome colocado erroneamente e passado para muitos da família)era de Banzaê(BA). Caso alguém possua mais alguma informação, agradeço desde então. Um feliz ano novo a todos.

  3. É errado dizer que Bitencourt é uma variante de Bittencourt, pois os registros franceses mais antigos desse sobrenome, que datam do século 13, parecem trazerem-no com TH. Assim sendo, Bittencourt não é a grafia original, mas, como Bitencourt, igualmente apenas uma variação de Bethencourt.

    Uma curiosidade: ao que tudo indica, Bitencourt (Bethencourt, etc.) e Beethoven (o sobrenome do famoso compositor Ludwig van) são o mesmo nome. Beethoven é a versão holandesa do sobrenome francês Bitencourt (Bethencourt, etc.).

  4. é muito importante conhecer as origens do nome de uma familia para que possamos passar
    para nossos herdeiros um pouco de nossa história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *