Família Bitencourt

Apesar do grande número de registros aqui no Brasil, o sobrenome Bitencourt não é de origem tupiniquim. Isso se dá devido ao fato do país ter sido colonizado e pela posterior vinda de estrangeiros que criaram morada fixa no Brasil.

Veja a seguir algumas curiosidades sobre o nome, além de curiosidades, variantes e brasão oficial.

Origem da Bitencourt

O sobrenome Bitencourt nada mais é do que uma variante do sobrenome Bittencourt. Sendo assim, deve-se falar da origem desta alcunha.

O apelido é de origem toponímica, surgido de uma população medieval que viveu situado em Picardia, norte da França. Sendo assim, o nome Bitencourt é de origem francesa.

Curiosidades

O sobrenome Bitencourt é muito popular no Brasil. Aqui no país, há uma grande distribuição de pessoas que carregam esta alcunha, sendo a nação com o maior número de pessoas com o sobrenome.

Sendo mais específicos, o Brasil possui aproximadamente 53.661 pessoas com este sobrenome. No ranking mundial, os Estados Unidos ficam em segundo lugar, com apenas 186 membros Bittencourt pelo país.

Outros países também possuem registros de indivíduos com o sobrenome, tais como a Argentina (60 pessoas), Portugal (55), França (49), Inglaterra (48), Espanha e Canadá (14 indivíduos), China (4) e Uruguai (3).

Bitencourt é o 9.943° sobrenome mais popular de todo o mundo.

Variantes do sobrenome Bitencourt

O sobrenome Bitencourt possui algumas variações, todas elas pertencentes do Brasil. No geral, estas variantes se modificam em poucas coisas, alterando uma ou mais letras em sua grafia. Podemos citar por exemplo, as variantes: Bittencourt, Bitencurt, Bitencourte, Bitencort, Bitencourttt, Bittencourte, Bittencourtt e Bittencourti.

Estas variantes podem se dar à dificuldade em escrever o nome no momento do registro, uma vez que ele pode ser complexo para muitas pessoas.

Existem apenas dois sobrenomes variantes de Bitencourt, que são pertencentes aos Estados Unidos. São eles: Beitencourt e Biteencourt.

Brasão da Família Bitencourt

O brasão da família Bitencourt é o mesmo que o da família Bittencourt. Ele é prata e possui um leão negro em posição de ataque. O timbre é composto do mesmo leão do escudo, com a diferença de que este está sobre um fundo de cor amarela.

O timbre é ladeado de penas nas cores azul, preto, vermelho e roxo.

Veja o brasão: https://i.ytimg.com/vi/mXkiJ1AnchY/hqdefault.jpg

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

22 respostas para “Família Bitencourt”

  1. ola, me chamo FABIO PEREIRA BITENCOURT sou filho de AURELINDO HONORIO BITENCOURT procuro por descendentes de nossa familia,meu pai nascido em mg sao sebastião das poções. meu zap 66 9 84132673

  2. Boa Noite. Eu me chamo Marilene Bitencourt e meu pai se chamava Pedro Muniz Bitencourt e meu avó tinha o mesmo nome do meu pai. Ele foi criado em Sto Aleixo, Magé, RJ. Não sei muito sobre eles. Se tiver alguém que tenha algum conhecimento eu gostaria de conhecer mais minha História.

  3. Boa noite aos Bittencourts; sou Bisneto DANINO OLIVEIRA BITTENCOURTS, neto de ARTHUR MIRANDA BITTENCOURT e filho de ZENILDA MIRANDA BITTENCOURT, Sou do Paraná; porém a família e do Rio de Janeiro e Espírito Santo, por ventura tem algum parente meu que identificaram nos comentários..abraços a todos e a todas.

  4. Olá pessoal. Feliz por encontrar vcs “Bittencourts”. Tenho muita curiosidade em saber da da historia da família e foi pesquisando que cheguei até vcs.
    Sou Antonio Donizete Bittencourt, filho de Claudomiro Joaquim Bittencourt, filho de Joviniano Joaquim Bittencourt que era casado com Anísia Maria de Jesus e vieram da Bahia (região de Brumado, Iguatemi, Caitité, Guanambi e Caculé) para o interior de São Paulo. Gostaria de obter informações sobre os familiares. Meu pai Claudomiro sempre falava dos tios e primos da Bahia mas sem muitos detalhes. Ele citava; um tio chamado Propércio Bittencourt, o tio “Frozim” que eu imagino que seja Florindo Bittencourt, um primo de nome Hermes Bittencourt e um tal de “Bilém”… Caso alguém tenha conhecimento dos citados acima, peço entrar em contato no e-mail: [email protected]

  5. Meu vô, Lydio Bittencourt há décadas falecido , residia e trabalhava na viação férrea em Bento Gonçalves/RS … Alguem com alguma referência? Obrigada!

  6. Boa tarde a todos os Bittencourts! Eu sou um também. Eu descobri que no Estado do Rio de Janeiro, numa cidade chamada Macuco, tem um clube chamado “União Maravilha”, fundado em 1967 pela família Bittencourt, chamada Bittencourt da Maravilha. Cerca de duas mil e quinhentas pessoas compõem a família, que chegou há quase duzentos na cidade. Comprei até um livro que fala sobre isso, chamado “O Vale do Ribeirão Dourado – A Maravilha”. Assim que tiver informações, posto aqui. Abraço a todos.

    1. Eu faço parte dessa família maravilhosa somos todos do mesmo sangue aqui no Brasil. Gostaria de compartilhar com os meus descendentes. Me chamo ARAILTON BITTENCOURT GAMA sou do interior da Bahia Cícero Dantas fica divisa com Ribeira do Pombal.

  7. Olá procuro informações de Alfredo Bittencourt, sei que nasceu no Rio de Janeiro e fez familia no interior de São Paulo em Lins, Casou-se com Izabel Bovolon.
    Queria saber a origem do nosso Bittencourt

  8. Sou descendente dos Bitencourt. Estou tentando descobrir a origem de meus antepassados. Meu avô chama-se João Lourenço Bittencourt de meu bisavô Antonio José de Bittencourt, todos de Itajubá, sul de Minas Gerais. Se alguém souber de alguma informação, ficaria muito grata.

    1. Também faço parte dessa grande família Bittencourt, fazendo uma busca na internet,deparei com esse site, fique encantada com as informações, sempre tu tiver curiosidade de saber minha origem, e aqui não vi o nome do meu avô,será que vou ter alguma informação com vocês?Meu avô Marcos Pereira Bittencourt, sempre morou em Ubaíra/Ba , gostaria muito de saber sobre ,minha vó Felocreia Vilas Bôas Bittencourt,tiveram 9 filhos,hoje vivos tem minha mãe e duas tias,se alguém puder ajudar agradeço!

      1. Oi, Jady!

        Tudo bem?
        Meu nome é Rogério Bitencourt Amaral e acredito que somos parentes.
        Não tenho muita informação sobre a origem da minha família, mas meu avô, Durval Vilas Bôas Bitencourt, era de Ubaíra/BA.

        1. Boa noite, meu avo (não conheci) era Gervasio Bittencourt de Souza e bisavo (não conheci) Francisco Bittencourt de Souza. Realizei algumas pesquisas em sites e conclui com base nas fontes pesquisadas, que vieram duas pessoas para Brasil assinando Bittencourt, todavia, um veio para o lado de Teixeira de Freitas e outro foi para lado do RJ, não consegui obter mais informações referente a isto. Conforme foto da pesquisa que tenho e posso enviar no e-mail, me chama watshap 033 9806 5155, no cópia da pesquisa consta um Francisco de Souza Bittencourt, parece com nome do meu bisavó, mas invertido a ordem dos nomes. Acabei desistindo e deixei a dupla cidadania para la, imagina ir no RJ fazer esta busca.

      2. Oi, Jady!
        Conversei com minha mãe, Marilene Bitencourt Amaral, e ela falou que você é nossa prima.
        Disse também que vocês passaram um tempo juntas na casa de minha bisavó Felocreia (Vó Filó) e que você é filha de tia Lourdes (que visitei há uns três anos em Ubaíra/BA, morando com tia Naná).
        me enviei um e-mail ([email protected]), pois desejo saber um pouco mais da história da minha família.

  9. Boa tarde a todos. Sou descendente dos Bitencourt. Meu Trisavô se chamava José Batista de Bitencourt e minha trisavó Alexandrina Pires de Bitencourt. Meu bisavô , natural de Ribeira do Pombal se chamava Alexandrino Pires de Bitencourt, meu avô Abílio Bitencourt do Nascimento(esse último sobrenome colocado erroneamente e passado para muitos da família)era de Banzaê(BA). Caso alguém possua mais alguma informação, agradeço desde então. Um feliz ano novo a todos.

    1. Olá, meu sogro é dessas bandas , Banzaê ,ribeira do pombal,cheguei a ir nesses lugares. O nome dele é Antônio Bitencourt gama minha sogra alilia Miranda matos .

  10. Boa tarde a todos. Sou descendente dos Bitencourt. Meu Trisavô se chamava José Batista de Bitencourt e minha trisavó Alexandrina Pires de Bitencourt. Meu bisavô , natural de Ribeira de Pombal se chamava Alexandrino Pires de Bitencourt, meu avô Abílio Bitencourt do Nascimento(esse último sobrenome colocado erroneamente e passado para muitos da família)era de Banzaê(BA). Caso alguém possua mais alguma informação, agradeço desde então. Um feliz ano novo a todos.

  11. É errado dizer que Bitencourt é uma variante de Bittencourt, pois os registros franceses mais antigos desse sobrenome, que datam do século 13, parecem trazerem-no com TH. Assim sendo, Bittencourt não é a grafia original, mas, como Bitencourt, igualmente apenas uma variação de Bethencourt.

    Uma curiosidade: ao que tudo indica, Bitencourt (Bethencourt, etc.) e Beethoven (o sobrenome do famoso compositor Ludwig van) são o mesmo nome. Beethoven é a versão holandesa do sobrenome francês Bitencourt (Bethencourt, etc.).

  12. é muito importante conhecer as origens do nome de uma familia para que possamos passar
    para nossos herdeiros um pouco de nossa história.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *