Família Bomfim

A família Bomfim é reconhecida no Brasil, mas por aqui este nome não tem muita popularidade. A princípio, este sobrenome é uma variação menos usada do original Bonfim. Este é um sobrenome relativamente novo para a história e por isso há muitas especulações sobre sua origem, mas nada realmente concreto. Confira logo abaixo algumas informações sobre a origem do sobrenome Bomfim, suas variantes e modelo de brasão.

Origem da Família Bomfim

O sobrenome Bomfim, que é uma variação de Bonfim provavelmente surgiu em Portugual, seja por motivos religiosos ou por uma origem toponímica, geográfica. Em todos os casos, a palavra é considerada um termo católico que identifica a figura de Jesus Cristo na visão de sua ascensão ao céu. Essa devoção católica foi cultuada inicialmente em Portugual, dando origem a diversas regiões e monumentos com o nome de Bonfim.

Sua origem toponímica pode ter relação com as regiões portuguesas com o nome de Bonfim. A família poderia ser conhecida como “Família de Bonfim” e cada integrante da família levava no nome a localidade de onde a família surgiu.

Pela origem religiosa, deve-se levar em conta a homenagem das pessoas à figura de Jesus Cristo em ascensão e toda a cultura do Senhor do Bonfim, que inclusive é bastante forte no estado da Bahia. Dessa homenagem podem ter saído os primeiros integrantes da família Bonfim por origem católica, religiosa.

Curiosidades do sobrenome Bomfim

A palavra Bonfim que dá origem ao sobrenome Bomfim é bastante forte, reconhecida pelo Senhor do Bonfim. Em Salvador um amuleto bastante conhecido é a pulseira do senhor do Bonfim que, segundo tradições folclóricas, realiza três pedidos se for amarrada no pulso com duas voltas e três nós, um para cada pedido. Ela deve permanecer no pulso até se romper por desgaste natural.

Variantes do sobrenome Bomfim

O sobrenome Bomfim é uma variante menos conhecida do original Bonfim. Fora essa, não são conhecidos outros modelos gráficos que se associam ao mesmo sobrenome e mesma história de origem.

Brasão da Família Bomfim

O modelo de brasão das armas da família Bomfim é constituído de um escudo verde com três flores-de-lis douradas, uma em cima da outra, de cada lado do escudo. Ao meio o escudo é dividido por quatro losangos postos um em cima do outro, todos também de ouro. Este é um brasão bem simples e fácil de ser reconhecido.

brasao-familia-bomfim

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

16 respostas para “Família Bomfim”

  1. Sou Bomfim com “M”, filho de um crateuense (Ceará) com uma carioca. Sempre fui alertado por meus pais a cuidar para que todos os meus documentos fossem emitidos com a grafia correta do meu sobrenome, pois corrigi-los mais tarde daria um trabalho enorme. Sempre soube eu os Bomfim do Ceará tem “o M” no nome, mas tenho primos-irmãos que são Bonfim, com “N” no nome, não sei porque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *