Família Bomfim

A família Bomfim é reconhecida no Brasil, mas por aqui este nome não tem muita popularidade. A princípio, este sobrenome é uma variação menos usada do original Bonfim. Este é um sobrenome relativamente novo para a história e por isso há muitas especulações sobre sua origem, mas nada realmente concreto. Confira logo abaixo algumas informações sobre a origem do sobrenome Bomfim, suas variantes e modelo de brasão.

Origem da Família Bomfim

O sobrenome Bomfim, que é uma variação de Bonfim provavelmente surgiu em Portugual, seja por motivos religiosos ou por uma origem toponímica, geográfica. Em todos os casos, a palavra é considerada um termo católico que identifica a figura de Jesus Cristo na visão de sua ascensão ao céu. Essa devoção católica foi cultuada inicialmente em Portugual, dando origem a diversas regiões e monumentos com o nome de Bonfim.

Sua origem toponímica pode ter relação com as regiões portuguesas com o nome de Bonfim. A família poderia ser conhecida como “Família de Bonfim” e cada integrante da família levava no nome a localidade de onde a família surgiu.

Pela origem religiosa, deve-se levar em conta a homenagem das pessoas à figura de Jesus Cristo em ascensão e toda a cultura do Senhor do Bonfim, que inclusive é bastante forte no estado da Bahia. Dessa homenagem podem ter saído os primeiros integrantes da família Bonfim por origem católica, religiosa.

Curiosidades do sobrenome Bomfim

A palavra Bonfim que dá origem ao sobrenome Bomfim é bastante forte, reconhecida pelo Senhor do Bonfim. Em Salvador um amuleto bastante conhecido é a pulseira do senhor do Bonfim que, segundo tradições folclóricas, realiza três pedidos se for amarrada no pulso com duas voltas e três nós, um para cada pedido. Ela deve permanecer no pulso até se romper por desgaste natural.

Variantes do sobrenome Bomfim

O sobrenome Bomfim é uma variante menos conhecida do original Bonfim. Fora essa, não são conhecidos outros modelos gráficos que se associam ao mesmo sobrenome e mesma história de origem.

Brasão da Família Bomfim

O modelo de brasão das armas da família Bomfim é constituído de um escudo verde com três flores-de-lis douradas, uma em cima da outra, de cada lado do escudo. Ao meio o escudo é dividido por quatro losangos postos um em cima do outro, todos também de ouro. Este é um brasão bem simples e fácil de ser reconhecido.

brasao-familia-bomfim

128 Replies to “Família Bomfim”

  1. Sou Lidiane Aparecida Bonfim
    Filha de Carlos Alberto Bonfim.
    Meu pai nasceu em Itabuna.
    Meus tios se chamam Luiz Carlos Bonfim.
    José Carlos Bonfim mais não os conheço.
    Minha avó se chama Maria da Felicidade Bonfim.
    Meu avô Valdemir Bonfim.
    E um outro tio Roberto Bonfim.

      1. Boa tarde, eu também sou da família Alves do Bomfim, só que meu é com m. Minha família está espalhada por Itabuna, Canavieiras, Salvador, São Paulo e etc.

  2. Sou Maurício Glicério Bomfim, filho de Thomaz de Aquino Bomfim, filho de José da Costa Bomfim. Meu pai veio ainda criança para Sabará onde moro, originado da cidade de Itabira. Cidades Mineiras. Gostaria de conhecer outros Bomfims por este país afora.

    1. Boa tarde, eu também sou da família Alves do Bomfim, só que meu é com m. Minha família está espalhada por Itabuna, Canavieiras, Salvador, São Paulo e etc.

  3. Meu avô nasceu em Paramirim/ Água Quente Bahia no ano de 1908. Ele chamava se Hermelindo Antônio Bomfim conhecido como Milú. Saiu da cidade com 15 anos. Era filho de Adelino Bomfim e Tereza Maria Bomfim

  4. Sou Gilberto Bonfim, filho de João José do Bonfim e Suzana de Araujo Bonfim. Meu pai era natural da vila de Marrecas, municipio de Xique Xique, na margem direita do rio São Francisco, na Bahia. Sei que os Bonfin são sem dúvida, descendentes de ancestrais portugueses. Estou levantando a documentação dos ascendentes, visando requerer a cidadania portuguesa.

  5. Olá! Sou Daniela Bomfim, ele tive como avô materno Lorival Pereira Bomfim. Ele era de Itabuna, na Bahia. gostaria de reencontrar parentes. 🙂

  6. Sou um Bonfim
    Davis Cardozo Bonfim

    Pai, David Viana Bonfim
    Avô paterno, Gonçalo Olímpio Bonfim
    Mãe Josefa Cardozo Bonfim
    Avô materno, Agostinho José Cardoso

    1. Sou Zalda Fernandes Bomfim. Meu pai foi Archimedes Antônio Bomfim, filho de Rita Maria do Bomfim, portuguesa, em Itabuna BA. Nossa família quase toda era de Itaju, lá era onde tinha mais Bomfim, mas muitos foram para Ilhéus, Salvador e em quase toda a parte sul da Bahia. Se a minha avó fosse viva ela hoje estaria com com 145 anos. Temos tbm muita gente em Ibicarai, Ferradas etc. A família Bomfim do Brasil acho que seja uma só, pois já temos em São Paulo e Rio de janeiro. Eu nasci em Ibicarai, fui criada em Itabuna e Ilhéus, e já moro no RJ há 55 anos. Com netos e bisnetos cariocas e paulistas com o sobre nome *Bomfim *e *Bonfim *. Acho que no Brasil somos uma só família sim .

      1. Boa tarde, acredito que sim, eu sou de Canavieiras, fui criada em Itabuna, depois Salvador. Tenho paretes em várias cidades da Bahia, São Paulo, Rio e etc.

  7. Sou Marinalda Nascimento dos Santos. Nasci em Recife.Filha de João Gonçalves dos Santos e Odete Nascimento do Bonfim.

  8. Meu nome e Adson Bonfim que veio do meu avô Miguel bonfim. Somos de Recife, nossa família e muito grande no meu bairro. O bairro e Iputinga, nossa família e da época dos engenhos de cana de açúcar.

  9. 1910 Jerônimo Oliveira Bomfim. – BA
    1951 Mário Dultra Bomfim. – BA
    1981 Vardson Meira Bomfim. – SP
    1983 Vanessa Meira Bomfim. – SP
    2005 Anderson Ruano Bomfim. – SP
    2020 Marina Dias Bomfim. – SP

  10. Sou Elenilzo Bomfim.
    Neto de avós baianos. Meu Bomfim é paterno. João Batista Bomfim (avô), Eduardo Cruz Bomfim(pai).
    Fiquei muito feliz em lê os comentários de todos vocês e pude perceber que muitos de nós somos de origem nordestina.
    O que acham de criarmos um grupo de Whatsapp independente de ser BOMFIM ou BONFIM? Quem sabe não conseguimos descobrir parentesco.
    Sou de Ubaitaba- Ba, resido em Florianópolis.
    Já deixo meu Whatsapp 048 9 99228057

  11. Ola meu nome e Reinaldo Tomaz Bonfim sou filho de joarez de Jesus Bonfim que e filho de Zulmira pires Bonfim e Tanazildo Viana Bonfim estou a procura de parentes meu whatsapp e (98)98579-5052

    1. Eu sou Adnilson Bonfim, filho de Airton Bonfim e Matilde se Oliveira Bonfim, sou natural de Guaíra no Paraná e moramos em Curitiba

      1. Moro em Goiânia-go e Tb sou de família bonfim, não tenho bonfim no nome :(.
        Mas meu pai chama Elmo da Costa Bonfim, filho do finado Vitalmiro Domingues do Bonfim nascido em cocos / Bahia filho de Benvindo Jose do Bonfim.

    1. Não é erro de cartório,. Eu e minha família eramos Bomfim, assim que teve mudanças na ortografia os cartórios começaram a registrar as pessoas com (Bonfim) obedecendo a nova ortografia, mas até hoje existem o Bomfim com a letra M que é o correto para nós Bonfim ou Bomfim.
      Sou bahiano e toda minha descendência que estão espalhados no Brasil, inclusive em boa parte no Paraná.

  12. Alguem com avos ou bisavos com nomes: Enedina Saturnia da Costa e Jorge Deodoro do Bonfim?? Procuro parentes deles, já são falecidos, porém eu gostaria de saber se temos parentes ainda vivos.

  13. Meu nome é Osvaldo Gomes Bomfim, filho de Oscar da Silva Bomfim e Margarida Gomes Bomfim. Meu avô Honorato Manoel do Bomfim foi o cabeça da nossa família, que deu este sobrenome para toda minha família. Ele foi casado com Eulina da Silva Bomfim e gostaria de saber mais sobre eles dois. deste matrimônio, nasceu meu pai, Oscar Gomes Bomfim que casou-se com Margarida Gomes Bomfim e tiveram 6 filhos: Maria José Gomes Bomfim, Osmar Gomes Bomfim, Luzia Gomes Bomfim, Maria Aparecida Gomes Bomfim e eu, Osvaldo Gomes Bomfim, que tive duas filhas, com Hedylamar de Miranda Pereira Bomfim: Michelle de Michelle de Miranda Pereira Bomfim e Flávia de Miranda Pereira Bomfim. Michelle teve dois filhos Gabriel e Guilherme e Flávia teve dois filhos: Kamily e Felipe. Vou fazer o Projeto Praia da Maçã, o maior complexo turístico da América Latina, com a vista mais bela do planeta Terra.

    1. Opa. PARABÉNS. DEUS te conceda toda vitória e sabedoria. Eu também sou Bonfim e sou da querida Bahia, meus pais vieram para o Parana quando eu tinha um ano e dez meses de idade. Sempre vou em minha terra natal quase todos os anos.

    2. Bom dia,
      Eu sou Pedro da Silva Bonfim, a família de meu pai todos eram … DA SILVA BOMFIM e alguns como eu e outros somos DA SILVA BONFIM.

    3. Achei otima a iniciativa…
      Meu avô paterno se chamava Oscar Gomes Bomfim,nascido na Bahia e tenho muita vontade de saber se tenho familiares na Bahia ou em qualquer parte do Brasil,meu avô trabalhou na construção de ferrovias,onde conheceu e casou com minha avó Guaraciaba Ribeiro Bomfim nascida em Uba,Minas Gerais…muito feliz em saber que BOMFIM E BONFIM somos muitos kkk

    1. Então, sou Bonfim também, e sou da BAHIA, tenho orgulho de ser Bonfim e ser baiano, meus primos que ainda moram na BAHIA são Bomfim, ( BOMFIM e BONFIM ) são a mesma geração vindos de Portugal.

    1. Opa, sou da BAHIA e nasci próximo a esta cidade ai. Sou Bonfim também e minha mãe é tertuliano ferreira. Será que somos parentes por parte de pais?

    2. Oi.
      Tenho parentes Bomfim em Paramirim e em Caetité – Bahia.

      Minha avó era Maria Augusta Bomfim e meu avô era João Alves dos Santos.

    1. Um prazer falar com meu homônimo, sou Luciano Bomfim dos Santos, meu avô Manuel Bomfim dos Santos veio da Bahia da cidade de Caculé

    1. Eu procuro por parentes do meu pai Eleutério dos Santos Bonfim, nasceu em Aracaju, teve uma irmã chamada Mariza que foi pra São Paulo quando ela era muito nova, será que é sua mãe?
      Meu número é 21980255446. Sou do Rio de janeiro.

    1. O Bonfim veio da minha avó materna porém não sabemos a origem ela já faleceu e levou toda historia com ela.
      Só sei que nunca contou a respeito de sua origem parece que foi sofrida.
      Mas eu gostaria de saber se tenho parentes minha família é pequena.

      1. Meu nome é Jeferson Leite Bomfim. Leite é materno e Bomfim paterno, meu avo é do Senhor do Bomfim e tenho parentes espalhados pela Bahia toda e em São Paulo.

  14. Sou Bonfim, na família ninguém tem esse sobrenome, nasce em Salvador e meu pai quis fazer uma homenagem a igreja do senhor do Bonfim, tem muito orgulho do meu sobrenome, Elaine Bonfim

  15. ola tb sou Bomfim e moro em Campinas … estou atras de cidadania portuguesa … vc sabe a origem em Portugal de nossos antepassados? sabe se eram judeus ?

  16. Eu sou Bonfim. Meus avós são de Caldas de cipó na Bahia, mas agora moram em nova Iguaçu RJ e meus tios tbm, mas alguns são “Bomfim”
    Queria encontrar mais parentes será que aqui somos todos primos? Rs seria legal

    1. Ola tb sou Bomfim (mesma grafia ) cicero rocha bomfim …vamso nos comunicar .. vc tem mais informações do local de nossos antepassados em Portugal ??

  17. Sou Bomfim e com muuuuiitoo orgulho rsrsrs, meu pai nasceu em Sergipe… meu bisavó não é Brasileiro mas não sei a origem de onde ele é

    1. Sou Bomfim meus avós Edite Pereira Bomfim e José Pereira Bomfim meus bisavós são Bomfim são da região das cidades da Bahia, Cocos e Correntina entre outras próximas.

    1. Oi companheiro, sou desta região ai e sou Bonfim, meus parentes são de Mucugê, Jussiape, Feira de Santana e ai por diante na BAHIA, e uma maioria são BOMFIM como somos descendência portuguesa.

      1. Oi Pedro.
        Minha família veio de Caetité, Paramirim Bahia

        Meu avô era João Alves dos Santos e minha avó Maria Augusta Bomfim dos Santos

    1. Tbm sou Bonfim, minha família é de origem baiana de Caldas de cipó. Mas são todos moradores de nova Iguaçu. Quem sabe não somos parentes?!

    2. ola tb sou Bomfim e moro em Campinas … estou atras de cidadania portuguesa … vc sabe a origem em Portugal de nossos antepassados? sabe se eram judeus ?

  18. Sou Bomfim com “M”, filho de um crateuense (Ceará) com uma carioca. Sempre fui alertado por meus pais a cuidar para que todos os meus documentos fossem emitidos com a grafia correta do meu sobrenome, pois corrigi-los mais tarde daria um trabalho enorme. Sempre soube eu os Bomfim do Ceará tem “o M” no nome, mas tenho primos-irmãos que são Bonfim, com “N” no nome, não sei porque.

    1. Bacana. Tenho exemplar de um livro com árvore genealógica que diz os primeiros registros de Bomfim são em Angra dos Reis em 1850, na praia do Bomfim, seria do meu tetravo (q veio para MG) e dois irmãos dele sendo que um permaneceu no RJ e o outro foi pro nordeste.

      1. Olá, Carla. Meu nome é Helder, moro atualmente em São José dos Campos – SP, e estou procurando por um amigo de nome Alberto Bonfim, que residiu em SP – Capital com sua família, mas que vieram do RJ. Na realidade moraram em vários estados, entre eles o ES. Essa minha procura já tem muito tempo, porem sem sucesso. Não tivemos mais contato desde de 1977. Agradeço imensamente por qualquer ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *