Família Borba

A família Borba não tem grande popularidade no Brasil. Por aqui este é um sobrenome pouco usual, mas ainda sim reconhecido em algumas regiões. Por se tratar de um nome relativamente novo para a história, os Borba não possuem tantos descendentes quanto os Silva, Souza ou Oliveira. Ambos possuem o mesmo país de origem e sua popularidade está realmente no tempo de surgimento de cada família. Confira abaixo informações sobre a origem do sobrenome Borba e algumas outras curiosidades sobre esta família.

Origem da Família Borba

O sobrenome Borba surgiu de uma família na Espanha por volta do ano de 1500. Na mesma época o Brasil estava sendo descoberto, o que traz um pouco da ideia de que os primeiros descendentes dos Borba viveram no Brasil, uma vez que nosso país foi colonizado pela Espanha e Portugual.

Os Borba se instalaram em Portugual mais ou menos na mesma época do surgimento da primeira família. Eles se fixaram na região de Baeça, ainda no tempo do de reinado de Dom Manuel I. Até então o sobrenome ainda não existia na família, que foi adotado depois que os descendentes desta família criaram raízes em um local conhecido como Borba, em Portugual.

Rui Martin, senhor de grande poder e influência na época, um fidalgo, cavaleiro de Dom Manuel II, que era Rei de Portugal, adotou para si e sua família o sobrenome do lugar onde havia se instalado e passou o nome da família durante gerações.

Curiosidades do sobrenome Borba

A maioria dos sobrenomes tem origem patronímica, derivada do nome próprio do pai ou toponímica, derivada de uma região qualquer de onde a família veio. No caso da família Borba é indiscutível sua origem toponímica, como pôde ser visto logo acima.

Variantes do sobrenome Borba

O sobrenome Borba não possui variantes conhecidas. Desde que se instalou como é, ele foi disseminado de forma fiel entre os descendentes da família sua história peque traz seis, sete gerações da família que mantiveram a grafia do jeito que ela foi criada.

Brasão da Família Borba

O brasão encontrado para a família Borba é bem característico. Ele é constituído de um escudo em prata com um símbolo vermelho de uma cruz bem ao centro. Por baixo da cruz e em volta da mesma têm-se dois galhos verdes de uma espécie de planta não identificada. Este é um brasão fácil de ser reconhecido pelas descrições dadas.

 

113 Replies to “Família Borba”

  1. Olá, sou Everaldo dos Santos Borba nascido em Caraa, RS, região litoral próximo a Santo Antônio da Patrulha, mais da metade da cidade é de sobrenome BORBA.

  2. Olá me chamo Fabiana costa Borba .
    Filha de Waldyr José Borba nascido em São Francisco do sul e neta de Amélia Borba… Herdei esse sobrenome do meu pai…mas nunca tive contato nenhum com os familiares dele… E nem ele tbm tinha contato..
    Caso alguém tenha alguma familiaridade… meu Facebook é Fabiana costa…ou (11-992322351) (11-945569115)

  3. Sou Cátia Borba, herdei o sobrenome Borba da minha avó paterna, que.morava em Cachoeira /BA.Preciso saber.quem.mais tem.o sobrenome Borba na cidaďe e que possa me explicar como essa família chegou em Cachoeira.

  4. Olá,
    sou descendente de uma parte da família Borba em São Paulo. A história que sei é que seriam Garcia originalmente e que, em algum momento, o sobrenome mudou para Borba. Alguém sabe algo dessa história? Muito obrigada!

  5. Litza Pedreira
    Sou também da família Borba,meus bisavós paternos são Aristides pereira de Borba e Raquel Angelica Almeida Borba,ele nascido em São Felipe,Bahia,depois mudou-se para Caitité e depois Andaraí Na Chapada Diamantina.

  6. Meu pai se chamava hernani borba e era natural da Paraiba mas meu avô Samuel Pereira Borba era de Pernambuco. Uma vez estando em Porto Alegre meu pai procurou no catalogo telefonico se havia algum Borbs por la e descobriu um homonimo Hernani Borba. Se conheceram e ficarsm amigos!!!

  7. Olá!
    Bom dia!
    Me chamo joziele da Silva Borba
    Sou natural de Itapirapuã.
    Filha do Ronaildo Pedro Borba e da Sônia Cardoso da Silva Borba. Irmã do Gabriel da Silva Borba
    Neta de Margarida Moreira borba
    Queria saber mais sobre meu sobrenome

  8. Os descendentes de Borba nascidos nos municípios catarinenses situados no espaço compreendido entre Florianópolis e Barra Velha, principalmente, não precisam aventurar-se em pesquisas antes de conhecerem o excelente trabalho do jovem e incansável pesquisador Telmo José Tomio, infelizmente falecido em 28 de julho de 2019, quando contava apenas 46 anos. Dentre as muitas famílias pesquisadas na referida região, está a Borba.

    1. Bom dia. Como posso ter acesso a informações sobre a pesquisa a respeito da família Borba feita pelo professor Tomio? Minha mãe era Borba, nascida em Piçarras, SC.

  9. Olá, Meu nome é Millena Ferreira Tenan Borba e sou do Rio de Janeiro. Sou filha de Calos Leonardo Tenan Borba e neta de Carlos Alberto Martins Borba , meu avô herdou este sobrenome de seu pai, não sei muito sobre nossa família pois meu avô nunca foi de criar laços fortes em relação a família porém sempre fui muito curiosa pois o pouco q sei é q os meus antepassados Borba vieram da Itália assim como minha bisavó Giullia Borba . Achei engraçado pois dentro das minhas pesquisas descobri q meu nome “Millena” se refere a uma rainha italiana, e q o sobrenome Tenan q herdei da minha avó paterna tbm é proveniente da Itália, o q me causa curiosidade e entusiasmo por conta das consequentes coincidências. Fico feliz em ler estes comentários pois tirando os familiares q conheço nunca havia visto outras pessoas cm o sobrenome Borba, vou pesquisar mais e espero encontrar coisas legais ,um beijo a todos.

    1. Olá me chamo Jeferson Borba Cordeiro também sou curioso em saber de onde vem esse sobrenome me avô chama-se Nestor Borba Cordeiro

  10. Olá, Meu nome é Millena Ferreira Tenan Borba . Sou filha de Calos Leonardo Tenan Borba e neta de Carlos Alberto Martins Borba , meu avô herdou este sobrenome de seu pai, não sei muito sobre nossa família pois meu avô nunca foi de criar laços fortes em relação a família porém sempre fui muito curiosa pois o pouco q sei é q os meus antepassados Borba vieram da Itália assim como minha bisavó Giullia Borba . Achei engraçado pois dentro das minhas pesquisas descobri q meu nome “Millena” se refere a uma rainha italiana, e q o sobrenome Tenan q herdei da minha avó paterna tbm é proveniente da Itália, o q me causa curiosidade e entusiasmo por conta das consequentes coincidências. Fico feliz em ler estes comentários pois tirando os familiares q conheço nunca havia visto outras pessoas cm o sobrenome Borba, vou pesquisar mais e espero encontrar coisas legais ,um beijo a todos.

  11. Procuro parentes de Aristides de Borba Machado ele é meu sogro já falecido meu marido tem muita vontade de acha parentes por parte do pai dele!o nome da mãe do meu sogro se chamava Eufrásia,e o vô fredolino meu sogro se fosse vivo teria 90 anos!

  12. Meu nome é Idelci BORBA de Paiva. Sou advogado e ex funcionário do Banco do Brasil, onde atuei por 30 anos. Sou de Goiânia-GO, minha família é da região Sudeste de Goiás (Catalão, Anhanguera, Curarí, Nova Aurora, Pires do Rio, Caldas Novas e ETC). Nos causos que ouvi desde de pirralho foi que o famoso Borba Gato, de origem Portuguesa e Espanhola, teve dois filhos no Brasil e, para propagar o nome Borba, ele mandou um filho pra o nordeste e um pra o sul do pais. Minha experiência de que todos os Borba de Goiás são parente e são descendentes dos Borba do Nordeste. De vinte anos pra cá, vivo em João Pessoa-PB. Tenho dois filhos daqui e, nunca vi um estado pra ter tanto Borba. São todos orgulhosos do nome. Meu email é [email protected]

      1. Meu nome é Luiz Felipe Borba de Souza, sou da família do Sul. Herdei dos meus parentes de Santa Catarina, atualmente moro no Espírito Santo.

  13. Ola!! sou da família de Borba, sou filha de Genor Antonio de Borba, meu avô Gaspar Antonio de Borba, e meu bisavô José Antonio de Borba

    1. Me chamo tassiano de borba
      Tenho 32 anos sou gaucho da cidade de novo hamburgo.
      Estou a procura da nacionalidade do meu sobrenome pois queria saber se tenho nacionalidade Portuguesa.

  14. Sou James de Sousa Freitas. Nasci em 1958 na cidade de Colinas/MA. Também sou BORBA. Meu pai se chamava José Borba de Freitas, nascido em 1904, na cidade de Colinas/Maranhão, filho de Urçula Borba de Freitas, que deve ter nascido no século XIX, ainda no Brasil Império, o pai dela ,meu trisavô chamava -se Maximiano de Carvalho Borba. Todos nascidos na cidade de Colinas/MA

  15. Sou Aluísio Philipe Borba, Filho de José Renato Borba, e Neto de Alberico Borba, todos descendentes de Telemâco Borba, que tem uma Cidade com seu nome no interior do Paraná.

  16. Boa tarde,
    Meu nome é JANETH SANTANA BORBA, nasci em Montes Claros-MG, estou a procura de informações sobre minha mãe MARIA BEATRIZ BORBA, pois não sei quase nada dela, ela faleceu eu tinha 03 anos, meu pai também já é falecido. Enfim, existe um vazio grande em mim.

  17. Vixe, está cheio de Borba aqui! Brincadeira! Bom, eu também sou Borba, além de baiano e soteropolitano, da parte materna da minha família, que é metade da Espanha e metade de Portugal. Sei que a parte portuguesa é de origem judaica, com traços indígenas, já do Brasil, mas não sei de qual tribo; já a espanhola, nada mais sei sobre a mesma. Enfim, comentei só para deixar o meu registro também. Forte abraço!

  18. Bom dia, sou Borba também, meu pai era Armando Mendes de Borba e meu avô Antonio Mendes de Borba, somos da cidade de Santa cruz do sul, RS.

  19. nossa família BORBA tem origem n cidade de Montenegro-RS. Nasci em Novo Hamburgo, capital nacional do calçado. Meu filho residiu sete anos em Portugal na cidade O Porto. Meu pai Wilson, meu avô João Antônio e bisavô Manoel. Manoel participou da guerra do Paraguai como “clarim mor”. Voltou da guerra com seu cavalo trazendo uma índia loira de nome Rosa Izabel.

    1. Sou de novo hamburgo
      Me chamo tassiano Borba
      Minha mãe Eloa mendes de borba .
      Gostaria de saber das minhas origens pois sonho ter a nacionalidade portuguesa

    1. Olá Deyse minha avó paterna se chamava Severina Francisca Borba ele é de Pernambuco não sei exatamente a cidade, será que tem algum parentesco com seu esposo?

  20. Sou Rose mara.Borba carneiro moro no Parana em.Ponta Grossa, meu pai já falecido. Chamava se Sebastião Borba CArneiro..familia muito grãnde …aqui mo PR..meu avo chamava se Leônidas Borba carneiroi usivd tem uma cidade aqui chamada Telêmaco Borba. Parente tbm

    1. Meu nome é Roberto Soares Borba meu avô Francisco Soares de Borba meu avô é de Bonsucesso do Itararé mas eu Roberto moro em Tarumã São Paulo até a um ano atrás pesquisando no meu celular descobri uma de sobrenome igual ao meu aí em São Lourenço da Serra meu bisavô chamavam ele de Maneco Borba é só isso que eu sei porque já foram todos para o outro lado

  21. Meu nome é Leandro Mattos.
    Sou da família Borba.
    Meu pai: Wilson Borba Lopes
    Avó: Aldacir Borba de Souza
    Bisavô: Manoel Borba
    Da cidade Paraúna GO
    Se alguém já ouviu falar q é dessa família entre em contato.
    011 94870 6214.
    Grato.

  22. Não é possível,que meu avô materno tinha uma mente tão fértil a ponto de mentir! , eu creci ouvindo a vida toda ,que ele veio pequeno da Itália com a mãe refugiado por cauda da guerra! E foram tempos muitos difíceis ! Onde se tinha dinheiro pra comprar,mais não tinha oq comer ! Dinheiro não rinha valor algum ! Pq se trocava muito ,por um pouco de comida ou talvez um litro se leite . E olhe lá! Mais escutei a mesma historia de pessoas que vieram de outros paízes como os árabes! Mais eu acredito nos meus antw passados! Eu cheguei a conhecer minha bisa avó! Mãe de meu avô materno! Foi igualzinho! Veio da Itália! Eu moro no rio se janeiro,das que naci! E todos da minha família são Borba! Não acredito que nossa origem seja portuguesa não! Não mesmo! Eles não teriam pq mentir! Swi que antes deles vir mora no rio o, o primeiro estado foram se refugiar ,foi em são Paulo! Tenho parentes ,que nunca conheci! Isso é fato uma tia já falecida tbm,chegou a conhece-los! Somos de duque de Caxias ,RJ!a irmã de meu avô materno ainda é viva e mora qui no mesmo local!tem quase 80 anos!era a irmã mais nova do meu avô!

  23. Não é possível,que meu avô materno tinha uma mente tão fértil a ponto de mentir! , eu creci ouvindo a vida toda ,que ele veio pequeno da Itália com a mãe refugiado por cauda da guerra! E foram tempos muitos difíceis ! Onde se tinha dinheiro pra comprar,mais não tinha oq comer ! Dinheiro não rinha valor algum ! Pq se trocava muito ,por um pouco de comida ou talvez um litro se leite . E olhe lá! Mais escutei a mesma historia de pessoas que vieram de outros paízes como os árabes! Mais eu acredito nos meus antw passados! Eu cheguei a conhecer minha bisa avó! Mãe de meu avô materno! Foi igualzinho! Veio da Itália! Eu moro no rio se janeiro,das que naci! E todos da minha família são Borba! Não acredito que nossa origem seja portuguesa não! Não mesmo! Eles não teriam pq mentir!

    1. Isso não quer dizer que seus avós mentiram.
      Pode parte de família ter migrado para Itália e só depois para o Brasil, como eles disseram.
      E mais.. não acredito que apenas uma família a época tenha adotado o nome Bosba, pode aver outras ramificações.

    2. Olá, Sou da família Borba, minha bisavó tem os apelidos familiar “Moroccines e Borba”. Moroccines é italiano de Veneza, BORBA é português sim. Somos descendentes dos Borba Gato, Bandeirantes famosos, tanto que meu trisavô não menos famoso e um dos principais nomes do Paraná, também foi bandeirante com grande relevância no cenário nacional. Aceite, somos sim, descendentes lusitanos, com ramificações na Espanha. Saudações Borbenses.

  24. Sou da família Borba de “Fazenda Velha” -Sete Lagoas/MG. Meu bisavô: Leandro Gonçalves Borba, meu avô: Abel Gonçalves Borba minha mãe: Alffa de Faria Borba

    1. Minha bisavó materna era da Bahia e chamava-se Georgina Borba Santos. Gostaria de saber mais sobre sua família.
      Obrigada

  25. Olá, me chamo Michele Lourenço Borba , meu pai era Moacyr lourenço Borba, de Bebedouro SP.nunca tive contato com os meus. estou estudando a história dos Borba dede a sua origem na Espanha a 1.5000 atrás e tb a sua migração para Portugal.

    1. Olá Michelle, meu nome é José de Borba, sou de SC. Eu também estudo as origens dos Borba, derrapante poderíamos trocar algumas informações. Como faço pra entrar em contato com vc?

    2. Oi, sou da família Borba Tbm, gostaria de saber se há possibilidade dos Borba serem de origem hebraica, já que pelo o que eu li eles não possuíam sobrenome próprio e adotaram o Borba devido o lugar onde se instalaram?Sou do RS.

  26. Me chamo Deise Borba,
    Minha mãe se chama Isabel Cristina Borba, a mãe dela Terezinha Borba. Ela nasceu em Lajeado/RS. Nunca tivemos contato com nossa família materna.

      1. Bom dia, sou Borba também, meu pai era Armando Mendes de Borba e meu avô Antonio Mendes de Borba, somos da cidade de Santa cruz do sul, RS.

      2. Minha mãe era neta de Telêmaco Augusto Enéas Morosini Borba e, minha mãe era Alayde Borba Szezech; me chamou a atenção o nome de sua avó ser igual o de minha mãe, pois outras Alaides que conheço são com i e não ípsilon.Ela era neta de Telêmaco Borba, foi ele que a criou pois,meu avô que era filho dele morreu muito cedo, e deixou minha avó com sete crianças para criar – então foram recolhidos por meu bisavô até a morte dele vitimado pela gripe espanhola.

    1. Meu nome Marcia Borba.Sou de Sao Sebastião do cai,meu pai ja falecido Sadi de Borba tinha parentes em Lajeado.quem sabe nao temos parentesco.Um abraço

      1. Meu nome é Regina Maria Crespo borba sou filha de Francisco borba(já falecido)e de Rita Crespo borba, moro em Campos dos Goitacazes, conheço poucos parentes dos borba, um abraço!

    2. Meu nome Marcia Borba.Sou de Sao Sebastião do cai,meu pai ja falecido Sadi de Borba tinha parentes em Lajeado.quem sabe nao temos parentesco.Um abraço051 9 98694920

    3. Bom dia!
      Meu pai Otacílio Alves de Borba nasceu nesta região.
      Tenho interesse em conhecer mais a história dos nossos antepassados.
      Podemos manter contato?

  27. Boa Noite!
    Meu nome é Jurandir L. Borba (RJ) sou filho de Pedro L. Borba e Maria Rita B. Leal meu pai era de Curvelo MG perdi contato dos meus parentes gostaria de saber se alguém pode me ajudar!

    1. Olá meu nome e Elizangela Borba, sou de Curitiba/PR , os parentes de meu pai Luiz Lino Borba são de Minas , só não lembro a cidade. Meus avós chamam Benedito Lino Borba e Maria Inacia da Costa.

  28. E Borba porque se instalaram em Borba região de Evora em Portugal.Esse povo vinha fugindo de outros desde tempos remotos de povos dominadores desde o sul da Inglaterra.Origem Celta.A vila de Borba em Portugal data de 1270 mais ou menos,é muito antiga.

  29. Oi meu nome e Georgina de Souza Borba Villaça Niterói RJ, meu pai Euripedes Santana Borba, filho de Georgina Santana Borba e Cincinato Alves Borba, irmao de Euristenes Santana Borba eram de Salvador Bahia, sei que tenho primos e primas em salvador e gostaria de manter contato.

    1. Olá Georgina, sou Janeth Santana Borba filha de euristenes Santana Borba. Sou irmã da Solange e da Fátima. Moro em Brasília e estou tentando obter alguma informação da minha mãe, pois nada sei sobre ela, apenas o nome. Bom te encontrar. (61) 999731630 é o meu ZAP.

  30. Sou Borba de Resplendor/MG, região do Vale do Rio Doce, onde a família se fixou vinda de Tombos de Carangola. Meu avô se chamava Salustiano e alguns nomes comuns dos mais antigos da família (Ragozino, Isidoro ou Izidorio) que certamente era utilizado para homenagear os antepassados.
    Tenho muito orgulho de pertencer a essa família.

    1. É nosso primeiro ancestral que adquiriu o nome Borba. Sou bisneta de Vicência Luiza Borba de Oliveira, e já tenho estudado os vídeos do Capitão Belquior Borba Gato, e estudei tb o parentesco dele com Manoel Borba Gato, tem links sobre isso! Mas há divergência quanto ao esposo de Beatriz irmã de Belquior, que segundo consta em alguns links é a mãe da linhagem de Manoel Borba Gato, o famoso bandeirantes caçador de esmeraldas. Pode ser tb q algum descendente de Rui Martins possa ter ido para a Itália! E daí alguém achar que esse sobrenome é italiano, mas não é. Esse sobrenome é de Portugal.

    1. Você hoje.mora na regiãoi de Caxias sabe dizer se a sua família veio de Campos ou região pois bem tenho informações que tem um lugar em Santa Cruz da Serra que tinha um povoado só de primos nosso . Nosso porquê por parte do meu avô eu também fasso parte dessa família

    1. Tio (falecido) do meu pai se chamava Amador e tinha sobrenome Borba, ele veio da cidade de Tiros MG. Moramos em Uruana Go, me chamo Tiago Mesquita de BORBA.✌

      1. Meu nome é Lucia meu avô já (falecido) se chamava Amador Joaquim de Borba veio de Tiros MG veio para Itapuranga GO e depois foi para Porangatu GO.

  31. Estou procurando os parentes de Ramiro Borba ele veio de campo do meio no Rio Grande do Sul se alguém tiver alguma informação meu Facebook é Rosemara Borba

    1. Sou do Rio Grande do Sul me chamo Vilmar de Borba, meu vô materno era Alfredo Machado de Borba. Tenho uma irmã chamada Rosemara de Borba. Procura ela no face.

      1. Alguém conhecido como nome de Aristides de Borba Machado, nascido no RGS região de passo fundo ou Erechim? nascimento 1931 a vó dele que ele foi criado chamava Eufrásia,o vô que criou era fredolino e o filho e meu marido tem esse nome Wilmar Borba Machado , nunca conheceu ninguém da família do pai!

  32. olá! meu trisavo era Sr. Jeronymo Lourenço de Borba casado com Sra. Ignez Cyrina da Silva, se alguem da Borba, estou a fim de trocar algumas informações.

    1. Olá, também sou descendente dos Lourenço de Borba, minha trisavó paterna Maria Joanna é filha de João Lourenço de Borba. Já seu esposo, meu trisavô, Jose Joaquim da Silva foi o irmão de sua trisa Ignez. Acho que sua trisavó teve outro casamento antes, com os Baptista Leite (Junqueira de Ribeirão Corrente)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *