Família Borges

A família Borges possui muitos descendentes no Brasil. Por aqui este é um sobrenome popular, bastante conhecido, mas não chega a ser tão predominante no nome dos brasileiros como Silva ou Oliveira. A razão pela qual este é um sobrenome forte por aqui é o fato de que o Brasil foi colonizado pelos países de origem do sobrenome Borges. Confira logo abaixo um pouco da história de origem do sobrenome Borges, suas informações e curiosidades.

Origem da Família Borges

O sobrenome Borges tem origem toponímica tanto para sua história em Portugual quanto na Espanha. Este sobrenome tem sua origem geográfica originada na região de Catalunha na Espanha. Aparentemente, a região possuía a torre de Borja, de onde surgiu o sobrenome Borja e também sua variação Borges.

Em Portugual, a região da qual o sobrenome é derivado conta a história de honra do fundador da família. O país tem mais tradição no sobrenome que foi dado aos descendentes do fidalgo português Rodrigo Annes, natural de Santarém, que se notabilizou em França a serviço do Rei Filipe Augusto II, que o enviou a defender a cidade de Bourges dos hereges

Curiosidades do sobrenome Borges

O sobrenome Borges tem significados diferentes em outros países e é possível encontrar o surgimento de outras famílias com este sobrenome em outros países da Europa.  Na Irlanda, por exemplo, Borges vem de Burgha que tem tradução antiga de burguês. Na Bélgica o sobrenome era motivo de status, por ser proveniente de uma região nobre do país.

Variantes do sobrenome Borges

O sobrenome Borges possui muitas origens conhecidas, o que faz possível o surgimento também de diversas grafias. É possível encontrar pelo Brasil e pelo mundo alguns modelos gráficos mais incomuns, mas mesmo assim se prevalece como original e imutável a grafia Borges, que se espalhou por diversas regiões.

Brasão da Família Borges

O brasão mais tradicional da família Borges é feito de um escudo vermelho, com um leão de ouro, armado e lampassado de azul. Sua bordadura cosida de azul é semeada de flores-de-lis de ouro. O timbre do brasão é constituído do mesmo leão do escudo. Este é um brasão bem característico e fácil de ser identificado como o original da família Borges. Por ser uma família mais tradicional, seu brasão das armas ficou reconhecido logo cedo pela história.

6 Comentários

  1. Meu avo José Borges, tenho muito interesse de conhecer a nossa arvore genealogy.

    • Letícia Farias Borges says:

      Olá Veronica!

      Por acaso seu avô seria de Minas Gerais?

      Meu trisavô chamava-se José Borges, casado com Antonia Felix Souza.

      Sei apenas o nome de meu bisavô, filho deles, chamado Geraldo da Cruz Borges, que casou-se com Efigenia Raimunda da Rocha.

      Caso algum desses nomes lhe soe familiar, por favor, entre em contato comigo!
      [email protected]

  2. Cleonice says:

    Meu avô, Francico Borges Filho. Meu pai João Borges Sobrinho. Gostaria muito de ter a árvore genealógica dos antepassados.

    • Fábio Borges says:

      Boa tarde!

      Procure uma igreja Mórmon em sua região, eles tem o maior acervo genealógico no mundo, certamente irá conseguir fazer fácil sua genealogia, inclusive pode procurar na internet sobre isso…

      Sou membro da igreja, qualquer dúvida pode me mandar um e-mail

      [email protected]

  3. Girlane says:

    Queria saber também de onde vem o meu sobre nome que é Sateles se tem descendentes coisas desse tipo

  4. Delbra Borges de Santana says:

    Meu avô, Ricardo Borges Pessoa

Deixe um comentário