Família Bueno

A família Bueno é bem conhecida no Brasil, mas por aqui este não chega a ser um sobrenome muito popular. Sua história de origem é realmente bem previsível e fácil de ser entendida. Esta é uma família não tão tradicional no local onde surgiu e isso se dá pelo fato de ser um nome que pode reconhecer uma família em qualquer região. Confira abaixo um pouco da história de origem do sobrenome Bueno, informações sobre as famílias e curiosidades sobre o brasão.

Origem da Família Bueno

A família Bueno surgiu na Espanha e a palavra é derivada do verbete latino “bonus”, que significa “bom”. O termo foi difundido como nome próprio e sobrenome na Idade Média e se refere às qualidades de uma pessoa: boa, bondosa. O fundador do tronco familiar era provavelmente o portador destas qualidades e seus descendentes passaram a ser reconhecidos como “Fulano filho do Bueno”, até que posteriormente se adotou o sobrenome para reconhecer esta família.

Há alguns relatos de surgimento de novas famílias com o sobrenome Bueno em outras partes da Europa. No entanto, o sobrenome é originalmente espanhol, até mesmo pela sua grafia e sonoridade, é quase impossível que ele tenha surgido primeiro em outra região. Algumas famílias criaram tradições com o sobrenome Bueno em países como Itália e Portugual, mas novamente, deve-se reconhecer que a origem do sobrenome Bueno vem da Espanha.

Variantes do sobrenome Bueno

O sobrenome Bueno não possui variações conhecidas. A palavra em si pode sofrer alterações e ser utilizada em qualquer país como sobrenome, mas todas as famílias preferem adotar o original Bueno. Pelo fato de Bueno ser a tradução espanhola da palavra “bom”, é fácil encontrar traduções em todas as línguas para o sobrenome.

Brasão da Família Bueno

Existem dois modelos conhecidos de brasões da família Bueno. Eles são de regiões diferentes, um da Itália e outro provavelmente da Espanha. O modelo italiano tem um escudo de amarelo outro com uma faixa transversal que, ao que parece, é um galho verde. É um modelo simples e característico da família Bueno da Itália.

Um outro modelo representa um escudo em azul com cinco machados dourados. Sua borda é feita de folhagens em verde, como no escudo italiano.

110 Replies to “Família Bueno”

  1. Chamo-me Danilo Bueno, sou filho de Dirceu Bueno e Maria de Lourdes Rodrigues Bueno, irmão de Wilson Bueno, tio de Heloísa Faria Bueno e Lucas Faria Bueno, neto de João Pedro Bueno e Tereza Rosalen Bueno e também de José Augusto Rodrigues e Cecília Fugolin Rodrigues. Sou nascido e residente em Americana – SP. Meu pai, Dirceu, nasceu em Amparo, bem como meu avô João Pedro.

    Até onde eu sei, minha descendência vem de Bartolomeu Bueno (da Silva), o bandeirante que passou fundando muitas cidades desde o porto de Santos até o centro de Minas Gerais, por onde escoava o ouro e pedras preciosas para a coroa portuguesa. Nessas idas e vindas, foi fundando vilarejos que tornaram-se mais tardes cidades, dentre elas Amparo.

    Na cidade de São Paulo há duas homenagens ao Bandeirante Bartolomeu Bueno, uma estátua sua na igreja do Mosteiro de São Bento e outra estátua na entrada do Parque Trianon (de frente para o MASP na Av. Paulista).

  2. Olá, sou neta de Petronila Bueno Alves. Ela tem 95 anos e está a procura de seus irmãos
    José Bueno Alves
    Lindolfo Bueno Alves
    Carlos Bueno Alves
    Matilde Bueno Alves
    Seus pais eram Pedro Pedroso Bueno qual era surdo e mudo e Maria Alves Rodrigues
    Ela morava na cidade de vila clara a última vez que viu seus irmãos, eles ficaram com uma tia

  3. Não sei quase nada sobre meus antepassados. Sou Clelia Aparecida Bueno (tenho homônimos), filha de Francisco Bueno, nascido em Vera Cruz. Meu avô era Paulo Bueno, nascido em Itatiba. Era filho de Francisco…Bueno e Benedita Ribeiro Bueno (ou Leite, pois meu bisavô foi o segundo marido). Meu avô morava na região de Marília no início da década de 50. Em 1951 ou 52, mudou-se para o norte do Paraná. Perdeu contato de seus familiares por décadas. Pouco antes de falecer em 1998, conseguiu contato e reencontrou seu irmão José … Bueno, uns 50 anos depois, na cidade de São Carlos. Como percebem, mal sei o nome completo dos meus bisavós.

  4. Me chamo Landislei Bueno Minh família paterna mora no Paraná esse nome vem do meu pai filho de José Bueno que é filho de Manoel Salustiano Bueno sou descendente dos Buenos de minas gerais meu tataravô foi um dos fundadores da cidade chamada Bueno Brandão em minas gerais estou a procura de familiares quais não conheço.

  5. Oi,
    Meu nome é Amanda Bueno de Oliveira,
    Sou filha de Egnaldo Bueno de Oliveira, e neta de Roque Crispim Bueno de Oliveira, bisneta de Benedicto Bueno que era espanhol e veio morar no Brasil, e casou com uma portuguesa de Portugal.

  6. Meu pai Benedito Bueno de Azeredo , meu avô Felisberto Bueno de Goiás velho, Goiás que foi fundada por Bartolomeu da Silva Bueno filho de Bartolomeu Bueno da Silva o velho anhanguera.

  7. Meu sogro João Bueno nasceu na sua região nos anos 1920/1930. Cresceu e se casou em Nao-me-toque e mudou para Clevelandia – Paraná nos anos 1960 e por volta dos anos 1970 para Faxinal dis Guedes – SC.

  8. Meu nome é Natalucia Pereira Bueno, meu pai era Francisco Pereira Bueno e o pai dele meu avô Sátiro Félix Bueno. Nascemos em Pirapora MG. Mas não sei a minha descendência.

  9. Sou Liliam Bueno ,meu pai Danilo Bueno ,filho de Pedro Bueno ,o pai do meu avô se não me engano era Lorenço Bueno minha família é de Chapecó SC, sempre gostei do meu sobrenome❤️

  10. Boa tarde.
    Me chamo Marco Aurélio Bueno.
    Sou Indígena e gostaria de saber qual foi a primeira família com este sobrenome no Brasil.
    sem mais agradeço por sua atenção.

  11. Meu nome é Rejane Bueno. Sou de Caxias do Sul, RS. Sou filha de Mário Bueno Filho e neta de Mário Bueno e Amélia de Lages, SC. Meu pai sempre contou que seu avô e um irmão vieram da Espanha e um ficou no Rio de Janeiro e o outro foi para Lages. Porém perderam o contato. Tenho interesse em fazer a árvore genealógica.

  12. Olá, meu nome é Rejane Bueno, filha de Mário Bueno Filho, neta de Mário Bueno e e Amélia Bueno de Lages, SC. Também queria saber da procedência da família. Meu pai sempre contou que o avô e o irmão vieram da Espanha. Um ficou no Rio de Janeiro e o outro foi para Santa Catarina. Eu sou de Caxias do Sul, RS.

  13. Meu nome é André Felipe Bueno da Silva, filho de Sandra Maria Bueno Kuhn, e neto de Edith Bueno Kuhn, minha familia é toda do Rio Grande do Sul, da regiao de Carazinho, e Santa Barbara do Sul, agora estamos todos no Goias, algum parente distante ai ???

    1. Opa Sou Jean Bueno, Neto de Alencar de Lima Bueno e Manoel de Lima Bueno. Todos de Vacaria RS. Até onde sei pelas minhas investigaçoes, minha linhagem Buenos que vi eram em Vacaria veio de Riveira Uruguai e sai todos fazendeiros

    2. Olá gostaria muito tbem de saber se tem algum parente do meu pai, pois não conheço nenhum. Ermelinda Aparecida Bueno
      Mãe, Conceição Lopes Bueno
      Pai, Antonio Paulino Bueno
      Nascidos em Sem Peixe! Minas Gerais
      Atualmente moro em Belo Horizonte!

      1. provavelmente por ser perto de sao domingos do prata, dom silverio e alvinopolis
        ha uma grande possibilidade de vc ter varios parentes pois nessa regiao há muitos buenos, principalmente no prata e vargem linda. ja em BH, vc encontrar muitos buenos na regiao de venda nova

    3. Olá, não muito distante de vc estamos aqui em Novo Hamburgo , aqui no sul mesmo me chamo Sérgio Bueno sou filho de Santina salete bueno , pai desconhecido kkkk mas vindo de Vicente Dutra, forte abraço a vc e sua família…

    4. Ola, meu nome é Isaias Reis Bueno, também estou em Góias (Goiânia), filho de Alair Bueno, neto de Antônio Bueno Filho. Não tive contato com com parte da família do meu avô (irmãos, primos e outros), pelo que meu pai conta, minha bisavó era de origem Italiana, mas nada comprovado.

    5. Meu sogro João Bueno nasceu na sua região nos anos 1920/1930. Cresceu e se casou em Nao-me-toque e mudou para Clevelandia – Paraná nos anos 1960 e por volta dos anos 1970 para Faxinal dis Guedes – SC.

  14. OLÁ, gostaria de obter informações da descendência de minha família Bueno
    Meu pai , JOSÉ MARIA BUENO, FILHO DE ARISTIDES BUENO E IZALTINA BUENO , moradores da cidade de CASTRO, que nos dias de hoje todos já falecidos, tenho curiosidade em obter mais informações, pois quero editar um livro da família Bueno, suas origens, seus familiares. obrigado , QUEM TIVER informações , por gentileza : [email protected]

  15. OLÁ, gostaria de obter informações da descendência de minha família Bueno
    Meu pai , JOSÉ MARIA BUENO, FILHO DE ARISTIDES BUENO E CACILDA BUENO , moradores da cidade de CASTRO, que nos dias de hoje todos já falecidos, tenho curiosidade em obter mais informações, pois quero editar um livro da família Bueno, suas origens, seus familiares. obrigado , QUEM TIVER informações , por gentileza : [email protected]

  16. Meu avô se chamava Bento LOURENÇO nascido em Capão bonito SP.meu bisavô Alfredo Lourenço e minha bisavô Gertrudes martins. daí não sei a razão do meu tataravô se chamar JOAQUIM Bueno e minha tataravô Maria Pereira alguém mais tem está mistura de Bueno para Lourenço?

      1. Oi? Tudo bem? Qual era o nome da sua bisavó? Ana Candina de Jesus? Meu tataravo se chama Lourenço Gonçalves Bueno era de Monte Azul Paulista/SP. QUalquer coisa me mandar uma mensagem

  17. Olá!
    Procuro familiares de Dorly Bueno da Silva, meu avô. Gostaria de saber a origem da minha família!

    Morador de Curitiba PR, aposentado das agências dos correios de Curitiba, filho de João Bueno da Silva e Anália da Silva.

    Irmão de Pedro Bueno da Silva, Sady Bueno da Silva, Marli Aparecida Bueno da Silva.

    Obrigada!

    1. Olha, eu não sei o nome do meu bisavô, mas meu sobrenome também é “Bueno da Silva”, meu pai tem esse sobrenome e meu vô também tinha, e até onde eu sei, meu bisavô que tinha o sobrenome Bueno… mas o “da Silva” eu não sei.

  18. Bom dia! Pra mim vcs são todos meus queridos parentes, deve existir algum ramo na árvore, estamos todos ligados. Meu cunhado fez a nossa árvore, já sabemos q somos descendentes de Bartolomeu Bueno. Beijos a todos. Hoje, moro em Rondônia, mas nasci em MG.

    1. olá mariza meu avó veio de minas para Rondônia nome joaquim bueno de lima mas se não me engano ele nasceu na suíça,pode ser erro de cartório não sei ao certo! vai que somos parentes e nem sabemos kkkkkk

  19. Olá, Isabela.
    Meu nome é Danilo Bueno, sou irmão de Wilson Bueno, filho de Dirceu Bueno e Maria de Lourdes Rodrigues Bueno; neto de Thereza Rosalém Bueno e João Pedro Bueno e também de José Antonio Rodrigues e Cecília Fugolin Rodrigues.
    Sei (no meu caso particular) por meio de histórias que minha avó Thereza contava que no nosso caso somos descendentes do Bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva – o Anhanguera (inclusive ela tinha um gigantesco quadro com a foto de Bartolomeu pendurado na parede da sala que me causava arrepios quando criança… hehehe); que era judeu sefaradita que veio ao Brasil obrigado a liderar as navegações da Cia. das Bandeiras através de sua frotilha de caravelas que haviam sido confiscadas pela “Santa Inquisição”, bem como a fortuna familiar apoderada pela Ordem dos Cavaleiros de Cristo (isso apenas porque eram judeus) e foram obrigados a se converterem ao cristianismo (cristãos novos) para não morrerem na fogueira.
    Parte de sua punição foi vir para o Brasil liderar expedições da coroa portuguesa atrás de ouro, prata, pedras preciosas, pau-brasil e escravos.
    Bartolomeu juntamente com o Pe. José de Anchieta e Pe. Manoel da Nóbrega fundaram a cidade de São Paulo, lideraram tropas entre São Vicente até a região próxima ao Triângulo Mineiro atrás de riquezas e foram fundando vários vilarejos como Santana de Parnaíba (Villa Nova de Goiás) e outras por onde passavam.
    Temos bastante parentes espalhados pela Rota das Bandeiras (Amparo, Águas de Lindóia, Jundiaí, São Paulo, São Vicente). Seria interessante você aprofundar-se ao máximo o conhecimento de seu ramo familiar com os membros mais velhos e depois ir levantando dados de nascimento de avós, bisavós, tataravós, etc… com base em pesquisa cartorial. Pode ser que o seu ramo cruze em algum momento com o tronco do Bandeirante.

    1. Anhanguera nasceu no Brasil. O primeiro Bartolomeu Bueno que veio ao Brasil, avo do Anhanguera, era um carpinteiro espanhol que nao sabia ler. Chegou junto com a esquadra do Diego Flores Valdez que trouxe varios espanhois para Sao Paulo nos 1580s. Como era analfabeto, eh muito improvavel que fosse sefardita, dada a obrigacao de aprender a ler na religiao judaica

    2. O Bartolomeu Bueno da Silva era filho de Bartolomeu Bueno de Ribeira, o sevilhano, espanhol que chegou ao Brasil com seu pai Francisco Ramírez de Pórros a mando do rei da Espanha para fazer trabalhos de carpintaria, depois seu pai volta para a Espanha e ele se casa no Brasil com a Mércia Uçu, filha de português casado com uma mestiça (cabocla), a Mércia tinha 1/15 de sangue indígena e era neta do cacique piquerobi, sobre ele ser judeu, na verdade era católico, talvez um judeu converso.

  20. Olá! Sou Isabela Cristina de Almeida Bueno, filha de Laudir Jesus Bueno, interior de Sao Paulo e neta de Joaquim do Carmo Bueno, mineiro. Gostaria muito de aprofundar a arvore genealógica da minha familia, mas nao sei como.

    1. Eu tbm gostaria de saber Sobre a minha família sou Luiz Carlos bueno e meu pai Manoel da Silva bueno e minha mãe Avelina modesto bueno

  21. Sou Wellington Bueno neto de Antônio Bueno e bisneto de Emília Bueno sou Edealinense “Edealina- Go”
    Meus cumprimentos a todos sem exceção ….
    “Gratidão a toda
    Família Bueno”

    1. Olá, Joao Eduardo. Sou Isabela Cristina de Almeida Bueno, interior de São Paulo. Vim passar uns dias em RS, regiao de gramado. Ao visitar o Parque Aldeia do Imigrante, Nova Petrópolis, emcontrei a maquete da Casa da Família Bueno, em meio a uma colonia totalmente alemã. A moça do museu nao soube me.explicar o por quê e levantou suposições. Fiquei curiosíssima. Até hj nada sei sobre a árvore genealógica da minha família. Essa família a que me refiro, teria ligação com a sua?

      1. Meu nome é Pedro Ribeiro bueno. Meu pai era gaucho antonio bueno. Sou do Paraná região Oeste do estado. Se descobrir algo mais da família. Fale comigo.

      2. Oi, Meu nome é Jean Bueno. Neto de Alencar Bueno e tatara Neto de Manoel de Lima Bueno. Todos Fazendeiros e da Serra Gaucha e Vacaria. RS. Pelos meus relatos essa linhagem viria de El Riveira Uruguai.

    1. Eu sou Waldir Bueno
      Filho de Orlando Bueno
      Lídia Morra Bueno
      Meu avô se chamava
      Luiz Bueno e minha avó Italia Bueno
      Eles eram de Campinas-Sp

  22. Meu nome é Stela Maris Bueno, sou neta de Josafá Bueno, espanhol…Meu pai nasceu no interior de São Paulo… será que tenho parentes no Brasil?

    1. olá, meu avó era Natalino Ferreira Bueno, será que há parentesco??
      ele morou em ubiratã no Pr, mas viveu muitos anos em Maringá no Paraná.

      1. Meu nome é Alinil, sou de Curitiba e meu avô chamava-se Alexandre Bueno Ferreira, será que somos parentes. Estou tentando descobrir minha árvore genealógica.

    1. Sou Wellington Bueno neto de Antônio Bueno e bisneto de Emília Bueno sou Edealinense “Edealina- Go”
      Meus cumprimentos a todos sem exceção ….
      “Gratidão a toda
      Família Bueno”

    1. Provavelmente descende de bandeirantes, os Buenos são sempre fundadores das cidades, a medida que iam aprofundando no Brasil sempre ganhavam terras em troca de seus serviços à coroa, iam se estabelecendo por onde passavam, essa região é onde eles começaram a se estabelecerem, provavelmente somos parentes distantes. 🙂

    2. Olá, Minha familia foi de Mairiporã por volta de 1780 , Frutuoso Bueno de Moraes, LIndo Bueno de Moraes, Benedita Bueno de Moraes, João Bueno de Moraes, Paulo Xavier de Moraes…….. são muito todos de Mairiporã

      1. Olá Rosália! Interessante o sobre nome da sua família — o mesmo do meu avo. Ele se chamava Antenor Bueno de Moraes, não sei exatamente o local de nascimento dele, mas é alguma coisa como Iguatama ou Bambuí, região centro oeste de Minas Gerais.

    3. Sou Eduardo Bueno, paulistano filho de paranaenses da região dos Campos Gerais! Meu antepassado mais antigo conhecido é Herculano Bueno, que migrou sozinho e formou a família no Paraná

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *