Família Caldas

Apesar de sua grande popularidade aqui no Brasil, o sobrenome Caldas não possui origem brasileira. Isso porque, assim como quase todos os sobrenomes predominantes do país, eles são de origem estrangeira, uma vez que o Brasil foi colonizado.

Por ser um nome ainda muito comum, existem muitas origens acerca de sua história, embora a oficial conte que a família Caldas originou-se nas línguas castelhana e portuguesa.

Aqui, você conhecerá tudo sobre a família Caldas, desde a sua origem a curiosidades, variantes do sobrenome e até mesmo o brasão pertencente aos Caldas.

Origem da Família Caldas

O sobrenome Caldas possui duas origens. Assim como Caldas pode ser considerada uma alcunha onomástica originária das línguas castelhana e portuguesa, ela também possui uma origem toponímia (nomes originários de lugares) do Reino das Astúrias.

Por se tratar de um sobrenome popular, também relacionam a origem do sobrenome Caldas com a cidade italiana Caldes

Curiosidades

O país com o maior número de registro e distribuição de pessoas com o sobrenome Caldas, é o Brasil. No total, soma-se mais de 82.137 indivíduos membros da família Caldas.

O sobrenome Caldas é muito popular nos continentes americanos. Sendo assim, há um grande número de pessoas com a alcunha Caldas na Argentina, Colômbia, Equador, Peru e Estados Unidos.

Em Portugal, onde o nome teve origem também ainda há um grande número de registros (4.913 pessoas), assim como a Espanha (1.081).

Angola e Moçambique também têm vários membros de Caldas.

Variantes do sobrenome Caldas

Por se tratar de um sobrenome bastante antigo e popular, há diversos apelidos variantes de Caldas espalhados pelo mundo. Alguns deles são:

– Caldelas,

– Caldellas,

– Caldasso,

– Calidas,

– Caladas,

– Calduas,

– Calds,

– Caloudas,

– Calldasu,

– Calidasi

– Calldasi.

Brasão da Família Caldas

As cores predominantes do brasão da família são o verde escuro e o prata. O brasão da família Caldas é constituído por uma arma de prata, cujo interior possui cinco árvores ciprestes verde. Já o timbre do brasão é um cipreste de escudo, também na cor verde.

Veja o brasão representante da família Caldas aqui:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/85/Bras%C3%A3o_da_Fam%C3%ADlia_Caldas.jpg

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

36 Replies to “Família Caldas”

  1. Sou da família caldas Galvão e pedrosa meu avô era caldas e pedrosa minha vó era Galvão sou do Maranhão meu telefone 98 981747087 Bruno caldas

  2. Meu pai era Raimundo Nonato Caldas de Lavras da Mangabeira, hoje teria mais de 90 anos…. me lembro de quando pequena ele falar que seu avo ou bisavo teria vindo de Portugal..

    1. Sou da família Caldas de Barra do Ribeiro RS, onde temos vários membros da família. Meu nome de solteira Audrey Verônica de Caldas. Meu tetravô, segundo meus antepassados, veio do Paraguai.

  3. Meu pai foi adotado com 11 meses quando o pai dele morreu e depois de uma semana se não me engano ela morreu também, até hoje ele não conhece a família dele, irmão, tios, primos ele é de Francisco Badaró (Valdir Vianey Caldas)

  4. Sou Caldas do Rio Grande do Norte..
    E gostaria de Saber mais da Minha Família
    Sou sobrinha neta de ULISSES OLEGÁRIO LINS CALDAS.
    TOMBADO NA GUERRA DO PARAGUAI AOS 21 ANOS E SEPULTADO COM HONRAS DE HEROI.
    TEMOS CARTA ENVIADA AOS PAIS PELO IRMÃO QUE LÁ ESTAVA ..COMUNICANDO A MORTE DELE.
    NA OCASIÃO ESTAVAM SOB O COMANDO DO DUQUE DE CAXIAS..

  5. PERTENÇO À FAMÍLIA CALDAS; ALÉM DO QUE HERDEI DE MEU PAI A MISSÃO DE REALIZAR À GENEALOGIA DA FAMÍLIA CALDAS E DE OUTRAS NOBRES ESTIRPES MINEIRAS E PAULISTAS A ELA INTERLIGADAS. MEU PAI A INICIOU MEDIANTE UM DIÁLOGO COM SUA AVÓ PATERNA MARIA CALDAS DE SOUZA EM 1935; POSTERIORMENTE PARTIMOS PARA ÀS PESQUISAS NOS ARQUIVOS DAS PAROQUIAS, DIOCESES, ARQUIVO PÚBLICO MINEIRO E PAULISTA, BEM COMO DE OUTRAS FONTES. SOU TETRANETO DO CAPITÃO ANTÔNIO RIBEIRO DA COSTA CALDAS C.C. HONÓRIA FELISBINA PEREIRA CALDAS; INCLUSIVE TENHO OS BATISTÉRIOS DE AMBOS, BEM COMO A CERTIDÃO DE CASAMENTO DO CASAL. ALÉM DO QUE TENHO TAIS DOCUMENTOS DE SEUS PAIS, AVÓS E BISAVÓS. O CALDAS QUE EU ASSINO TEM A SUA ORIGEM NO CASAL ALEXANDRE PEREIRA DE ARAÚJO E SUA ESPOSA, NASCIDA EM RECIFE, PERNAMBUCO; SÃO BISAVÓS MATERNOS DO CAPITÃO ANTÔNIO RIBEIRO DA COSTA CALDAS, QUE RESIDIU COM SUA FAMÍLIA EM CAMPANHA, MG. O AVÔ MATERNO DO CAPITÃO ANTÔNIO REFERIDO FOI JOSÉ DA COSTA OLIVEIRA, QUE FOI PROPRIETÁRIO DA FAZENDA DOS MACACOS EM CONSELHEIRO LAFAIETE, MG, BEM COMO CONSTRUTOR DA MATRIZ DE CONSELHEIRO LAFAIETE ,MG DEMAIS INFORMAÇÕES VIDE LANÇAMENTO DO LIVRO GENEALÓGICO MUITO EM BREVE. GOSTARIA DE TER MAIS INFORMAÇÕES DESTA RAMIFICAÇÃO, DE EVENTUAIS DESCENDENTES….. QUANDO EU TERMINAR DE ESCREVER A NOSSA GENEALOGIA, PENSO EM LANÇAR TAL EVENTO EM CONSELHEIRO LAFAIETE, MG. SE HOUVER PARENTES LIGADOS A ESTA RAMIFICAÇÃO, GOSTARIA DE CONHECE-LOS E TER MAIORES INFORMAÇÕES.
    ; ENTRE EM SINTONIA COMIGO. JOAQUIM PEDRO CALDAS DE SOUZA – [email protected]

    1. Oi Bruno, não sou do Maranhão, mas minha avó, mãe e tios são todos de lá. E alguns até mora lá. Quem sabe você não é um primo perdido? Entra em contato comigo: 21 973140334

      1. Sou da família Caldas por parte de mãe, meu avó materno era Jovelino Pereira Caldas, somos de Niterói RJ, não sei muito sobre meus bisavós!

    2. Sou da Família Caldas de Santa Quitéria do Maranhão. Meu avô era Bernardo Lopes Caldas e dizia que a origem da família era no Ceará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *