Família Caldeira(s)

Veja a seguir a incrível história de formação da família Caldeira. Se você pertence a essa família, vai gostar de aprender mais sobre suas origens e se apaixonar ainda mais pelo feito histórico de seus descendentes.

O sobrenome Caldeira(s), assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Caldeira(s)

O sobrenome Caldeira(s) tem origem portuguesa. Os relatos históricos revelam que ele surgiu na batalha de Aljubarrota, marco da consolidação da nacionalidade portuguesa, na qual proporcionou uma nação independente e livre dos poderes castelhanos.

Na batalha de Aljubarrota o capitão, Gonçalo Rodrigues, pegou uma caldeira de ferro enorme dos castelhanos. E como gratidão pelos feitos na batalha, o rei D. João I ordenou que seu apelido fosse “Caldeira”. Sendo assim ficou conhecido como Gonçalo Rodrigues Caldeira e passou esse sobrenome aos seus descendentes.

Vale ressaltar que só os nobres possuíam sobrenome nessa época. Ele era um cavaleiro nobre da linhagem dos Roas. O rei da época era o primeiro descendente da dinastia Avis. Segundo relatos, na caldeira roubada poderia ser cozinhado mais de dois bois.

Curiosidades

Vale ressaltar que Gonçalo foi um importante escrivão de D. João I. No Brasil, a família Caldeira tem vários descendentes, assim como a família Silva. A árvore genealógica dessa família ainda não foi totalmente traçada, por isso ainda não há registros que foram os primeiros Caldeiras a chegar ao país.

Variantes do Sobrenome Caldeira(s)

No Brasil, o sobrenome Caldeira pode ser escrito com ou sem o “s” no final. Nos outros países o sobrenome é escrito como Caldeirão, Caulderon, Caldero, Calderon, Calderone, Calterone, Caldaro, Cowdron, Chaudron e Codron. Todos aparentemente são descendentes de Gonçalo Rodrigues.

Brasão da Família Caldeira(s)

O brasão da Família Caldeira é azul com uma faixa transversal prata. Nessa faixa é representado a figura de três caldeiras pretas. Há também o desenho de duas flores-de-lis de ouro. No timbre tem uma caldeira segurada por duas mãos que provavelmente fazem alusão a Gonçalo no dia do roubo da caldeira.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

107 Replies to “Família Caldeira(s)”

  1. Jose Maria Caldeira de Itapoá-SC
    Avo Jose Eleoterio Caldeira Avo: Joaquina da Silva Caldeira
    Pai Arnaldo Jose Caldeira
    Tio Avô: Manoel Caldeira e João Caldeira
    Origem de São Francisco do Sul SC e Itapoá-SC alguns em Florianopolis-SC

  2. Meu nome é Jose Maria Caldeira Avo. José Eleoterio Caldeira, Pai Arnaldo Silva Caldeira,
    Tio Avo Manoel Caldeira de Itapoá-SC e São Francisco do Sul -SC passamos de 250 caldeira aqui

  3. Olá!
    CORRIGINDO A PUBLICAÇÃO ANTERIOR
    Meu avô Antonio Marques, nascido na Ilha da Madeira, era filho de José Marques Caldeira e Maria de Freitas.
    Ele casou aqui no Brasil, aos 19 anos, com Maria José em 16/10/1926. Tiveram 2 filhos: José Marques (meu pai) e Adélia.
    Gostaria de saber mais sobre meus bisavós, se alguém souber de algo, por favor deixe mensagem…
    Obrigada.

  4. Olá!
    Meu avô Antonio Marques, nascido na Ilha da Madeira, era filho de Antonio Marques Caldeira e Maria de Freitas.
    Ele casou aqui no Brasil, aos 19 anos, com Maria José em 16/10/1926. Tiveram 2 filhos: José Marques (meu pai) e Adélia.
    Gostaria de saber mais sobre meus bisavós, se alguém souber de algo, por favor deixe mensagem…
    Obrigada.

    1. 28 de fevereiro de 2020 às 14:04
      Na sua certidão de nascimento deve ter o nome dos seus avós, se tiver a certidão do seu pai melhor ainda, se descobrir o nome de mais alguém posta aqui. Meu tio Manoel, que deve ser Pinto Caldeira, viveu muitos anos em Patos, ouvi dizer que ele morreu na lavoura de algodão em Goiás.

  5. Ola me chamo Diva Caldeira, meus avôs sempre nos falou que tinhamos muitos parentes em Tupã. Sou filha de Ismael Caldeira e meu avô se chamava Manoel Caldeira. Sera que somos parentes?

    1. Na sua certidão de nascimento deve ter o nome dos seus avós, se tiver a certidão do seu pai melhor ainda, se descobrir o nome de mais alguém posta aqui. Meu tio Manoel, que deve ser Pinto Caldeira, viveu muitos anos em Patos, ouvi dizer que ele morreu na lavoura de algodão em Goiás.

      1. Me chamo Hugo Caldeira Neto, meu Pai era Hugo Caldeira Junior e meu avô se chama Hugo Caldeira, somos descendentes de Guilherme Alves Caldeira, natural do estado de Minas Gerais e busco por mais informações sobre meu bisavô, pois a família não tem muito conhecimento do passado dele, ele quando mais velho se mudou para o estado do Rio de Janeiro e se estabeleceu em Resende. Tenho família conhecida em Resende, Barra Mansa e Volta Redonda, meu tio-bisavô inclusive dá nome à uma rua em Barra Mansa (José Alves Caldeira), quem tiver informações que puder compartilhar, ficarei muito contente em poder descobrir um pouco mais sobre minha família.

  6. Meu nome é Micheli Cristina Caldeira, sou filha de Milton Antonio Marques Caldeira, que é filho de João Marques Caldeira, filho de Manuel Marques Caldeira e Maria Luiza Caldeira. Minha avó paterna esposa de João Marques Caldeira dizia que meus avôs vieram de Lisboa, eles eram em 10 ou 12 irmãos se não me engano, lembro do nome de dois deles, Tio Narcizo e Tia Mercedes que era adotada. Sou da cidade de Olímpia, interior de São Paulo e gostaria muito de encontrar parentes da nossa árvore genealógica.

  7. Me chamo Hugo Caldeira Neto, meu Pai era Hugo Caldeira Junior e meu avô se chama Hugo Caldeira, somos descendentes de Guilherme Alves Caldeira, natural do estado de Minas Gerais e busco por mais informações sobre meu bisavô, pois a família não tem muito conhecimento do passado dele, ele quando mais velho se mudou para o estado do Rio de Janeiro e se estabeleceu em Resende. Tenho família conhecida em Resende, Barra Mansa e Volta Redonda, meu tio-bisavô inclusive dá nome à uma rua em Barra Mansa (José Alves Caldeira), quem tiver informações que puder compartilhar, ficarei muito contente em poder descobrir um pouco mais sobre minha família.

  8. Olá. Eu me chamo Fernanda Laila Caldeira de Oliveira. Minha mãe se chama Ivone Rodrigues Caldeira. Sou neta de Aurora Righetti Caldeira minha falecida avó. Moro em Araçatuba interior de São Paulo, se alguém da família Caldeira mora por aqui, quem sabe pode ser algum parente, pois minha avó teve 5 irmãos eu acho, todos falecidos já e eu nunca conheci os descendentes dos irmãos da minha avó.

  9. Minha mãe se chama Tereza Pinto caldeira eu me chamo Maria da Conceição caldeira de Matos minha mãe nasceu em Minas Gerais não conheço tio nem tia nem primos nada de nossa família ,minha mãe casou -se com meu pai e vieram de trem para o Paraná informações são 041995302371

  10. Meu nome é Brenda Christine Caldeira da Silva, estou a procurando dos parentes do meu avô Waldemar dos Santos Caldeira, meus bisavós são natural de Cabo verde -Portugal.

  11. Opa meu sobrenome e Gonçalves Caldeira, Meu Avô ( IM MEMORIAN) Horminio Rodrigues Caldeira, Casada com Zilda Gonçalves Viana, ambos de Jequitinhonha e Joaíma – MG, eu sou de Ipatinga – MG

  12. Meu nome é Sidnei Caldeira dos Santos, sou natural de Tupã-SP, mas moro à 18 anos na cidade de Londrina-PR, meu Pai é Durval Caldeira dos Santos, ele é natural de Caculé-BA, meu avó, Angelo Caldeira dos Santos, é portugues, meu pai saiu de um patrinonio perto de caculé-BA, onde meu avó Angelo tinha propriedade, aos 12 anos, junto com seu irmão mais velho com18 anos para o estado de SP, na cidade de Tupã, eles nunca mais voltarão, tinha um primo com nome de Pedro que mantinha contato com a família na BA, mais faleceu a 2 anos, mais a origem da família do meu avó Angelo Caldeira dos Santos, não tenho, até pq meu pai já faleceu à 40 anos

    1. Ola me chamo Diva Caldeira, meus avôs sempre nos falou que tinhamos muitos parentes em Tupã. Sou filha de Ismael Caldeira e meu avô se chamava Manoel Caldeira. Sera que somos parentes?

  13. O que sei é que aqui na nossa família o sobrenome Marques Caldeira – descendentes de Manuel, João, Conceição e Luzia. Chegaram no Brasil em 1902 tendo ficado alguns em São Paulo
    E outros para o interior – foi possível a cidadania

  14. Meu nome é Marco Antonio Caldeira sou de Salvador Bahia, filho de Terezinha Tavorina Caldeira meu avó era Antonio Caldeira descendente de portugueses aqui na Bahia vieram da região de Alagoinhas.

    1. Acho que Manuel é meu bisavô, a familia do meu é Marques Caldeira, meu pai se chama Milton Antonio Marques Caldeira, filho que João Marques Caldeira que era filho de Manuel Marques Caldeira e Maria Luiza

  15. Boa tarde, sou filha de ANTENOR CALDEIRA DE OLIVEIRA, meu pai era natural da Caculé esta da Bahia, filho de MARINHO CALDEIRA DE OLIVEIRA, se alguém o conhecer.

  16. Bom dia a todos.
    Sou Valdemar.
    Estou procurando parentesco de minha Mãe.
    Antónia Caldeira de Oliveira.
    As ultimas noticias de parentes sobre endereço eram de:
    Travessa dos Gomes.
    Leme do prado.
    Diamantina – MG.

    Para Contado [email protected]

    Agradeço atenção…

  17. Olá Sou Wagner Menezes Caldeira, filho de Valdivino Pinto Caldeira, Neto de Jose Pinto Caldeira, até onde sei minha família nasceu em Goias, mais precisamente nas cidades de Itumbiara e Buriti Alegre, gostaria de procurar mais familiares nesta arvore. Pois antes dessa geração não conheço ninguém.

    1. Olá, meu nome é Welton. Não tenho o sobrenome Caldeira mas tenho uma trisavó chamada Francisca Pinto Caldeira foi casada com Pedro Luis Do Carmo. Até onde sei eles eram da região de Patos de Minas. Não sei se nossos antepassados tem alguma ligação.

    2. Olá, meu nome é Welton. Não tenho o sobrenome Caldeira mas tenho uma trisavó chamada Francisca Pinto Caldeira que foi casada com Pedro Luis do Carmo, Até onde sei eles viviam na região de Patos de Minas, não sei bem em que cidade. Infelismente não tenho mais informações sobre ela e tbm não sei se há relação de parentesco entre nossos antepassados.

  18. Sou Silvio Caldeira sou d matelandia interior do Paraná sou descendente de Ana e Sebastião Rodrigues Caldeira natural de Franciscopolis Minas Gerais procuro familiares dessa regiao

  19. Meu nome é Vanessa Brant Moreira- sou da familia caldeira brant de diamantina. Será a mesma familia? será que existe apenas uma familia caldeira brant. meu avó Luiz caldeira brant casou-se com Amália Randazo e tiveram 4 filhos. José Eder Caldeira Brant, Luiz Caldeira Brant Olmaia caldeira Brant e Oneida Brant Moreira.
    Minha mãe é a Oneida que casou com Edmundo da Silva Moreira e retirou o sobrenome caldeira.
    gostaria de saber se existe alguem fazendo nossa arvore genealogica. e se eu puder contribuir com alguma coisa. tenho muita vontade de descobrir as origens da familia.
    meu e-mail é [email protected].
    obrigada

    1. Olá,o Seu Caldeira Brant vêm do Belga Jan Keteler Van brabant que foi viver em Portugal e teve seu nome e sobrenome traduzido para João Caldeira Brant e assim seus descendentes partiram para o Brasil dando continuidade a família.Minha família é Caldeira Brant por parte do meu avô paterno, nosso tronco genealógico vem de Quirina Caldeira Brant de Paracatu MG.

  20. Sou neto de José caldeira e Venina caldeira naturais de São Francisco de Paula Rio Grande do sul, procuro contato com os familiares

  21. Sou neta de Pacífico Gomes Caldeira, gostaria de fazer a árvore de minha família. Meu avô casou-se com Marieta Ribeiro Caldeira. Morou em Viradouro, onde foi juiz de paz.

  22. Olá sou também Caldeira e gostaria muito de saber se meus visa vieram de ??Portugal.
    Se alguém aí for meus parentes me de um alô.
    Meu nome é : Diva Caldeira
    Pai: Ismael Caldeira (falecido)
    Avós : Manuela Caldeira
    Avelino Caldeira

  23. Olá , muito bom saber das origens de nossa família …
    Eu sou Bisneto de LIMIRO CALDEIRA HORST
    neto de NILLO CALDEIRA HORST — 84 anos
    Filho de LIMIRO CESAR CALDEIRA — 61 anos

    Até onde sei, as origens dessa linhagem são de Mantena _ MG e regiões vizinhas …

  24. Boa noite sou filha de José Batista Caldeira filho de Antônio viana caldeira e dina batista Nogueira gostaria de saber mais sobre a origem de meu nome caldeira sabe e quem são os parentes.

    1. Boa tarde Maria, meu nome é Rayane Raissa Caldeira da Graça, filha de Carolina Caldeira e neta de Manoel Caldeira. Meu avô me contou algumas histórias sobre nossa familia e como ela chegou ao Brasil. Posso lhe contar que, nossa familia é composta por todos os Caldeiras do Brasil e que nossos antepassados vieram fugidos de Portugal. O navio que eles vieram atracou no porto de Santos na época. Espero que tenha tirado alguma de suas curiosidades. Um beijo.

      1. Sou Plínio Caldeira, meu vô Plinio Lucio Caldeira contava a mesma história sobre esse tal navio em Santos…recentemente residimos no Litoral de São Paulo

  25. Querenďo saber da minha origem, minha avó filha de José Antônio Caldeira, casado com Anna Francisca de Jesus ,minha avó Hermelinda Amélia de Jesus ,todos da Bahia na região de Paramirim

  26. Meu Nome é Jose Maria Caldeira, moramos em Itapoá-SC, tem bastante Caldeira proa aqui, São Francisco do Sul/SC, e Joinville/SC três municípios proximos, em Florianópolis uma vez por ano tem encontro da Familia Caldeira

  27. PROCURO OS PARENTES DE FERNANDO CALDEIRA DE MOURA CAMPOS, o falecido que foi arremessado de um avião em 9 de Julho de 1997, aparentemente ele tinha 38 anos quando morreu.
    Me chamo Diogo Da Silva Caldeira, nasci dia 9 de Julho, e conheci a história de Fernando através do canal “Vc Sabia?” do YouTube, tenho interesse em saber mais sobre nossa família.
    Qualquer informação me mande um mail: [email protected]

  28. Boa noite!Me chamo Dalison Caldeira Freitas,filho de Arlete Caldeira Chaves e neto de Maria Caldeira Chaves,também busco ligações com minha parentela.Minha família é oriunda do Estado do Rio de Janeiro, da Cidade de Campos dos Goytacasses e adjacências! ([email protected])

  29. Interessante pessoal; sou neto de João Simões Caldeira e descendente de Gentil Caldeira que é lembrado por muitos como um bom prefeito da cidade de Mutum MG

  30. Amei saber mais sobre minha família que eu tenho orgulho. Sou neta de Antônio Marques Caldeira onde foi um homem muito trabalhador e honesto.

      1. Nossa q coincidência meu avô se chamava Antonio Marques Caldeira de Mendonça e meu pai Antonio Marques Caldeira de Mendonça filho os dois ja faleceram

  31. Sou Neto de valdomiro caldeira natural de teofotono mina gerais seu Pai Pedro caldeira moro na região de campo mourão no Paraná

  32. Eu sou Juliana Menezes Caldeira e não conheço muitas pessoas da família Caldeira , porque não fui criada pelo meu pai . Acho que pertencemos a uma mesma família , pois é um sobrenome incomum . Meu pai de chama Jorge Caldeira e meu avô João Caldeira de Niterói

  33. Sou Patrícia Helena Caldeira. Minha mãe, Maria da Conceição Caldeira é bisneta de Caldeira Portugueses. O bisavô ela não lembra, mas o avô era João Leão Caldeira. Legal saber que há tantos Caldeiras por aí! Deus abençoe a todos!

  34. Olá,me chamo Ronaldo Da Silva Caldeira,sou filho de Juvenil Caldeira Pinto, e neto de Antonio Caldeira Pinto. também procuro por minhas origens. Fico feliz por saber dos grandes feitos do nosso “patriarca” o Capitão Gonçalo Rodrigues Caldeira.Somos uma família nobre, descendemos de um grande guerreiro. um forte abraço à todos os Caldeira (s).

  35. Sou bisneta de José caldeira da Silva e Maria pereira Amaral..
    Procuro saber de minhas origem em Portugal e se ainda há algum parente deles vivos em Portugal..

  36. Sou descendente da família Caldeira, meu avô Severiano da Silva Caldeira, procuro meus familiares, procuro saber também sobre minhas origens, Caldeira já tem cidadania Portuguesa? procuro saber sobre minhas origens em Portugal, por favor se souberem entre em contato… Desde já agradeço.

  37. Boa tarde ! Sou bisneta de portugueses nascidos na Ilha da Madeira, Antonio Caldeira e Conceiçao Caldeira, procuro mais informações. Entrem em contato

    1. Também sou bisneto de Antonio Caldeira, nascido na ilha da madeira, sendo que o seu filho ( meu avô ), emigrou para a antiga colônia ( Angola ),sendo que o meu paí regressou a Portugal em 1976. Não sei o nome da minha visavò

    2. Se sao da ilha da Madeira é provavel que sejam meus familiares, eu sou descendente de Joao Caldeira ebde Ema bruskhy de sales Caldeira. Há muitos Antonios na damilua.

  38. Procuro informações sobre Manoel Marques Caldeira de Mendonça, veio para o Brasil em 1923 ou 1924 com sua familia esposa e filhos , natural da
    Ilha da Madeira ,Portugal .
    Gente e muito importante meu avô era irmão dele e nunca o encontrou aqui no Brasil, gostaria de encontrar seus descendentes..

    1. Eu até consegui ver os documentos como passagem de Manoel Marques caldeira,Antônio Marques caldeira filho de Manoel é mais dois irmãos

    2. Oi Regina acho q provavelmente temos parentes em comum meu avô se chamava Antonio Marques Caldeira de Mendonça veio de Portugal, viu pegar mais informações com minha tia me adc. No Whatsapp 16 99631 6644

  39. EU SOU NETO DE FELISBERTO TOLENTINO CALDEIRA E MINHA MÃE JOAZINA CALDEIRA SENA, MINHA MÃE NATURAL DE COQUEIRO (HOJE INDAIABIRA) – NA ÉPOCA DISTRITO DE RIO PARDO DE MINAS – MG , MEU AVÔ FALECEU EM TAIOBEIRAS – MG, GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE NOSSA FAMÍLIA. E-MAIL: [email protected]

    1. Bom dia Kelly. Eu tb sou neta de José Caldeira, provavelmente morador de São João del Rei – MG,
      porque meu pai nasceu lá. Você conseguiu saber algo a respeito deste sobrenome, Caldeira?

  40. Sou neta de Juvenal Caldeira nascido na Ilha da Madeira. Veio para o Brasil em 1920 ou mais, não sei dizer ao certo. Meu pai é Juvenal Caldeira Filho e nasceu em 1939. Se tiver algum parente por favor entre em contato pelo meu e-mail. Obrigada !

  41. meu pai era Álvaro Caldeira, filho de Benjamim José Caldeira e Firmiana Catarina da Silva, naturais de Juirassu, municipiuo de São Domingo .
    do Prata

    1. Olá, sou Wagner Caldeira, filho de :Altamiro Jose Caldeira e neto de Antonio Jacinto Caldeira, também de São Domingos do Prata… tenho certeza de que somos parentes….

  42. Procuro pela família do meu falecido pai LUCAS EVANGELISTA CALDEIRA /MG.
    Sou Renato Nascimento Caldeira e minha mãe Valdelice Nascimento.

  43. Procuro saber sobre minhas origens em Portugal meu avô paterno chamava-se Manuel da Cruz Caldeira e veio para o Brasil escondido num navio meu pai falava para nós que ele o vô tinha engraviddo uma moça eles eram novinhos e ele não queria casar e fugiu para o Brasil e nunca mais teve contato com seus familiares não tenho certeza mas me parece que a cidade era Aveiros será que voces podem me ajudar?

    1. Olá! Meu avô materno era Alberto Caldeira natural de Ferreiros de Tendais, Concelho de Cinfães, Distrito de Viseu. Filho de Basílio Caldeira e Felisberta de Jesus.

  44. Procuro saber da minha origem avó Percilia Caldeira e avô Belaminio Fabrício Costa
    Pais Elias Rodrigues da Silva e Zeula Maria Caldeira da Costa
    Origem de minas gerais

    1. Sou filho de Osvaldo caldeira de almeida filho de Alcindo caldeira de almeida e indalina caldeira. Meu pai tem 65 anos e natural de minas gerais ja faz mais de 40 anos que não vê nenhum parente e eu gostaria de saber ou pouco mais sobre nossa família.

    2. Meu avô se chamava Otaviano Pinto Cadeira (deve ter nascido por volta de 1900) e era casado com Raquel Luisa de Amorim, seus filhos se chamavam Manoel de tal, Juvenil de Tal, Sinésio Pinto Caldeira, Realino Pinto Caldeira (nasceu em 1923), Aprigio de Tal, Julita de Tal, Modestina de Tal, viviam na região de Lagoa Formosa/MG. Se encontrar algum elo me avisa.

      1. olá,meu nome é Welton sou de Goiânia. Uma das minhas trisavós se chamava Francisca Pinto Caldeira e foi casada com Pedro Luis do Carmo e também eram da região de Lagoa Formosa/MG. Não sei a data exata que ela nasceu, mais acredito que foi entre 1900 à 1910. Você saberia me dizer se há ligação entre ela e seus antepassados?

        1. Olá Welton!
          Eu acredito que sua trisavó e meu avô eram parentes muito próximo, talvez irmãos, mas infelizmente eu também não sei Muita coisa.
          Vivíamos em Major Porto, Distrito de Patos de Minas. Havia por lá uns poucos parentes do meu pai, mas não tive contato com eles.

  45. Eu sou neto de Hortênio Francisco Caldeira e o meu pai Antonio Alves Caldeira,o que eu sei que meu pai nasceu em Casimiro de Abreu RJ

  46. PROCURO SABER SOBRE MINHAS ORIGENS MEU AVÔ LEOPOLDO CALDEIRA , MINHA AVÓ CAROLINA CALDEIRA PAIS DE MEU PAI . MEUS PAIS ANToNIO CALDEIRA E DIOZINA MAICEL

    1. Olá, a minha mãe se chama Carolina Caldeira em homenagem a vó dela Carolina Caldeira será que é alguma conhecidencia?Me chamo Rayane Raissa Caldeira da Graça e sou neta de Manoel Caldeira.
      Ficaria feliz em conversar mais sobre isso.
      deixo a baixo meu endereço de e-mail
      [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *