Família Campos

Uma das famílias conhecidas no Brasil e com um sobrenome bastante popular é Campos. Veja abaixo algumas informações e curiosidades sobre este sobrenome que, como a maioria dos populares por aqui, foi originado na Espanha ou Portugual.

O sobrenome Campos, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Campos

Este foi um sobrenome utilizado incialmente por portugueses e espanhois. É classificado como sendo toponímico em razão de sua origem geográfica.

Sua real origem é na Espanha, onde surgiram os primeiros Campos que viram das terras de Campos (Campi Gotorum, Campos dos Godos) em palencia, Leão e Valladolid, e passaram a Portugal no tempo de D. Fernando I(Sec. XIV).

Curiosidades

O sobrenome Campos ou Campo eram dados a pessoas, famílias que trabalhavam nos campos. Isso parece meio óbvio, mas é importante que se confirme a real existência deste nome.

Outra curiosidade interessante é a separação das famílias. Ao chegar em Portugal, os sobrenomes Campos e Campo foram separados. A partir daí cada um passou a ter o seu próprio brasão.

Variantes do sobrenome Campos

O sobrenome Campos tem como variação Campo. Todos os dois são encontrados no Brasil, embora Campos tenha mais popularidade entre os brasileiros.

Brasão da Família Campos

Como a família Campos e Campo são separadas atualmente, cada uma possui o seu próprio brasão. Partindo do brasão da família Campo, este é um escudo bem simples constituído por quadrados coloridos de verde e prata.

Já o brasão da família Campos é composto por três leões em seu escudo com o fundo colorido de azul. No timbre do brasão é visto o mesmo leão do escuro.

As cores básicas são completamente diferentes nos dois casos. Dessa forma, com estes sendo os verdadeiros escudos das famílias, podemos concluir que elas realmente não são a mesma.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

168 respostas para “Família Campos”

  1. Meu nome é sharlene s campos meu pai aparecido Donizete s campos, filho de José Gomes campos, filho de Elpidio José de campos e vitoriana Domingues campos, gostaria de encontrar alguém da família. Meu avó morava em Ferraz de Vasconcelos natural de franca interior de são Paulo, morreu atropelado.
    Contato: Sharlene.campos.sc@gmail.com

  2. Olá eu só gostária de tirar a seguinte duvida:
    Li em algumas pesquisas q o brasão da familia campos seria o azul com 3 leões e tal, porém tenho visto um segundo na cor vermelha com apenas1 leâo de corpo inteiro.
    Affinal qual que posso considerar realmente o oficial????

  3. Eu sou Silvani Eduvirges Campos
    meu pai chamava
    Reinaldo Alves Campos.
    Ele era de Três Marias…MG
    não conheci nem um parente dele…
    queria tanto conhecer meus tios..tias…primas…primos. ..
    principalmente meus avós

  4. Sou filho de Pai com sobrenome Campos, que veio do meu Avô Paterno , que além de Campos tinha também o Sobrenome Oliveira. Já minha avó paterna tinha Alves e Campos. São de uma das primeiras Fazendas do Estado do Piauí. Localizada na cidade de Nazaré do Piauí. Chamada no Período Fazenda algodões.
    Sou muito orgulhoso desse Sobrenome, e para não encerrar comigo, passei para minhas duas filhas. Para que elas possam dar continuidade a esse Sobrenome, muito pouco encontrado tendo em vista a quantidade de outros.

    1. Amigo, Tambem sou Campos com o mesmo vinculo com Oliveira. Nossa familia esta espalhada na regiao oeste do Rio Grande do Norte e na divisa com o Ceará. Alem de Campos e Olivwira, tambem nossa familia é conhecida como batistas.

  5. Ola meu nome é Igor Campos eu sou de são paulo e o meu campos vem de origem espanhola realmente o brasão vermelho bate com o de minha família entao concordo com tal comentário é verdadeiro .

    1. Lourimar, meu bisavô morava numa fazenda se e não me engano na região de Oeiras e ele tinhas irmãos e irmãs. sei que os pais dele vieram da Paraíba.

        1. oi sou francisco moreira de campos neto filho de francisco moreira de campos filho não conheço e não tenho endereço de meu pai e de meus familiares

          meus avós paternos são: francisco moreira de campos (falecido)
          e georgina ribeiro de campos de mato grosso do sul.
          ate onde sei são de familias bem conhecida tanto em mato grosso como varzea grande.
          ser tiver alguma informação contato ou endereço agradeço.

  6. como faço para saber sobre minha arvore genealógica do sobrenome Campos, sou de São Paulo moro em guarulhos, e minha mãe nasceu em Sergipe na cidade de Itabaiana.

  7. sou edenilson morais campos meu pai era miguel morais campos seu pai era geraldo francisco campos eu nasci no paraná mas meu pai era de a santa bãrbara do túgurio mg

  8. Somos desecendentes das linhas NUNES (JUVENAL NUNES DUARTE) por parte de Avô e CAMPOS por parte da avó ( BELIZARINA VERA CRUZ CAMPOS) que se casaram no sitio dos Nunes- FLORES – PE

    Gostaria des aber quem forram os ancestrais de BELIZARIA VERA CRUZ CAMPOS e qual a origem desta minha avó falecida no SITIO DOS NUNES – PE

  9. Sou neta de Maria Campos. Pelo que sei, os pais dela eram espanhóis e moravam na região do Acre. Gostaria de saber mais sobre os Campos do Acre/Amazonas

  10. Pessoal eu tbm sou da família Campos Neto de José Filho Campos, moro na Bahia e meus avós vieram do Ceará tbm eu fui até a Espanha conhecer alguns parentes foi muito gostoso conhecer a Espanha e meus familiares, foi muito emocionante, adorei. Tenho muito interesse de conhecer vcs tbm meu face Tiago Campos.

    1. meu avó josé jolião campos nasc.em 1911,era de santa catarina.meu bisavó julio campos nasc.em 1875 era do rio de janeiro e veio da espanha num navio de escravos.estou fazendo á tempo uma pesquisa sobre minha familia

  11. Ola meu nome e celio roberto campos, filho de joaquim dos santos campos, que veio pra mato grosso do sul, e nasceu em muriae em minas gerais meu avo lourival brasilino compos de muriae mg

    1. sou filho de manuel dos passos campos, era natural de são cristóvão – sergipe, era filho de pedro soares campos e maria izidia. nunca conheci parente por parte dele, irmão, tios ou primos, amo o meu sobrenome.

  12. Estou a procura de descendentes de João Campos de Carvalho,que foi entre a década de 30 e 40 para o Estado de São Paulo deixando 2 filhos(João Campos Filho e Carmelita Campos) e sua esposa (Anizia Campos de Carvalho) no Estado do Pernambuco.

  13. meus pais são do ceará e meu sbrenome campos herdei do meu pai,na verdade sei muito pouco da parte da família do meu pai visto q ele morreu quando eu tinha 4 anos e perdemos contato com ela ,nunca conheci meus avós paternos,o q eu sei q familia da parte da minha mãe tem mistura de indio e branco,mas meus irmãos e eu somos mais claros que alguns primos q claramente puxaram mais o sangue indígena pelo tom mais moreno e cabelo liso
    mas sempre desconfiei mesmo q a origem do nome fosse português,pela fonia e gráfia que não tem nada ver com italiano ou holandes por exemplo e por obviamente no nordeste praticamente só ter existido colonização/imigração portuguesa e seguida de espanhola e holandesa

  14. Legal,conhecer um pouco de nossa história me chamo Fernanda Cristina de Campos, meu bisavó chamava-se Benedito de Campos (Residia em araras-sp) foi casado com luisa de souza campos.Meu bisavó ainda tem uma irmã viva que se chama Carmem de Campos(ainda reside em araras-sp).Não tenho informações sobre o nascimento do bisavó, mas sei que seu pai(meu tataravô) chamava-se Olimpio de Campos.Se alguém souber mais informações ficaria muito feliz!!

        1. nasci no df mas tanto pai com mae sao do ceara,legal saber que existem muita gente com o sobrenome na região,a cidade da minha mãe é tianguá ,mas o do meu pai já falecido e do qual herdei o nome campos eu ñ sei

  15. Que legal, meu sobrenome é de origem ibérica. Porém aqui em Belém há poucos com esse nome, apesar de na minha opinião ser um sobrenome bem comum. Na história do meu estado houve um grande conego com esse sobrenome; Que apesar de ser de uma classe boa, lutou ao lado do povo na Cabanagem.

  16. Sou alagoana,bisneta de Tereza Campos e Vicente Campos e seus filhos eram: Manoel Campos ,José Vicente Campos , ,Antô
    nio Vicente Campos,João Vicente Campos.

    1. Olá Rubineide! Seus parentes estão todos em Alagoas? Estou procurando a origem de Manoel Campos, meu bisavô que morava em Currais Novos/RN. Obrigada!

  17. Sou de Campinas – São Paulo e o pai de minha mãe chama-Se Henrique de Campos filho de Henrique Antunes de Campos e minha mãe até hoje não conhece seus parentes por parte de pai. Se alguém tiver alguma informação meu e-mail é jlexmarques@gmail.com.

  18. Bom dia estava procurando saber um pouco sobre meu sobre nome sou da cidade de triunfo RS Meu bisa vô se chamava humbelino faltino de campos ,meu vô se chamava landirico faltino de campos e minha mãe se chamava Edi pires de campos de onde surgiu o pires minha avó casada com landerico se chamava Amelia pires de campos minha avó era neta de Onofrio prires de campos Braso direito do Bento Gonçalves os precursores da gerra dos farrapos .meu nome Rodrigo Campos da Silva .

    1. Oi Rodrigo, Meu nome e Marisa, sou nata de Isidro Pinheiro de Campos e Edilha de Oliveira Garcia, os dois de Triunfo-RS. Minha mae, Maria Gelsa Garcia Pinheiro, também nascida em Triunfo. Estou tentando construir a historia da familia. Qualquer informação e bem vinda. Obrigada Rodrigo.

    2. Olá,sou marcia campos
      filha de Sebastião Pires Campos,meu pai foi separado dos irmãos quando perdeu os pais ainda criança.com o tempo foram se dispersando e nunca mais se viram.meu pai hoje está com 80 anos e seu sonho era encontrar pelo menos um de seus irmãos.ele é proveniente de goiânia goiás. eram cinco irmãos que ele se lembra mais ou menos

    3. filha de Sebastião Pires Campos,meu pai foi separado dos irmãos quando perdeu os pais ainda criança.com o tempo foram se dispersando e nunca mais se viram.meu pai hoje está com 80 anos e seu sonho era encontrar pelo menos um de seus irmãos.ele é proveniente de goiânia goiás. eram cinco irmãos que ele se lembra mais ou menos

  19. Foi muito bom saber que faço parte de uma família tão grande.sempre procurei saber minha origem,mas as informações q tinha eram muito vagas.Pela parte da minha mãe,eu sabia, q era originário de Triunfo Pé.Falo da família Fonseca.Meu bisavô,era Manoel Fonseca vindo de Triunfo Pé.minha bisavó,era Maria Campos.Meu avô, Teotônio Campos da Fonseca,minha avó Maria Miguel.meu pai José Aves de Souza,minha mãe,Francisca Cpos de Sousa,Euarcos JoseCampos de Sousa, casei e divorciei com Josane T.Sousa Leite. Meus filhos,Bruno Leite Campos,Braulio Leite Campos,Breno Leite Campos.

  20. Meu Pai…. Sebastião Ribeiro de Campos
    Meu nome….. Gabriel Ribeiro de Campos

    Origem do meu Pai. Interior de São Paulo. Cidade de Fartura – Próximo a Itaporanga.
    Residencia Atual… LONDRINA – PR.

      1. Perdi meus avós faz muito tempo.
        Meu avô afirmava sem sombra de dúvida que eram de origem portuguesa, mas não tinha documentos de imigração de meus bisavós ou tataravós.

  21. ADOREI SABER,QUAIS AS ORIGENS DESSE SOBRENOME ,QUE TENHO E QUE TENHO ORGULHO DE DIZER,NÃO FAÇO QUESTÃO DE NEM UM OUTRO…QUEM SABE POSSO ENCONTRAR UM TIO QUE SE CHAMA GONÇALO RIBEIRO CAMPOS…

    1. Com certeza conheço sua ascendência até a 6a./7a. geração. Os Ribeiro Campos da região (Quixeramobim, Boa Viagem, Monsenhor Tabosa e Tamboril) tem ascendência comum.

  22. Família extraordinária. .
    Carlos Campos
    Luiz Campos
    Cristiano Campos
    José Campos
    Marlene Campos
    Matheus Campos
    Mauro Campos
    Loren Campos
    Emily Campos
    Adriely Campos

  23. Gostei muito de saber a origem da Família Campos. Mas, gostaria de saber mais.Sabe-se que viram quatros irmãos( três homens e uma mulher) Vieram de uma região muito pobre de Portugal região do ninho. Eles eram colonos. Fugiram para o Brasil(não sei a data) Chegaram aqui, cada um foi para estados diferentes. Bahia, Minas, Pernambuco e Mato Grosso.

    1. Olá Miriam, meu nome é Déborah também procuro a família Campos, pois meu pai, morava em são paulo, na década de
      1958, era original de aquidaban Sergipe, e procuro por algum parente de lá?

  24. muito legal saber que o sobrenome CAMPOS esta presente em todo o Brasil. Resido em Jaraguá do Sul – Santa Catarina. Abraço a todos.

    1. PROCURO A FAMÍLIA CAMPOS DE SANTA CATARINA (FLORIANÓPOLIS), MINHA AVÓ MATERNA SE PERDEU DA FAMÍLIA; VEIO PARA O RIO DE JANEIRO. SÓ SEI O NOME DELA DE CASADA. NÃO SEI O DE SOLTEIRA. ERA FELISBERTA DE CAMPOS LEITE. SEI QUE A IRMÃ DELA ERA FLORISBELA.

  25. A origem do sobrenome campos se estabeleceu no Brasil por vouta do ano de 1600. onde um rapaz de nome siqueira Campos de Queirós, se envouvel em uma discussão em uma escola espanhola onde assassinol seu professor , por medo de represarias a sua família umilde ele teve que fugir escondido em um barrio em um navio de carga este navio estava viajando com suprimento p o Brasil resem descoberto pelos portugueses este navio atracou no litoral pernambucano onde campos ficou de lá ele foi pra uma vila onde ele construiu família e fundou a cidade que hoje é conhecida como triunfo. hoje triunfo é uma cidade turística ( a família política siqueira Campos descendem desse homem chamado siqueira Campos de Queirós seus tataravôs foram nascido nessa cidade pernambucana )

  26. Minha árvore genealógica:

    Sandro Campos dos Santos, 33 anos (filho)
    – Francisco Vieira dos Santos, 62 anos (pai)
    – Maria Campos dos Santos, nome anterior Maria Neres Campos, 60 anos (mãe)
    – Francisco Ferreira Campos (avô paterno)
    – José Ferreira Campos (Bisavô paterno)
    – Lusia Ferreira Campos Bisavó Paterno)
    – Maria Josélia Campos (avó materna)
    – Francisco Neres de Andrade (Bisavô Materno)
    – Guilhermina Maria de Andrade (Bisavó Materno)

    1. Jose Ferreira Campos É meu tataravô em aqui em Portugal. Minha família também é Ferreira Campos. Sou português.
      Tens mais informações dele?

      1. Sou ELI PAULO CAMPOS, sou de João Alfredo – PE e meu avô era MANOEL PAULO CAMPOS E bisavô JOSE FERREIRA CAMPOS, tataravô VICENTE FERRREIRA CAMPOS..

  27. Minha árvore genealógica:

    Sandro Campos dos Santos (33 anos)
    – Maria Campos dos Santos, nome anterior Maria Neres Campos (mãe)

    Francisco Ferreira Campos (avô paterno)

    Maria Josélia Campos (avó materna)

  28. MORO EM MATO GROSSO, AQUI TEM MUITOS CAMPOS EXISTE UMA FAMÍLIA MUITO TRADICIONAL DE POLÍTICOS QUE SÃO OS CAMPOS. SERÁ QUE SOMOS TODOS DA MESMA ARVORE GENEALÓGICA?

  29. Olá
    Segue o link com respostas referente ao sobrenome campos dizendo que Até recentemente, acreditava-se que esses judeus conversos abandonaram seus sobrenomes “infiéis” para adotar novos “inventados” baseados exclusivamente em nomes de plantas, árvores, frutas, animais e acidentes geográficos. E como vcs podem ver; o sobrenome “Campos” está incluso nessa Lista: Cabaco Cabral Cabreira Cáceres Caetano Calassa Caldas Caldeira Caldeyrão Callado Camacho Câmara Camejo Caminha Campo Campos Candeas Capote Cárceres Cardozo/Cardoso Carlos Carneiro Carranca Carnide Carreira Carrilho Carrollo Carvalho Casado Casqueiro Cásseres Castenheda Castanho Castelo Castelo Branco Castelhano Castilho Castro Cazado Cazales Ceya Céspedes Chacla Chacon Chaves Chito Cid Cobilhos Coche Coelho Collaço Contreiras Cordeiro Corgenaga Coronel Correa Cortez Corujo Costa Coutinho Couto Covilhã Crasto Cruz Cunha (http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias/exibir.asp?noticia=_Confira_a_lista_de_sobrenomes_judaico-portugueses_usados_para_fugir_da_Inquisicao&id=3514)

    esta ae o link para mais dúvidas 😉

  30. Explica mas não é bem isso que gostaria de saber , quero é saber como o sobrenome veio para o Brasil Jé que passou por Espanha e Portugal………

    1. Procuro por um tio meu
      Gonçalo ribeiros campos
      Filho de Maria Barros campos nasceu no Ceará em uma cidade do interior do Ceará chamada Tamboril gostaria muito de saber sobre ele e conhecer alguns parentes que tenho como sua família ..

      1. Com certeza conheço sua ascendência até a 6a./7a. geração. Os Ribeiro Campos da região (Quixeramobim, Boa Viagem, Monsenhor Tabosa e Tamboril) tem ascendência comum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *