Família Cândido

O sobrenome Cândido é pouco conhecido no Brasil. Por aqui a palavra é mais utilizada como nome próprio. Mesmo assim, a família Cândido tem descendentes brasileiros espalhados em algumas partes do país. A sua falta de popularidade se dá pelo fato de que o Brasil foi colonizado por portugueses e espanhois e os sobrenomes mais recorrentes por aqui são os originados nestes países. Confira logo abaixo um pouco da história do sobrenome Cândido, informações do brasão e muito mais.

Origem da Família Cândido

A família Cândido é de origem italiana. O sobrenome é de origem patronímica, ou seja, veio em homenagem ao fundador do tronco familiar, o primeiro integrante pai da família.  O nome é a tradução italiana de “branco”, “brilhante” e “radiante” ou “puro”, “ingênuo” e “inocente”. Este foi o apelido dado ao pai ou até mesmo utilizado incialmente como sobrenome.

Há relatos de que a primeira família surgiu na região de Siracusa, na Sicília. Os filhos de algum homem chamado Cândido, nome que era comum para época e região passaram a serem conhecidos como “Fulano filho de Cândido” até que essa designação se encurtou e o sobrenome virou “Fulano Cândido”. Dessa forma, o nome da família foi passado a gerações do modo em que foi constituído.

Curiosidades do sobrenome Cândido

Cândido ainda é bastante utilizado nos dias atuais, mas na maioria dos casos, como nome próprio. O sobrenome é conhecido por ser de italianos, então algumas famílias mais tradicionais deste sobrenome no Brasil ainda mantêm forte as tradições de seus ancestrais, como a preferência por comidas típicas, modo de agir, etc.

Variantes do sobrenome Cândido

Não existem muitas variações gráficas conhecidas para o sobrenome Cândido. Uma possível variação gráfica que deve surgir ao longo do tempo é Candido, sem o acento. No entanto, o sobrenome permanece bem sólido desde quando foi criado e nenhuma alteração foi feita de família para família.

Brasão da Família Cândido

O brasão da família Cândido é feito de um escudo azul com duas colunas de prata. Acima delas há leões dourados tenentes enfrentados e um castelo no meio. Abaixo do castelo se tem uma flor-de-lis prata com uma espécie de cabo em baixo dela. Este é um brasão bem característico e original da família Cândido.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

132 respostas para “Família Cândido”

  1. Tem algum Candido da Silva da região da Bahia, pois provenho de uma Família Candido da Silva por parte da minha mãe! Meu avô era branco de olhos azuis. Se chamava Donato Candido da Silva, filho de José Candido da Silva, os irmãos de vô se chama: Joaquim Candido da Silva, Nena Candido da Silva, Augusto Candido da Silva e Candia Candido da Silva, o Avô do meu Vô se chamava Donato Candido da Silva tbm.. Como o Candido da Silva é passado de geração a geração não entendo porque na família da minha mãe só ficou para os homens os sobrenomes as mulheres não ☹ minha mãe chama Edite da Silva Neves eu me chamo Elicélia Silva Costa. Grata

  2. Meu nome é genesia cândido filha de sebastiao cândido gostaria de sabe mais da minha familia como faço isto dez deja eu agradeço meu pai veio de poços de calda Minas gerais

  3. Meu avo se chamava Bisavô se chamava José Cândido Ferreira, de Francisco de Sá em Minas Gerais. Procuro indicações dos pais dele embora já se tenha passado muito tempo…

  4. Meu nome é Alisson Alves Candido, natural de Pains -MG. Meu avô paterno chamava -se Alvino Candido. Tenho um Tio de nome OVidio que desapareceu a muitos anos, visto em certa época pelo Goiás. Alguém da região já ouviu falar dele??

  5. Me chamo Anilson de souza cândido, meu falecido pai se chamava Sebastião Cândido e minha família vem da região de Bananal, no Vale do paraiba. Depois migramos pro litoral norte de São Paulo e nossa família é muito grande aqui

  6. Olá boa tarde, procuro pela família do meu pai JOSÉ CANDIDO DA SILVA NETO, ele é nascido em Surubim -PE, veio para SP jovem com seu irmão MANOEL CANDIDO DA SILVA e nunca mais teve contato com outro parentes. Caso alguém reconheça esses nomes entrar em contato.

  7. Ola tudo bem ?
    Estou fazendo árvore genealógica
    Família Cândido Minas Gerais
    Procuro informações
    Avô : José Cândido Avó: Maria Olímpia Cândida
    Bisavô: João Antônio Cândido
    Bisavó:Ana Maria Cândida
    Maternos: Bisavô: Mateus Oliveira
    Bisavó: Flausina Maria de Jesus

  8. Boa Tarde Lili, minha familia é Candido de São Bento do Una, Pernambuco.
    Minha Avó se chama: Ubaldina Candido, o pai dela era Antonio Candido ou Manuel Candido, não me lembro ao certo

  9. A nossa Familia tambem somos “Candido da Silva” meus avos sao da Bahia, Saude e ponto novo Bahia….meu Avo chama-se jose candido da silva e sua mae Antonia e minha avó chama-se Amelia…..

    1. Olá sou de Riacho de Santana BA, meu Avô se chamava Donato Candido da Silva e seus pais José Candido da Silva e a esposa Antônia. Os filhos do meu bisavô se chamavam, Joaquim Candido da Siva, Donato Candido da Silva, Candia Candido da Siva, Nena Candido da Silva e Augusto Candido da Silva.

  10. Meu nome é Elivanilton Lino Cândido, o sobrenome vem do meu pai que se chamava Francisco Lino Cândido, nascido em 1904 era natural do Ceará se não me engano de Juazeiro do Norte , veio p Cuiabá onde se casou pela 2 vez com a minha mãe

  11. Meu avô paterno se chamava Pedro Cândido e casou com uma índia Severina Ana da Conceição.
    Eu sou Maria Damiana Cândido dos Santos.

  12. Meus avós vieram das cidades de Paraguaçu-MG Machado em Minas Gerais.

    Meu AVÔ: Francisco Cândido de Oliveira
    (nasc.28/01/1911) casado com Geralda Alves de Oliveira (27/08/1029 em Machado-MG)

    Meu Bisavô: João Cândido de Oliveira
    Filhos: Maria Cândido de Oliveira, José Cândido de Oliveira, Francisco Cândido de Oliveira (meu avô), João Cândido de Oliveira.
    Trisavó: Francisca Cândida de Jesus casada com Francisco Targim de Oliveira

    1. Minha avó chamava-se Josefa Joaquina de Araújo, minha mãe se chama Francisca Maria de Lima, e o meu nome é Ismael Cândido de Lima, procuro família ligada a minha avó que a muito tempo deixou minha mãe aqui na Paraíba, caso alguém tenha informações mim avisem.

  13. Meu avô era João Cândido de Souza e morava na Bahia e casou se com minha avó Leopoldina do Carmo Silva ambos eram da Bahia porém se separaram e ela veio p Paraná se alguém tiver contato com algum familiar do meu avô entre contato meu nome e Maira Rodrigues de Souza e sou do Paraná

    1. Olá Maira, meu avô se chama João Cândido de Souza e também morava na Bahia(Nova Itarana).
      Meu pai comentou que meu avô tinha filhos do primeiro casamento. E ele conheceu um casal, mas era criança e não tem muita lembrança.

    2. Ola Maira, meu avô também se chama João Cândido de Souza e morava na Bahia (Nova Itarana).
      Meu pai conta que meu avô tinha filhos de outro casamento e ele conheceu um casal, só que como era criança não tem muitas lembranças.

    3. Meu avô também chamava João Cândido de souza e era da Bahia, quando ele faleceu meu pai tinha 10 anos mais ou menos.
      E lembra que meu avô tinha filhos do primeiro casamento.

  14. Meu bisavô Pedro Cândido era português de Portugal, quando chegou no Brasil se casou com a minha bisavó que era india, assim nasceu a família portuguesa com traços indígenas.

    1. Meu avô paterno se chamava Pedro Cândido e casou com uma índia Severina Ana da Conceição.
      Eu sou Maria Damiana Cândido dos Santos.

    1. Interessante eu não conheci meu avô ele é de Alagoas de Palmeira dos índios se chama Joaquim Cândido eu acho que ele não é mais vivo ele veio para a Paraiba casou e teve dois filhos sua mulher morreu e ele voltou pra sua terra deixando os dois filhos com a avoz isso já faz uns setenta anos e eu gostaria muito de saber se eu tenho parente deixados pelo meu avô o que eu sei é que quando ele vivia na Paraiba ele se comunicava com uma irmã chamada Zefinha que trabalhava no correio.

  15. Meu avô : Joaquim Cândido Correia

    Meu pai: Fernando Cândido Correia

    Minha vó: Maria Amélia Cândido Correia

    procuro por parentes, sou do Rio de Janeiro, meu pai era de Pernambuco.

    1. Boa Tarde, minha familia é cândido,atualmente moro em SP, mas somos naturais de São bento do Una, Pernambuco, lá existe uma familia bem grande com o sobrenome Cândido

  16. Sou Fernanda Raqueli Cândido… fiquei muito surpresa com a informação quanto a descendência do sobrenome pois, meu avô era negro, meu pai, afrodescendente.
    Meu pai, veio de MG p interior de SP, cidade à 50 km de Bauru.

  17. Olá procuro a familia da minha mãe o que eu sei que eles são de minas…o nome do meu bisa erá ANTONIO CANDIDO FLAVIO – BISA : AMBROSINA CANDIDO MARIA DE JESUS.
    NOMEU DO MEU AVÓ É ENERGINO CÂNDIDO

    1. Olá Luciana, me chamou atenção o nome de sua bisavó…a minha avó chamava-se Eufrasina Maria de Jesus…não tinha o Cândido pois Cândido era o meu avô: Santino Cândido da Silva. Provavelmente o Cândido de sua bisa seja de seu bisavô…então os nomes de sua bisa e de minha avó são extremamente semelhantes….ambos terminam em “sina”…Ambrosina e Eufrasina e sobrenome Maria de Jesus….serão que podem ter sido irmãs??…não sei nada da história de minha avó paterna…ela faleceu eu não era nascida mas ela morava em Pernambuco…

      1. Procuro por informações também ,minha bisavó tem mesmo nome ,mais ela era de Minas
        Flausina Maria Jesus
        Ana Maria Cândida
        José Antônio Cândido
        Maria Olímpia Candia
        Estou fazendo árvore Genealógica ,help me kkk

    2. Olá minha avó se chama anbrósina só não lembro o sobrenome sei que era esposa de João candido procuro meus familiares pois fui adotada quando criança no Paraná meu pai se chama beronio candido filho de anbrósina caso conheça por favor entre em contato cmg no whats 67999375333 meu nome é marinalva na época eles moravam em Santa Cruz de monte castelo Paraná.

  18. Algum Candido de Portugal? Meu avo chegou de Portugal no Rio de Janeiro no dia primeiro de fevereiro dev1923. Era do Distrito de Vizeu via Longa. Estou a procura da certidão de obito dele e nao acho. O prontuario de estrangeiro achei no Arquivo Nacional intacto. Achei tambem o navio que ele chegou no porto do RJ. Ele se chamava Manoel Candido pais Aurelio Candido Ferreira e Ludovina de Jesus nascimento 06 de abril de 1904.

  19. Sou Margarida Carvalho não tenho Cândido no nome, mas meu avô materno era Gonçalo Cândido Alves o pai dele se chamava João Cândido Alves e o avô do meu avô se chamava José Cândido Alves este ultimo faleceu em 2 de janeiro de 1866 em São João Del Rei Minas Gerais e pelo o que eu pesquisei o Cândido deles é de Portugal

    1. Minha Avó materna era da Familia Cândido de Pernambuco, exatamente assim.olhos azuis, a pele só não era tão clara pq segundo a minha mão, minha avó era filha de um estrangeiro (não sabiamos ao certo se Holandês ou Portugues) com uma India. Nós achavamos que minha avó era descendente de Holandeses

  20. Sou da família Cândido, mas por erro do cartório meu sobrenome ficou sem acento! Meu pai era Roque Cândido, de Engenheiro Schimidt, Distrito de São José do Rio Preto/SP. Nasci em Barretos. Abraço.

    1. Meu avô era bem moreno (pardo escuro), cabelo, olhos escuros e o nariz tradicionalmente com traços afrodescendentes. Acho pouco provável ele ser de origem italiana, bem mais provável ele ser de origem Africana com português, talvez.

      Aqui no sul, quando eu encontro um Candido que não é da minha família, geralmente ele é afrodescendente. Conheço vários Candido, mas que são afrodescendentes. Quando não são, geralmente os avós ou bisavós eram.

      Concordo com você, Candido é muito popular, principalmente entre Afrodescendentes. O que eu acho super interessante, sou apaixonado pela Africa.
      Meu bisavô adotou este sobrenome, sendo que anteriormente o sobrenome da família era Gonçalves.

      Devem haver sim aqueles que são de origem italiana, mas eu não conheço.

      Espero ter ajudado.

      1. Minha família é Cândido e não há nenhum negro, todas as gerações que já conheci ou vi fotos, desde meu tataravô, são brancos puros, provavelmente advindos sim da Itália ou de Portugal. É uma pena que meu avós não guardaram registro de sua origem, quando seus descendentes chegaram ao Brasil, etc, mas uma coisa é certa: não somos descendentes de africanos.

    2. Boa tarde meu avô era José Candido da Silva o bisa era Bento Candido meu pai fala que o bisa era escravo também meu avô nascem em 3 corações mg

  21. Meu nome Angélica de Jesus Cândido….meu avô Manoel Luiz Cândido…..minha bisa Beatrice Malagutt Cândido…..sei que que temos raízes Portuguesa e Italiana…meu avô morou um tempo no Paraná e depois veio p SP…..algum parente ou conhecido… gostaria de saber mas sobre os Cândido e malagut

  22. Jorge Cândido dos santos minha mãe venho de minas e falava q era de familia italiana mas eu nao acreditava mas agora. Acredito índio com italiano sou um italindio kkkk.

  23. meu.nome Doralice Cândido, meu.pai (falecido )chamava se teotonil olidio Cândido, filho de olidio Cândido novaes casado com Maria Jacinta (minha avó ), meu pai veio de bom jardim em Minas Gerais, ouvi dizer que meu avô olidio era de cabo verde em Portugal. será que existe algum parente por aqui? tive tios paternos de nome Ana (tia naninha),dorvalina, Antônio, José, .agradeço qqr informação.

  24. Eu sou Evandro Ferreira Candido, filho de Jorge Candido, neto de José Cândido, estou tentando montar minha árvore genealógica, meu avô era de Trajano de Moraes- RJ,nós moramos em Macaé- RJ.

  25. Boa noite. Parabéns pela iniciativa em criar uma página sobre os Cândido.
    Me chamo Alessandro Candido. O primeiro Cândido da minha família foi meu bisavô Manoel José Candido que nasceu em Penha (SC).

    Mas, acredito que seja pouco provável que tenha parentesco com os outros ramos, já que pelos registros o pai dele e os familiares eram Gonçalves, e anteriormente Fernandes. Mas foram trocando os sobrenomes com o passar do tempo.
    Tenho minha genealogia até os anos 1600.

    Bem, é difícil afirmar uma ligação exata entre os vários ramos.
    Espero ter ajudado. Boa noite.

  26. Meu nome é Eloiza e sou da família Paula Cândido de Minas Gerais. Sei que meu bisavô se chamava Francesco de Paula Cândido e minha bisavó Francesca de Paula Cândido. Meu avô tinha o apelido de Theco. ambos vieram da Itália e moravam em Bicas – MG. tiveram 11 filhos dentre eles Ottoni de Paula Cândido meu avó. Um de seus irmãos se chamava Franklin de Paula Cândido.

  27. Me chamo Eliane Gomes Candido. Busco informaçoes sobre meu avô paterno Manoel Candido nasceu em 06 de abril de 1904.. Ele era da cidade de Viseu em Portugal e veio para o Rio de Janeiro A Filiação paterna e Aurelio Candido Ferrira e Ludovina de Jesus. Estou a procura dos familiares dele em Portugal ou RJ. Ele faleceu num acidente de trem aqui no RJ entre 1942 e 1943.

  28. Me chamo Eliane Gomes Candido. Busco informaçoes sobre meu avô paterno Manoel Candido nasceu em 06 de abril de 1904.. Ele era da cidade de Viseu em Portugal e veio para o Rio de Janeiro no final de 1800. A Filiação paterna e Aurelio Candido Ferrira e Ludovina de Jesus. Estou a procura dos familiares dele em Portugal ou RJ. Ele faleceu num acidente de trem aqui no RJ entre 1942 e 1943.

  29. Me chamo Eliane Gomes Candido. Busco informaçoes sobre meu avô paterno Manoel Candido. Ele era da cidade de Viseu em Portugal e veio para o Rio de Janeiro no final de 1800. A Filiação paterna e Aurelio Candido Quiterio e Ludovina de Jesus. Estou a procura dos familiares dele em Portugal ou RJ.

  30. tem alguma referencia de candido no rio grande do sul?
    Minha familia tem no sobrenome CANDIDO, porem nao sei se e a mesma origem

  31. Oiii, meu avô paterno já falecido se chamava Sebastião Cândido de Melo, da cidade de Itaú de Minas e viveu muitos anos na cidade de Pratápolis(também Minas gerais) onde meu pai nasceu, depois vieram para São Paulo. A mãe do meu avô paterno, minha bisavó era italiana, se chamava Paula Cândido.
    Queria encontrar algum familiar.
    Meu nome é Tatiana, outra informação:meu avô Sebastião Cândido teve 11 filhos

  32. Me chamo Weslley Franco Cândido, Neto de Fidélis Cândido, não sei muito ao certo a origem do meu avô… Se não me engano ele era natural do MS

    1. Olá Boa noite seus avós se chá BA Oscar candido de jesus? ou seu pai tinha algum irmão chiado Edjurce? pq o meu pai Ting irmao chamado Fidelis

  33. meu nome é Jose Maria Candido, moro no em Brasil Novo-PA, Meu pai se chamava Saturnino Candido, veio para o Para na decada de 70, antes morava no Rio Grande do Norte, no municipío de Florania, na Serra do Cajueiro.

  34. Me chamo Márcia Maria Cândido, meu pai José Cândido da Silva, natural de Bonito-PE. Meu avô (falecido) chama-se Santino Cândido da Silva.

    1. Família do meu pai eta de Alagoas. Tinham comercio. O nome do meu pai e José Candido da Silva, meu avô era Antonio Candido da Silva. Se casou 3 vezes. Ficou viu O as 3 e veio para SP de navio. Qdo ficou viu O a última vez. Onde moravam foi construído uma igreja, os mais antigos diziam q a casa era amaldiçoada.
      Vou pesquisar o nome todos os meus tios e tias e posto aqui. Temos um grupo no face se tiver interesse em participar. Pela proximidade dos Estados podemos ser parentes sim.

      No face estou como Sabrina Silva
      Email
      Binabinao@gmail.com ou
      Binabinao@yahoo.com.br

    2. Boa Tarde Lili, minha familia é Candido de São Bento do Una, Pernambuco.
      Minha Avó se chama: Ubaldina Candido, o pai dela era Antonio Candido ou Manuel Candido, não me lembro ao certo

    1. Família do meu pai eta de Alagoas. Tinham comercio. O nome do meu pai e José Candido da Silva, meu avô era Antonio Candido da Silva. Se casou 3 vezes. Ficou viu O as 3 e veio para SP de navio. Qdo ficou viu O a última vez. Onde moravam foi construído uma igreja, os mais antigos diziam q a casa era amaldiçoada.
      Vou pesquisar o nome todos os meus tios e tias e posto aqui. Temos um grupo no face se tiver interesse em participar. Pela proximidade dos Estados podemos ser parentes sim.

      No face estou como Sabrina Silva
      Email
      Binabinao@gmail.com ou
      Binabinao@yahoo.com.br

  35. Eu sou Juliana Candido e tudo que eu sei é que o meu avô, Orlando Candido Leitão veio para o Rio mas não conheço ninguém da família dele que é nordestina!

  36. Sou Sabrina ap Silva, meu pai chama-se jose candido da silva, filho de antonio candido da silva, ambos naturais de alagoas, mudaram-se para maua /sp (abc paulista), meu ja e falecido meu pai tem 79 anos. fato curioso, meu avo foi casado 4 vezes e ficou de viúvo de todas, na cada onde residiam em alagoas foi construído uma igreja por este fato. O povo antigo fala d e maldição na casa.

    obs.: vou lavanter o nomes das esposas falecidas e posto aqui
    binabinao@gmail.com

    1. Márcio realmente também não sei ,tudo que sei da minha vida é que meu pai Joaquim Cândido Pereira já falecido deixou vários sobrinhos espalhados aqui em sp ,Bahia .Gostaria de um dia poder conhecelos .minha mãe Belarmina Rosa Pereira já falecida também. Eles nasceram na Bahia. Eu e meus irmãos somos do Paraná. Meu nome Madalena Cândido Pereira. Eu moro em sp um abraço fica com Deus.

      1. Oi flor meu tio irmão do meu Vô Donato se chamava Joaquim Cândido, morava em um lugar chamado Bonito que tem por nome hoje Igaporã aqui na BA seus pais era José Cândido da Silva e a Mãe Antônia Conceição Cândido da Silva

    1. Oi!Qual parte de minas!Meu avó se chamava Eugênio Cândido de Andrade queria saber mais sobre minha família estou repatriação …Acho que tenho um pé na Europa!Grande abraço.

  37. Tive um avô que se chamava Antônio Candido da Silva, Candido fazia parte do sobrenome só pra deixar claro. Ele nasceu por volta de 1890, não sei ao certo, e sei que o pai dele meu bizavô era senhor de engenho, porém não sei o nome dele. Eles eram de Alagoas, queria saber mais das origens da minha família.

    1. Família do meu pai eta de Alagoas. Tinham comercio. O nome do meu pai e José Candido da Silva, meu avô era Antonio Candido da Silva. Se casou 3 vezes. Ficou viu O as 3 e veio para SP de navio. Qdo ficou viu O a última vez. Onde moravam foi construído uma igreja, os mais antigos diziam q a casa era amaldiçoada.
      Vou pesquisar o nome todos os meus tios e tias e posto aqui. Temos um grupo no face se tiver interesse em participar. Pela proximidade dos Estados podemos ser parentes sim.

      No face estou como Sabrina Silva
      Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *