Família Cassiano

Todo mundo sabe que o Brasil foi colonizado pelos portugueses, e que após este fato, muitos estrangeiros (incluindo de outros países) vieram morar aqui, posteriormente, construindo famílias.

No entanto, o que nem todo mundo sabe é que, os sobrenomes que temos aqui no país não são de origem brasileira. Afinal, como dito acima, nossa terra foi colonizada e, junto de suas famílias, os estrangeiros trouxeram (e perpetuaram) seus sobrenomes aqui.

Desta forma, se você é pertencente à Família Cassiano, conheça a origem do sobrenome e algumas curiosidades relacionadas a ele, tais como alcunhas variantes e o brasão da família.

Origem da Família Cassiano

A origem do sobrenome Cassiano é toponímica, ou seja, a sua origem está relacionada a um local geográfico. O local em questão seria Cássia, uma comunidade italiana, próxima à província de Perugia. É válido ressaltar que por ser um apelido italiano, a sua grafia original é Cassiani.

Porém a origem do sobrenome também está ligada ao latim, uma vez que “Cassiano” deriva de “Cassianu”, cujo significado é “natural de Cássia” ou “pertencente a Cássio”.

Por outro lado, há quem atribua a origem da alcunha ao termo hebraico “getziáh”, que trata-se de uma madeira perfumada, que pode ser entendido como “fragrância” ou “perfume”. Sendo assim, Cassiano teria uma relação com “natural do perfume”.

Curiosidades do sobrenome Cassiano

Com exceção do Brasil, onde o sobrenome é bastante popular, não há muitos índices de registro do sobrenome em outros países. Aqui no Brasil, há aproximadamente 39.304 pessoas registradas com a alcunha.

A Itália, país originário do sobrenome ocupa o segundo lugar, mas possui apenas 929 pessoas registradas. Em terceiro lugar está Portugal, com 610. Outros países como Estados Unidos, Guatemala, México, Alemanha, Peru, Tanzânia e Colômbia também contam com membros da família Cassiano.

Variantes do sobrenome Cassiano

Algumas das variantes do sobrenome Cassiano são: Cassiani, Cassiane, Cassiani, Cassianu, Cassian, Casseano e Casani.

Brasão da família Cassiano

O brasão da família Cassiano é composto por uma armadura azul com uma árvore verde, na qual está posicionada sobre uma caixa de madeira. Sobre a árvore há uma faixa vermelha, e sobre a mesma há três flores-de-lis de ouro.

Brasão Cassiano

15 Replies to “Família Cassiano”

  1. Meu avô se chama José Cassiano da Silva,acho que talvez sejamos parentes ele teve 13 filhos,deses 9 são vivos hoje em dia.ele morava em BH,o de uma tia.morra até hoje.se quiser entrar em contato [email protected]

  2. Sou descedente da familia cassiano de Arara Paraiba.
    Me bizavo era Francisco cassiano farias
    Teve 4 filhos Jose cassiano farias Antonio cassiano farias Maria cassiano da silva e Maria Avelina de Moura.
    Qualquer semelhanca com essas pessoas esse e o meu contato whats 84987789568.

  3. Eu gostaria de encontrar meus conterrâneos. Meu avô paterno, Laurentino Cassiano era da Comarca de Galiléia, Minas Gerais. Meu pai não sabe da genealogia.

  4. Meu pai é falecido e não conheço nem um familiar dele ele se chama PEDRO CASSIANO DE BARROS filho de ANTONIO CASSIANO DA SILVA e LÍDIA DONARIA DA CONCEIÇÃO.
    86 999495702 só conheço minha família materna , esses dados e só oque eu tenho da minha família paterna .

  5. Meu pai é falecido e não conheço nem um familiar dele ele se chama PEDRO CASSIANO DE BARRO filho de ANTONIO CASSIANO DA SILVA e LÍDIA DONARIA DA CONCEIÇÃO.
    86 999495702 só conheço minha família materna , esses dados e só oque eu tenho da minha família paterna .

  6. Estou procurando a origem da minha Família que tenha o nome Carlos da Cunha meu pai disse veio minas Gerais para o Maranhão atraves do Coronel Antonio Carlos da Cunha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *