Família Cavalcante

A família Cavalcante é considerada a maior família brasileira, pois tem apenas um ancestral em comum, Filippo Cavalcanti. Ele deu origem a todos os descendentes dessa numerosa família no Brasil.

O sobrenome Cavalcante, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Cavalcante

O sobrenome Cavalcante tem origem italiana, sendo derivado de uma atividade praticada por seu patriarca. Nesse caso, o ato de cavalgar que provem do latim medieval caballicare. De acordo com os estudos feitos por genealogistas os fundadores desse sobrenome eram nobres burgueses da província de Florença.

Os Cavalcante foram perseguidos durante século XIII por uma crise ocasionada pela guerra dos guelfos contra os gibelinos. Os guelfos ganharam e se dividiram em guelfos brancos e guelfos pretos. A Família Cavalcanti apoiou os guelfos brancos e por isso foram perseguidos. Somente na época em que Médici exerceu poder sobre Florença, essa família conseguiu de volta seus poderes e bens.

Florença era conhecida por ter um comércio de importação muito conhecido da época. Os comerciantes importavam produtos caros e desejados por todas as pessoas daquela época. Nesse contexto, iremos destacar Giovanni Cavalcanti, um importante comerciante e pai de Filippo Cavalcanti que veio para a colônia de Portugal (Brasil).

Ele recebeu a doação de sesmarias e montou um dos primeiros engenhos açucareiros na região. Seus descendentes seguiram a tradição de senhores de engenho e somente séculos depois um dos sucessores ocupou um cargo no Império.

Curiosidades

Um dos descendentes da família de Filippo foi Cavalcanti de Albuquerque. Ele teve sua vida ligada a política, sendo governador de Pernambuco mais de uma vez. Cavalcanti ocupou outros cargos importantes e recebeu o título de Visconde.

Variantes do Sobrenome Cavalcante

O sobrenome Cavalcante varia na escrita, podendo ser escrito com “i” no final. No Brasil, Cavalcanti é a variação mais encontrada.

Brasão da Família Cavalcante

O Brasão da Família Cavalcante no Brasil é representado por um escudo todo detalhado. Nesse escudo são encontradas as cores vermelha, azul e prata. Na parte azul há o desenho de duas flores-de-lis e um leão rampante no meio representados pela cor prata. Na parte vermelha há o desenho de várias flores.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

62 Comentários

  1. Rosana says:

    Olá gostei muito de saber a origem dos Cavalcante.
    Meu nome é Rosana Ferreira Cavalcante
    filha de Cícero Vieira Cavalcante
    e neta de Auto Vieira Cavalcante.
    Meu avô era de Atalaia Alagoas.

  2. Queridos pelo que vir hoje no fantástico todos os Cavalcante e Cavalcanti são uma só familia .é como uma avre vai juntado os os mais dias mais até chegar a oitava geração

  3. Olá meu nome é Maria de Lourdes cavalcante gostaria de saber minhas origens

  4. marcos cavalcante says:

    Olá pessoal meu nome é Marcos Cavalcante, e meu pai Josué Cavalcante, e avô Daniel Cavalcante, e o meu pai é natural de Porto Seguro/BA e ele conta que o bisavó dele veio recém nascido nas ultimas viagens feitas pelas embarcações de origem portuguesas trazendo escravos da África para a região de Porto Seguro. O meu pai cresceu e viveu até os treze anos de idade na região de Monte Pascoal distrito de Itamaraju/BA. Contudo não conheço nenhum parente dele.

  5. Elaine Cavalcante Souza says:

    Olá! Me chamo Elaine Cavalcante Sousa e estou a procura dos familiares do meu Pai Aristides Cavalcante Sousa que é natural da Cidade São José do Egito – PE ele é filho de Paulino Cavalcante de Sousa e Teodora Ana da Conceição! Através dessa página venho pedir a ajuda de todos para que eu possa encontrar sua Família, conto com a ajuda de todos!

  6. Cheldon Chyrlan Cavalcanti says:

    Olá, meu nome é: Cheldon Chyrlan Cavalcanti.
    Filho de: Paulo Chyrlan Cavalcanti Bezerra.
    Neto de : Adalgiza Cavalcanti Bezerra
    Bisneto de: Antônio André Cavalcanti
    ( Natural de Cabrobó-PE£

  7. aldecy de andrade chapoval says:

    GOSTARIA DE SABER SOBRE MEU FALECIDO AVO HERCULANO CAVALCANTI E MINHAS TIAS NAIR , ODETE E NELSA CAVALCANTI todos Vivian em Recife Pernanbuco. Sou filha de Pedro Cavalcanti de Andrade. Meu Nome e Aldecy.

  8. Andre Cavalcanti de albuquerque says:

    Me chamo André luiz Cavalcanti de Albuquerque.. Cavalcanti é um sobrenome italiano. Não sei pq acham que é português.. Bom. A variação cavalcante. Na verdade.. Foi uma tentativa de aportuguesamento pq era um nome dado a filhos bastardos, agregados e adotatos. Ouve essa mudança de grafia para separar os legítimos do não legítimos. Segundo a pesquisa de carlos barata.. Pesquisou por 10 anos. E segundo ele nem todo Cavalcanti são descendentes de filippo. Na verdade os cavalcante

  9. Célia Regina Cavalcante says:

    Meu nome Célia Regina Cavalcante filha de Manuel Francisco Cavalcante meus avós Francisco Cavalcante e Severina Maria da Conceição meu pai nasceu num povoado chamado Maraial Pernambuco em 1937,não tenho conhecimento de nenhuma família. Gostaria muito saber se há alguem da familia existente. meu avõ era da Paraiba.

  10. Célia Regina Cavalcante says:

    Meu nome Célia Regina Cavalcante filha de Manuel Francisco Cavalcante meus avós Francisco Cavalcante Severina Maria da Conceição meu pai nasceu num povoado chamado Maraial Pernambuco em 1937,não tenho conhecimento de nenhuma família. Gostaria muito saber se há alguem da familia existente.

    • Ubiratan da Silva Cavalcante says:

      Celia Regina. Tudo bem. Meu nome é Ubiratan da Silva Cavalcante. Meus avós paternos eram de Aracaju, Própria.
      Quando era pequeno, ouviamosmos falar da nossa familia Cavalcante. Eu perdi o contato. Estou tentando resgatar a descendência da minha familia.
      Sou Pernambucano e ja estou em busca dessa familia.
      Em todo caso, mesmo nao sendo parentes, ja sabemos que temos o sobrenome em comum. Caso sejamos familia, será uma feliz descoberta. Desde já me sinto feliz por te la entre nós.
      Um carinho fraterno.

  11. OLA ME CHAMO TALYTA GOMES CAVALCANTE FILHA DE MARIA ZENOBRE GOMES CAVALCANTE NETA DE ANTONIO RODRIGUES CAVALCANTE MI?HA FAMILIA E DO SIARA QUERIA SABER MAIS SOBRE MINHA FAMILIA CAVALCANTE POIS MORO NA FRANCA E NAO SEI QUASE NADA DA MINHA FAMILIA

    • José Afonso cavalcante Leite Filho says:

      Ola me chamo José Afonso CAVALCANTE Leite Filho, Filho de José Afonso CAVALCANTE Leite, neto de Laura CAVALCANTE leite e de José Afonso Bezsrra, bis neto de Laura CAVALCANTE Rolin, nascida em Milha. eu hoje estou morando na españa. quero muito saber mais sobre minha familia pois tenho traços de Italiano, nasci em fortaleza – ceara. tenho 37 anos.

  12. Kenneth Cavalcante says:

    Olá, me chamo Kenneth Cavalcante, meu avô se chamava Severino Cavalcante de Lima e meu bisavô era André Cavalcante e era de São Bento do Una em Pernambuco, porém era caixeiro-viajante(O representante de vendas de hoje) e viajava boa parte do estado até a frontera com a Paraíba onde já encontramos alguns primos em João Pessoa, mas fala-se na família que meu Bisa teve muitos filhor por onde passava.

    • Ubiratan da Silva Cavalcante says:

      Boas novas Senhora e Senhores CavalcanteS!Um grande prazer, vendo muitos produrando sua historia de vida.
      Sou mais um na multidão investigando a procura de parentes.
      Vim muitosCAVALCANTE, por aqui. Sei que existem muito mais.
      Que tal, unirmos ? Temos em comum o interese sobre nossa origem, como apareceu esse sobrenome nesta nossa vida de brasileiros que foram vindas e idas de varios povos. O que será que temos.
      Bom, fica uma ideia… Penso que poderiamos conversarmos sobre o assunto. Em todo caso, deixo o meu contato.
      Ate breve parentes CavalcanteS👍

  13. Oláaa Meu nome Denize Cavalcante Meireles neta de Laly Cavalcante moro em manaus amazonas ..

  14. Cavalcante da Fonseca DeAraujo says:

    Eu me chamo Sônia Cavalcante Folha de Jorge Cavalcante e de Irene .Ambos nascido em Minas Gerais Sou meta de Boaventura Cavalcante.Caso alguém tenha interesse de me conhecer meus contatos 067 991471518 ou 32040243

  15. Paulo Cavalcante estrela says:

    Ola…sou Cavalcante tbem..Paulo Cavalcante estrela..gostaria de entrar em contato com todos da família… 011973947790..
    Deus abençoe..
    Moro em SP

  16. Selma Guedes says:

    Olá meu nome é Selma Guedes, meu pai se chamava José Guedes Cavalcante nasceu em Barreiros – PE, gostaria de mais informações e contato sobre possíveis descendentes dessa família.

  17. Rogério says:

    Boa noite amigos !

    Meu nome é Rogério Cavalcante, filho de Mário Tércio Cavalcante e neto de Terezinha Cavalcante de Souza. Meu pai nascido em Santana ( Bahia ).
    Estou tentando saber se tenho descendência italiana.
    Se eu tiver, tentarei a cidadania italiana.
    Alguém poderia me ajudar com essa questão?

    Obrigado!!!

    • Cassio Rogério Cavalcante says:

      Sou Cassio Rogério Cavalcante…..Gostaria de saber se conseguiu algo……meu Pai José Cavalcante também veio da Bahia….eu moro no interior de São Paulo e tenho uma sobrinha na Europa tentando renovar o visto…..Se descobrir algo me de um Toc…….

  18. Naiara Oliveira says:

    Olá, estou procurando por familiares em Pernambuco (arcoverde), meus avós paternos se chamam: Luiz Paulino Cavalcante e Tereza de Oliveira Cavalcante.

  19. Hélio Lacerda da costa says:

    Sou filho de uma Cavalcante e minha tataravó é Agda Cavalcante de Albuquerque , apesar de meu sobrenome ser Lacerda da costa ,minha mãe loula Cavalcante coelho, ambos todos vindos do Pernambuco .

  20. hemerson Louzada cavalcante says:

    faz um grupo no fecebook cavalcante

  21. Ana Lucia says:

    Eu me chamo Ana Lucia Ferreira Tenorio só de Pernambuco minha Vó era de Alagoas não sei de que lugar mas me lembro muito bem dela,ela si chamava Joaquina Tenório Alburqueque Cavalcanti

  22. Juliana Santana Neves Cavalcante says:

    Meu nome é Juliana Santana Neves Cavalcante. Meu pai e o pai dele são cavalcante. Mas não sei de onde eles são, não conheci meu avô pq não convivi com meu pai. Fui criada pela minha mãe ,e até os meus 7 anos eu não tinha o sobrenome Cavalcante só o sobrenome da minha mãe. Por isso não conheço ele direito, só falei com ele algumas vezes, pouquíssimas vezes. Sou natural da Paraiba e meu pai tbm. Mas meu avô não sei de onde é.

  23. Sabrina cavalcante says:

    Olá sou da família cavalcante, amo o meu sobrenome.sou filha de Pernambucano é neta . Neta de sandoval Alves cavalcante Descendente de italiano

    • Rogério says:

      Olá Sabrina!

      Tenho o sobrenome Cavalcante herdado de minha avó Terezinha Cavalcante de Souza.
      Será que tenho descendentes italianos?
      Saberia me orientar sobre essa questão?

      Obrigado!

  24. Anna says:

    Todos os que têm o sobrenome “cavalcante” são de descendência italiana ? mesmo que seja um parente hà mil anos luz de distância ?

  25. JOSÉ TENÓRIO CAVALCANTI says:

    Boa noite.
    Meu nome é JOSÉ TENÓRIO CAVALCANTI, natural de Pernambuco, meu pai JOÃO TENÓRIO CAVALCANTI, era natural de Maragojí/Alagoas, nasceu em um engenho chamado Quebrangulo. Meu avô era chamado JOSÉ TENÓRIO CAVALCANTI, do qual herdei o nome, também do estado de Alagoas.
    Gostaria de saber se há pessoas, em outros estados, especialmente no Rio de Janeiro, que tenham algum parentesco.
    Faço uma pergunta ao Blog Origem do Sobrenome:
    Família CavalcantE é a mesma que Família CavalcantI ???

    • Eunice Cavalcanti says:

      Boa noite meu avô, já falecido, era Leonardo Tenório Cavalcante, casado com Maria Luíza Tenório Cavalcante,, ambos vieram do Pernambuco.

    • gibson says:

      jose tenorio boa tarde? me chamo gibson lima cavalcante sou de maceio alagoas e resido em sao paulo a trinta anos,frequentei muito maragogi meu pai se chamava raul cavalcante e era fiscal geral da prefetura de porto calvo,pequena cidade de alagoas,hoje estou tentando montar esse quebra cabeça,descobrir mais a respeito de meu pai e minha origem…ai vai o telefone zap 11920026104 pode me adc vamos trocar informacoes blz.

      • José Tenório Cavalcanti says:

        Boa noite Gibson.

        Perdoe a demora em responder.
        Vou lhe add no meu zap.
        Tambem estou montando esse quebra-cabeça.

    • Nárah says:

      Sim José, pois antigamente tinham a mania de abrasileirar os sobrenomes dos imigrantes.
      Se puder me ajudar, agradeceria. Tenho um amigo q está a procura de informações sobre seus antepassados. E um deles nasceu em Quebrangulo. O nome dela era Rosa Maria de Lima e casou-se com Jose de Miranda Cavalcante. Ela nasceu em 1858 e ele em 1853. O nome da mae de José era Thereza Maria de Jesus. Na verdade, ele quer obter informaxoes dos dois. Poderia me ajudar? Meu facebook é Nárah Antunes de Santana. Muito obrigada desde já.

  26. Tania Lucia Cavalcante Luna dos Santos says:

    As informações e satisfizeram a curiosidade sobre a origem do Cavalcante e Cavalcanti pois sempre pensei que tinha sido um erro de escrivão de cartório na hora de algum registro, agora sei que foi tentativa de aportuguesar. Muito obrigada.

  27. Sou Andréa Cavalcanti Matos, neta de Florentino Cavalcanti e Irene Tenório Cavalcanti Matos. Que eram primos de primeiro grau que moravam em Pernambuco e vieram para o Rio de Janeiro (RJ). Espero que tenha alguém com o mesmo grau de parentesco que eu 🙂

    • Eunice Cavalcanti says:

      Boa noite meu avô, já falecido, era Leonardo Tenório Cavalcanti, casado com Maria Luíza Tenório Cavalcanti , ambos vieram do Pernambuco.

  28. fernanda says:

    Nossa adorei saber sobre a origem dos cavalcante, meu nome e Fernanda silva cavalcante sou descendente dos cavalcante do ceara ,e é tão legal em saber que nossa historia de sobrenomes e tão interessante e ao mesmo tempo uma das maiores famílias já existentes !

    • Denise Cavalcantte says:

      Oi também sou do Ceará. Sou filha do Hildenir Cavalcante meu avô era o Chico cavalcante e minha vó Hilda Cavalcante. Muito bom saber da nossa história.

  29. Leandro says:

    Gostei muito de saber a origem de meu sobrenome,por que antes mesmo de conhecer eu amo o meu sobrenome e no entanto fiquei mais feliz em saber que é uma família muito grande e eu e meu filho fazemos parte dela Leandro dos santos Cavalcante.

  30. JOSE CAVALCANTE DE SOUZA NETO says:

    GOSTEI DEMAIS DE SABER SOBRE A ORIGEM DE NOSSA IMENSA FAMILIA SOU JOSE CAVALCANTE DE SOUZA NETO SOU PAULISTA DESCENDENTE DOS CAVALCANTES DA BAHIA

    • Matheus Alves de Oliveira says:

      Tive antepassdos de sobrenome Cavalcante que moraram por essa região
      Eram do extremo norte desse estado, já quase na divisa com Pernambuco
      Interessante teu ponto

      • Nárah says:

        Olá Matheus. Meu nome é Nárah sou descendente dos Cavalcante. De q cidade sua família era. Sou de Pilão Arcado-BA, divisa com PI e PE e estou a procura de informações sobre meu tetravô, Jorge Cavalcante de Albuquerque q nasceu em Cabrobó-PE. Ser a q somos da mesma família. Entre em contato. Meu Facebook é Nárah Antunes de Santana.
        Muito obrigada desde já.

  31. Arthur Cavalcante Filho says:

    Muito bom e gratificante conhecer detalhes da origem do nosso sobrenome. Meu filho está agora na Itália, onde irá visitar Florença, a cidade de nossos ancestrais.

  32. Diane Alves Cavalcante says:

    Que orgulho de fazer parte desta família grandíssima, sou apaixonada pela nossa historia. Muito obrigada por toda essa informação.

    • Claudia Cavalcante says:

      Tenho o mesmo sobrenome que vc Alves Cavalcante.
      Vc é de onde? Sou de Teresina Piauí.
      Meu nome é Cláudia Valeska Alves Cavalcante e minha família e de Ipueiras Ceará.

    • Diana says:

      Linda mesmo a nossa descendência.

      • Esmenia Alves Cavalcante says:

        Diane vc tem o meu mesmo sobrenome completo eu sou Esmenia Alves Cavalcante o meu se chama Francisco Alves Cavalcante o nome dos meus avós paternos chama-se Antônio Alves Cavalcante e Maria Augusta da Conceição

  33. CARLOS WILLIAMS SA CAVALCANTE says:

    meu nome CARLOS WILLIAMS SÁ CAVALCANTE importante a gente saber nossas origens ,sou descendente dos sá e dos cavalcante

  34. Sônia Cavalcante says:

    Muito bom,saber um pouco mais das nossas origens…

  35. Gostei de saber que o meu sobrenome pertence a mmaior família do Brasil é com muito orgulho que pertenço a esta família gostaria se pudesse conhecer a minha cidade de origem.

    • ismael cavalcante says:

      De onde vc é Ivanildo, eu também gostari de conhecer mais pessoas da familia, o meu avô é Francisco Alves Cavalcante de Catolé do Rocha, Paraíba

      • Esmenia Cavalcante says:

        Boa noite! Ivanildo o nome do meu pai é Francisco Alves Cavalcante e o nome dos meus avós paternos chama-se Antônio Alves Cavalcante e o da minha vó e Maria Augusta da Conceição ,o meu pai já faleceu há 38 anos agente nunca conheceu a família dele mais espero muito ainda conhecer alguém da família dele será se o seu avó era o meu pai

        • Esmenia Alves Cavalcante says:

          Obs: o meu era tbm do Catolé do Rocha PB a minha irmã mas velha falar q o meu pai tinha dois filhos que se chama Roberto Carlos e Magna cele

  36. Anthony Giovani cavalcante alves says:

    Não sabia que minha família era tão grande assim

  37. Antonio Cavalcante Neto. says:

    Sou Descendente de Italianos. O nome da minha vó, era Maria Nazaré Cavalcante e o Nome Do Meu Avô, era Antonio Cavalcante Filho. Eles eram Primos

  38. Norma Colares says:

    Pelo que consegui pesquisar, “Cavalcanti” eram barões-soldados que viviam no castelo de “San Gigglio” em Colônia na Alemanha e que no século Vlll foram trazidos para a Itália, pelo “Rei Carlos Magno”, por convocação do “Papa Adriano l, para ajudar na luta contra os lombardos.
    Cavalcanti vem de “Cavali i canti” que quer dizer “Cavaleiro Cantante”.
    Tudo isto durante o “Império Romano Germânico”.

    • JOSÉ TENÓRIO CAVALCANTI says:

      Prezada Norma. Boa noite. Gostaria de saber onde posso pesquisar suas informações ?
      Estou fazendo a genealogia de minha família ( CAVALCANTI ).
      Grato.

      • Eunice Cavalcanti says:

        Boa noite meu avô, já falecido, era Leonardo Tenório Cavalcante, casado com Maria Luíza Tenório Cavalcante? ambos vieram do Pernambuco.

  39. Gabrielle says:

    olá gostaria que vocês postassem o sobrenome Corilov , esse sobrenome é de origem russa
    agradeço!!!

Deixe um comentário