Família Cavalcante

A família Cavalcante é considerada a maior família brasileira, pois tem apenas um ancestral em comum, Filippo Cavalcanti. Ele deu origem a todos os descendentes dessa numerosa família no Brasil.

O sobrenome Cavalcante, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da Família Cavalcante

O sobrenome Cavalcante tem origem italiana, sendo derivado de uma atividade praticada por seu patriarca. Nesse caso, o ato de cavalgar que provem do latim medieval caballicare. De acordo com os estudos feitos por genealogistas os fundadores desse sobrenome eram nobres burgueses da província de Florença.

Os Cavalcante foram perseguidos durante século XIII por uma crise ocasionada pela guerra dos guelfos contra os gibelinos. Os guelfos ganharam e se dividiram em guelfos brancos e guelfos pretos. A Família Cavalcanti apoiou os guelfos brancos e por isso foram perseguidos. Somente na época em que Médici exerceu poder sobre Florença, essa família conseguiu de volta seus poderes e bens.

Florença era conhecida por ter um comércio de importação muito conhecido da época. Os comerciantes importavam produtos caros e desejados por todas as pessoas daquela época. Nesse contexto, iremos destacar Giovanni Cavalcanti, um importante comerciante e pai de Filippo Cavalcanti que veio para a colônia de Portugal (Brasil).

Ele recebeu a doação de sesmarias e montou um dos primeiros engenhos açucareiros na região. Seus descendentes seguiram a tradição de senhores de engenho e somente séculos depois um dos sucessores ocupou um cargo no Império.

Curiosidades

Um dos descendentes da família de Filippo foi Cavalcanti de Albuquerque. Ele teve sua vida ligada a política, sendo governador de Pernambuco mais de uma vez. Cavalcanti ocupou outros cargos importantes e recebeu o título de Visconde.

Variantes do Sobrenome Cavalcante

O sobrenome Cavalcante varia na escrita, podendo ser escrito com “i” no final. No Brasil, Cavalcanti é a variação mais encontrada.

Brasão da Família Cavalcante

O Brasão da Família Cavalcante no Brasil é representado por um escudo todo detalhado. Nesse escudo são encontradas as cores vermelha, azul e prata. Na parte azul há o desenho de duas flores-de-lis e um leão rampante no meio representados pela cor prata. Na parte vermelha há o desenho de várias flores.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

196 Replies to “Família Cavalcante”

  1. Olá Sou Janaína Cavalcante também de Goiânia, minha Avó Teresinha Cavalcante Leite veio do Piauí. Não tenho muitos dados da família, mas estou a procura…

  2. O pai de meu pai (meu avô paterno )veio do Rio Grande do Norte casado com uma parsibana e um irmão dele e meu pai nasceu aqui pq aqui eles casaram pq a família de meu avô um loiro de olhos azuis não aceitaram o casamento ée ela era morena de capelo bem liso mito bonita de rosto e tiveram 4filhos meu pai já falecido o mais velho, e depois dele 3 irmãs um a faleceu cedo outra já idosa e uma está morando no RJ teve 3 filhas estão com ela casadas, a que morreu cedo não deixou filho e a outra falecida deu xou 3 filhas casadas e 2filhos, meu pai com minha mãe e tiveram 7 filhos, somos família antiga eu sou a mais nova já com 60anos, faleceram 3já, moramos o tempo todo no centro de São Luís na rua São Pantaleão muitos anos, meu pai trabalhava de vender jóias, tecidos, guarda-chuvas, galochas, sombrinhas, minha mãe com ateliê, nós estudamos só um que era da polícia no RJ não fez curso superior, faleceu lá, o pai de minha mãe era do exército lá no RJ, um se formou no RJ mais foi ser monge, uma foi freira saiu depois, era coordenadora de colégio das freiras faleceu em 2011 minha mãe em 2008, meu pai em 1984, e um antes de mim o penúltimo faleceu tá com 1 ano e 10 meses era formado em Desenho mais era compositor, meu pai meus irmãos todos tocavam violão meu pai tocava muito bem músicas clássicas nós todos tocamos de ouvido mesmo violão o compositor era por música e ensinava violão e minha irmã mais velha a que foi freira era profra de piano eu ainda aprendo a outra tbem toca nós tínhamos piano, agora todos de idade temos filhos mtodos muito bonitos a nossa família eramos todos bonitos mesmo! Os nossos filhos e filhos deles tbem são bonitos, atualmente sou casada morou no apto no Bequimão, tenho só um filho, ele tem 26 anos faz Direito na UFMA mais já fez 2 anos de Filosofia e 1 de Psicologia. ..minhas sobrinhas são formadas eles gostam de estudar, muito obrigado pela oportunidade foi um prazer meu celular é 98 81256832 Boa noite liga pra mim ou veja no Google, pergunte sobre a origem da família Cavalcsnti que é a mesma Cavalcante me liga 98, 981256832 Watsap

  3. Parentes de Manuel Amaro Cavalcante residia em tranqueiras RN meu avô não conhecemos nem um parente do mesmo se alguém souber me informe

  4. Minha bisavó , mãe de meu avô que o pai da minha mãe ! Tinha o nome de Tereza Vieira Cavalcante ! Quando meu bisavô a conheceu ela tinha apenas 12 anos e nenhum parente próximo! Pelo menos foi o que foi Passado para o meu avô e os onze irmãos dele!

      1. Meu nome IRENE Tertuliano LEÃO, sou filha de FRANCISCO TERTULIANO CAVALCANTE, ele já faleceu, era do Ceará, tenho curiosidade em saber mais sobre a família

    1. Sou filha do falecido Arthur Bezerra Cavalcanti filho de José Bezerro Cavalcanti vindo com um irmão à anos atrás do Rio Grande do Norte para São Luis onde meu pai nasceu, éramos 7 irmãos faleceram 3 os 2 mais velhos a mais velha que foi freira e o mais velho que morreu no RJ era policial, meu avô materno era do exército no RJ,faleceu tbem meu pai Arthur BCavalcanti e minha mãe, e um irmão que era formado em Desenho mais era compositor prof de violão, a mais velha era de piano, um foi ser monge formado em Ciências Exatas no RJ, tem uma aqui mora no conj Vinhais, outro que morava em São Paulo fez Odontologia mais já aposentou a do conj Vinhais fez Direito aposentou tbem eu fiz enfermagem e já aposentei tbem tenho já 58 anos, meu nome é Mary Fátima Bezerra Cavalcante pq aportuguesaram Cavalcanti para Cavavalcante, temos filhos já adultos poucos a maioria como o meu que ainda faz Direito tem 25 anos e outras já formadas duas aqui, uma em São Paulo, uma em Recife, outra em Cabo Frio que tbem já tem filhos adolescentes. Moro no bairro conjunto Bequimao em São Luis me criei na rua São Pantaleão, centro, hj moro num apto no conjunto Bequimão, meu celular pra contato é 98 9 81256832 Watsapp, não tenho conhecidos parentes da família Cavalcante pq as 3 irmãs de meu pai uma foi morar no RJ com as 3 filhas pouco temos contato, outra faleceu não deixou filhos, e outra tbem que faleceu à 5 anos atrás deixou 2 filhos já são casados, e 3 filhas tbem casadas moram no Cohatrac pouco nos vemos. Foi um prazer essa oportunidade se quiser podem me ligar, aqui é só eu meu filho e o pai dele meu esposo Tudo de bom espero notícias se possível ficarei grata Bom dia à todos vocês da família de vcs Tchau!

    2. Sou descendente da Família Cavalcante que residia no Maranhão depois migraram pro Pará, sendo eu, Neto de Juvenal Holanda Cavalcanti e Neto de Maria Irandi Rodrigues Cavalcanti. Todos do Maranhão e minha avó Minha avó Paterna Maria Do Carmo Cavalcanti.

  5. Olá pessoal !
    Tem algum grupo com nosso Nome?
    Gostaria de saber mais sobre nossa origem , quero dar continuidade na arvore genealógica que minha mãe iniciou!

    Tem alguém que pode me ajudar?

    Desde já, grata!!!

    1. Queria informações sobre a árvore genealógica da Família Cavalcante de Quixeramobim – Ceará, de onde meu avó Abel Cavalcante descende….

  6. Ola sou filha de João Marinho Cavalcante filho de João Luiz Marinho Cavalcante e Severina Cavalcante . gostaria de encontrar novos parentes . meu pai é Pernambucano

  7. Olá! Me chamo Elaine Cavalcante Sousa e estou a procura dos familiares do meu Pai Aristides Cavalcante Sousa que é natural da Cidade São José do Egito – PE ele é filho de Paulino Cavalcante de Sousa e Teodora Ana da Conceição! Através dessa página venho pedir a ajuda de todos para que eu possa encontrar sua Família, conto com a ajuda de todos!

      1. Bom dia , me chamo Vagna Cavalcante de Sousa , meu pai se chamava Geraldo cavalcante de sousa , meu irmao é eduardo cavalcante de sousa e minha irmã chama-se vania cavalcante de sousa. Somos 3 irmãos . Minha avó chamava-se Raymunda cavalcante de sousa . Eu e meus irmãos nao conhecemos ninguém da familia. Existiria alguém hoje em dia vivo e não sabemos ???

  8. Olá pessoal meu nome é Elaine Cristina Teixeira Oliveira, sou neta de Maura Tenório Cavalcante Teixeira nascida em Pernambuco, que é filha de Manoel Tenório Cavalcante e Julia Pergentina, estou em busca de mais informações.
    Camila
    [email protected].

      1. ola Neusa meu Pai se chama Francisco Cavalcanteda Silva nascida perto de Barreira e tenho ainda familia que mora por la!!!ele nasceu em olhos daguas do cerco bahia

      2. Sou neto de Gregorio Cavalcante da Silva. e Percelina Francisca de Almeida….moravan em Sata Rita de Cassia..perto de Barreira Ba.,infelismente nao conheço ninguem de parentes do lado dos Cavalcantes e os Almeida. natural da bahia..

  9. Reza a lenda familiar que um ramo da família, os Cavalcante do Piauí, tiveram desavenças em época de intensa seca, isso em meados do séc. XIX o que fez com que os abastados retornassem à grafia Cavalcanti para se desobrigarem da parte mais pobre, que os estavam cobrando assistência.

    1. Sou da parte Cavalcante, minha avó Teresinha Cavalcante era do Piauí, minha Bisavó Francelina não sei de onde era. Não conheço essa lenda. Gostaria de saber mais!
      Estou tentando fazer minha árvore genealógica, atrás de minha descendência… Se puder ajudar ficarei grata!

  10. A famídia Cavalcante de Conceição estado da paraiba descendente de Antonio alves cavalcante, convida todos os parentes para participar do primeiro encontro dos familiares a ser realizado em Conceição-Pb em 01-01-2020.

  11. boa noite meu nome é Paulo Henrique Aguiar Cavalcante sou mineiro, meu pai Paulo Sales Cavalcante cearense nascido em Fortaleza.

    1. MEU NOME É ENILDA CAVALCANTI CINTRA, SOU PERNAMBUCANA, MEU PAI ENOS DE ARAÚJO CAVALCANTI, NASCIDO EM MACAPARANA PE.
      EU ATUALMENTE MORO EM DELMIRO GOUVEIA ALAGOAS. TEC DE ENFERMAGEM.

  12. Bom dia

    Sou Ribamar Cavalcante, moro em Goiás, minha mãe era Maria Francisca Cavalcante e meus avós maternos eram: Manoel Holanda Cavalcante e Cristina Francisca da Silva, observei que todos os Cavalcantes que aparecem aqui, têm suas raízes no nordeste do Brasil, concluo que o Cavalcante que veio da Italia se radicou no Ceará de onde se expandiu o resto de nós. Já estive em Florença e lá a familia é bem numerosa e conhecida. Eu gostaria de conhecer ancestrais por parte do meu avô, MANOEL HOLANDA CAVALCANTE, no Ceará, se alguem tiver informações por favor, informe aqui.

    1. Olá, Ribamar. Meu avô era José Holanda Cavalcante. Meu bisavô foi o Manoel Holanda Cavalcante. Qual o nome de seus pais? Moro no interior de São Paulo. Abraço

    2. Boa noite Ribamar. Sou Francisco Petrúcio Cavalcante, moro há 40 anos em União dos Palmares – Alagoas, mas minha origem é de Pernambuco, meu pai chama-se João Teotônio Cavalcante e minha mãe chama-se Rosália Primo Cavalcante, meus avós paternos eram Romão Teotônio Cavalcante e Maria Ferreira de Lucena e os maternos Graciliano Ferreira Barros e Joaquina Primo de Lima. Quanto a origem dos Cavalcante de fato iniciou-se no Nordeste, só que nasceu em Pernambuco com o Casamento de Filipe Cavalcante (italiano) com a mameluca Maria do Espírito Santo, filha de Jeronimo de Albuquerque uma índia tabajara, filha do cacique Arco Verde.

      1. BOA TARDE, FRANCISCO!
        ME PERMITA UMA CORREÇÃO: FELIPE CAVALCANTI CASOU COM CATARINA DE ALBUQUERQUE, FILHA DE JERONIMO DE ALBUQUERQUE E MARIA DO ESPIRITO SANTO(MUiRA UBI).

  13. Olá! pessoal. Sou Ivanilson Leão, natural de Garanhuns PE, bisneto de Pedro do Rego Cavalcante e Amélia de Araújo Cavalcante, os quais eram primos entre si. Tenho conhecimento de que eles eram primos legítimos de Moura Cavalcante ex-governador de Pernambuco. Sendo este também tio de outro ex-governador de Pernambuco chamado: Joaquim Francisco Cavalcante. Minha tia-avó chamava-se Geny Neves Cavalcante e morava em Arco Verde PE. Sobre esta sei que a empresa da família patrocinou durante muito tempo, o Globo Rural na TV GLOBO no Nordeste. Em fim concluo que realmente nossa família é gigante, porém os membros não se conhecem. Aproveito o ensejo para deixar uma mensagem do Positivismo Moderno, que serve para todos, independente do conceito religioso ou filosófico, a qual segue: “Deus tem limitações naturais por isto tudo tem um tempo certo”. Nada obstante, esta tese prova o que diz o evangelho dos cristãos: “Deus é luz e não há nele treva alguma”. Espero que todos reflitam.

    1. OLÁ IVANILSON LEÃO! SOMOS PRIMOS, MEU AVÓ PEDRO DO RÊGO CAVALCANTI, NASCI EM BOM CONSELHO PE. MEU PAI ENOS DE ARAÚJO CAVALCANTI

    2. Bom dia Ivanilson minha familia é de Arcoverde minha avó Julita Brito Cavalcanti vamos criar um grupo no zap p a familia Cavalcanti de Pernambuco? (79) 998383172 Meu nome é Clemison

    1. Olá! Nathalia. Não vou responder-te juridicamente, porém você pode informar-se na Maçonaria da sua cidade. Vocês perceberam as cores do Brasão Cavalcante? Parece uma ideia absurda, não é?

  14. Meu nome é Beatriz Cavalcanti filha de Nildo Cavalcanti não conheci meus avós pq eles morreram antes de eu nascer mais eles são do Pernambuco

  15. Olá
    Me chamo Maria de Fatima Cavalcante sou filha de Joaquim Veras Cavalcante e Matilde alves Cavalcante, meus avós paternos chamavam-se FranciscoVeras Cavalcante e Aurora Autina de Albuquerque.
    Minhas raizes são de Pedra Branca-Ce.
    Moro em Fortaleza-Ceará.

    1. Olá Fátima, que bom encontrar você por aqui nesse dia 20/07/19, precisamente ás 10h. Sabe, é só saudades e muita emoção pq a maioria já partiram e eu não os conheci.
      Me chamo Francisco José Cavalcante Silva, filho de Maria do Rosário Cavalcante Silva, filha de Napoleão Cavalcante e Regina Cavalcante, ambos meus avós, segundo minha mãe, sou primo de Sabino Cavalcante.
      Deixei a cidade aos 06 anos de idade e ao voltar para conhecer a família já não mais encontrei ninguém.
      Na mesma linha, confesso encontrei um irmão por parte de pai.
      Como disse, é muita emoção, paro por aqui fica com Deus, se preferir um contato segue meu zap 85 9 9798 2641(Cavalcante)

  16. MEU NOME É CARLOS WILLIAMS SA CAVALCANTE SOU FILHO DE ELIAS RODRIGUES CAVALCANTE E FRANCISCA SA CAVALCANTE MEU PAI NASCEU NA CIDADE DO PIAUI DE NOME ASSUNÇÃO EU NASCI NA CIDADE DE MOMBAÇA CEARÁ .

    1. Oiiii Carlos
      Meu nome é Valéria Sousa Cavalcante, neta de Francisca Rodrigues Cavalcante, bisneta de João Rodrigues.
      Por acaso, você é filho da tia Chilica e do tio Elias?

  17. Sou Fabrícia Cavalcante dos Santos,
    Filha de Patricia Aires Cavalcante Rosa, e sou neta de Drusila Cavalcante Rosa e bisneta de Abigail cavalcanti da Silva e Elias Emanuel cavalcante Silva. Meus tios/avôs são todos de Pernambuco ( Jaboatão dos Guararapes- PE ) e são bastante conhecidos no meio evangélico de quem é da época deles (conhecidos como Trio Cavalcanti – Eci cavalcanti, Esdras Cavalcanti e Elioni Cavalcanti)
    Sou natural de São Paulo-Sp, atualmente moro no estado do Rio Grande do Norte

  18. Sou Enoch Santos de Albuquerque. Filho de Orcino Cavalcante de Albuquerque Barros. Neto de Francisco Cavalcante de Albuquerque Barros e Bisneto de Antônio Cavalcante Barros e Cordolina Edwiges da Costa. Somos 11 irmãos. Segundo meu avô, meu bisavô teve 32 filhos todos na Paraíba. Teria imenso prazer em conhecer minha família distante pelo Brasil.

    1. Ola vi seu comentário e achei interessante. Me chamo Rafael Raiff Silva Cavalcante, filho de Flávio Emanuel Silva Cavalcante, minha mãe se separou dele a uns 10 ano e casou-se com um primo do meu pai que tem o sobrenome Albuquerque. E moramos na paraíba na cidade de campina grande.

    2. Sou Paulo Cavalcanti Albuquerque Filho. Meu pai Paulo Cavalcanti Albuquerque e meu avô Manoel Cavalcanti Albuquerque. Nasci e moro no Rio de Janeiro, mas meu pai e meu avô são da Paraíba.

  19. Olá, sou ANTONIO ALCIDES CAVALCANTI, filho de ALCIDES VIEIRA CAVALCANTI e neto de JOSÉ VIEIRA CAVALCANTE. Meu avô, residiu em Bom Conselho PE, onde nasceu meu pai e seus irmãos Manoel Vieira Cavalcante, Antonio Vieira Cavalcante, Luiz Vieira Cavalcante e Maria do Carmo Vieira Cavalcante. Tenho primos em Recife, Paulista, e Olinda. Em São Paulo, primos residentes em Barretos e na capital. Se por ventura, alguem tiver ligações de parentesco com meu avô e quiser fazer contato, mande um e-mail. Grande abraço!!!

  20. Olá, sou de Goiânia – Go e gostaria de saber mais sobre minha árvore, sei pouco dos nomes dos meus bisavós materno. Mas a minha Avó se chama Benedida Cavalcanti Alves e meu avô Olímpio Vicente Alves, meu bisavô é Manuel de Oliveira Cavalcanti e minha bisavó Maria Rosa do Amaral. Caso alguém saiba ou tenha os mesmos parentes, me manda um e-mail: [email protected]

    1. Olá Sou Janaína Cavalcante também de Goiânia, minha Avó Teresinha Cavalcante Leite veio do Piauí. Não tenho muitos dados da família, mas estou a procura…

  21. Olá Família Cavalcanti de Albuquerque! Meu nome é Nemésio Gomes Cavalcanti, sou filho de José Henriques Cavalcanti, neto de João Henriques Cavalcanti, natural de Santa Cruz, RN, bisneto de Affonso Cavalcanti de Albuquerque e Rita Maria da Conceição. Do lado materno sou bisneto de José Maria Alves Cavalcanti e Florinda Maria da Piedade. Trineto de Luis Alves Cavalcanti de Albuquerque, natural de Nossa Senhora do Ó, Estado de Pernambuco. Se tiver algum parente no grupo, podem entrar em contato pelo email: [email protected]. Resid em João Pessoa – PB

      1. Olá primo!
        Boa noite!
        Como você já deve saber, a família Cavalcanti(e) é a maior família do Brasil, a única que tem o mesmo tronco: Dom Filipe Cavalcanti, italiano de Florença, que imigrou de Lisboa para Pernambuco. O resto você deve saber. Nas minhas pesquisas descobri que meu avô paterno, João Henriques Cavalcanti, filho de Affonso Cavalcanti de Albuquerque era natural do Termo de Santa Cruz, Estado do Rio Grande do Norte. Já estive várias em Santa Cruz, mas até hoje não consegui localizar nenhum parente. Minha Bisavó, Rita Maria da Conceição era da família Henriques, também não consegui localizar nenhuma parente deste ramo.
        Portanto, se você conseguir contato com mais algum parente mais próximo agradeço o contato.
        Segue meu email: [email protected]. Vamos manter contato.
        Grande Abraço.

  22. Bom dia. Meu nome é Hermes de Holanda Cavalcanti Filho, natural de Recife PE, filho de Hermes da Rocha de Holanda Cavalcanti e Lenira Martins Cavalcanti, ele Alagoano de Maragogi Barra Grande nascido em Marrecas, que pertenceu a família, e ela Penambucana da Av. Caxanga acho que Casa Anarela ou Iputinga. Sempre meu pai da marinha de guerra quando casou com minha mãe veio para o Rio de Janeiro e não voltaram jamais as suas origens. Ele sempre nos disse que seu avô teve 16 irmãos que se espalharam Nordeste adentro, provavelmente razão dessa proliferação da raiz de Holanda Cavalcanti.

  23. Gostaria de encontrar minha família sou de Rondônia porto velho o meus bisavós são francisco sales Cavalcante e Filomena Rodrigues Cavalcante
    Obrigada

  24. Olá Família Cavalcante! Sou JOAQUIM CAVALCANTE DE LIMA, filho de CRISELITE CAVALCANTE DE LIMA (EXÚ-PE)…minha avó materna VICENTINA ALVES CAVALCANTE, esposa de JOAQUIM MIGUEL DE SOUZA. Minha mãe tem muitos irmãos que desapareceram com o tempo, sem deixar pistas para os familiares. Faço um apelo para a segunda ou terceira geração que entrem em contato [email protected], ficarei muito feliz em rever meus tios, primos…
    Minha adorada mãe, está atualmente com 80 anos (Super lucida), e tem uma irmã de 97 anos (Tia Helena).
    Desejo a TODOS os CAVALCANTES um FELIZ 2019 e que seja um ano abençoado por DEUS em nome de JESUS!

    Forte abraço!

  25. Olá sou Elenizia Cavalcante, moro em Cruzeiro do Sul – Acre, aqui temos muitos Cavalcantes, meu avô veio do Ceará ainda crianca acredito que na época da primeira guerra mundual.

  26. olá! estou fazendo árvore genealógica!!! meu bisavô FRANCISCO CAVALCANTE DE MEDEIROS E MARIA LEOPOLDINA LUNA DE MEDEIROS (1880 ) ESTA ÉPOCA, MEU AVÔ CICILIANO COELHO DE MEDEIROS NASCEU NA PARAÍBA FALECEU 1974.

      1. OLÁ MINHA FAMÍLIA LINDA , SOMOS TDS PARENTES. SOU EDUARDO XAVIER CAVALCANTI, DE SP CAPITAL, MEUS PAIS EREM DE PESQUEIRA , PE.
        MEUS AVÓS , ANTÔNIO BEZERRA DE CARVALHO E IGNEZ CAVALCANTI MACIEL. , QUEM QUISER MANDAR MSG DEIXO MEU EMAIL….. exc . cavalcanti @ gmail . com , abraço à todos.

  27. Boa noite.

    Me chamo stela e minha mãe se chamava maria domingues cavalcante e ela era da Bahia, casada com Hermelindo um antigo fotográfo na Bahia por volta de 1940. Gostaria de saber se tenho algum parente, pois não tive conhecimento depois que saimos da Bahia para vir para São Paulo.

    1. Oi meu Nome é Henrique Cavalcante de Queiroz, minha mãe era Josefa Aparecida Cavalcante de Queiroz, ela era de Iraporanga Bh, minha avó materna se chamava Floripes Honoria Cavalcante.

      Caso alguém queira entrar em contato meu e-mail é [email protected]

  28. Olá gostei muito de saber a origem dos Cavalcante.
    Meu nome é Rosana Ferreira Cavalcante
    filha de Cícero Vieira Cavalcante
    e neta de Auto Vieira Cavalcante.
    Meu avô era de Atalaia Alagoas.

    1. Meu nome Maria da Penha Cavalcanti, filha de Hilario Pedro Cavalcanti, os meus avos paternos tinham engenho de cana de açucar no Pernambuco. Ele tinha varios irmaos Joao Pedro Cavalcanti e Severino Pedro Cavalcanti e primos Salustiano Cavalcanti. Nao tenho mais informaçoes, pois meu pai veio a falecer eu era criança. Solicito mais informaçoes. Vim a ter informaçoes que meus bisavos vieram da Italia.

  29. Olá pessoal meu nome é Marcos Cavalcante, e meu pai Josué Cavalcante, e avô Daniel Cavalcante, e o meu pai é natural de Porto Seguro/BA e ele conta que o bisavó dele veio recém nascido nas ultimas viagens feitas pelas embarcações de origem portuguesas trazendo escravos da África para a região de Porto Seguro. O meu pai cresceu e viveu até os treze anos de idade na região de Monte Pascoal distrito de Itamaraju/BA. Contudo não conheço nenhum parente dele.

    1. ola!!!Marcos!!!!meu Pai è Francisco Cavalcante da Silva e me avo Agripino Cavalcante tds nascidos na Bahia meu pai em oljos d’aguas do cerco!!!!

  30. Olá! Me chamo Elaine Cavalcante Sousa e estou a procura dos familiares do meu Pai Aristides Cavalcante Sousa que é natural da Cidade São José do Egito – PE ele é filho de Paulino Cavalcante de Sousa e Teodora Ana da Conceição! Através dessa página venho pedir a ajuda de todos para que eu possa encontrar sua Família, conto com a ajuda de todos!

  31. Olá meu nome é vilkes Cavalcante e meu bisavô era do nordeste.
    E moro no Amazonas
    Nome de minha mãe era Daguimar Cavalcante, filho de João Cavalcante.

  32. Olá, meu nome é: Cheldon Chyrlan Cavalcanti.
    Filho de: Paulo Chyrlan Cavalcanti Bezerra.
    Neto de : Adalgiza Cavalcanti Bezerra
    Bisneto de: Antônio André Cavalcanti
    ( Natural de Cabrobó-PE£

    1. É muito bom saber que você descende de algum Cavalcante do Cabrobó-PE. Estou a procura de alguem que possa me falar se já encontrou algum documento de Jorge ou Constantino Cavalcante de Albuquerque, sendo eles pai e filho, consequentemente. Sendo q Jorge teve + ou – uns 10 filhos, mas nao sei nomeá-los.
      Agradeceria se me ajudasse.

      1. Olá eu sou Ildenecavalcante Cavalcante Ribeiro Meu avô se chamava Pedro Cavalcante nascido em Cabrobó mas ele foi mora na Bahia Xique Xique acredito que ele tem parentes em Cabrobó

        1. Bom dia meu caro. Meus ancestral se espalharam por Pernambuco e Paraiba(João Pessoa) . O próprio João Pessoa, era Cavalcante de Albuquerque… Meu bisavô era Antonio Cavalcante Barros , meu avo Francisco Cavalcante de Albuquerque Barros. Meu bisavô no primeiro casamento teve 18 filhos e no segundo 14. Ao todo 32 filhos que se espalharam por Pernambuco, Bahia e Paraiba mesmo. Quando o Cardeal Arcoverde faleceu, meu pai foi comunicado que um de seus tiosprimeiro Cardeal do Brasil havia falecido. Tenho as alterações militares de meu avô, que participou de um pelotão do Exercito e prendeu O Revolucionário Plácido de Castro nos idos de 1902. por ai Depois disto veio para o Rio por ter revidado a guarda do Destacamento. Veio para na Vila Militar no Rio de Janeiro. Aqui com a Herança de familia comprou um sitio e estabeleu sua famili. Com isso perdemos os contatos com os muitissimos parentes Cavalcantes e Albuquerques do nordeste.
          Nossa familia aqui cresceu. Meu pai 11 filhos , familia Cristã Evangélica Batista. Eu mais velho descambei pra música e direcionei meus irmãos e sobrinhos que também são músicos profissionais clássicos. Tinha imensa vontade de conhecer meu parentes por esse nordeste e etc..

          1. Boa tarde primo!
            Não conheci meu avô paterno João Henriques Cavalcanti, natural de Santa Cruz- RN, filho de Affonso Cavalcanti de Albuquerque e Rita Maria da Conceição. Do lado materno também somos da Família Alves Cavalcante, meus bisavô Materno José Maria Alves Cavalcanti e Florinda Maria da Piedade, filha de Luis Alves Cavalcanti, naturais de Nossa Senhora do Ó, hoje Ipojuca, estado de Pernambuco. Não conheço nenhum parente em Santa Cruz nem em Ipojuca. Mas, continuo procurando e pesquisando no Familysearch. Quem for meu parente, entre em contato, será uma prazer conhecê -los.

  33. GOSTARIA DE SABER SOBRE MEU FALECIDO AVO HERCULANO CAVALCANTI E MINHAS TIAS NAIR , ODETE E NELSA CAVALCANTI todos Vivian em Recife Pernanbuco. Sou filha de Pedro Cavalcanti de Andrade. Meu Nome e Aldecy.

  34. Me chamo André luiz Cavalcanti de Albuquerque.. Cavalcanti é um sobrenome italiano. Não sei pq acham que é português.. Bom. A variação cavalcante. Na verdade.. Foi uma tentativa de aportuguesamento pq era um nome dado a filhos bastardos, agregados e adotatos. Ouve essa mudança de grafia para separar os legítimos do não legítimos. Segundo a pesquisa de carlos barata.. Pesquisou por 10 anos. E segundo ele nem todo Cavalcanti são descendentes de filippo. Na verdade os cavalcante

  35. Meu nome Célia Regina Cavalcante filha de Manuel Francisco Cavalcante meus avós Francisco Cavalcante e Severina Maria da Conceição meu pai nasceu num povoado chamado Maraial Pernambuco em 1937,não tenho conhecimento de nenhuma família. Gostaria muito saber se há alguem da familia existente. meu avõ era da Paraiba.

    1. Olá Célia
      Não sei se temos parentesco, mas podemos pesquisar. Sou Tatyane Gomes Cavalcante, filha de Ismael Benício Cavalcante e Isabel Gomes Guerra Cavalcante, meu Avô se chama Cosmo Lopes Cavalcante. Meu pai nasceu na Paraíba, mas não sei se meu avô é natural de la

      1. nossa tbm sou Cavalcante de Santana!

        Mãe: Elaine Freitas Cavalcante (Pais: Osvaldo Cavalcante e Ivanilde Freitas)
        Pai: Elias Batista Santana (Pais: João e Alice )

  36. Meu nome Célia Regina Cavalcante filha de Manuel Francisco Cavalcante meus avós Francisco Cavalcante Severina Maria da Conceição meu pai nasceu num povoado chamado Maraial Pernambuco em 1937,não tenho conhecimento de nenhuma família. Gostaria muito saber se há alguem da familia existente.

    1. Celia Regina. Tudo bem. Meu nome é Ubiratan da Silva Cavalcante. Meus avós paternos eram de Aracaju, Própria.
      Quando era pequeno, ouviamosmos falar da nossa familia Cavalcante. Eu perdi o contato. Estou tentando resgatar a descendência da minha familia.
      Sou Pernambucano e ja estou em busca dessa familia.
      Em todo caso, mesmo nao sendo parentes, ja sabemos que temos o sobrenome em comum. Caso sejamos familia, será uma feliz descoberta. Desde já me sinto feliz por te la entre nós.
      Um carinho fraterno.

    1. Ola me chamo José Afonso CAVALCANTE Leite Filho, Filho de José Afonso CAVALCANTE Leite, neto de Laura CAVALCANTE leite e de José Afonso Bezsrra, bis neto de Laura CAVALCANTE Rolin, nascida em Milha. eu hoje estou morando na españa. quero muito saber mais sobre minha familia pois tenho traços de Italiano, nasci em fortaleza – ceara. tenho 37 anos.

    2. Ola talyta
      Meu nome é Tatyane Gomes Cavalcante, sou pernambucana e estou atrás dos meus parentes. Gostaria de contacta la. Moro em Lisboa

  37. Olá, me chamo Kenneth Cavalcante, meu avô se chamava Severino Cavalcante de Lima e meu bisavô era André Cavalcante e era de São Bento do Una em Pernambuco, porém era caixeiro-viajante(O representante de vendas de hoje) e viajava boa parte do estado até a frontera com a Paraíba onde já encontramos alguns primos em João Pessoa, mas fala-se na família que meu Bisa teve muitos filhor por onde passava.

    1. Boas novas Senhora e Senhores CavalcanteS!Um grande prazer, vendo muitos produrando sua historia de vida.
      Sou mais um na multidão investigando a procura de parentes.
      Vim muitosCAVALCANTE, por aqui. Sei que existem muito mais.
      Que tal, unirmos ? Temos em comum o interese sobre nossa origem, como apareceu esse sobrenome nesta nossa vida de brasileiros que foram vindas e idas de varios povos. O que será que temos.
      Bom, fica uma ideia… Penso que poderiamos conversarmos sobre o assunto. Em todo caso, deixo o meu contato.
      Ate breve parentes CavalcanteS?

      1. Ubiratan estou em busca de realizar minha Genealogia, vamos nos unir. Tenho alguns nome. Uso um sistema que cruza informações. Como posso entrar em contato com vc? me mande seu whats, ou me manda um email : [email protected].
        Acredito que juntos podemos nós ajudar.
        Abraço.

        1. Olá, meu nome é Júlio César Cavalcanti é gostaria de obter mais dados sobre a origem de nossa família.
          Meu zap é 81 998075784

        2. Boa tarde, meu nome Elisabeth cavalcante de Albuquerque, sou do Rio de Janeiro.
          Minha mãe, já falecida Zenaide cavalcante de Albuquerque, natural de Santarém Pará.
          Gostaria de encontrar meus parentes.

      2. Sou cavalcante moro em SP capital,porém meus descendentes maternos ,sai da BA.
        Gostaria de conhecer meus parentes mais distantes.
        Filha de Delmira Cavalcante Costa
        Neta de Maria Francisca Cavalcante
        Avô João Cavalcante Costa.

  38. Eu me chamo Sônia Cavalcante Folha de Jorge Cavalcante e de Irene .Ambos nascido em Minas Gerais Sou meta de Boaventura Cavalcante.Caso alguém tenha interesse de me conhecer meus contatos 067 991471518 ou 32040243

  39. Ola…sou Cavalcante tbem..Paulo Cavalcante estrela..gostaria de entrar em contato com todos da família… 011973947790..
    Deus abençoe..
    Moro em SP

  40. Olá meu nome é Selma Guedes, meu pai se chamava José Guedes Cavalcante nasceu em Barreiros – PE, gostaria de mais informações e contato sobre possíveis descendentes dessa família.

  41. Boa noite amigos !

    Meu nome é Rogério Cavalcante, filho de Mário Tércio Cavalcante e neto de Terezinha Cavalcante de Souza. Meu pai nascido em Santana ( Bahia ).
    Estou tentando saber se tenho descendência italiana.
    Se eu tiver, tentarei a cidadania italiana.
    Alguém poderia me ajudar com essa questão?

    Obrigado!!!

    1. Sou Cassio Rogério Cavalcante…..Gostaria de saber se conseguiu algo……meu Pai José Cavalcante também veio da Bahia….eu moro no interior de São Paulo e tenho uma sobrinha na Europa tentando renovar o visto…..Se descobrir algo me de um Toc…….

  42. Olá, estou procurando por familiares em Pernambuco (arcoverde), meus avós paternos se chamam: Luiz Paulino Cavalcante e Tereza de Oliveira Cavalcante.

    1. Boa Noite Naiara Oliveira, minha avó Materna é da cidade de arco de verde, porém faz muitos anos que mora no Maranhão. O nome dela é Aliente Bezerra Cavalcante. Espero que tenha ajudando, se tiver algum parentesco, entre em contato comigo.

  43. Sou filho de uma Cavalcante e minha tataravó é Agda Cavalcante de Albuquerque , apesar de meu sobrenome ser Lacerda da costa ,minha mãe loula Cavalcante coelho, ambos todos vindos do Pernambuco .

  44. Eu me chamo Ana Lucia Ferreira Tenorio só de Pernambuco minha Vó era de Alagoas não sei de que lugar mas me lembro muito bem dela,ela si chamava Joaquina Tenório Alburqueque Cavalcanti

  45. Meu nome é Juliana Santana Neves Cavalcante. Meu pai e o pai dele são cavalcante. Mas não sei de onde eles são, não conheci meu avô pq não convivi com meu pai. Fui criada pela minha mãe ,e até os meus 7 anos eu não tinha o sobrenome Cavalcante só o sobrenome da minha mãe. Por isso não conheço ele direito, só falei com ele algumas vezes, pouquíssimas vezes. Sou natural da Paraiba e meu pai tbm. Mas meu avô não sei de onde é.

  46. Olá sou da família cavalcante, amo o meu sobrenome.sou filha de Pernambucano é neta . Neta de sandoval Alves cavalcante Descendente de italiano

    1. Olá Sabrina!

      Tenho o sobrenome Cavalcante herdado de minha avó Terezinha Cavalcante de Souza.
      Será que tenho descendentes italianos?
      Saberia me orientar sobre essa questão?

      Obrigado!

  47. Boa noite.
    Meu nome é JOSÉ TENÓRIO CAVALCANTI, natural de Pernambuco, meu pai JOÃO TENÓRIO CAVALCANTI, era natural de Maragojí/Alagoas, nasceu em um engenho chamado Quebrangulo. Meu avô era chamado JOSÉ TENÓRIO CAVALCANTI, do qual herdei o nome, também do estado de Alagoas.
    Gostaria de saber se há pessoas, em outros estados, especialmente no Rio de Janeiro, que tenham algum parentesco.
    Faço uma pergunta ao Blog Origem do Sobrenome:
    Família CavalcantE é a mesma que Família CavalcantI ???

    1. Boa noite meu avô, já falecido, era Leonardo Tenório Cavalcante, casado com Maria Luíza Tenório Cavalcante,, ambos vieram do Pernambuco.

    2. jose tenorio boa tarde? me chamo gibson lima cavalcante sou de maceio alagoas e resido em sao paulo a trinta anos,frequentei muito maragogi meu pai se chamava raul cavalcante e era fiscal geral da prefetura de porto calvo,pequena cidade de alagoas,hoje estou tentando montar esse quebra cabeça,descobrir mais a respeito de meu pai e minha origem…ai vai o telefone zap 11920026104 pode me adc vamos trocar informacoes blz.

    3. Sim José, pois antigamente tinham a mania de abrasileirar os sobrenomes dos imigrantes.
      Se puder me ajudar, agradeceria. Tenho um amigo q está a procura de informações sobre seus antepassados. E um deles nasceu em Quebrangulo. O nome dela era Rosa Maria de Lima e casou-se com Jose de Miranda Cavalcante. Ela nasceu em 1858 e ele em 1853. O nome da mae de José era Thereza Maria de Jesus. Na verdade, ele quer obter informaxoes dos dois. Poderia me ajudar? Meu facebook é Nárah Antunes de Santana. Muito obrigada desde já.

    4. hola José….me chamo Josiane
      sou neta de Arlindo Tenorio de Albuquerque filho de Joao tenorio cavalcante e Otavina ou Otaviana Tenório de Albuquerque ….tbm de Quebrangulo alagoas….minha mae Josefa Maria Tenório de Albuquerque tbm nascida em Quebrangulo….será que somos da mesma família? procuro saber se meu trisavô ou trisavó que não sei o nome , se nasceram no Brasil ou na Itália…

    5. Minha avó se chama Eunice Tenório Cavalcante de Alagoas, os pais dela eram Napoleão e Quitéria, o sobre nome Tenório Cavalcante veio da bisa Quitéria também de Alagoas.
      Já minha mãe se chama Sulenir Ferreira Tenório Cavalcante nasceu em Recife.

      1. Minha avó Eunice Tenório Cavalcante procura por seus filhos, que foram quando ainda crianças sequestrados pelo pai, que se chama José Ferreira.
        Isso há mais de 40 anos.

  48. As informações e satisfizeram a curiosidade sobre a origem do Cavalcante e Cavalcanti pois sempre pensei que tinha sido um erro de escrivão de cartório na hora de algum registro, agora sei que foi tentativa de aportuguesar. Muito obrigada.

  49. Sou Andréa Cavalcanti Matos, neta de Florentino Cavalcanti e Irene Tenório Cavalcanti Matos. Que eram primos de primeiro grau que moravam em Pernambuco e vieram para o Rio de Janeiro (RJ). Espero que tenha alguém com o mesmo grau de parentesco que eu 🙂

    1. Boa noite meu avô, já falecido, era Leonardo Tenório Cavalcanti, casado com Maria Luíza Tenório Cavalcanti , ambos vieram do Pernambuco.

  50. Nossa adorei saber sobre a origem dos cavalcante, meu nome e Fernanda silva cavalcante sou descendente dos cavalcante do ceara ,e é tão legal em saber que nossa historia de sobrenomes e tão interessante e ao mesmo tempo uma das maiores famílias já existentes !

    1. Oi também sou do Ceará. Sou filha do Hildenir Cavalcante meu avô era o Chico cavalcante e minha vó Hilda Cavalcante. Muito bom saber da nossa história.

  51. Gostei muito de saber a origem de meu sobrenome,por que antes mesmo de conhecer eu amo o meu sobrenome e no entanto fiquei mais feliz em saber que é uma família muito grande e eu e meu filho fazemos parte dela Leandro dos santos Cavalcante.

  52. GOSTEI DEMAIS DE SABER SOBRE A ORIGEM DE NOSSA IMENSA FAMILIA SOU JOSE CAVALCANTE DE SOUZA NETO SOU PAULISTA DESCENDENTE DOS CAVALCANTES DA BAHIA

    1. Tive antepassdos de sobrenome Cavalcante que moraram por essa região
      Eram do extremo norte desse estado, já quase na divisa com Pernambuco
      Interessante teu ponto

      1. Olá Matheus. Meu nome é Nárah sou descendente dos Cavalcante. De q cidade sua família era. Sou de Pilão Arcado-BA, divisa com PI e PE e estou a procura de informações sobre meu tetravô, Jorge Cavalcante de Albuquerque q nasceu em Cabrobó-PE. Ser a q somos da mesma família. Entre em contato. Meu Facebook é Nárah Antunes de Santana.
        Muito obrigada desde já.

    2. Sou Marcos Cavalcante, filho de Josué Cavalcante e Maria de Lourdes Inácio Cavalcante, meu pai é de Porto Seguro e os parentes são da região de monte pascoal. E grande e não conheço grande parte dos parentes daquela região.

  53. Muito bom e gratificante conhecer detalhes da origem do nosso sobrenome. Meu filho está agora na Itália, onde irá visitar Florença, a cidade de nossos ancestrais.

  54. Que orgulho de fazer parte desta família grandíssima, sou apaixonada pela nossa historia. Muito obrigada por toda essa informação.

    1. Tenho o mesmo sobrenome que vc Alves Cavalcante.
      Vc é de onde? Sou de Teresina Piauí.
      Meu nome é Cláudia Valeska Alves Cavalcante e minha família e de Ipueiras Ceará.

      1. Diane vc tem o meu mesmo sobrenome completo eu sou Esmenia Alves Cavalcante o meu se chama Francisco Alves Cavalcante o nome dos meus avós paternos chama-se Antônio Alves Cavalcante e Maria Augusta da Conceição

        1. olá esmernia boa tarde meu nome é iranildo alves cavalcante nasci em garanhuns pernambuco sei que sou de origem italiana com portugues porque
          a primeira família o sobre nome do casal eram albuquerque e cavalcante ou ti meu pai se chamava josé cavalcante de andrade então a nossa família é muito grande e por isso que me orgulho dela parabéns por pertencer a esta famíliaf

          1. Oi, meu nome é Neide e meus avós eram desta cidade, o nome do meu avô era Pedro Pierre Cavalcante, se sou ber de alguém gostaria muito de saber.

    1. De onde vc é Ivanildo, eu também gostari de conhecer mais pessoas da familia, o meu avô é Francisco Alves Cavalcante de Catolé do Rocha, Paraíba

      1. Boa noite! Ivanildo o nome do meu pai é Francisco Alves Cavalcante e o nome dos meus avós paternos chama-se Antônio Alves Cavalcante e o da minha vó e Maria Augusta da Conceição ,o meu pai já faleceu há 38 anos agente nunca conheceu a família dele mais espero muito ainda conhecer alguém da família dele será se o seu avó era o meu pai

        1. Obs: o meu era tbm do Catolé do Rocha PB a minha irmã mas velha falar q o meu pai tinha dois filhos que se chama Roberto Carlos e Magna cele

    2. Ola, como vai, eu estou procurando a familia do meu avo paterno, GENTIL ALVES CAVALCANTE, ele nasceu em SERGIPE, infelizmente nao sabemos nada sobre a familia. Ele saiu de Sergipe e foi para o Rio de Janeiro, ainda crianca, deixando seus irmaos pai e madastra em Sergipe, ele nunca falou sobre a sua infancia, no Rio ele se casou com a minha avo, Beatriz Eugenia de Souza. Se voce souber de parentes, do meu avo, por favor entre em contacto, muito obrigada,
      Angela Russo ( Cavalcante).

  55. Sou Descendente de Italianos. O nome da minha vó, era Maria Nazaré Cavalcante e o Nome Do Meu Avô, era Antonio Cavalcante Filho. Eles eram Primos

  56. Pelo que consegui pesquisar, “Cavalcanti” eram barões-soldados que viviam no castelo de “San Gigglio” em Colônia na Alemanha e que no século Vlll foram trazidos para a Itália, pelo “Rei Carlos Magno”, por convocação do “Papa Adriano l, para ajudar na luta contra os lombardos.
    Cavalcanti vem de “Cavali i canti” que quer dizer “Cavaleiro Cantante”.
    Tudo isto durante o “Império Romano Germânico”.

    1. Prezada Norma. Boa noite. Gostaria de saber onde posso pesquisar suas informações ?
      Estou fazendo a genealogia de minha família ( CAVALCANTI ).
      Grato.

      1. Boa noite meu avô, já falecido, era Leonardo Tenório Cavalcante, casado com Maria Luíza Tenório Cavalcante? ambos vieram do Pernambuco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *