Família Chagas

A família Chagas é pouco conhecida no Brasil. Por aqui não é um sobrenome raro, mas também não chega a ser um sobrenome popular como tantos outros. Não se sabe também ao certo o local do surgimento da primeira geração da família Chagas, uma vez que, devido à sua história de origem, pode ser até mesmo que o sobrenome tenha surgido em locais diferentes em um curto espaço de tempo. Confira abaixo algumas informações sobre a origem do sobrenome Chagas, seu brasão e variações gráficas.

Origem da Família Chagas

Ao que se sabe, inicialmente este sobrenome surgiu em Portugual. A verdade é que não se sabe ao certo se foi somente por lá, uma vez que, por sua origem religiosa, pode ser que ele tenha surgido também em outras regiões da Europa ou até mesmo no Brasil.

Por se tratar de uma homenagem à religião cristã, este sobrenome acaba abrangendo um grande número de famílias, com filhos que carregaram a homenagem uma invocação às chagas de Cristo e passaram posteriormente o sobrenome aos seus filhos e netos.

A origem do sobrenome Chagas é um pouco comum, quando se trada de sua história. As mais populares costumam ser origem por localidade ou por nome do fundador do tronco familiar, denominados toponímicos e patronímicos respectivamente. No caso de origem como homenagem religiosa, podemos conhecer vários exemplos como Nascimento, Bonfim ou Dos Anjos.

Variantes do sobrenome Chagas

Não existem variações gráficas conhecidas para o sobrenome Chagas. Este é um sobrenome que se firmou como foi realmente criado. Todos os descendentes da família têm sobrenome Chagas sem alterações, o que fica ainda mais fácil reconhecer as ligações com o passado.

Brasão da Família Chagas

O brasão da família Chagas é bem característico e único. Ele é feito de um escudo azul com uma torre dourada ao centro. Abaixo da torre tem-se ondas prateadas e azuis se alternando e o símbolo da torre se coloca de uma maneira que parece estar flutuando sobre as águas. Este é um brasão muito bonito e parece ser realmente o único que representa o sobrenome Chagas. Não se sabe ao certo quando foi concedido o brasão das armas à família Chagas, mas este torna a família ainda mais legitima e respeitada perante às tradições.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

56 respostas para “Família Chagas”

  1. Meu sobrenome também é das Chagas. Meu pai se chamava Antonio Nunes das Chagas e Nasceu e cresceu em um pequeno povoado no Estado da Bahia perto de Olindina. Meu avó se chamava Amaro Nunes das Chagas e meu Bisavó Bibiano Nunes das Chagas.
    Eu gostária de saber se alguém poderia me ajudar a ter mais informações sobre os meus antepassados, pois como meu avo tinha olhos verdes tenho certeza de que ele era descendente de Europeus.

    Desde ja gostária de agradecer se alguém poderia me ajudar.

  2. Meu nome é André Rodolfo Chagas da Silva. Nascido em São José dos Campos. SP. Meu Pai se chama Antonio Chagas da Silva, o meu avô Antonio Chagas e meu Bisavô Francisco das Chagas, naturais de São Lourenço. MG.

    [email protected]

  3. Meu nome é Antonio Claret de Oliveira Chagas, natural da cidade de Oliveira, MG
    Meu avô se chamava Valdemar Justiniano de Moura Chagas.
    Meu Pai se chamava Otávio de Oliveira Chagas.

    Gostaria de saber porque existe outro brasão com o nome de Chagas.

  4. O meu nome é Flamino da Graça Chagas. Vivo em Brisbane na Australia mas mascot em Vila Franca de Xira Portugal. O meu nome vem do meu avô Francisco Chagas e Arménia da Silva Chagas. Gostaria de saver se outros reconhecem o nome do meu avô

  5. Olá!!!
    Me chamo Helder Chagas e gostaria de ter informações sobre algum descendente da família Chagas da região de Pilão Arcado-Pe, Petrolina ou de outras cidades do estado de Pernambuco.
    Meu avô se chamava Joviniano Chagas e morava em Pilão Arcado.
    Toda família se mudou para Barra-Ba entre os anos de 1920 e 26 . Os filhos se chamavam, Cinobelino, Maria Joana e outros três que já nasceram na cidade de Barra-Ba.

  6. Meu nome é Ana Paula das chagas… é eu tenho ( Das Chagas)
    Minha vó materna é lá de Minas de Belo Horizonte chamava Francisca das Chagas Silvério,morreu em 1997; quando tinha 6 anos. Só a minha mãe que ficou com o sobrenome das chagas na família dela. Os familiares dela de MG não conheço; apenas os irmãos da minha mãe os 5 filhos da minha vó.
    Creio que ela tinha irmãos, primos……
    Quero muito conhecer essa parte da família se for um de vcs entre em contato
    [email protected]

  7. Olá me chamo angela maria chagas filha de Terezinha do belem Soares Chagas neta de andrelina Soares Chagas só sei até aí queria saber um pouco mais sobre minha árvore genealógica sou natural do Paraná .

  8. Minha avó, na década de 1980, no século passado, já me dizia que o sobrenome CHAGAS estava na família havia 150 anos. “Dolores Feu Chagas”

    Ou seja, hoje, século 21 e década de 2010 e ano de 2018 já estamos com o sobrenome CHAGAS mais ou menos 200 anos

  9. Meu avô se chamava Francisco José Das Chagas, casado com Maria do Carmo Silva Chagas ambos de Recife. Procuro par antes com o nosso sobrenome. Sou Filha de Ubiranice Carmos Das Chagas Teodoro. Quem tiver tios com esse sobrenome em Recife por favor entrar em contato via email. [email protected]

    1. Minha família é toda de espirito Santo tenho parentes porntoda parte de espirito santo com o nome chagas meu nome é CAIO CHAGAS DE LIMA , neto de hildo chagas

  10. Meu tataravô tinha o nome de Francisco Chagas das Virgens. Provavelmente morou no norte de Minas , na região de Salinas, Montes Claros ou Bahia. Viveu há 130 anos atrás mais ou menos. Gostaria de saber desliguem tem informações sobre genealogia. Ele foi pai de Adelina da Costa Farias que morreu em Salinas, em 2014 aos 102 anos.
    Podem responder pois eu recebi notificação através deste site.

    Muito obrigada!!!

  11. FILHA DE ISRAEL APARECIDO CHAGAS, ORFAOS DE SEUS PAIS APOLINÁRIA ALVEZ E SEBASTIAO FRANCISCO CHAGAS ESTOU A PROCURA DA FAMILIA DO MEUPAI,, QUE NUNCA CONHECEU QUEM TIVER INFORMAÇOES ENTRE EM CONTATO COMIGO, COM ASSUNTO, FAMILIA CHAGAS ,ALGO ASSIM QUE EU POSSA SABER. [email protected] FACEBOOK VERONICA ELIZABETH CHAGAS DA SILVA

  12. ESTOU A PROCURA DA FAMILIA DO MEU PAI ,MEU AVÔ CHAMAVA SEBASTIAO FRANCISCO CHAGAS, A UNICA INFORMAÇAO QUE SEI É QUE ELE MORAVA EM ESPIRITO SANTO, PERTO DE RIO DE JANEIRO, O FILHO DO MEU AVÔ CHAMAVA AMERICO CHAGAS., E MINHA AVÓ CHAMAVA APOLINARIA ALVEZ AO QUAL NINGUEM CONHECEU.QUEM SABER DE ALGO POR FAVOR ENTRAR EM CONTATO COMIGO PELO FACEBOOK OU EMAIL. [email protected]

  13. Sou Clemir josé Chagas Nascido na cidade de Getulio Vargas RS, filho de Florêncio Chagas, e neto de Inocêncio Chagas. O meu Avô Inocêncio Chagas tinha irmãos chamados de Lauriano Chagas, Floriano Chagas e Santilho Chagas. Meu Bisavô era chamado de Amadeu Chagas, segundo meu pai, ele era natural de Tapejara-RS, meu pai Florêncio foi Batizado em Sananduva- RS.

    1. Oi sou Andreia Chagas dias filha de Ináci Chagas natural de Pelotas RS. Herdei Chagas do meu avô EMILIANO CHAGAS E MINHA VÓ ERA MARIA MARTA DIAS . Gostaria de conhecer algum parente por parte de mãe. Eles morrem ela foi dada pra adoção ela lembra de ter mais irmãos mais velhos q ela.

  14. Sou Clemir josé Chagas Nascido na cidade de Getulio Vargas RS, filho de Florêncio Chagas, e neto de Inocêncio Chagas. Irei atraz do meu bisavô.

  15. Pesquisando meu sobrenome “DAS CHAGAS” encontrei vocês. Sou do RS e pouco conheço do passado de meu paí e avós paternos. Meu avô chama-se TEOTONIO AUGUSTO DAS CHAGAS e minha avó ALVERINA RIBEIRO DAS CHAGAS, segundo informações, ambos eram da cidade de CAÇAPAVA, aqui no RS.

    1. Sou chagas tambem, minha familia vem de um lugar chamado rincão dos chagas, perto de são luiz gonzaga. É bem provavel que tenhamos algum parente em comum

      1. Seu sobrenome é das Chagas? Como faço para entrar em contato com você? Eu estou a procura de parentesco de Apolinaria Alves e Sebastião Francisco Chagas.

  16. Me chamo Maria de fatima das Chagas… Chagas é do meu pai Adão Leonardo das chagas gostaria de encontrar alguém dessa familia pois ñ conheço ninguém..
    Tudo que sei. Minha vó chamava Felomena. Viúva ou mãe soltera e teve 5 filhos…Adão que é meu pai…um irmão cujo nome Antonio Leonardo das chagas. E 3 irmãs. Anuciata…Tarcila…E Maria todos Chagas…se alguém ai for dessa familia entra em contato comigo…Ia me esquecendo Naturalidade Petrolina Goias.

  17. O site aplicou uma informação errada, ao dizer que não existe variantes do sobrenome;Minha família tem sobrenome registrado CHAGA ,então venho por meio deste comunicar ao site que tenha maior precisão em suas informações,Apesar de encontrar com grande facilidade o meu segundo sobrenome.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *