Família Corrêa ou Correia

Se você tem o sobrenome Correia ou Corrêa, vai gostar de saber mais informações sobre brasões, curiosidades e história de origem da família Corrêa. Confira logo abaixo.

O sobrenome Corrêa, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Corrêa

Este é um sobrenome que aparentemente possui duas origens em dois diferentes países. Embora estes sejam países bem próximos, não é certo afirmar que ele surgiu somente em um e se dissipou pelo outro.

Como origem portuguesa, ele é classificado como um toponímico, ou seja, de origem geográfica. Este indica um lugar onde há muitas corriolas, corrijolas e correias (espécies de plantas), semelhantes em seus filamentos às correias ou tiras de couro.

Em um documento latim do século XIII figura como alcunha (apelido) de Dominicus Menendi, clericus, dictus Corrigia. No Brasão dos Correias há 6 correias, originadas, é claro, do nome. A família Correia de Portugal procede de Paulo Ramiro, rico homem que passou ao reino com o Conde D. Henrique.

Sua origem espanhola traz este como um sobrenome que tratava da atividade feita por pessoas que fabricavam e vendiam correias de couro. Esta é também uma possível origem válida para este sobrenome.

Curiosidades

Histórias também contam que ouve um sujeito que, em certas condições em sua vida, foi obrigado a comer correias de couro, de sua armadura e dos arreios do cavalo, por que passava fome. Esta é uma lenda de D. Soeiro Pais Correia.

Variantes do sobrenome Corrêa

O sobrenome Corrêa tem uma variante muito conhecida, que por vezes, é mais popular do que o próprio. Este sobrenome é Correia. Este é bastante conhecido, principalmente no Brasil, por fazer referência à correia de couro, como uma espécie de tradução.

Brasão da Família Corrêa

Existem dois brasões pertencentes à família Corrêa, mais especificamente a sua variante, família Correia. O primeiro encontrado tem um escudo de outro com faixas vermelhas cruzando. Em seu timbre podemos ver dois braços que saem do escudo e mostram as mãos atadas por uma correia vermelha.

O segundo escudo possui uma ave negra com o escudo do primeiro brasão citado em seu interior. Esta está posta em outro escudo de vermelho. Em seu timbre, encontra-se a mesma ave do escudo com o pequeno escudo dentro e uma correia vermelha que sai de seu bico.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

170 respostas para “Família Corrêa ou Correia”

  1. Buenas noches soy de venezuela hija de portuges de funchal madeira no conoci a la familia de mi padre el se vino muy joven y pues poco me hablo de ellos el fallecio hace 9 años siempre quise conocer a mi familia paterna lo unico que se es que mis abuelos fallecieron mi familia paterna son correia rodrigues mi padre era el menor de 3 hermanos se llamaba jose manuel correia Rodrígues mi abuelo francisco rodrigues y mi abuela se llamaba eduvina correia por favor si alguien tiene informacion o una pista se los agradeceria mi correo es karol0823@hotmail.com mi facebook es karolina.correia mi whatsapp +58 414 554 5393

  2. Olá, me chamo Bruno Corrêa da Silva, filho de Tânia R. Corrêa, neto de Gilberto Corrêa, meu avô nasceu em Colatina – ES, eu moro em Vila velha – ES, meu Bisavô era Mário Corrêa…

  3. Olá o meu bisavô se chamava Pedro Corrêa, nasceu em 1901 em Portugal veio para o Brasil em 1917 sendo que os pais ficaram no Rio de Janeiro e os dois irmãos gêmeos Pedro Corrêa e Gerônimo Corrêa vieram para Pelotas RS onde formaram famílias nessa cidade! Se alguém souber dessa história, responda!!! Meu nome é Eduarda Corrêa, obrigada!

    1. Olá Eduarda, meu tataravô se chamava Geronimo correa, ele residiu em campos dos Goytacazes Rio de Janeiro.Teve uma fazenda naquela região. (Não sei mais sobre ele) Mas, não sei se seriam parentes. Pq ele teve um filho (Armindo) em 1896 que eu acredito tenha nascido no Brasil.

  4. Prezada Ana Leitão,

    Me chamo Filipe Correia Carmo e estou justamente organizando um livro que contém a genealogia das famílias Correia Lima/Nunes Leitão de Boa Viagem, Quixeramobim e Quixadá. Eu sou descendente de um irmão de seu bisavô Manoel Correia Lima Leitão, Gonçalo Nunes Leitão Júnior. Ficaria muito feliz em entrar em contato com você, já que ainda não possuo esta parte da árvore genealógica. Se puder me contactar, deixo aqui o meu e-mail: filipecarmo12@gmail.com.

    Obrigado desde já por qualquer ajuda!

  5. Meu nome e Gustavo Correa.Sou filho de Jose Antonio Correa e neto de Toribio Jose Correa
    Eles sao de Bagé/RS
    Atualmente moro em Pato Branco/PR

  6. Tenho muito orgulho de ser da família CORREA, se não me enganos somos ótimos advogados, administradores,políticos e funcionários públicos.Só tinha dúvida se a origem é Portuguesa ou Espanhola.Um abraço aos Correa!!!!!

  7. Sou Adriana Corrêa Dias, nascida em Catalão-GO mas sou da família Corrêa de Goiânia , mais especificamente uma antiga cidade chamada CAMPINAS que se conurbou com a cidade e hoje é um bairro de Goiânia.
    Neta de José Corrêa Rosa (conhecido como Zé Rosa, antigo dentista prático e servidor da polícia militar) e Oscarina Corrêa Rosa da Campininha. Filha de Nircelene Corrêa Dias, irmã de Rafael Corrêa Dias, sobrinha de Nirlene Corrêa de Paula e Idelma Rosa Mendes.Prima de Rômulo Corrêa de Paula, Rodrigo Corrêa de Paula…
    Quem tiver mais infos: acdcorrea@gmail.com

    1. Ola, tenho o sobrenome Corrêa, sei que meu avô João Alves Corrêa nasceu em Tibaji-Paraná e minha avó Carmita Maciel Corrêa nasceu em Cerro Azul – PR. Ambos trabalhavam em fazendas com seus pais e irmãos, mas não tenho mais nenhuma informação a respeito, quem foram seus pais , irmãos e por aí vai. De repente podemos nos ajudar. Boa semana.

  8. Me chamo Manoel Luiz Corrêa
    Meus avós eram de Mg (Leopoldina..providencia) ele era administrador…tinha os seguinte filhos.
    Manoel correa (meu pai)..pedro…senice ..maria ..vitoria.
    O primeiro nome era Francisco /Guilhermina. Se alguém tiver alguma informação se comunique comigo Deus abençoe a todos da sua família.

    1. Olá sou Paulo Corrêa, meus país e avós eram todos de minas gerais ,sul de minas, na cidade de carvalho e liberdade.o senhor conhece.

  9. Boa tarde meu nome é Leonardo e gostaria de saber algo mais sobre minha bisavó e meu bizavo Jovelina Correia e Pedro António Correia da Silva.

  10. Ola meu nome é Reigiane Correia Da Silva filha de Numeriano Correia Da Silva neta de Zacarias. Se alguém os conhecer ou já ouviu falar entra em contato.

  11. Queridos, prováveis parentes.

    Sou bisneta de Isabel e Manoel Corrêa Lima Leitao , sei quase nada sobre eles. A não ser que eram primos legítimos e que descendiam ( acho que filhos) de portugueses.
    A filha do casal, minha avó Joana Nunes Leitão ( de Boa Viagem -CE) era casada também com um primo, João Nunes Leitao ( de Quixadá-CE). Da união deste casal nasceram os filhos José Nunes Leitão, Osvaldo; Otovites( que faleceu vem jovem, ainda solteiro); Maria; Francisco; e João Nunes Leitão 1916-1990( o meu pai)
    A família morou em Monsenhor Tabosa -CE; na Fazenda Vaca Brava, onde nasceram os filhos mais novos.
    Por favor, se alguém poder enriquecer meus conhecimentos sobre a família ( que também se aparentava com os Do Carmo) agradecerei.

  12. Ola faco parte da famia cooreia e correa …por parte do meu avô tem varias que sairam do norte de minas da de Itacambira e juramento e francisco sa e foram para o parana e londrina sao as irmas da minha bisavó Idaliça Inocencia de jesus mae do meu avo waldomiro correia de moura e irma de Idalina inocencia de jesus que teve seis casais de gemeos como irmao…
    Terenco e lorenco
    Ana rita e ana rosa
    Tiberia e liberia
    Idalica(bisavo)e idalina
    Genuino e deraldina
    E marica etcc…se alguem souber mais informacoes entre em contato

  13. Meu nome é Elena Antonia Correa, sou filha de José Martins Correa e neta de Miguel Correa da Silva, sei que meu pai nasceu em Cordisburgo MG, meu avô é filho de português, não sei bem a localização, somos uma família muito numerosa em MG. Seu da história do nosso brasão. Meu pai é de 1926, tem hoje 91 anos, moramos em Sete Lagoas, MG.

    1. Eu sou Leandro correia da silva e minha familia e de minas gerais de campina verde, atualmente moro em foz do iguacu meu avo se chamava gabriel correa e minha avó ednilza correa de souza

      1. Sou Reinaldo de Paiva, minha mãe Julieta Correa de Paiva, de Machado MG, meu avo por parte Mae se chamara Francisco Correa, pai de 28 filhos que se migraram para o Paraná se alguém tiver mais informações

  14. oi,sou sidnei marcos correia de andrade, procuro mais informações sobre meu bisavô CAMILO CORREIA DE ANDRADE natural de SANTO ANTONIO DA PATRULHA e que se estabeleceu na região de Farroupilha e Bento gonçalves no RS segundo meu pai LAUDELINO CORREIA DE ANDRADE ele trabalhava com cargueiros no trajeto de SÃO SEBASTIÃO DO CAI RS gostaria de saber nome dos pais, irmãos avos e bisavos contatos pelo meu emai sidneimca@gmail.com , aguardo

  15. Meu nome e Noemi sou neta de Silvio José Correa casado Maria da Rocha Correa meus bisavos Joaquim José de Souza casado com Marinha Correa de Souza / Francisco da Rocha Correa casado com Celestrina Maria de Jesus…
    So sei que meus avos eram primos de peimeiro grau…
    Gostaria mt de saber origem dos meus descendentes…
    Se alguem souber entre em contato por favor noemiselma@gmail.com.
    Meus avos sao de alvarenga fica ao leste da capital de Minas Gerais

  16. Boa noite meu nome é Eduardo Rodrigo Nakiri Correia meu Paí falecido é Rubens Aparecido Corrêa, erraram meu sobrenome, por isso eu sei que eu sou da Familia Corrêa, meu pai também é negro como os antigo escravo, mesmo eu sendo mistiço pardo eu tenho muito orgulho disso.

  17. sou neta de Marcelino Gomes Corrêa, mas não tenho muitas informações sobre as origens de meu avô exceto que era Português e faleceu ainda quando os filhos João, Benedito e Francisca eram pequenos e foram separados uns dos outros, meu era nascido em 1908, aproximadamente

  18. Olá, tambem faço parte do sobrenome Correa, pelos meus avós paternos, alguem ai conhece a cidade de Iguape, litoral sul de São Paulo, se caso alguem tbm tenha parentesco e conhece gostaria mt de saber, pois n sei muito sobre a história deles, mas gostaria!!

    1. Sim eu conheço. Acredito que todos Correa da Cidade de Iguapé no Litoral Sul de São Paulo faz parte da minha árvore genealógica. Apenas preciso saber quem é quem para eu acrescentar nas gerações primeiras, segundas etc.

      1. Boa tarde Wilma, a senhora tem arvore genealógica? a alguns dias descobri que um trisavô meu de Registro, tinha o sobrenome Correa, depois de pesquisar vários documentos da cidade vi varias ligação com Correa, Carmago, de Lara,
        PS grande parte da família do meu pai és de Iguape, cidade vizinha a Registro, onde alguns membros ali nasceram também !

    2. Sou neta de José Correia Dantas e Maria Benedita dos Remedios.
      Minha mãe nasceu em São Paulo m 1949,mas temos parentes em Paraty/RJ e Iguape/SP
      Naquela época meus avós moravam em Sitio.

  19. Oi estou procurando a família do meu pai ele se chama Runens de lima a mãe dele Eurides correia de lima e o pai Olvidio pereira de lima

  20. meu nome é Judite correia de Araujo filha de Arthur correia de Araujo procuro meus primos que reside no pernambuco que reside na fazenda santana Ipanema Pernambuco

  21. Olá sou neta de Antonio Correia Leite e de dona Maria do Carmo leite
    Todos os filhos do meu avô e nós netos mais velhos temos o sobrenomes Correia Leite derivado do meu avô que diziam ser filho de portugueses com Índia brasileira nós viemos do Paraná mas acho que meu avô não era nascido no Paraná meu avô disse que seu pai era desbravador tipo os Bandeirantes que existiam antigamente. Ele falou do irmão dele chamado José Correia Leite e de um Ildefonso Correia Leite já os outros eu não me lembro só o meu pai que sabe

  22. Boa noite!.. Gostei muito do site!.. Me chamo Jose L A Corrêa. Porem sou negro… Meu avo paterno chamava-se:Frederico Corrêa… Meus bisavós paternos são desconhecidos,o meu avo,Frederico e um irmão José Corrêa… Meu avo paterno(Frederico Corrêa)separou da minha avó,hoje com 88 anos,e não temos notícias do ultimo paradeiro,se ainda é vivo…

  23. sou Reinaldo Luiz correia meu chama Gilberto Luiz correia e meu avô Manuel Luiz correia tenho parente em guararapes mas perdemos os contato

  24. miNHA SOGRA CHAMAVA SE OLGA CORREA,NASCEU EM PORTO ALEGRE,FILHA DE ELVIRA CORREA E EMILIO GOMES. ISSO NO PAPEL PORQUE ELA ERA FILHA DE PEDRO PAIM. CONTAVA QUE TINHA UM TIO AVIADOR QUE DESAPARECEU NUM ACIDENTE COM O AVIAO. SUA AVO ERA FRANCISCA CORREA QUE NASCEU EM PORTO ALEGRE E MORREU EM SOROCABA SAO PAULO. QUEM SOUBER DESSA HISTORIA ENTRE EM CONTATO .MEU EMAIL RR.FINANCEIRO1@GMAIL.COM. GRATISSIMA.

  25. Olá. Se alguém tiver informações sobre,Sebastião Corrêa Pereira e iracy santos Pereira serei grato, são meus avos e residiam em Cianorte Paraná.

  26. oi pessoa meu avô paterno se chamava JOSÉ FERNANDES CORREIA.ele era de santa cataria.casado com IDALINA MULHER CORREIA.SAIU DE SANTA CATARINA E NUNCA MAIS VOLTOU.SE CASOU NO PARANÁ E MORREU NO MATO GROSSO.SE ALQUÉM SOUBER ALGO .

  27. Ola, me chamo Simone Bianco Corrêa, filha de Paulo Corrêa, meu avô, José Corrêa Rubino, nasceu em Mutril, foi registrado em Granada- Espanha em 1898, veio para o Brasil em 1905 com seus pais, Manoel Corrêa Santiago e Camem Rubino.
    Essas são as unicas informações que tenho, será que aqui, alguém tbm tem parentes que vieram de Granada?
    Meu e mail é monebianco@hotmail.com
    19 991019485
    Se puderem me ajudar, agradeço

  28. Oi! povo de Deus meu nome é Luis Claudio sou neto de Antonio Correa Sobrinho
    gostaria de saber se tem mas parentes que eu não conheço ai meu tataravô veio de Portugal.

    1. Olá. Sou neta de Dolarice Corrêa Magno Camarão. Ela foi casada com Raymundo Magno Camarão e teve um casal de filhos : Raylice Magno Camarão e Raymundo Magno Camarão Filho, que era o meu pai. Se alguém souber alguma coisa a respeito da minha avó , por favor , entre em contato comigo , pois gostaria muito de conhecer a história dela. Obgd. Meu e-mail nazamagno@hotmail.com
      Meu whatsApp( 21 ) 99885-6900

  29. JEZIEL e todos amados. Minha avó materna camava-se MARIA DA CONCEIÇÃO MOREIRA CASADA COM PIETRO FRATINI. OS pai de minha avó tinha sobrenome Moreira e a mãe de minha avó, minha bisa chama-se VERGINIA CESAREIA CORREIA. Quanto a parentes casarrm-se entre si dava-se principalmente entre judeus marranos e sefarditas. Abraços à todos família.

  30. Jesiel.boa noite a todos. A informação que renho de parentes casar-se entre si é tipicamente judeu. Estes sobrenomes inclusive Correia consta na lista de judeus marranos e sefarditas. Minha avó materna Maria da Conceição Moreira era filha de Verginia Cesareia Correia. Minha avó nasceu em Jaboticabal. Sou Suely Casado. Suelycasado@yahoo.com.br

  31. o Brasão de ouro com as correias entrelaçadas é exclusivo da família Correia com i de origem portuguesa. a família Correa sem o i de origem espanhola e não possui brasão… mas no decorrer dos tempos as pessoas registravam seus filhos com essa variante sem o i e aí não se sabe se os correas sem o i podem ou não usar o brasão. o brasão Correia Portugal é exclusivo dos correias com i. existem outros brasões q foram dados a pessoas q vc só pode usar se for descendente de quem recebeu o brasão como o brasão dos correias senhores de belas. o brasão dos correias de barem. o brasão dos correias de Aguiar. e outros de personalidade espanhola Do Correa. Correa é da espanha. Correia é de Portugal. o brasão principal pertence a família Correia de Portugal.

    1. CORRÊA : “ilustre linhagem portuguesa
      de épocas recuadas original de Farelães, Braga.
      O primeiro a usar o apelido foi
      D. Paio Soares Correia”…

      Reza uma lenda que D. Paio, junto a alguns soldados,
      ficou retido por inimigos de guerra
      em uma estrebaria.
      Sem alimentos, tiveram que roer as correias das
      selas dos cavalos, mas não se renderam.
      Terminado o cerco,
      adotou o sobrenome “correia” em
      agradecimento`a Vida.

      A aldeia de Paio Pires,
      no município do Seixal, margem sul
      de Lisboa é a terra onde
      a imagem e memória de paio Pires
      sobrevive.
      Um monumento à entrada da cidade
      traz as armas do herói: espada
      e escudo.

      A história da família Corrêa é longa.
      Pertenceram à Ordem de Sant’Iago,
      estiveram desbravando nas Índias,
      nos Emirados àrabes Unidos
      e em tantas outras terras
      desconhecidas…
      Sabe-se que foram para o Brasil
      por volta de 1700 (séc. XVI).
      Aportaram no Rio de Janeiro
      e espalharam-se pelos interiores,
      principalmente por Minas Gerais…(no monumento que lá está, o nome é escrito “Corrêa” e não “Correia”, por tanto não faz sentido dizer que o brasão pertence aos com “i”. Se quiser posso te enviar a foto do monumento, Reubens Correia. Att Rodrigo Corrêa Lourega

    2. ola Rubens, sou o Douglas, neto de Antonio Ribeiro Correia e Audete rebelo correia, ambos portugueses,ele nascido em 25/11/1930 e ela em 01/09/1936 ele era filho de joaquim correia, so n tenho mais o nome das cidades de nascimento, porem ambos sao de portugal, como faço p saber mais sobre eles e sobre o restante da minha familia correia?

    3. oi Reubens. tudo bem? sou Neto e bisneto de Correia. avô do meu Pai chamava Sebastião correia da silva. quero descobrir mais sobre a família Correia. me passa oq vc sabe. tem como? obrigado.

      1. meu jovem , esse monumento onde está escrito correa fica em mallorca na espanha, homenagem espanhola oa paio perez correia la eles o chamam de palayo perez correa mas o verdadeiro nome de paio correia é português como vc mesmo colocou aí no inicio paio perez é filho de paio ramiro correia com i. pesquise mais sobre os correa de españa e seus brasões oq NÃO quer dizer q correas NÃO São descendentes de paio ramiro tem muito erro de registro onde pessoa era correia e passavam correa pro filhos e vice versa… muitos escravos herdaram correa ou correia de seus donos e em tempos de aquisição muitos judeus adoram o sobrenome correa na america do sul. eu sou descendente pq já fiz minha arvore geneologica faça a sua meu jovem talvez vc seja um dos nossos.

  32. Olá. Sou Cleide Corrêa Borges. Meu avô era João Gouveia Borges Filho e minha avó Maria Alves Corrêa Borges . Ambos falecidos. Tiveram os filhos Maria do Rosario Borges e Haroldo Corrêa Borges. Também já falecidos. Toda familia era de Paranaguá e vieram para São Paulo quando meu pai Haroldo ainda era pequeno. Hoje tenho uma filha Tatiana Corrêa Borges e uma neta Giovanna Borges da Silva somos as últimas a levarem o sobrenome Borges de minha família Sei que ainda tenho parentes no Paraná mas não os conheço. Fico feliz em ter esse nome o qual tenho muito orgulho. Se por aqui minha descendência esta acabando no Paraná há de ser longa. Gostaria de saber o nome dos meus bisavós e algo sobre a vida deles se possível. Obrigado

  33. Sou neta de Luiz Jose Correa filho de Alcino Jose Correa e Lucia Fiuza da Rocha Correa. Alcino é filho de Manoel Jose Correa e Aurora da Conceiçao Correa natural de Sao Pedro da Torre, distrito de Vianna do Castelo. Veio para o Rio de Janeiro em maio de 1896.

  34. Sou Joaquim Correia Lopes.
    Meu avo nasceu no Rio de Janeiro, filhos portugueses que emigrarão no anos 1900 para o Rio de Janeio (Francisco Correia Lopes casado com Ana de Jesus Alves Carvas), tiveram três filhos, António, Jorge, Maria Virgina. Eu sou neto do Jorge correia Lopes, o outros irmão do meu avô, ficaram juntamente com a mãe no Rio de Janeiro.
    Também foram juntamente mais familiares, JOÃO CORREIA LOPES, JOSÉ CORREIA LOPES e um filho deste, Alcidio Augusto Soares Correa Lopes. Pessui um vasto espolio relacionado com os CORREIA LOPES, caso precisem de informação obtida nos arquivos portugueses pode contactar. Email jc.lopes169@hotmail.com.

  35. Pessoal estou pesquisando e irei montar minha árvore. Meu nome é Johnny Correa minha vô paterna Alice Correa e Mateus Correa meu pais é Waldex Correa e Sebastiana Correa. Até onde sei meus avós nasceram em Juiz de Fora-MG minha cidade natal e que vivo atualmente.

  36. Olá pessoal estou iniciando minhas pesquisas agora sou de Goiás o nome do meu bisavô é José Correia da Silva não sei qual a sua naturalidade, sei que morou por muito tempo em uma cidade do interior chamada Mimoso de Goiás onde nasceu meu saudoso avô Inocêncio Correia da Silva, pretendo trazer grandes Honras a ele e quero muito de saber exatamente qual é a história desta genealogia da nossa família.

  37. Ainda existe uma senh0ra que se chama EURIDES CORREIA NETO, ESTA VIVA COM 101 ANOS. A FAMILIA PAI MAE E IRMAS JA FALECIDAS EU SO QUERIA SE ELA AINDA TEM SOBRINHOS POIS AINDA ELA ESTA VIVA.NASCEU SANTANA DE JAPUIBA.ELA NASCEU 05/08/1917.SE TIVER ALGUM PARENTE ELA ESTA MORANDO NO 2 DISTRITO DE CABO FRIO.

  38. Me chamo Ronilson Mario Castro Corrêa
    Meu pai Nelson Mario Corrêa
    Minha vó paterna Wanda Maria Corrêa
    Minha Bisavó paterna Fausta Corrêa
    Queria muito saber, se possíveis, informações sobre minha bisavó paterna, pois não tenho nenhuma informação…

  39. Eu sou Anderson Costa Corrêa, filho de Vanderly Matos corrêa, neto de Acendino Corrêa de Jesus, Bisneto de Francisco Corrêa, conhecido como (Pachico),somos moradores do ES, e temos um Grande numero de Corrêa, situado entre Cariacica,Viana e Anchieta, e fico muito feliz em saber que nossa linhagem é muito grande, para muitos estados, minha finada vó contava que meu bisavo quando chegou no ES casou em Anchieta e naquela epoca era casamento a laço, e que parte da nossa familia chegou no ES, vindo de navio de Portugal, e quero conhecer o laço todo da minha familia.

  40. Meu nome é Jurandir Corrêa da Silva filho de José Corrêa da Silva Neto de João Corrêa da Silva e bisneto de Luciano Corrêa da silva meu bisavô e de Minas Gerais eles foram pioneiros da cidade de jaguapita tinham um alambique de cachaça na saída para Guaraci depois do Rio a Fazenda era por ali meu avô tinha um irmão que chamava Nicanor Corrêa da Silva sé tiver alguém meu parente por ai moro em Maringá meu email e jurandircorrea@hotmail.com

  41. Meu avô se chamava Firmino Corrêa dos Santos e minha avó Bernarda Maria da Conceição, era uma família do Maranhão. Mas, não sei se eles eram nativos do Ma.

    1. Marinalva,

      Sou Ana Leitao
      tenho uma vaga lembrança da minha avó Joana Nunes Leitao( casada com João Nunes Leitao) falando de parentes dela com nomes como Firmino; Bernarda; e Idalina.
      Meus bisavós maternos era Isabel e Manoel Corrêa ( não sei se Correia) Lima Leitao, descendentes de Portugueses.
      Sei q tinham parentes no Maranhão , mas q moravam no Ceará ( Boa Viagem – Quixadá – Mons.Tabosa ).
      Se vc tiver alguma informação sobre a família, favor entrar em contato comigo.
      Meu pai era João Nunes Leitao (1914-1990), o caçula da família. Seus irmãos: José; Osvaldo; Maria; Otovites; e Francisco.
      Aguardo uma ingormaçao sua

      1. Prezada Ana Leitão,

        Me chamo Filipe Correia Carmo e estou justamente organizando um livro que contém a genealogia das famílias Correia Lima/Nunes Leitão de Boa Viagem, Quixeramobim e Quixadá. Eu sou descendente de um irmão de seu bisavô Manoel Correia Lima Leitão, Gonçalo Nunes Leitão Júnior. Ficaria muito feliz em entrar em contato com você, já que ainda não possuo esta parte da árvore genealógica. Se puder me contactar, deixo aqui o meu e-mail: filipecarmo12@gmail.com.

        Obrigado desde já por qualquer ajuda!

  42. Bom dia. Gostaria de receber notícias dos meus parentes. Meu nome é Geraldo Corrêa nasci em Blumenau SC. Meu pai é Nilo Corrêa nasceu em Luiz Alves SC. Meu avô é Bertholdo João Corrêa nasceu em Gaspar SC. Meu bisavô é João José Corrêa nasceu em Porto Belo SC. É meu trisavô é José Luciano Corrêa, não sei aonde ele nasceu. É tudo o que sei. Gostaria de saber mais. Até chegar ao ponto de partida para o Brasil.

  43. Boa tarde gostaria de saber como anda o processo sei que uma parte ainda não esta esclarecida e pelo que vejo sei que tmbm tenho direitos por ser parente direto do comendador gostaria de mais informações….
    obrigado…..

    1. Olá Alcione, meu pai era sobrinho neto do comendador Domingos Faustino Correa. O processo corria na cidade de Rio Grande e caducou, encerrou, sei lá como se diz, apenas sei que acabou a esperança dos herdeiros

  44. Meu nome é Luiz Antonio Corrêa moro em Pitangueiras SP, meu saudoso pai Antonio Corrêa nasceu em Piranguinho distrito de Itajubá MG. Meu saudoso avô se chamava José Corrêa.
    Quem quiser me adicionar no Facebook fique a vontade.

  45. Olá ,família Corrêa. Também faço parte desta numerosa família de origem portuguesa. Meu nome de nascimento é Maria Nelsi Corrêa, sou filha de Antonio Alves Corrêa, neta de Sebastião Corrêa de Almeida e Maria Quirino de Oliveira. Nasci no sul do PR, meu pai e avô são de SC. minha avó era gaúcha. Meu avô só teve uma irmã, Bibiana Corrêa e um irmão de criação, Miguel Corrêa. Meu bisavô Joaquim Corrêa , tataravô Pedro Corrêa, viveu e morreu na região de Espinilho-SC. Moro em MT. capital, gostaria de conhecer mais parentes Corrêa. Precisamos descobrir para onde foi a nossa grande herança: a Herança da família Corrêa, maior herança da América do Sul. Pra quem não sabe mexeram nela nos finais dos anos 70. e deram um sumiço nela . Meu avô era um desses herdeiros e o último da linhagem da quinta geração a receber a tal herança. mas tapearam ele e nd. recebeu. São cinco famílias agregadas a Corrêa que teriam o mesmo direito de receber: Corrêa de : Almeida; Corrêa Cordeiro; Alves Corrêa; Corrêa de Ávila ; …. Disseram que os poderosos Corrêas de Brasília engoliram td. a riqueza. ( políticos). Com toda a mídia que tem hoje acredito fazermos uma revolução no assunto e descobrir quem foram os canalhas que nos roubaram, para que nos restituam …Abrcs. a todos os Corrêas . Hoje uso o nome de casada . mas podem me encontrar através do meu email.

    1. Olá , Maria Nelsi. Sua história me chamou atençào por ser bem parecida com a minha. Sou neta de Dolarice Corrêa Magno Camarão. Não conheci pessoalmente a minha avó pq ela foi dada como morta desde os 2 anos de vida do meu pai. Acontece que 3 anos após meu pai falecer eu descobri que a mãe dele estava viva ! Ou seja : Por algum motivo enganaram o meu pai a vida inteira e ele morreu sem conhecer a mãe. Ela era casada com Raymundo Magno Camarão , meu avô paterno , que se casou com uma outra mulher durante a infância do meu pai.É tudo o que sei sobre a minha avó Dolarice Correa ( se escreve Dolarice e nào Doralice) . Gostaria de entrar em contato com vc , Maria Nelsi. Meu Whats App 21 998856900

    2. Olá, Maria Nelsi da Silva, Li toda sua postagem e acredito que somos da mesma panela, veja só a minha descendência pelo lado dos Corrêa; meu pai; Natalício Corrêa de Ávila; avó,Luiza Gonçalves Cordeiro; bisavó, Maria Corrêa Gonçalves; trisavô, Francisco Corrêa de Mello, meu tataravô era, Joaquim Corrêa de Mello, que era irmão de Manoel Corrêa de Mello casado com Maria Gonçalves, esse casal são os pais de Pedro Corrêa de Mello que era casado com Christina Almeida Corrêa e entre tantos filhos que eles tiveram um deles é o teu avô, Sebastião Corrêa de Almeida, Nascido na fazenda Carazinho, próximo ao distrito de Espinilho, Campos novos, olha Maria, sou de Espinilho e moro em Joaçaba, e a muito tempo estou trabalhando numa pesquisa sobre essa geração. Enquanto a respeito da famosa herança de Domingos faustino Corrêa, nós os Corrêa parentes de Joaquim Corrêa de Mello e seus Irmãos não somos da mesma laia, qualquer coisa que quiser saber sobre a nossa parentagem eu estarei a disposição, abraços.

      1. Olá Alvadir!! Gostaria de saber mais sobre sua àrvore genealógica, pois meu avô era Policarpo Corrêa de Mello e seu pai Valêncio Corrêa de Mello, que veio de Campos Novos, Santa Catarina, a muito tempo procuro informações sobre minha família… Aguardo retorno.

    3. Olá Maria Nelsi da Silva! Sou um dos inúmeros descendentes dos Corrêa de Mello. Em Janeiro deste ano comecei a fazer a árvore genealógica de minha família por parte de minha mãe Inara Terezinha Mello de Souza Ortolan, esta, filha de Cenir Ferreira de Mello (minha avó). Minha avó é filha de Policarpo Corrêa de Mello (meu bisavô), e este filho de Valêncio Corrêa de Mello (1859 – 1970), que veio de Campos Novos, Santa Catarina, para então morar no distrito de Ametista (hoje Campo do Meio) de Passo Fundo (RS).Foi com minha vó que inciei a realizar o longo trabalho de pesquisa sobre a família e que ainda hoje não terminei. Segundo relato de minha avó, os Corrêa de Mello eram pessoas de grande poder aquisitivo, e o que mais me chamou atenção é que minha avó também conta desta grande herança que ela também receberia, pois faz parte da 5ª geração… Ela conta que ainda lembra dos advogados na casa dela juntamente com seu pai, resolvendo os assuntos desta herança que iriam receber, meu bisavô (Policarpo Corrêa de Mello) faleceu em 1981. Li diversos registros civis de Campos Novos nestes últimos tempos… tentando descobrir mais descendentes, mas minha vó conta que a família era muito grande e que Valêncio tinha 16 irmãos.

      1. Se tiverem mais informações sobre os Corrêa de Mello de Campos Novos, gostaria que me passassem. Muito obrigado.
        Abraço

  46. Lembro-me: de alguns nomes de parentes la de Barbalha/Ceará.

    Argemiro Sampaio, Clóves Fílgueiras Sampaio, Deia Filgueiras Sampaio, Luiz Filgueiras Sampaio, Olma Corrêa, Alfredo Corrêa, Xisto Garcia Corrêa, Osmar Filgueiras Sampaio,
    Lael Leite Corrêa, Terezinha Leite Corrêa, José Leite Corrêa, Rubens Leite Corrêa, Sinha Leite Correia, Rosa Filgueiras Sampaio, Pio Sampaio, Leão Sampaio, Mauro Sampaio, Domingos Corrêa, tem mais vou me lembrar e postarei futuramente.

  47. Meu nome é Roberto Ezígio Correia sou filho de Antônio Corrêa Neto e Antônia Ramos Corrêa, de Barbalha / CE. tinha um irmão Antônio Ezógio Corrêa, meus avós Antônio Corrêa Filho e Rosa Filgueira Sampaio (avós paternos) e Manoel Marcolino e Maria da Conceição Silva . ezigio@gmail.com.

  48. Meu nome é Fernando Correia , sou filho de Elza Correia e neto de Minervino Correia ( hoje já não entre nós mais ) . Moramos no Paraná , mas meu avô veio de Pernambuco e nasceu em 22/02/1900 , o nome da mãe dele é Joana do esperito santo , enfim procuramos algum parentesco , pois temos curiosidades em conhecer . A familia aqui no Sul é grande e todos querem saber das origens e parentes ainda vivos.

  49. Boa tarde… sou filho de ( Josep Hathur Correa, bisneto de ,Comendador Domingos Faustino Corrêa), ja pesquisei toda a sua historia e a mim muito me encantou , quem sabe temos algum parentesco, ficarei muito feliz em receber contatos ,

  50. Procuro por familiares de EVA CONSTÂNCIA CORREA (Registrada no dia 08/09/1945, em Campo Novo-Rio Grande Do Sul), filha de GRACIOLINA CONSTÂNCIA CORREA.

    Hoje ela está com 71 anos, e não conhece seus familiares e á mais de 50 anos nunca teve contato com sua e mãe e sua família. Há muitos anos procuramos procuramos por familiares, mas não tivemos sucesso. Qualquer noticia: Facebook: Rosane Pereira, Alvorada Rio Grande Do Sul.

  51. MINHA BISA ERA JUSTINA FRANCO E SE CASOU COM ANTONIO CORREA ,SEI TAMBEM OS NOMES DOS FILHOS DELES : Antonio, Maria José, Tercília Corrêa, Domingos Corrêa, Romana, Maximiano, José e Vicente AMBOS SAO DO RIO GRANDE DO SUL ,DEPOIS ELES SE MUDARAM ITATIBA -SP QUERIA MUITO MAIS INFORMAÇOES SOBRE ELES QUALQUER INFORMAÇAO SERIA IMPORTANTE POIS NAO TENHO CONTATO COM NINGUEM E QUERIA SABER SE ELES ESTAO VIVO E SEM ELES TEM FILHOS OBRIGADA

  52. Boa noite , estou pesquisando sobre a família de meu pai , e o pouco que tenho é tudo muito vago , mas noite em uma copia da certidão de nascimento dele que o sobrenome usado era o Pinto Corrêa.
    Muito pouco achei na Internet
    Mas vou te passar uns dados para ver se temos algum parentesco e se tiver se pode me contar mais sobre os Pinto Corrêa
    Sou filha de José Augusto Corrêa
    Nascido no bairro Cosmo na cidade de Campo Grande no estado do Rio de Janeiro em 26/07/1932.Filho de Augusto Pinto Corrêa e de Maria Augusta Corrêa.
    Sendo avós paterno Marciano Pinto Corrêa e Felicidade Maria da Conceição.
    Sendo avós maternos João de Deus Victoriano de Araújo e Rosa Nogueira.
    Estes são todas as minhas informações sobre minha família por parte de pai.
    Se você tem alguma informação sobre eles agradeço quero nada apenas saber quem na família era imigrante e quando veio para o Brasil e o que aconteceu que se separam e não se tem registro deles
    Só grata se vc responder e muito obrigado.
    E-mail para contato – denisedeoya2010@gmail.com
    Denise Viviane Corrêa.

  53. Boa noite pessoal sou corrêa de Andrade meu bisavô era natural de Santo Antônio da patrulha e se chamava propício corrêa de Andrade se alguém souber gostaria de encontrar os parentes que ficaram por lá

    1. oii,meu nome é Antonio Fernando da rosa,minha mãe também é bisneta de Propicio Correa de Andrade,me procura no face,Sou de Esmeralda RS,ok

  54. Boa noite Familia Corrêa Meu nome eh Alexandre Anacleto Correa o Nome do meu avô eh euzebio Corrêa ele ja falei mas eh de Tubarao sc

  55. Jair da Silva correia Meu paí chamase celeste Sebastião correia Meu tio chamase mindo Olivera correia moram Jaboticaba rs não conheci os irmãos do meu avô mas sube que eles venham de cavalo lá dê Vacaria fico feliz em saber que sou da liagem Portuguesa espero um dia encontrar meus parentes que nunca conheci Um abraço a todos os correia !!!

  56. olá!!!
    meu nome é Leandro Corrêia, sou natural de Toledo-PR, meu pai se chama Leucir Antonio Corrêia. Ele nasceu em Santa Catarina, Assis Chateaubriand. O nome do meu Avô era Firmino Corrêia. Se alguém tiver noticia sobre alguém….

  57. meus avós paternos se chama Antonio correia de melo eu morava no engenho dele mais meus pais morreram e os filhos ficaram com a família sendo 2 irmãos nunca vi foram embora com meus avós maternos eles chama MANOEL CORREIA DE MELO E NATANAEL CORREIA DE MELO. queria ter noticia deles, por favor.Já estão de idade, minha avó levou eles para o município de Mata Grande em alagoas.

  58. Boa tarde família, me chamo Julio César Correa
    Da luz e sou neto do João Correa
    Minha bisavó por parte de pai no qual não conheci veio de Portugal

  59. sou Moises corrêa da silva…do paraná.meu pai era oliveira corrêa da silva.meu avô se chamava Antonio corrêa da silva…meus tios,irmãos de meu pai se chamam;Jorge…Ananias…Edgar…Lourdes.todos corrêa da silva. a muitos anos não vejo meus tios.alguns eu nem cheguei a conhecer…gostaria muito de saber se estão vivos e se estão bem…abraço à todos os corrêa.

  60. Meu nome é Ronaldo Romeu Dos Santos Corrêa, sou filho do Sr. Romeu Dos Santos Corrêa , que é filho de Arlindo Dos Santos Corrêa , Filho de Camilo Corrêa que morava em Bela Vista do Toldo SC. Alguém sabe sobre meus antepassados, sei que Camilo Corrêa foi um dos fundadores de Bela Vista

  61. Olá! Meu nome é Reginaldo Corrêa filho de Leopoldo Corrêa e meu avô se chamava João Corrêa, mas não o conheci, e acredito temos um parentesco em comum.

  62. Chamo me Angela porto correa…..por parte de meu pai e avô correa ….do sul do Rio Grande……sou quarta geração do comendador Corrêa……..gostaria de saber porque os correia com “i”…..são do norte do Brasil…..

  63. Olaaaaaa famíliaaaaaa
    Meu nome é ( Ueliton Rodrigo Corrêa )
    Que prazer conhecelos ….sei que de alguma forma somos parentes e muito me orgulho desse sobrenome ainda mais agora que descobri uma linda história a respeito
    Me adicionem no face vamos unir os
    CORRÊAS
    Estou como Tony Corrêa no face

    Ou … facebook.com/tony1440
    Será um prazer.

    1. Eu sou Lunalva Corrêa Fontes ..meu bisavô Manoel Corrêa Fontes. .que veio de de Braga/Portugal para Rio Claro SP. Gostaria de encontrar parentes..sei que com ele veio um irmão que foi para São Carlos. Obg

  64. Sou Paulo Ricardo Corrêa e descendente da ramificação portuguesa. Meu pai era Paulo Gilberto Corrêa, meu avô era Elverides de Almeida Corrêa filho de Manoel da Silva Corrêa, estabelecidos no Rio Grande do Sul, na região de Pelotas e Monte Bonito.

  65. Eu também tenho sobrenome correia vem do meu avô paterno meu pai se chama Antero correia ele veio do estado da Bahia.. E meu nome é Marcelo correia eu gostaria de mais informações do sobrenome correia meu email é marcelo.correia53@gmail.com agradeço desde já muito obrigado…

  66. Meu nome é Maurinilso Correa, sou do sul, filho de Amauri Machado Corrêa e Nilza da Rosa Corrêa, avós paternos Ilo Correa e Ozaura M. Correa, descendentes de Joao Manoel Correa da regiao de Formigueiro RS, neto de Domingos Faustino Correa, patriarca na regiao Sul… é o que sei, gostaria de saber mais. e-mail maurinilso@yahoo.com.br

  67. eu sou tarcisio A corrrea filho de Augusto E correa . meu avô se chamava Eugênio I corrêa somos de lavras mg na Rua 14 de Agosto nu 716 cetro

  68. Sou Mario Cesar Corrêa, filho de Ary Corrêa e Elisabeth Credi Dio Corrêa, neto de Mario Tobias Corrêa e Isaura Corrêa (não os conheci, pois meu pai ficou orfao com 11 anos e teve um irmão chamado JUTIMIRO CORRÊA o qual para ele havia falecido aos 13 anos, entretanto após o falecimento de meu pai descobri que o JUTIMIRO havia se alistado em 1942) bisneto de Quintino Corrêa. Não conheço nenhum parente por parte de meu pai, se alguém tiver algum conhecimento favor informar. e-mail: mario.cesar.correa@uol.com.br

  69. Também sou Correa, nascido em Pernambuco.
    Que tenho a dizer, é que, é uma família antiga, vinda do começo do primeiro milênio na Itália, tendo até alguns fidalgos. Acredito que tenham migrados para Portugal. Meu Correa por exemplo é portugues. O pouco que sei é que três irmãos vieram abrir uma casa de ferragens em Recife no começo do século passado.
    Sou muito orgulhoso desse nome. Um abraço para família Corrêa ou correio, acredito que somos todos da mesma origem.

  70. O sobrenome da família da minha mãe é Corrêa Silva. Minha avó se chamava Celuta Corrêa Silva. O que eu sei é que seu pai José Corrêa era português e veio para o Brasil no período colonial, aqui chegando se casou com uma indígena, que não sei o nome acredito que seja Rosalina Silva.
    No Brasil eles moraram no estado de Minas Gerais, vindo para Goiás, apenas minha avó com o meu avô e com seus filhos.
    Sabendo que ele era português, eu posso fazer o requerimento de cidadania portuguesa?
    Qualquer um que tiver algum conhecimento sobre o senhor José Corrêa, peço que me informem. Pode parecer idiotice mas não é, quero saber mais sobre minha família.
    Aguardo atenciosamente por uma resposta.

    1. Cara prima.Conheci sua avó.Conhrleci seu avô.Jose Correa de Castro(ziquinha).Posdo afirmar que seu avô e sua avó Rosalina eram primos de primeiro grau.Ela filha de lusia
      correa e ele filho de antonio correa.Seu avô rra irmao da minha bisavó Laudelina Correa,do Randolfo Correa,Noé Correa,Conceição,Maria Conceição e Leolina.Seu avô era filho de Antonio Correa e Castro e de Maria Inácia de Sao José.Posso te garantir que seus bisavós assim como sua avó Celuta nasceram em Sao Bras de Minas uma pequrna currutela pertecente ao municipio de lagamar no noroeste de minas,o avô de seu avô se chamava Joaquim Correa e castro e ele era portugues .Com sua bisavó rosalina seu jose correa teve Celuta,Laudelina(fiinha),Abeatriz,Afranio,Adao,Antonio,e ataide..Quando a tia rosalina faleceu ele se casou de novo com Dna Aparicia e teve mais quatro filhos,Alberto,Artur,Almir e Elizia.Seu jose morreu em fevereiro de 2002 com oitenta e poucos anos em planaltina Df.Me add no face jê Corrêa.2u

      1. Olá sou filha de miriam correa vera, filha de Felippe vera e cathalina correa moro em porto alegre, minha mãe procura parentes ela filha única.

      2. Olá meu nome é Paula o nome da mãe dela uruguaia cathalina Rodrigues correa o pai paraguaio Felippe vera, ela procura parentes pois ficou no Brasil quando sua mãe faleceu.

  71. Gostaria de saber se o sobrenome Correia e português ou espanhol e como eu nasci no Brasil e pelo q meu pai conta q meu avô imigrou para Minas quero saber se eu posso requerer cidadania ou portuguesa ou espanhola desde já agradeço aguardo resposta

  72. MINHA BISA ERA JUSTINA FRANCO E SE CASOU COM ANTONIO CORREA ,SEI TAMBEM OS NOMES DOS FILHOS DELES : Antonio, Maria José, Tercília Corrêa, Domingos Corrêa, Romana, Maximiano, José e Vicente AMBOS SAO DO RIO GRANDE DO SUL ,DEPOIS ELES SE MUDARAM ITATIBA -SP QUERIA MUITO MAIS INFORMAÇOES SOBRE ELES QUALQUER INFORMAÇAO SERIA IMPORTANTE POIS NAO TENHO CONTATO COM NINGUEM E QUERIA SABER SE ELES ESTAO VIVO E SEM ELES TEM FILHOS OBRIGADA

    1. Ola, tambem sou Correa e Lopes, Meus avôs se chamavam José Esteves Correa e Manoel Esteves Correa,meu pai e minha mãe são primos, filhos dos dois irmaos. Temos familiares pelo Brasil. Aqui temos tambem Maximiano, Domingos… Somos de Minas Gerais

      1. Vou investigar com meu avô Pq me parece que dele era Corrêa Lopes. Ele se chama Paulino Corrêa Neto, saiu há mais de 50 anos de Minas para Mato Grosso. Hoje tem 83 anos, mas lembra de muita coisa. Se tiver algum parentesco quem sabe? Qqr coisa me add no face Julie Correia

        1. Ola.
          Escrevo de Portugal, meu nome é Joaquim Correia Lopes, meus antepassados escreviam “CORRÊA”, existe em Portugal, mais concretamente em Sabrosa – Tras-os-Montes e alto douro, a familia Correia Lopes, alguns elementos radicaram-se no Brasil, como exemplo, José, João e Francisco Correia Lopes.

          1. Bom dia Joaquim, agradeço a atenção e fico no aguardo de detalhes se você descobrir.
            Abraços

    2. Oi me interessei porque meu nome é Beatriz da Silva correa o do meu pai Joaquim Antônio correa Casou se com a minha mãe e logo se separaram e não sei nada dele só que ele nasceu no Rio Grande do Sul.

  73. meu avô materno era correia de araujo, morava em alagoas, não sei se foi nascido lá, será
    que conseguirei ir mais afundo nesta busca das origens?

  74. Meu sobrenome também tem Corrêa de meu pai e leroy de meu esposo que é da França..será que consigo as duas nacionalidades, pelos menus estudos consegue se até a quarta geração ..alguém pode me informar. Meu e-mail monikamilla@gmail.com obrigada.

    1. Filho, bom dia todo brasileiro tem como segunda pátria, Portugal, pois é pátria mãe. Sendo assim todos os direitos de um português nos termos, e todos os direitos de brasileiro, os portugueses também tem.

  75. eu gostei deste site mais se vcs tiverem mais informações sobre os corrêas meu avô se chamava Antnio eugênio corrêa muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *