Família Corvello

Confira abaixo algumas das informações que conseguimos encontrar sobre os Corvello. Esta é uma família pouco conhecida e de informações restritas, mas é possível conhecer um pouco mais sobre a história do sobrenome.

O sobrenome Corvello, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.

Origem da família Corvello

Este é um sobrenome de origem italiana que pode ser classificado como variante de uma alcunha (apelido) do portador inicial. Corvello vem de Corvo com o sulfixo ello, o qual tem função diminutiva, podendo então ser traduzido como Corvinho. A palavra Corvo vem do latim Corvus.

O sobrenome faz referência esta ave que, entre os antigos gregos, romanos e povos germânicos, era sagrada. Acreditava-se naquela época que o corvo, com seus elevados e longos voos, além de estabelecer uma ligação entre os deuses e o homem, conduzia os exércitos em formação de batalha a vitória segura. O sobrenome conferia a seu portador, através de um inicial apelido, os atributos do corvo: a paciência, persistência e perspicácia.

Curiosidades

A origem dos sobrenomes vem inicialmente como forma de reconhecer pessoas a partir de uma atividade profissional, apelido, nome do pai ou região de onde vinha, uma vez que só o nome já não era o bastante para reconhecer uma pessoa e diferenciá-la dos outros com o mesmo nome próprio.

Variantes do sobrenome Corvello

Das variantes do sobrenome Corvello, podemos destacar Corvelo. Com o passar do tempo, pode ser que o sobrenome tenha ganhado esta outra forma, que é uma derivada gráfica do original, com um “l” a mais. Esta também pode ser considerada uma maneira mais portuguesa de escrever este sobrenome.

Brasão da Família Corvello

Não foi encontrado um modelo de brasão que represente a família Corvello. No entanto, é necessário ressaltar que há uma cidade no estado de Minas Gerais com o nome de Curvelo e que possui um brasão. Não se pode, portanto, reconhecer este como sendo um brasão desta família e eles não possuem nenhuma relação, a não ser pela grafia parecida.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

10 Replies to “Família Corvello”

  1. Ola meu nome é JHONATA MENDES CURVELO, SOU DO MARANHÃO E ESTOU CURIOSO PARA SABER A ORIGEM DO NOME CURVELO. PARA TODO FEITOS ENTRE EM CONTATO EM MEU FACEBOOK [email protected] . Minha familia aqui no Maranhão é muito grande…

  2. Pesquiso minha árvore há uns 20 anos. Descobri, no site culturazores, uma infinidade de assentos de nascimento, casamento e óbito. Os Corvello lá estão desde os anos 1500, às vezes com e às vezes sem os 2 LL. Embora eu não tenha herdado o sobrenome, meu tetravô era João Corvello d’Ávila, açoriano como o ramo inteiro de minha avó materna. Talvez a origem seja espanhola, já que Portugal e Espanha foram um só reino entre 1580 e 1640. É mais fácil encontrar antepassados nos Açores que aqui mesmo, no Brasil. Coisas da tecnologia…

  3. O nome da cidade de Curvelo, MG, vem do seu fundador, o Padre Antônio Corvelo D’Ávila.
    Parece que tem sim uma relação com a família.

  4. Dalma Rosana Corvielo de Oliveira _ Nascida Lindoia-sp
    Neta de José Corvielo veio de Serra Negra-sp.Creio que somos Corvello devido erros de
    Cartórios ficou Corvielo,Corviello.Gostaria de conhecer mais pessoas da nossa família-
    Entre em contato.Dalma Corvielo – Faceboock.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *