Família Da Rosa

A família Da Rosa ou Rosa é pouco conhecida no Brasil. Em algumas regiões é possível encontrar mais descendentes que nas outras. Isso se dá pelo fato de que quando a família se instalou no Brasil, ela passou a habitar uma região, se instalou por lá e foi se espalhando para o resto. Confira abaixo informações sobre o sobrenome Da Rosa ou Rosa como sua história de origem, curiosidades e modelo de brasão.

Origem da Família Da Rosa

O sobrenome Da Rosa ou Rosa é de origem portuguesa, há registros que se referem a Rosa da Espanha. Por se tratar de uma palavra comum, este sobrenome ganhou espaço em toda a Europa e foi se espalhando para o resto do planeta. Suas traduções para outras línguas são válidas e não se sabe ao certo qual foi o primeiro país a adotar a palavra rosa, seja em qual língua for, como sobrenome.

Antigamente as pessoas eram conhecidas somente pelo primeiro nome, mas com o passar do tempo essa informação já não era mais suficiente. Por este motivo, os sobrenomes foram capazes de separar melhor as famílias e eles eram criados de acordo com as caracteristicas de sua família.

Como a palavra Rosa pode ser utilizada também como nome próprio, pode ser que este seja um sobrenome matronimico, ou seja, derivado do nome próprio da mãe da família. Há também a possibilidade de este ser um sobrenome toponímico derivado de alguma família que veio de uma região caracterizada pela quantidade de rosas.

Variantes do sobrenome Da Rosa

As variantes do sobrenome Da Rosa é somente Rosa. Outros sobrenomes podem surgir como Rose, Roze, Larose, Roz, Roos, Rosen e Roza, mas o original Da Rosa ou Rosa é o que permanece valido pela origem portuguesa. A palavra rosa é comum a todas as línguas, cada uma com sua tradução, o que facilita o surgimento de diversas famílias como o mesmo sobrenome.

Brasão da Família Da Rosa

O brasão das armas da família Da Rosa ou Rosa é feito de um escudo dourado com uma águia de duas cabeças na cor negra e de asas abertas. Este é um escudo bem simples, comparado a outros que são cheios de detalhes. Você pode reconhecer facilmente o brasão Da Rosa pela descrição que foi dada, já que este é um escudo bem simples e característico.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter

156 respostas para “Família Da Rosa”

  1. Olá, Meu nome é Cristiano Rosa, Filho de Mercília Francisca Rosa, neto de Jorge Rosa Fragoso, moro na região metropolitana de Belo Horizonte na cidade de Betim.

  2. Meu pai: Waldecirio da Rosa; meus avós paternos: Luiz Candido da Rosa e Maria Januária da Rosa. Favor contatar via e-mail, abaixo referido, caso se identifiquem com os nomes mencionados.

  3. Meu nome e Juliana de Fatima Rosa da Silva de santa Maria RS,meus pais Adair Rosa da Sila e Anair da silva,sou neta Almerinda Rosa da Silva e Angelo Rodrigues da Silva paternos,Dominante quadros de lima e narciso machado de sousa de Formigueiro RS

  4. Olá, é uma pena mas não são parentes. Minha avó Ernestina tinha como pais Joaquim Rosa de Souza e a mãe dela era Maria Jacy de Jesus. O pai dela se separou da mãe dela deixando ela e a outra irmã Durvalina com a mãe e logo depois a mãe dela faleceu, ela foi morar com o avô e posteriormente com os padrinhos até casar. Sua irmã acabou indo morar com ele um tempo junto com sua nova esposa mas depois ela engravidou e teve uma filha e sumiu no mundo, uns diziamque morreu no Rio de Janeiro mas não informaram a doença. Minha avó teve contato com o pai dela quando sua filha mais nova estava com dez anos há cerca de 35 anos. Nessa ocasião minha avó o viu com a nova esposa e com os filhos, uma irmã dela inclusive era bem pequena. Nessa época meu bisavô já morava em outra cidade chamada Itaobim, depois disso ela não voltou mais lá, já que ela veio para o Espirito Santo, há 3 anos procuro noticias deles. Já publiquei em vários sites, conversei por telefone com uma pessoa que disse ter conhecidos eles, mas a pessoa me relatou que meu bisavô morreu em 1982 porém quando a minha avò o viu pela última vez foi em 1983 sendo assim não pude ter certeza da veracidade da informação. A irmã dela mai nova deve ter a mesma idade que minha tia mais nova, cerca de 44 a 45 anos, se chamava Terezinha. A informação dada pela pessoa é de que todos os irmãos da minha avó foram para São Paulo. Fico muito triste pois minha avó quase morreu há 3 anos ela passou por uma cirurgia no coração, ficou em coma, teve água no pulmão e como a médica disse , ela só voltou por um milagre, desde que ela se recuperou sonha com os irmãos que ela nem conhece. Ela ficou viúva uns anos antes de operar. Hoje ela está com 85 anos muito forte. Espero um dia poder dar a ela essa alegria de ver os irmãos.

  5. O meu vovô paterno se chamava Guilherme da Rosa, e o meu biso, Raimundo Rosa ou da Rosa. Não conheci meu biso, só sei que moravam em santa rita ou abapãn, interior de Castro, Paraná, a minha vovó se chamava Avelina Ferreira de Morais. Era do Rio Grande.É só o que sei.

  6. Sou Sebastião Rosa dos Santos neto de João Rosa da cidade de Silvestre Ferraz conhecida hoje como Carmo de Minas MG sul de minas. Meu pai José Rosa minha mãe Maria Teresinha Rosa se alguém tiver algum parentesco favor entrar em contato tel. 12 997222865

  7. Como é o nome dos seus pais ou avós. Tenho Rosa na família por parte de minha mãe que se chamava Maria de Lourdes Rosa e seus irmãos eram João Rosa, Geraldo Rosa, Ilda Rosa e José Rosa. Seu irmão Geraldo venho do Paraná (Santo Antonio da Platina) para Salto.

  8. Meu nome é Luciana Pereira Rosa .eu gostaria de encontrar os parentes do meu pai , os irmãos dele se chama Geraldo, José, ilda,manoel, acho q tem mais. Todos com o sobrenome Rosa, filhos de Andrelina Rosa. O nome do meu do meu pai é Jair natural de São pedro Suaçuí MG . Moro em patrocínio MG, meu contato é 34 984170487

  9. Sou Sebastião Campos de São Paulo. Minha avó era chamada de Maria Santinha, mas o seu sobrenome era Rosa. Tinha irmãos, com nome de Sebastião Rosa, Nelson Rosa, Geraldo Rosa e Altamiro Rosa. Moravam em Tapiraí – Mg. Gostaria muito de obter mais informações, foto etc. Era foi casada com Antonio Campos, meu avô.

  10. Sou bisneta de Vicente Pereira da Rosa e Deolinda Mariana de Oliveira. Talvez fossem de MG mas minha avó Olinda Pereira da Rosa se casou e viveu em Rio das Flores e Valença – RJ.
    Procuro por familiares.
    Obrigada!

  11. Sou da familia Rosa também, gostaria de saber se alguém é parente, meu pai é Derly Marino Dias da Rosa . E faz aniversario 18/06.

  12. Sou de Tangara da Serra MT
    Meu Pai é José Rosa
    Minha mae Maria de Lourdes Rosa
    Meu nome Flavio Rosa
    Meu avó Paterno Alfredo Amorim Rosa.
    Gostaria de saber a origem do sobrenome.

    1. Boa tarde! Estou a procura dos parentes da minha mãe
      Seus pais chamavam Antônio Fernandes Rosa e Dolores Ananias rosa Minha mãe nasceu no Paraná num Povoado que chamava tulhas minha mãe chama Tereza Fernandes Rosa
      Obrigada

  13. Boa noite família grande, meu nome é Maycon Rocha da Rosa sou de Guaíba Rs minha família por parte de pai que são rosa e da Rosa pois eles têm os 2 sobrenomes são de viamao e Guaíba

      1. Minha vó é a Lourdes Rosa e tem um irmão Sebastião rosa da Silva, atualmente mora em joaquim távora. Minha mãe e´ rosa Inês de lima

      2. Olha, que legal, meu nome é Filipe Vinicius Rosa, sou de Mogi das Cruzes – SP, meu pai e meus avós da familia Rosa também vieram do Paraná.

        1. Seu pai era de que cidade ?
          Pois sou adotada estou atrás da minha família biologica e meu pai também faleceu segundo informações que possuo
          Atualmente sou Leticia verri rissom
          Mas eu era Leticia Silva rosa Rodrigues

  14. Boa Noite. Alguém que conheceu, ou tiveram parentes com o nome: Ercilia Rosa de Jesus, e Eupidia de Jesus. Eram de Rio de Contas Bahia. Eu sou de SP

  15. Boa noite sou de Mogi das cruzes SP meu nome é Fernando Rosa meus avós paternos são Marcílio Rosa da costa e Emilha Rosa da costa

  16. Ailton Rosa
    Filho de WALDIVINO COUTO ROSA e AUTA COSTA ROSA
    Nascido em Cristais Minas Gerais. Irmaos:Adilson e Alisson e Anderson.
    Neto de José Augusto do Couto (Zico Rosa) e Odete Maria das Dores.
    Soube de descendência Portuguesa/Espanhola/Italiana.

    1. Como é o nome dos seus pais ou avós. Tenho Rosa na família por parte de minha mãe que se chamava Maria de Lourdes Rosa e seus irmãos eram João Rosa, Geraldo Rosa, Ilda Rosa e José Rosa. Seu irmão Geraldo venho do Paraná (Santo Antonio da Platina) para Salto.

  17. Oie me chamo Raissa tenho 15 anos e gostaria de saber se alguem tem algum parete com o nome Edison, antonio angelica ou esse sobrenome estou perguntando por que faz muito tempo que meu avo quer encotrar !

  18. Sou da familia da Rosa, de Santana do Livramento e Uruguai também. Será que tem alguns familiares que tem parentes dessas regiões?

      1. Bom dia! Sou de Cachoeiro ES, Milton Frisso da Rosa. Meu Avô Amaro José da Rosa é natural do RJ. Meu bisavô Domingos Manoel da Rosa. Pode ser q ele tenha vivido no RJ.

    1. Olá meu Wellington l.santos rosa
      Minha família é de lagoa de airuoca MG ,DA ROSA e por parte de minha avó Alcidia Pereira da Rosa

  19. Oie,Samuel!
    Sou Guaraciara Rodrigues,minha mãe Iolanda Rodrigues e também moro no Rio de janeiro.
    Minha mãe é de Carangola,mas nunca falou nada sobre sua família e eu gostaria de saber algo mais sobre ela que tem hoje 66 anos e ela só me falou que seria só eu procurar a família Rosa em Carangola.

    1. Sou Francisca Rosas de Souza. Procuro saber sobre os meu descendentes familiares Rosa
      Minha mãe, Maria de Nazaré , filha de Maria ferreira rosa e Victor de souza. Bisavó/vô maternos, João Ferreira Rosas e Casemira Bento Rosa. Sei que originalmente o nome rosa era escrito “Roza” de minha bisavó Casemira. Como sempre nós perdermos nossas origem por conta dos cartório que se impõe a por os sobrenomes da forma que querem.. E assim chegou até mim o sobrenome Rosas, que era Rosa de origem Roza.

  20. Olá ! sou Cláudia Aparecida Rosa, filha de Cláudio Rosa, meus avós alberto Rosa e Otília Rosa, estamos a procura de minha irmã mais velha que se encontra por rondonia, já procurei no face e não a encontrei.
    Preciso também saber minha descendencia se é indigena ou outra, pois segundo informções minha avó era indigina e meu avô alemão ou espanhol, preciso muito dessas informações, não conheco minha familia e parentes parte de pai, obrigada !

    1. Procuro Ana Rosa filha de Paulino Rosa e Zulmira Cândida de Jesus…São de Minas Gerais Guaranésia… Ou de algum parente do meu avô. Nosso Rosa é Italiano

  21. OLÁ FAMÍLIA DA ROSA MEU NOME É CLAUDEMIR FRANCISCO DA ROSA MEU PAI ERA DE MELEIRO – SC EU GOSTARIA DE CONHECER OS MEUS PARENTES POR PARTE DE PAI QUE NÃO CONHEÇO MEU AVÔ SERIA LEDOINO FRANCISCO DA ROSA E AVÓ ZÉ LIA NICOLAU DA ROSA

  22. Meu nome de solteira é lenita terezinha lara da rosa..meu pai e avós eram de campos novos sc…meu avo era alemao e minha avó era bugra…segundo familiares ha uma mistura de alemao italiano e austriaco e indio ….gostaria mioto de saber mais sobre meus antepassados fazer minha arvore geneologica…

  23. Estou procurando origem ou descendentes Franco da Rosa, residiram em São Cristovão no Rio de Janeiro, me disseram que tem origem Portuguesa, se alguém souber de algum fato, agradeço!
    obs: Origem da minha bisavó!

    1. meus avos portugueses joaquim da rosa dutra. joaquim delarosa dutra. meu pai jose da rosa dutra natural de Friburgo, tinha uma tia com este nome, motou em Manhumirim minas gerais. tinha um tio com o mesmo nome de meu avo e um primo também. herdei deles o meu nome .

  24. Oi meu nome é Alexandre Rosa, neto de Samuel Manoel da Rosa casado com Onizia Maria da Conceição Rosa do que eu sei é que meu avô foi embora a mais 35 anos atrás, saindo daqui do Rio de janeiro se instalou no município de Londrina PR.
    Eu gostaria de encontrar meus parentes que estão espalhados pelo Brasil.
    (21)990884318 /Instagram Alexandre Rosa Machado

  25. Oi,Luciana! Esse era o sobrenome original da minha mãe, filha de Juvenal Vieira da Rosa e Maria Antônia de Souza Rosa. A família era originária da Capinha, região que fica na Reserva do Raimundo,Rio Grande do Sul. Mande mais detalhes sobre sua família.

    1. Meu pai era de Tubarão, Pedro Zeferino da Rosa, filho de Zeferino da Rosa e Maria Ana da Conceição. Irmãos do meu pai chamavam-se João, Paulo, Brás, Otília, Augusto…tem outros que não conheci

  26. Oi sou Daiana da rosa Cardoso,rosa da parte materna, gostaria muito de descobri meus antepassados meu avô era Manoel José Luiz da rosa da região de Laguna

  27. Olá podíamos ter um grupo pois temos a mesma descendência.. sou do Sul do Rio Grande do Sul ganhei o sobrenome do meu pai sou Thomas M. Rosa ..

    Whats . 53984312263

    1. Oi,Luciana! Esse era o sobrenome original da minha mãe, filha de Juvenal Vieira da Rosa e Maria Antônia de Souza Rosa. A família era originária da Capinha, região que fica na Reserva do Raimundo,Rio Grande do Sul. Mande mais detalhes sobre sua família.

  28. Gostaria muito de saber as origens do meu sobrenome ROSA meu avo se chamava João Rosa Gonçalves ele morava em Matutina M.G. meu pai se chamava João Rosa Filho. Eu moro na Itália e gostaria de saber se sou descente de italiano. Se alguém conheci a minha família por favor entre em contato comico, Elis Regina Rosa whasapp 0393889550219 ok email [email protected]

  29. Sou uma descendente dos Rosa também, porém não tenho o sobrenome, mas minha mãe tem. Minha avó materna é Ernestina Rosa de Souza e o pai dela Joaquim Rosa. Ela é de Machacalis MG.

    1. Olá Maria da Penha.
      Meu Bisavó chamava-se Emiliano Joaquim Rosa, casado com Maria Quintal. Minha avó (filha dele) chamava-se Ester Rosa de Souza (este último sobrenome adquirido pelo casamento). Emiliano e Maria Quintal, viviam em Francisco Sá (mais perto de Carlos Chagas) e que não fica muito distante de Machacalis/MG. Contam minhas tias mais velhas que Maria Quintal, faleceu muito nova (aproximadamente com 35 anos) e depois disso, Emiliano “distribuiu” os filhos entre parentes e amigos. Será que sua avó pode ser irmã da minha? Eu estou em busca de mais informações ou documentos sobre o Emiliano (pois dizem que ele era português), mas veio para o Brasil muito jovem. Se quiser entrar em contato comigo, responda essa mensagem que conversamos melhor. Muito grata!

      1. Olá, é uma pena mas não são parentes. Minha avó Ernestina tinha como pais Joaquim Rosa de Souza e a mãe dela era Maria Jacy de Jesus. O pai dela se separou da mãe dela deixando ela e a outra irmã Durvalina com a mãe e logo depois a mãe dela faleceu, ela foi morar com o avô e posteriormente com os padrinhos até casar. Sua irmã acabou indo morar com ele um tempo junto com sua nova esposa mas depois ela engravidou e teve uma filha e sumiu no mundo, uns diziamque morreu no Rio de Janeiro mas não informaram a doença. Minha avó teve contato com o pai dela quando sua filha mais nova estava com dez anos há cerca de 35 anos. Nessa ocasião minha avó o viu com a nova esposa e com os filhos, uma irmã dela inclusive era bem pequena. Nessa época meu bisavô já morava em outra cidade chamada Itaobim, depois disso ela não voltou mais lá, já que ela veio para o Espirito Santo, há 3 anos procuro noticias deles. Já publiquei em vários sites, conversei por telefone com uma pessoa que disse ter conhecidos eles, mas a pessoa me relatou que meu bisavô morreu em 1982 porém quando a minha avò o viu pela última vez foi em 1983 sendo assim não pude ter certeza da veracidade da informação. A irmã dela mai nova deve ter a mesma idade que minha tia mais nova, cerca de 44 a 45 anos, se chamava Terezinha. A informação dada pela pessoa é de que todos os irmãos da minha avó foram para São Paulo. Fico muito triste pois minha avó quase morreu há 3 anos ela passou por uma cirurgia no coração, ficou em coma, teve água no pulmão e como a médica disse , ela só voltou por um milagre, desde que ela se recuperou sonha com os irmãos que ela nem conhece. Ela ficou viúva uns anos antes de operar. Hoje ela está com 85 anos muito forte. Espero um dia poder dar a ela essa alegria de ver os irmãos.

    1. Meu nome e Adrian Gabriel rosa dos santos e e por decendencia paterna tem alguma coisa relacionada com essa família européia ?

  30. Sou da Família Rosa de São Francisco do Sul/SC. estou a procura do simbolo correto, porém vi outro que me passaram lá da Bahia e estou muito na dúvida, se alguém quiser ajudar a tirar, gostaria de me aprofundar sobre esta parte histórica.
    e-mail: [email protected]

    1. Oi Paulo!
      Minha família é de Consolação, vizinha à Paraisópolis.
      Meu avô Materno era José do Prado Junior (Zezé Porfírio), que foi bem conhecido na região do sul de Minas.
      Meu avô Paterno era Marcos Floriano da Rosa, carpinteiro, e sua origem é do Bairro dos Rosas.

      1. Olá
        Meu nome é Wilson Dias da Rosa, meu avô paterno, Evaristo Gabriel da Rosa
        Bisavô: Félix Góes da Rosa
        Eram de Estiva MG , sul de Minas

  31. E aí galera.
    Meu nome é Samuel Ferreira Rosa. Sou do Rio de Janeiro.
    Meu pai é Sebastião Afonso Rosa. Ele veio de Carangola-Minas Gerais.

    1. Samuel, bom dia !
      Meu bisavô também nasceu em Carangola, aproximadamente em 1891; se chamava “José Rosa de Moraes”, e era filho de “José Manoel da Rosa”. Estou em busca de quaisquer informações sobre a família “Rosa” na região de Carangola, à partir da segunda metade do século XIX. Caso você tenha qualquer informação, qualquer uma mesmo, peço que entre em contato.
      [email protected]

  32. Bom dia !
    Gostei muito da matéria !
    Sou Tânia Rosa de Olanda,… Sobre nome Rosa herdei de minha mãe que nasceu em feira de Santana e mudou-se com.a família para Presidente Prudente ainda bebê. Sobre nome da minha mãe era( Rosa de Jesus ).

  33. Me chamo Jackson rosa de brito e sou do do Sul do Rio Grande do sul meu nome vem de origem do meu avô por parte de mãe da cidade de mostardas RS

    1. Olá…sou Susana neta de Eugênio Alves rosa, bisneta de João Alves rosa e trineta de António Alves rosa. Os dois últimos acreditamos ser portugueses. E viveram em Capitólio MG.

  34. Nossa resolvi pesquisar o meu sobre nome e fiquei engrandecido com o que li sou da família da rosa do sul de Erechim atualmente moro em portoalegre sempre tive curiosidade em saber minha origem pelo visto tenho parentes em todo mundo.

  35. Natural de Ponta Grossa Pr.

    Levo sobrenome Rosa gracas a minha mae que herdou o sobrenome do seu pai (meu avo) o qual recebeu uma singela homenagem da nossa cidade que lhe concedeu um nome de rua ( Rua Avelino Rosa Neto); rsrs

    1. Meu pai chamava Avelino Alves Rosa, grande parte da sua família é do Paraná… Conheci alguns em Bandeirantes, Cambará, Itambaracá, entre outros…

  36. Me chamo Amanda Rosa, vim de uma linhagem onde a maior parte da minha família valoriza o sobrenome rosa, fazemos encontros todos os anos, e até camisas.
    Sou de Minas Gerais
    Quem quiser mais informações sobre minha família e nossos descendentes só chamar no WhatsApp 037988121152

  37. Não há muito que dizer do sobrenome Rosa. Sei apenas que é comum em quase todos os países de Europa, tendo grafia variada na Inglaterra, França, Alemanha, Itália e Espanha, entre outros, sendo as mais comuns Roze, Larose, Roz, Rosen e Roza. A sua origem deriva da palavra em latim (rosa), que é o nome de uma das flores mais conhecidas do mundo. O sobrenome foi adotado por algumas famílias em alguns lugares da Europa e que a usavam como símbolo, vindo a adoptas esse sobrenome. Na Idade Média a rosa era um dos símbolos da Virgem Maria e, por isso, se tornou muito popular. Também era tradição brisurar as armas dos filhos com rosas para indicar que estes não eram os primogénitos. Famílias judias da Europa Central e Oriental adoptaram o sobrenome Royz, uma variação do idioma alemão, Rosen. Ver na NET o nosso brasão em “Origens da Família Rosa ou Da Rosa”.
    Registo Brasonário nº IHA-2310

    1. Eu tbem me chamo Luciene Aparecida Rosa Menechini …meu pai era Joaquim Rosa e minha mãe Antônia Aparecida Rosa e estamos usando o brasão da família….para reunirmos todos os anos… fizemos o 2encontro.

      1. oi Simone minha mãe era Rosa filha de Sebastião Ferreira Rosa de Oliveira MG. passei minha adolescência e início da juventude em Anápolis-GO hoje estou em Palmas-TO sou família ROSA com muito orgulho!

  38. Com certeza foi interessante saber mais das nossas raízes, começarei também a usar o brasão, para fins de identificação do sobrenome ou porque não familiar? rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *