Família Da Rosa

A família Da Rosa ou Rosa é pouco conhecida no Brasil. Em algumas regiões é possível encontrar mais descendentes que nas outras. Isso se dá pelo fato de que quando a família se instalou no Brasil, ela passou a habitar uma região, se instalou por lá e foi se espalhando para o resto. Confira abaixo informações sobre o sobrenome Da Rosa ou Rosa como sua história de origem, curiosidades e modelo de brasão.

Origem da Família Da Rosa

O sobrenome Da Rosa ou Rosa é de origem portuguesa, há registros que se referem a Rosa da Espanha. Por se tratar de uma palavra comum, este sobrenome ganhou espaço em toda a Europa e foi se espalhando para o resto do planeta. Suas traduções para outras línguas são válidas e não se sabe ao certo qual foi o primeiro país a adotar a palavra rosa, seja em qual língua for, como sobrenome.

Antigamente as pessoas eram conhecidas somente pelo primeiro nome, mas com o passar do tempo essa informação já não era mais suficiente. Por este motivo, os sobrenomes foram capazes de separar melhor as famílias e eles eram criados de acordo com as caracteristicas de sua família.

Como a palavra Rosa pode ser utilizada também como nome próprio, pode ser que este seja um sobrenome matronimico, ou seja, derivado do nome próprio da mãe da família. Há também a possibilidade de este ser um sobrenome toponímico derivado de alguma família que veio de uma região caracterizada pela quantidade de rosas.

Variantes do sobrenome Da Rosa

As variantes do sobrenome Da Rosa é somente Rosa. Outros sobrenomes podem surgir como Rose, Roze, Larose, Roz, Roos, Rosen e Roza, mas o original Da Rosa ou Rosa é o que permanece valido pela origem portuguesa. A palavra rosa é comum a todas as línguas, cada uma com sua tradução, o que facilita o surgimento de diversas famílias como o mesmo sobrenome.

Brasão da Família Da Rosa

O brasão das armas da família Da Rosa ou Rosa é feito de um escudo dourado com uma águia de duas cabeças na cor negra e de asas abertas. Este é um escudo bem simples, comparado a outros que são cheios de detalhes. Você pode reconhecer facilmente o brasão Da Rosa pela descrição que foi dada, já que este é um escudo bem simples e característico.

Compartilhe com seus amigos...Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter

25 respostas para “Família Da Rosa”

  1. Natural de Ponta Grossa Pr.

    Levo sobrenome Rosa gracas a minha mae que herdou o sobrenome do seu pai (meu avo) o qual recebeu uma singela homenagem da nossa cidade que lhe concedeu um nome de rua ( Rua Avelino Rosa Neto); rsrs

  2. Me chamo Amanda Rosa, vim de uma linhagem onde a maior parte da minha família valoriza o sobrenome rosa, fazemos encontros todos os anos, e até camisas.
    Sou de Minas Gerais
    Quem quiser mais informações sobre minha família e nossos descendentes só chamar no WhatsApp 037988121152

  3. Não há muito que dizer do sobrenome Rosa. Sei apenas que é comum em quase todos os países de Europa, tendo grafia variada na Inglaterra, França, Alemanha, Itália e Espanha, entre outros, sendo as mais comuns Roze, Larose, Roz, Rosen e Roza. A sua origem deriva da palavra em latim (rosa), que é o nome de uma das flores mais conhecidas do mundo. O sobrenome foi adotado por algumas famílias em alguns lugares da Europa e que a usavam como símbolo, vindo a adoptas esse sobrenome. Na Idade Média a rosa era um dos símbolos da Virgem Maria e, por isso, se tornou muito popular. Também era tradição brisurar as armas dos filhos com rosas para indicar que estes não eram os primogénitos. Famílias judias da Europa Central e Oriental adoptaram o sobrenome Royz, uma variação do idioma alemão, Rosen. Ver na NET o nosso brasão em “Origens da Família Rosa ou Da Rosa”.
    Registo Brasonário nº IHA-2310

    1. Eu tbem me chamo Luciene Aparecida Rosa Menechini …meu pai era Joaquim Rosa e minha mãe Antônia Aparecida Rosa e estamos usando o brasão da família….para reunirmos todos os anos… fizemos o 2encontro.

  4. Com certeza foi interessante saber mais das nossas raízes, começarei também a usar o brasão, para fins de identificação do sobrenome ou porque não familiar? rsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *